Capa do livro: NARRATIVAS AUTORREFLEXIVAS ACTANCIAIS DE PROFESSORES DE ORIGEM POPULAR: <br>resiliência, mobilização pelo saber e ascensão social<br> Coleção Da Luta Pelo Saber <br>Volume 2

NARRATIVAS AUTORREFLEXIVAS ACTANCIAIS DE PROFESSORES DE ORIGEM POPULAR:
resiliência, mobilização pelo saber e ascensão social
Coleção Da Luta Pelo Saber
Volume 2

Autores: Constantin Xypas - Dilson Cavalcanti (Orgs.)

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Sinopse

O foco principal da discussão é a resiliência de jovens de classes pobres – do interior ou do campo – em sua missão de realizar um movimento que os permita, pelo percurso escolar, sair da condição de vida na pobreza, a qual tem marcado a vida dos seus pais e das gerações anteriores à sua família. A significância da resiliência  emerge de um processo relacional, no qual os educadores têm um papel primordial, no processo de construção, principalmente, de crianças e jovens adolescentes socialmente vulneráveis. A relevância da presente coletânea está no desenvolvimento de um instigante exercício acadêmico (a partir de uma lógica de coprodução entre orientadores-pesquisadores e seus estudantes) de reflexividade de si, em uma formação na área da Educação. Através desta obra, pode-se ver o empenho de Constantin Xypas e Dilson Cavalcanti em fornecer suportes teóricos e metodológicos apropriados, de tal modo que os autores-narradores possam, aqui, comparecer com os seus tocantes testemunhos sobre a sua trajetória escolar — que, ao cabo, desemboca no Magistério —, ao mesmo tempo que descortinam fragmentos da história familiar e da história do seu meio social. Histórias essas que, por sua vez, são atravessadas por peculiares processos sociais, culturais, políticos, ideológicos e econômicos, na sociedade brasileira.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2786-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-2787-3
DOI: 10.24824/978652512786.6
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 266
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

NARRATIVAS AUTORREFLEXIVAS ACTANCIAIS DE PROFESSORES DE ORIGEM POPULAR: <br>resiliência, mobilização pelo saber e ascensão social<br> Coleção Da Luta Pelo Saber <br>Volume 2

Autores

PROFESSORES
ANA LÚCIA LEAL (UFPE)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP); Especialista em Voz pelo Centro de Estudos em Fonoaudiologia Clínica (CEFAC); Graduada em Psicologia e em Fonoaudiologia pela UNICAP; professora associada na área de Psicologia da Educação (UFPE/CAA, desde 2011); professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFPE/CAA, 2014); coordenadora do Projeto de Pesquisa Formação Humana e Educação Emocional (UFPE/CAA); associada colaboradora (desde 2015) e diretora de projetos do Instituto de Formação Humana (IFH, desde 2017).

CONSTANTIN XYPAS (UFPE)
Doutor em Educação pela Université de Caen Basse Normandie (UNICAEN/ França) e Pós-Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Paris 8, França. Professor titular aposentado pela Université Catholique de l’Ouest, França. Doutor Honoris Causa pela Université du Québec à Trois-Rivières, Canadá (2013). Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) na UFPE (CAA). Vice-líder do Núcleo de Pesquisa Relação ao Saber (NUPERES).

DILSON CAVALCANTI (UFPE)
Licenciado em Matemática; Especialista em Avaliação Educacional em Matemática; Mestre e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Membro titular da Comissão de Pesquisa e Pós-Graduação e dos colegiados do Conselho de Centro, do Núcleo de Formação Docente e do Curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE. Professor (desde 2017) e coordenador (desde 2019) do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/CAA/UFPE). Professor do Doutorado em Ensino da RENOEN. Líder do Núcleo de Pesquisas de Relação ao Saber (NUPERES). Também é membro da Rede Internacional de Pesquisa da Relação com o Saber (REPERES).

OLGA MARIA CASTRILLON-MENDES (UNEMAT)
Doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Professora adjunta aposentada do Departamento de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/Campus de Cáceres); do Mestrado Profissional em Linguagem (PROFLETRAS/UNEMAT). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (PPGEL/UNEMAT). Exerceu docência na área de Letras, atuando em pesquisas sobre Literatura e História; Narrativas de viagem; Romantismo; Modernismo; Teoria, História Literárias, Estudos de Literatura Brasileira produzida em Mato Grosso; Literatura e ensino em Estudos Literários (PPGEL/UNEMAT).

SOLEDAD VERCELLINO (UNRN-ARGENTINA)
Doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad Nacional de Córdoba, Argentina Magister en Sociedad e Instituciones de la Universidad Nacional de San Luis. Licenciada en Psicopedagogía de la Universidad Nacional del Comahue. Profesora adjunta regular dedicación completa en el Area de Teoría y Metodología de la Investigación en la Universidad Nacional de Río Negro y asistente de docencia regular dedicación simple en la Universidad Nacional del Comahue. Directora de la Escuela de Docencia de Humanidades y Estudios Sociales. Sede Atlántica. Universidad Nacional de Río Negro (desde 01/10/2019 al 01/09/2021) y directora del Centro Interdisciplinario de Estudios sobre Derechos, Inclusión y Sociedad, Sede Atlántica. Universidad Nacional de Río Negro (desde 28/04/2016 al 14/05/2018). Investiga sobre la relación entre las condiciones institucionales y la relación de los/as estudiantes con el saber. Autora de artículos, libros y capítulos de libros, entre ellos “La escuela y los (des)encuentros con el saber” (2018). Directora de tesis y becas de grado y posgrado.

MESTRES E MESTRANDOS
ELIANA NOGUEIRA BRITO SATURNINO
Mestranda em Educação Global, Inteligências Humanas e Construção da Cidadania pelo Programa Mestrado sem Fronteiras (PMSF) e em Ciências da Educação pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP)/Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Especialista em: Gestão e Avaliação em Educação Pública (UPE, 2013-2014); Mídias na Educação (UFRPE, 2012); Ciências da Educação (FIP, 2010); Matemática (UNICAMP, 1997); Metodologia do Ensino Superior (UNICAMP, 1996). Graduada em: Matemática pela Faculdade do Sertão do Pajeú (FASP, 1996); Letras pela Faculdade do Sertão do Pajeú (FASP, 2000). Professora efetiva da rede pública do Estado de Pernambuco e da Autarquia Educacional de Afogados da Ingazeira − Faculdade do Sertão do Pajeú. Tem experiência no magistério superior, em cursos de licenciatura, nas áreas de Pedagogia e Matemática.

HELENA SOARES DE ALMEIDA GOMES
Graduada em Matemática pela Faculdade de Formação de Professores de Arcoverde (1999). Pós-graduada em Matemática pela Universidade de Pernambuco. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Matemática (UFPE). Atualmente é professora efetiva da Prefeitura Municipal de Buíque e professora efetiva da Prefeitura Municipal de Arcoverde.

JOSIVÂNIA NAIR DE SOUZA
Mestranda (PPGECM/ CAA). Graduada em Matemática-Licenciatura (UFPE/ CAA, 2019). Atualmente é professora da rede municipal de ensino da cidade de Toritama-PE. Já atuou na Educação Básica como estagiária do programa CIEE (2016-2017) e como professora no município de Cupira-PE (2018). Seus estudos abordam temas como: Educação do Campo, Ensino de Matemática, Relação ao Saber e Êxito Improvável.

KYMBERLI FRANCISCA DE SOUZA
Graduada de Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), campus Vitória de Santo Antão. Estudante de mestrado (PPGECM), na linha de Currículo e Formação de Professores, desenvolvendo estudos na área de avaliação. Foi bolsista de pesquisa do Programa de Incentivo Acadêmico (BIA), no ano de 2016. Atualmente, é coordenadora de grupo de estudo, desenvolvendo atividades vinculadas ao projeto intitulado Resolução de problemas em exames vestibulares na área de Ciências da Natureza: promovendo o acesso ao curso de Licenciatura em Química.

MARIA DO ROSÁRIO PAULINO FERNANDES
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (UFPE/ CAA). Membro do Núcleo de Pesquisa da Relação ao Saber (NUPERES). Graduada em: Ciências, com habilitação em Matemática − Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (2002); e Pedagogia. Atualmente, exerce a função de Coordenadora Pedagógica dos Anos Finais do Ensino Fundamental, na Secretaria Municipal de Educação − Tupanatinga- PE. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática e na formação de professores.

MARTA MARIA DE LIMA SALES
Professora de Matemática no Colégio Diocesano de Caruaru. Integrante do Grupo de Pesquisa Diferença (GPD), orientado pela professora doutora Simone Queiroz. Graduada em Licenciatura Plena em Matemática (UFPE/CAA). Mestra em Educação em Ciências e Matemática (UFPE). Foi professora substituta (UFPE/CAA), durante o período de 2017 a 2019.

POLIANA DE VASCONCELOS CARVALHO ALVES
Formada em Licenciatura Plena em Matemática na Universidade de Pernambuco (UPE, Campus Garanhuns). Especialista em Ensino de Matemática pelo curso de Pós-Graduação Lato Sensu (UPE, Campus Garanhuns). Atua na área de Matemática, como Supervisora Educacional, na Secretaria Municipal de Educação de Garanhuns, colaborando com o processo de formação continuada dos professores.

RODOLFO TEMÓTEO DO NASCIMENTO
Graduado em Matemática (UFPE). Extensão Universitária em: Lições Elementares de Matemática Acadêmica (UFPE, 2019); Matemática Abstrata para Iniciantes (UFPE, 2017). Monitoria acadêmica da disciplina Matemática II (2017).

SILVANI DE PAULA TAVARES (UNEMAT)
Graduada em: Letras − Português e Inglês e respectivas literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da Serra (2000); e Letras − Espanhol e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Cuiabá, através do PARFOR (2012). Atualmente, é professora de Língua Portuguesa, lotada na Escola Estadual Acadêmico Lauro Augusto de Barros, Município de Santo Afonso – MT; e professora de Língua Inglesa, lotada na Escola Estadual Senador Filinto Müller, Município de Arenápolis – MT. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e em Língua Inglesa.

VANESSA RAMOS ALVES
Mestrado em andamento em Educação em Ciências em Matemática UFPE (2020). Graduação em Licenciatura Plena em Química (UFRPE, 2019). Curso profissionalizante em Técnico em Agroindústria pelo Instituto Federal de Pernambuco. Técnica em laboratório na área de Alimentos. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos.