Capa do livro: MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO:<br> diálogos contemporâneos

MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO:
diálogos contemporâneos

Autores: Daniele Gonçalves Lisbôa Gross - Estelamaris Brant Scarel - Made Júnior Miranda (Orgs.)

Os textos reunidos neste livro são resultantes das reflexões e diálogos realizados entre professores, mestrandos e doutorandos no decorrer do desenvolvimento da disciplina "Elementos Teórico-Metodológicos da Pesquisa em Educação" durante o primeiro semestre de 2021.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3292-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-3288-4
DOI: 10.24824/978652513292.1
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 250
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO:<br> diálogos contemporâneos
ORGANIZADORES
DANIELE GONÇALVES LISBÔA GROSS
Mestranda em Educação pela PUC-GO. Graduação em Educação Física – Licenciatura Plena – pelo Centro Universitário de Gurupi – UNIRG. Especialista em Educação Física Escolar pelo Instituto Específico de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação – IEP. Professora de cargo efetivo da rede estadual de ensino do Estado do Tocantins. Atuou como professora de Ensino Superior do curso de Educação Física, Pedagogia e Psicologia da Universidade de Gurupi – UNIRG. Atuou como professora supervisora do Programa de Iniciação à Docência – Pibid (2017-2018) do curso de Educação Física. Professora de Educação Básica e coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino de Gurupi-TO. Professora Orientadora da Liga Interdisciplinar de Processos Educativos – LIPE. Membro fundador do Grupo ForLi. Professora Supervisora Bolsista do Programa Residência Pedagógica. Membro do Diretório/CNPq-GP: Educação, História, Memória e Culturas em Diferentes Espaços Sociais – EHMCES/HISTEDBR/PUC-GO. Linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura. Atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Educação Física Escolar e Educação.

ESTELAMARIS BRANT SCAREL
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso. Pós-Doutorado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE da Escola de Formação de Professores e Humanidades – EFPH. Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade, e, também no curso de Pedagogia da referida Instituição. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Violência, Infância, Diversidade e Arte – Nevida/FE/UFG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Estudos críticos e educação: aspectos éticos, estéticos e socioculturais – perspectivas contemporâneas. Atua com os seguintes temas: À luz da Teoria Crítica da Sociedade, em especial, a Dialética negativa adorniana: educação e formação humana; Educação e Emancipação; Educação e Adoecimento docente; Educação contra a barbárie; Pesquisa e Educação.

MADE JÚNIOR MIRANDA
Técnico em Secretariado (CEDHUCAR). Bacharelado em Administração Pública (CEUB//UCG). Licenciatura plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física do Estado de Goiás (ESEFEGO). Mestrado em Ciências Ambientais e Saúde pela Universidade Católica de Goiás (UCG – orientação Profa. Dra. Maira Barberi). Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO – orientação Prof. Dr. José Carlos Libâneo) com Doutorado Sanduíche (PDSE – Capes) na Faculté de Médecine, Département des Sciences de la Motricité, Universite de Liège – Bélgica (ULg – coorientação Prof. Dr. Marc Cloes). Pós-Doc junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da USP/FFCLRP (Supervisão – Prof. Dr. Elaine Sampaio Araújo). Pós-Doutorado em educação pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Capes junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Social (PPGE) da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Campus Pantanal (supervisão – Profa. Dra. Mônica Kassar). Especializações nas áreas do Educação, Saúde e Esporte. Desenvolve pesquisas sobre a Teoria Histórico-cultural, metodologias de ensino-aprendizagem, Educação Física escolar e esportes. É professor efetivo da UEG – ESEFFEGO e PUC-GO. Professor credenciado dos Programas de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu (PPGE/PUCGO e PPGE/UEG/INHUMAS). Membro do Banco de Consultores Ad-Hoc das Universidades Católicas do Centro-Oeste.

AUTORES
ADMA PALMIRA JAIME NOLETO
Mestranda em Educação pela PUC-GO. Especialista em Ensino da Língua Inglesa com dupla Certificação (Univ. Estácio de Sá e Bridge Education, Language and Travel – USA), professora Bilíngue no Colégio Integral Bilíngue Couto Magalhães, Professora de inglês no Centro de Línguas da UniEvangélica, professora do NAI (Núcleo de Assuntos Internacionais) UniEvangélica – Anápolis, professora convidada pelo Departamento de Pós-Graduação da AEE/UniEvangélica. Bacharel em Direito pela PUC-GO e com inscrição licenciada na OAB-GO. Especialista em Direito Ambiental e Urbanístico. Cursou High School – Senior Year, na cidade de Watertown, estado de Winsconsin (USA), bem como frequentou curso English as a Second Language no Madison Area Technical College, Watertown, WI, United States.

ANA KAROLINA BORGES DE SIQUEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás; Pós-Graduação em Coordenação e Gestão Pedagógica. Pesquisadora e investigadora do campo de Formação e Trabalho Docente. Mestranda em Educação na PUC-GO. Atualmente coordenadora geral no Centro Educacional Mabel.

BEATRIZ APARECIDA ZANATTA
É doutora em Educação Brasileira pela Universidade Estadual de São Paulo – Marilia e leciona na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, atuando como membro permanente nos cursos de mestrado e doutorado em Educação e no curso de Geografia. Atua principalmente nos campos: formação de professor, didática, metodologia da pesquisa, metodologia de ensino, teoria e método. Compõe o corpo editorial da Revista Ensino de Geografia da UFU. Foi coordenadora do curso de geografia e orientadora dos cursos de especialização em Metodologia de Ensino de Geografia e Educação Ambiental. Possui experiência como professora nas redes Estadual, Municipal e Particular de Ensino Fundamental e Médio do Estado de Goiás. Autora de trabalhos publicados em livros de Geografia e revistas de Educação.

CLÁUDIA VALENTE CAVALCANTE
Professora e Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Pedagogia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás vinculada ao Grupo de Pesquisa Juventude e Educação como líder e pesquisadora do grupo e coordenadora do subprojeto de internacionalização denominado – Diversidade cultural nas políticas e diretrizes educacionais, nacionais e internacionais. Doutora e Mestra em Educação Pela PUC-Goiás, licenciada em Pedagogia e Letras pela PUC-Goiás e Bacharel em Comunicação Social pela UFG. Atua na linha de pesquisa em Educação, Sociedade e Cultura. Atua principalmente com os seguintes temas: Juventude, Trajetória escolar, Relação família/escola, Educação Superior, Políticas de ações afirmativas no Ensino Superior e a Sociologia de Pierre Bourdieu. Foi coordenadora de área do Pibid e atualmente é orientadora docente da Residência Pedagógica. Membro do Comitê Assessor de Pesquisa – COAP da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa-PROPE da PUC-Goiás e coordenadora do GT 14 Sociologia e Filosofia da Educação da ANPED-Centro Oeste e coordenadora do Doutorado Interinstitucional Dinter PUC-Goiás / Fasem.

CRISTIANE ROBERTA DOS REIS RUEFFER
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC-GO, Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade (2021). Membro do Diretório (CNPq/PROPE) – Grupo de Pesquisa: Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais – EHMCES-PUC-GO. Graduada em Educação Física – Licenciatura Plena pela Universidade Católica de Brasília-UCB. Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Gama Filho. Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Apogeu. Professora de cargo efetivo da rede da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Atua como professora de Educação Básica da SEEDF. Trabalha com os seguintes temas: Ensino-Aprendizagem; Educação Física Escolar; Psicomotricidade.

DANIEL DA SILVA MENDES
Mestrando em Educação pela PUC-GO, na linha de pesquisa em Educação, Sociedade e Cultura. Graduado no curso de Bacharelado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Graduado no Curso de Tecnologia em Gastronomia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. É bolsista de extensão no país nível SB, vigente no CNPq. Integrante do grupo de pesquisa: “Infância, Família e Sociedade (GIFS)”.

DIVINO DE JESUS DA SILVA RODRIGUES
Doutor em Psicologia Social pela PUC-Goiás. Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras/Ribeirão Preto. Docente da Pontifícia Universidade Católica de Goiás: Escola de Ciências Sociais e da Saúde (Curso de Psicologia e Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia) e Escola de Formação de Professores e Humanidades (Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação). Integrante dos grupos de pesquisa: “Infância, Família e Sociedade (GIFS)”; “Juventude e Educação”. Coordenador do Grupo de Trabalho da ANPEPP “A psicologia sócio-histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social”.

JEFFERSON JOSÉ OLIVEIRA CHAGAS DE SOUZA
Licenciado em Música pela Universidade do Estado do Pará. Possui especialização em Arte-Educação pela Faculdade Integrada Brasil Amazônia. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – Campus Rural de Marabá, nos cursos técnicos integrados em Agropecuária e Agroindústria, bem como, na Licenciatura em Educação do Campo. É aluno bolsista (Capes/Prosuc) no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Mestrado.

JOSÉ MARIA BALDINO
Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais – UFG. Aperfeiçoado em Educação Comunitária-Universidade de Wyoming – USA. Especialista e Mestre em Educação- Universidade Federal de Goiás – UFG. Doutor em Educação – Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho – Campus Unesp Marília – São Paulo-Brazil. Professor Efetivo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – Categoria Titular Sociologia. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (Mestrado e Doutorado). Integra a Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. Pesquisa e orienta dissertações e teses no campo teórico da sociologia da educação/perspectiva bourdiesiana. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura e Educação Superior: processos de expansão, exclusão e política de cotas sociais e raciais, desigualdades culturais e escolares e processo de formação para docência universitária.

MARCELO LUIZ DE RESENDE
Licenciado em Pedagogia e História. Possui especialização em Psicopedagogia, Tutoria em Educação a Distância, Neuropsicopedagogia. É professor da Rede Pública Municipal de Joviânia-GO. Atua na formação de psicopedagogos e neuro psicopedagogos em Institutos particulares de Goiânia. Mestrando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC.

MÁRCIA CRISTINA FERNANDES PEREIRA BESSA
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás e graduação em Pedagogia pela Universidade Tiradentes. Atualmente é professora da Secretaria Estadual de Educação e mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás na área de educação, sociedade e cultura. Tem experiência na área de Educação com ênfase em Educação, atuando principalmente no seguinte tema: Teoria Crítica Frankfurtiana, Freud e a Educação.

MARIA BRASILINA FERREIRA BARROS
Trabalha na Educação há mais de 30 anos, atualmente faz mestrado na PUC-GO. É pesquisadora na área da Educação na linha de Teoria e Processos Pedagógicos, sendo orientada pelo professor Dr. José Carlos Libâneo. Graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2001). Graduada em Pedagogia – Faesp (2013). Especialista em Língua Portuguesa e em Psicopedagogia. Atualmente é professora de Língua Portuguesa na educação básica no Colégio Estadual José Lobo e professora na Apae de Aparecida de Goiânia-Goiás.

MARIA CRISTINA DAS GRAÇAS DUTRA MESQUITA
Formação inicial em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestra em Educação e Doutora pela PUC-Goiás, na linha de pesquisa – Estado, Políticas e Instituições escolares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, Legislação e Economia da educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Formação de professores, Avaliação institucional, Gestão, Financiamento da educação e Políticas públicas. Atuou como gestora pública, na função de Secretária Municipal de Educação e Secretária Municipal de Gestão Administrativa e Finanças. Atualmente é professora da PUC-Goiás na Graduação; Coordenadora do Curso de Pedagogia da PUC-Goiás e integra o Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação da PUC-Goiás. Professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Goiás. Integra o Fórum Municipal de Educação de Goiás, como titular, representante da PUC-Goiás. Integra o Fórum Estadual de Educação de Goiás, como suplente da PUC-Goiás. Objeto de pesquisa: Políticas públicas educacionais / financiamento da educação. Membro do Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais e Gestão Escolar.

NÊUDA BATISTA MENDES FRANÇA
Graduada em Pedagogia e Administração, mestra em Ciências da Religião (2019), doutoranda em Educação pela PUC-GO, especialista em Mídias na Educação (Universidade Federal de Goiás – UFG). Mestra em Ciências da Religião (Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC/GO). Professora na rede municipal de Barro Alto-GO. Atuou como: Professora da Educação Básica; Tutora do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores – PROFA; formadora do Programa de Formação continuada de professores para o ensino de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental – Proletramento; Tutora do Programa formação pela escola; coordenadora municipal do Programa de Informática nas Escolas – Proinfo; coordenadora do Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE; orientadora do curso de Formação continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC; coordenadora local do PNAIC. Professora de apoio à Educação Especial nos anos finais do Ensino Fundamental. Professora de Atendimento Educacional Especializado.

NORMA LUCIA NERIS DE QUEIROZ
Doutora em Psicologia (Instituto de Psicologia/Universidade de Brasília – UnB); Mestra em Educação (Faculdade de Educação – UnB); graduada em Pedagogia (Faculdade de Educação – UnB) e Letras (Instituto de Linguística – UnB). Atualmente professora substituta – Faculdade de Educação (presencial). Experiência como orientadora educacional da SEEDF (aposentada). Pesquisadora e participante nos grupos de pesquisa: Labimis – Psicologia Cultural – Instituto de Psicologia/UnB, grupo de estudos aberto a professores – PHC – Psicologia Histórico-Cultural; Formação, Profissionalização Docente e Trabalho Educativo (Redecentro)-UFG e mais 6 universidades do Centro-Oeste, Observatório da Educação da FE/UnB/Capes com alunos do Ensino Fundamental e suas respectivas professoras da SEEDF. Autora de disciplinas nos cursos de Letras e Pedagogia a distância: Projeto Profissional do Professor de Letras/Organização do Trabalho Pedagógico; Projeto 3 (Pesquisa educacional) e Projeto 4 (Estágio supervisionado). Professora e coordenadora do Curso de Especialização de Educação Infantil para professores da Educação Básica (CForm/UnB/MEC). Participou como docente colaboradora no Curso de Licenciatura da Educação do Campo LEDoC) FUP/UnB.

NÚBIA LUCAS FERNANDES
Mestranda em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás – (PUC-GO). Professora efetiva da Secretaria de Estado da Educação (Seduc-GO). Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-Ceará (UVA-CE). Especialista em Gestão Escolar pelo Faculdade Suldamérica. Especialista em Educação Infantil e alfabetização pela Faculdade Delta. Experiência como professora regente. Coordenadora da área de linguagens em Centro de Ensino em período integral (CEPI) e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental e Médio.

RENATO BARROS DE ALMEIDA
Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília – UNB, na linha de pesquisa de Profissão docente, currículo e Avaliação – PDCA. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo. Atualmente é professor efetivo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC-GO, na Escola de Formação de Professores e Humanidades, Vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE e no curso de Pedagogia; professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás – UEG – Campus Jaraguá, onde ministra aulas no curso de Pedagogia. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas da infância e sua educação em diferentes contextos – Nepiec, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás – FE/UFG. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, Educação da Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas públicas de educação, Práticas educativas, Formação de professores, Docência do Ensino Superior, entre outros.

VANUSA BATISTA DE OLIVEIRA
Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) com dedicação exclusiva no momento. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás. Especialista em Planejamento Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira, Metodologia do Ensino Fundamental pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é concursada na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), exercendo a função de Assessora de Gestão Pedagógica. Atuou na função de Tutora Educacional na Coordenação Regional de Educação de Anápolis.