Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2933-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-2930-3
DOI: 10.24824/978652512933.4
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 186
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
SOBRE OS AUTORES
ALINE SANTOS COSTA DE LEMOS
É doutora em Educação pelo Programa de Pós- Graduação em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atua como Professora de História do Ensino Fundamental na rede municipal da prefeitura de Itaguaí (RJ). Desenvolve pesquisas na área de História da Educação e integra o grupo de pesquisa “Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação” (GRUPEEL/ CNPQ).
ANA LÚCIA MEREGE
É autora de livros de fantasia para jovens e adultos e organizadora de co-letâneas como “Medieval”, “Duendes” e “Contos de Fadas Sombrios”, pelas quais recebeu vários prêmios. Como pesquisadora, publicou artigos e o livro “Os Contos de Fadas: origens, história e permanência no mundo moderno”. Bacharel em Biblioteconomia pela UNIRIO e mestre em Ciên-cia da Informação pelo IBICT/UFRJ-ECO, trabalha com os manuscritos da Biblioteca Nacional e tem paixão por viagens, mitologia e contos de fadas.
ANIELIZABETH BEZERRA CRUZ
É ilustradora. Atua no mercado editorial desde 2007. Iniciou sua trajetória profissional como professora dos anos iniciais na SME-RJ, passando a pesquisar e se dedicar à formação do leitor em parceria com diversas ins-tituições, no Brasil e no exterior. É formada em Design de Moda. Possui especialização em LIJ e mestrado em Design e Cultura, ambos pela UFRJ, universidade na qual atualmente conclui a graduação em História.
ANNA CAROLINA CABRAL DE ANDRADE DA MATTA MACHADO
É doutora em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta do Departamento de Ensino Fundamental do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ), é integrante do Grupo de Estudos em Práticas Educativas, Juventudes e In-fâncias (GEPEJI/UERJ) e coordena a disciplina “Literatura na Formação do Leitor” no curso de Pedagogia (UERJ/CEDERJ).
CLÁUDIA FERNANDES DE AMORIM DE OLIVEIRA
É graduada em Odontologia pela UERJ e pós-graduada em Odontologia do Trabalho ABOM-RJ. Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bolsista de Extensão das Rodas de Leitura Li-terária na EDU (Faculdade de Educação/UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/ CNPq).
GIOVANA CERQUEIRA LOPES
É graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como Monitora da disciplina Fundamentos da Linguagem e Edu-cação (UERJ) de 2019 a 2021. Pós-graduada EAD em Planejamento, Gestão e Implementação da EAD pelo Instituto Venturo e pós- graduanda Lato Sensu em Alfabetização, Letramento e a Psicopedagogia Institucional (UniBF) — em andamento. Membro do Grupo de Pesquisa Infância, Ju-ventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/ CNPq).
JANAÍNA MOREIRA PACHECO DE SOUZA
Doutora em Educação (PROPED/UERJ). Professora adjunta do Departa-mento de Estudos Aplicados ao Ensino na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacio-nais. Coordena a disciplina “Língua Portuguesa na Educação I”, no Con-sórcio CEDERJ.
JOSÉ SALMO DANSA DE ALENCAR
É mestre e doutor em Design pela PUC-Rio e artista gráfico dedicado aos livros para crianças e jovens. Foi pesquisador na Biblioteca de Munique, na Cátedra UNESCO de leitura e é professor da Escola de Belas Artes, UFRJ. Seus trabalhos principais abordam os contos clássicos da literatura infantojuvenil, a cultura afro-brasileira e alguns integraram exposições no Brasil, Colômbia, Eslováquia, Alemanha e Itália.
JULIANA AMORIM DOS SANTOS
É graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janei-ro. Atuou como Bolsista de Extensão das Rodas de Leitura Literária na EDU (Faculdade de Educação/ UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/ CNPq).
LIANA PEREIRA BORBA DOS SANTOS
É doutora em Educação pelo Programa de Pós- graduação em Educação da Faculdade de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Membro integrante do grupo de pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Escrita e Educação (GRUPEEL/CNPQ) e professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Colégio Pedro II, atuante na Educação Infantil e nas Licenciaturas Inte-gradas com a disciplina “Psicologia da Educação e Aprendizagem”.
MÁRCIA CABRAL DA SILVA
É Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade do Esta-do do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Teoria e História Literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL — UNICAMP). Mestre em Ciên-cias Humanas, Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coordena o grupo de pesquisa Infância, Juventude, Leitura, Es-crita e Educação (GRUPEEL/CNPQ).
MARIA LETÍCIA CAUTELA DE ALMEIDA MACHADO
Doutora em Educação (PROPED/UERJ). Professora adjunta do Departa-mento de Estudos Aplicados ao Ensino na Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do grupo de Pesquisa “Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais”. Núcleo de Estudos e Ensino em “Linguagens, Alfabetização e Letramento”. Bolsista de produtividade acadêmica da Universidade Aberta do Brasil pelo Con-sórcio CEDERJ.
NINFA PARREIRAS
Nasceu em Minas Gerais e escolheu o Rio de Janeiro para ficar. O mar agora é sua montanha d’água. Trabalha em áreas diferentes (literatura e psicanálise), unidas pelas palavras e pelas pessoas. Tem livros publicados de ficção, poesia e teóricos. Mestre em Literatura Comparada (USP), é professora, psicanalista e produtora cultural. Trabalha na Editora Casa Lygia Bojunga e no Centro Educacional Anísio Teixeira — CEAT.
PAULA DA SILVA VIDAL CID LOPES
Doutora em Educação. Professora Associada da UERJ, na Faculdade de Educação. Membro do grupo de pesquisa “Linguagem, Cognição Humana e Processos Educacionais” e do núcleo de estudos e ensino em “Lingua-gens, Alfabetização e Letramento”. Coordena a disciplina “Prática de En-sino I” do Consórcio CEDERJ.
SÔNIA TRAVASSOS
Doutora e Mestre em Educação (UFRJ), Especialista em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ) e professora mediadora de leitura há mais de 30 anos. É pesquisadora nas áreas de infância e literatura infantil, atuando também como docente em cursos de graduação e pós-graduação. Ministra cursos e palestras, por todo o Brasil, a convite de instituições educativas e cultu-rais, públicas e privadas, e é idealizadora da Casa de Histórias Sônia Tra-vassos - espaço virtual para a divulgação da literatura infantojuvenil e para a formação de mediadores de leitura. É autora de 15 livros infantis, tendo alguns de seus títulos premiados e selecionados para programas de governo.
SOBRE O ILUSTRADOR DA CAPA
RUI DE OLIVEIRA
Estudou artes gráficas na Escola de Belas Artes da UFRJ e ilustração du-rante 6 anos no Moholy-Nagy University of Art and Design em Budapes-te. Já ilustrou mais de 140 livros e ganhou 4 prêmios Jabuti. Lecionou 30 anos no Curso de Comunicação Visual/Design EBA-UFRJ. Fez o mestra-do e o doutorado na ECA-USP.