Capa do livro: POLÍTICA DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES):<br> significados e efeitos

POLÍTICA DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES):
significados e efeitos

Autores: Maria Marta do Couto Pereira Rodrigues

Esta obra destina-se àqueles que se interessam em compreender a avaliação como uma política pública comprometida com a qualidade e com a regulação da educação. Destaca-se a política formulada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), enfatizando seus significados e efeitos em Instituições de Educação Superior (IES).
A obra foi estruturada de forma a contemplar, essencialmente, as complexidades e as contradições que perpassam as relações entre Estado, sociedade, educação e políticas públicas de educação e, também, o processo histórico de constituição, de consolidação e de expansão da educação superior em Minas Gerais, campo de investigação. Nesse viés de complexidade e contradição, foram discutidas, ainda, as condições históricas e sociais em que se desenvolveram as políticas de avaliação da educação superior brasileira e as implicações dos modelos de regulação adotados pelo Estado. Por fim, foram realizadas análises e discussões sobre os efeitos do Sinaes em IES e os significados atribuídos a essa política de avaliação pelos atores locais.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3295-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-3291-4
DOI: 10.24824/978652513295.2
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 346
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICA DO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES):<br> significados e efeitos
MARIA MARTA DO COUTO PEREIRA RODRIGUES
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (1989); Mestrado em Educação pelo Centro Universitário do Triângulo (2001) e Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília – UnB (2015). Trabalha no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) como docente em cursos de graduação e de pós-graduação desde 1993. De 2001 a 2008, foi coordenadora do curso de Pedagogia. De 2002 a 2010, foi vice-diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. De 2009 a 2012, foi presidente da Comissão Própria de Avaliação – CPA. Em 2013, coordenou o NAP – Núcleo de Apoio Psicopedagógico. De 2014 a 2017, trabalhou no Nead – Núcleo de Educação a Distância –, implantando e coordenando o curso de Pedagogia Ead. De 2018 a 2020 foi Diretora de Graduação e, desde 2021, é Pró-reitora de Ensino, Pesquisa e Extensão do UNIPAM. Atuou, por vários anos, como professora dos anos iniciais do ensino fundamental, como supervisora pedagógica e como orientadora educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo, Didática, Fundamentos da Educação Infantil, Orientação Educacional e Avaliação Institucional.