Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES & PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: <br>o saber e o agir em sinergia

FORMAÇÃO DE PROFESSORES & PRÁTICAS PEDAGÓGICAS:
o saber e o agir em sinergia

Autores: Edinólia Lima Portela - Maria Alice Melo - Maria Núbia Barbosa Bonfim - Mariza Borges Wall Barbosa de Carvalho (Orgs.)

Pensado e escrito por muitas cabeças e mãos, este livro contém 14 capítulos e abriga estudos que perpassam temas educacionais que ora se entrelaçam, ora se esgarçam, oriundos de teses, de dissertações, de projetos de pesquisas grupais realizados por professoras pesquisadoras da UFMA, por mestrandos e doutorandos com ou sem seus orientadores, por egressos do PPGE/UFMA com seus ex-orientadores e por pesquisadores convidados de outras universidades. Essa diversidade mostra-se democrática e enriquecedora e, ao mesmo tempo, convida-nos a criticar, emitir pareceres sobre os capítulos que o constituem.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 0 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2937-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-2938-9
DOI: 10.24824/978652512937.2
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 254
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DE PROFESSORES & PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: <br>o saber e o agir em sinergia
ADRIANA LOCATELLI
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Especialista em Educação Especial/Inclusiva pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/UEMAnet; Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/UEMAnet Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade de Ciências de Wenceslau Braz – FACIBRA (2014); Especialista em Educação e Inclusão na área de Libras pela Faculdade Educacional da Lapa- FAEL (2012); Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação Santa Terezinha- FEST (2009); Graduada em História pelo Centro Universitário Cesumar de Maringá-UNICESUMAR- (2020) Docente da Faculdade Coelho Neto (FACNET) em Imperatriz-MA.

ALDA MARGARETE SILVA FARIAS SANTIAGO
Possui Graduação em Pedagogia com Habilitação em Supervisão Escolar, pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA; Doutorado em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará –UFC. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação II/UFMA e Coordenadora Adjunta do PARFOR/UFMA.

EDINÓLIA LIMA PORTELA
Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia-UFBA. Professora do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa: Escola Currículo e Formação Docente PPGE/UFMA. Membro do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Maranhão.

EDITH MARIA BATISTA FERREIRA
Mestre em Educação (UFMA). Doutora em Educação (UECE). Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa “O Ensino da Leitura e Escrita como Processos Dialógicos – GLEPDIAL” (UFMA). Vice-Coordenadora do Projeto de Extensão “Entrelinhas: Alfabetização Dialógica” (UFMA/FSADU). Membro da Associação Brasileira de Alfabetização – ABALF. Tem trabalhos e pesquisadas desenvolvidos nas áreas de formação de professores, alfabetização, ensino da leitura e escrita nos anos iniciais e Educação Infantil.

ELIZANGELA DUARTE GOMES
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Professora de Educação de Jovens e Adultos na rede Estadual de Ensino do Maranhão/ São Luís – MA. Participa do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente – PPGE/UFMA.

FÁBIA ELINA DOS SANTOS ARAÚJO
Mestre em Educação, pelo Programa em Pós-Graduação em Educação PPGE/UFMA. Licenciada em Letras com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Maranhão. Professora de Língua Portuguesa na rede estadual de ensino (SEDUC- MA). Participante do Grupo de Pesquisa em Educação e Representações Sociais – GPERS/UFMA.

FRANCISCA EDILMA BRAGA SOARES AURELIANO
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Departamento de Educação no Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – CAP/UERN, Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação, Currículo e Ensino – FORMACE, do curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu (CAP).

GERCINA DALVA
Doutora em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE-UFRN. Professora da rede Estadual do Rio Grande do Norte. Professora Substituta da UFRGN. Pesquisadora da gestão da educação pública do Estado do Rio Grande do Norte.

ILMA VIEIRA DO NASCIMENTO
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, PPGE/UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente PPGE/UFMA.

ISABEL MARIA SABINO DE FARIAS
Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE (supervisora de pós-doutorado e orientadora de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica). Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Universidade de Brasília (UNB. Editora da Revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Membro do conselho editorial da Revista Educação em Questão (UFRN) e da Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (ANPEd GT8/Editora Autêntica). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS) e membro do grupo de estudo e pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE/UFSC). Coordenadora do Observatório Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação., Pesquisadora de projetos financiados pelo CNPq (Universal 2018): Pesquisa com Professores Iniciantes: Um estudo sobre indução profissional., iniciativa interinstitucional entre UFRJ, UFSC e UECE; e, Processos de indução de professores iniciantes na escola básica, investigação em rede envolvendo 14 IES e vinculada à PUC/SP. Representante da ANPEd no Fórum Estadual de Educação do Ceará (FEE-CE).

IVONEIDE PINHEIRO DE LIMA
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professora do Programa de Pós-Graduação em educação da Universidade Estadual do Ceará e do Curso de Licenciatura em Física. Coordenadora do subprojeto de Física do Programa Residência Pedagógica.

JOSELMA FERREIRA LIMA E SILVA
Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará? UECE (2021). Mestre em Educação pela UFPB – Universidade Federal da Paraíba (2014). Especialista em PROEJA pelo IFPI (2010-2011). Especialista em Psicologia Aplicada à Educação pela URCA? Universidade Regional do Cariri (2007). é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí, de Disciplinas Pedagógicas, Campus Piripiri, nos cursos de Licenciatura em Matemática. Exerce a docência também nos cursos de Bacharelado em Administração, Tecnologia em Design de Moda e no PROEJA. É docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT) – Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional – Linha de Pesquisa 2: Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Membro dos grupos de pesquisas MAES – Matemática e Ensino e NEPMODA ? Núcleo de Estudos e Pesquisas em Têxtil, Vestuário e Moda.

JOSENILDE MEIRELES PINTO
Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/ UFMA e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão. Professora da Educação Infantil na rede municipal de São Luís e integrante do Grupo de Pesquisa, Escola, Currículo e Formação Docente - PPGEUFMA.

LAÊDA BEZERRA MACHADO
Doutora em educação pela Universidade Federal do rio Grande do Norte-UFRN (2003). É Professora Titular do Centro de Educação da UFPE, vinculada ao Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional. Atua como docente no curso de Pedagogia e demais licenciaturas oferecidas pelo Centro de Educação da UFPE. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação do Centro de Educação (CE). Líder do Grupo de pesquisa Educação e Representações sociais/CNPq. A docente é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Vinculada como pesquisadora ao Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade Educação da Fundação Carlos Chagas CIERS-ed, Fundação Carlos Chagas-FCC.

LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MOARES
Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Professora da Universidade Federal do Maranhão, com atuação no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFMA. Integra o Grupo de Pesquisa “Escola, Currículo e Formação Docente” do PPGE/UFMA. Editora da Revista Educação e Emancipação do PPGE/UFMA.

LEURIDES COSTA DE ARAÚJO SOARES
Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão ( UFMA). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão(UFMA). Professora substituta da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).Participante do Grupo de estudos Instituições Escolares, Saberes e Práticas Educativas

LIA SILVA FONTELES SERRA
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2021). Psicóloga e Pedagoga. Atualmente é Professora adjunta do Departamento de Educação II da Universidade Federal do Maranhão. Possui experiência de trabalho e pesquisa nas áreas de Psicologia da Educação e Formação de Professores, com ênfase em Psicanálise e Educação., Membro do LEPSI –Laboratório de Estudos e Pesquisas Psicanalíticas e Educacionais sobre a Infância/ USP e do GPERS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais/ UFMA. Psicanalista em formação permanente no Corpo Freudiano – seção São Luís.

MAGNÚCIA BEZERRA SOEIRO DOS SANTOS
Doutoranda em Educação no PPGEUFMA, mestra em Educação e especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Pedagoga no Instituto Federal do Maranhão – IFMA, Campus Barreirinhas. Participa do Grupo de Pesquisa “Escola, Currículo e Formação e Trabalho Docente” do PPGE/UFMA.

MARIA ALICE MELO
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP. Professora da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Escola, Currículo e Formação Docente – PPGE/UFMA.

MARIA APARECIDA DE QUEIROZ
Doutora em Educação Universidade de São Paulo- USP. Professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Com experiência em Administração de Sistemas Educacionais; pesquisadora em política educacional, educação em contextos rurais ou do campo, políticas de juventude, educação a distância e o Plano de Ações Articuladas. Maria Aparecida de Queiroz (UFRN).

MARIA NÚBIA BARBOSA BONFIM
Doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFMA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Educação e Representações Sociais. Pesquisadora associado CIERS-ed/Fundação Carlos Chagas/S.P.

MARIZA BORGES WALL BARBOSA DE CARVALHO
Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP, Brasil. Professora da Universidade Federal do Maranhão, atuando no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFMA.

ROSEANNE MÁRCIA SILVA MARQUES MONTEIRO
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Professora e Coordenadora Pedagógica da rede Municipal de Ensino de Vargem Grande.

TAMIRES COIMBRA BASTOS BORGES
Doutoranda em Educação PPGE, Mestra em Educação PPGE/UFMA e Especialista em metodologia do Ensino Superior – CEMES/ UFMA, atua como pedagoga na Pró-Reitoria de Ensino da Universidade Federal do Maranhão – PROEN/UFMA. Participa do Grupo de Pesquisa “Escola, Currículo e Formação e Trabalho Docente” e do Grupo de Pesquisa em “Educação Especial” ambos do PPGE/UFMA.

VALDELÚCIA ALVES DA COSTA
Professora Titular da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa (cnpq) Políticas em Educação: Formação, Cultura e Inclusão. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa (CNPQ) Estudos sobre violência escolar: bullying e preconceito. Coordenadora na UFF do Projeto de Pesquisa (CNPQ)? Violência Escolar: discriminação, bullying e responsabilidade tendo como coordenador nacional/internacional José Leon Crochík (USP). Coordenadora do Observatório de Educação: violência, inclusão e direitos humanos. Doutorado em História e Filosofia da Educação (PUC-SP). Pós-doutorado em Educação em Direitos Humanos, Diversidade e Cidadania (UFPE) e Políticas Públicas e Inclusión Educativa (UNAM). Bacharelado e Licenciatura em Pedagogia (unb) e Faculdade de Filosofia de Campos (RJ). Mestrado em Educação (UERJ). Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Sócia da anped. Representante no Brasil da Red Internacional de Investigadores y Participantes sobre Integración Educativa (RIIE), con sede na UNAM, FESI, México.