Capa do livro: FIGURAS E TROPOS EM CONTEXTOS SOCIAIS

FIGURAS E TROPOS EM CONTEXTOS SOCIAIS

Autores: Sérgio Nunes de Jesus - Celso Ferrarezi Junior (Orgs.)

O estudo das figuras de linguagem, como recursos linguísticos, tem sua relevância no fato de permitir ao usuário da língua compreender as diferentes possibilidades de ampliação da expressividade comunicativa. É por meio da utilização desses recursos (pela exploração do aspecto plurissignificativo das palavras e de contextos na construção de sentidos) que podemos ampliar e externar a nossa percepção do mundo, tornando-nos “mais sensíveis à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras” ao interagir com os textos. De uma forma muito significativa, contribui também para a compreensão do fazer literário, uma vez que os textos dessa natureza têm como uma de suas características a exploração de expressividade da língua por meio de sua faceta conotativa. 

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2679-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-2676-0
DOI: 10.24824/978652512679.1
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 150
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FIGURAS E TROPOS EM CONTEXTOS SOCIAIS
SOBRE OS ORGANIZADORES
SÉRGIO NUNES DE JESUS
Possui Licenciatura em Letras Português/Inglês (UNEB). Mestrado em Linguística (UNIR). Doutorado em Ciências da Educação (UTIC). Pós-Doutorado em Ciências da Educação (UFLO). Cursa Doutorado em Ciências da Linguagem pela UNICAP-PE, sob a orientação da Profa. Dra. Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo, da UNICAP-PE. Coorientação do Prof. Dr. Celso Ferrarezi Junior, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Foi professor visitante na York University, Toronto-Canadá, 2019. Atualmente lidera o Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO. Desenvolve pesquisas nas áreas de Estudos da Linguagem; Educação; Povos e Comunidades Tradicionais. Pesquisador Associado ao Projeto PAINTER – FAPEAM, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM, ICN, Benjamim Constant-AM). Jornalista/Articulista (DRT 0001619-RO). Pesquisador, escritor, músico e poeta. Autor das obras: Português instrumental (2013) – Ler e gostar de ler: isso é coisa que se aprende (2016) – Análise do Discurso Francesa: afinidades epistêmicas franco-brasileiras, V. 1 e 2 (2016-2018) – Coleção ciência aberta, Vol. 1-20 (2011-2021) – Povos e comunidades tradicionais, V. 1 e 2 (2017-2019) – Gramática: compreender & comunicar (2020) – Pilares da Teoria Dialógica do Discurso: Volochinov da década de 1920 aos dias atuais (no prelo).

CELSO FERRAREZI JUNIOR
Possui Licenciatura em Letras Português/Inglês (1989). Mestrado e Doutorado em Linguística – Semântica (1997/1998) e pós-doutorados (2005/2016) também na área de Semântica. É autor de 49 livros literários e científicos, estes na área de linguagem e ensino de línguas. Escreveu mais de 400 artigos científicos e de opinião publicados no Brasil e no exterior. Atua como consultor de diversas instituições e publicações científicas no Brasil e no exterior. É Professor Titular no Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Tem experiência de ensino e de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de línguas, alfabetização, descrição linguística e teorias semânticas da linguagem.

SOBRE OS AUTORES
ANA CLÁUDIA DIAS RIBEIRO
Doutoranda em Ensino de Língua e Literatura, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Especialização em Metodologia do Ensino Superior – UNIR. Especialização em Mídias na Educação – UNIR. Graduação em Letras Português – UNIR. Professora efetiva, atuante no ensino presencial e à distância, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Inovação e Sustentabilidade da Amazônia – GEPISA. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação a Distância (GPED). Membro do Grupo de Estudos Tocantinense em Análise de Discurso (GETAD).

ELIZÂNGELA ATAÍDE DE SOUZA
Especialista em Mídias na Educação (Universidade Federal de Rondônia-UNIR). Especialista em Metodologia e Didática do Ensino Superior (União das Escolas Superiores de Cacoal-UNESC). Licenciada em Letras/Língua Portuguesa (UNIR). Professora no ensino médio no Governo do Estado de Rondônia desde 2002. Em 2014, desempenhou a função de gestora (vice-diretora) na Escola Estadual de Ensino Médio Shirlei Ceruti, em Vilhena-RO, bem como a função de coordenadora local do Enem nos anos de 2015 e 2016. Faz parte do grupo de pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia, CNPq- IFRO. Organizadora de projeto escolar intitulado: Revista Impressa, desenvolvido nas escolas Shirlei Ceruti (Vilhena) e Carmela Dutra (Porto Velho). Tem publicação nas seguintes obras: Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. I, da Coleção Ciência Aberta, Vol. 19 (organizadora e autora). Almanaque de Formação Continuada do Professor, Vol. 2, da Coleção Ciência Aberta, Vol. 20 (autora).

GEANE VALESCA DA CUNHA KLEIN
Professora do Departamento Acadêmico de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus Porto Velho. Doutora em Letras pela Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP); mestre em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Faz parte do Grupo de Pesquisa Filologia e Modernidades (UNIR) e realiza estudos e orientações relacionadas à Linha de Pesquisa “Linguagens, educação e mídias”. Também é membro do grupo Infotenimento e Redes (Unipampa/RS). Exerce a função de editora da Revista do Centro de Estudos da Linguagem (Re-Unir), da Universidade Federal de Rondônia. Atua no ensino superior em disciplinas das áreas de linguística, língua portuguesa e formação de professores.

GINA LÚCIA GOMES DA SILVA E SILVA
Mestre em Letras (Universidade do Sudoeste da Bahia-UESB). Licenciada em Letras Vernáculas, com ênfase em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (Universidade do Estado da Bahia – UNEB). Especialista em Avaliação (UNEB). Especialista em Metodologia de Ensino para a Educação Profissional. Atualmente é professora do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo – CETEP-SEC-BA: (Ensino Médio Integrado à Educação Profissional). Professora da Escola Municipal Senador Ovídio Teixeira (Ensino Fundamental II). Possui experiência em Consultoria Pedagógica, Gestão Escolar e em Docência na Educação Básica e Ensino Superior com atuações nas redes: municipal, estadual e particular de ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Planejamento e Avaliação Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Língua Portuguesa, Ensino, Língua, Literatura e Redação, Aprendizagem e Avaliação Escolar.

JORGE LUÍS DE FREITAS LIMA
Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, no Instituto de Natureza e Cultura – INC. Doutor (2019) e Mestre (2014) em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Licenciado em Letras: língua portuguesa e respectivas literaturas (1993) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Campus de Rolim de Moura). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Língua(gem), Cultura e Sociedade: Saberes e Práticas Discursivas na Amazônia/CNPq-IFRO – Premiado pela SBPC na UFMG em 2017). Membro do Grupo de Pesquisa Observatório de Ensino de Línguas – CNPq-UFAM e do Grupo de Pesquisa Infâncias, Criança e Educação na Fronteira Amazônica – CNPq-UFAM. Presidente do Conselho Municipal de Educação de Benjamin Constant – AM. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores e de processos socioculturais em região de fronteira. Coautor da obra Gramática – compreender & comunicar (2020).¨Participa como organizador e autor do Almanaque de formação Continuada do Professor (vol. I e II) com terceiro volume em produção e como organizador na obra Educação Direto ao Assunto – nossas mazelas e nossas esperanças (2022). Autor de capítulos nas obras Transbordando Fronteiras: lenguages desde el entrelugar, resistência y pluralidade em los Brasiles (2020). Ensinando Espanhol no Amazonas: experimentando, integrando e resistindo (2021) e na obra Ensino de Graduação em tempos de pandemia: experiências e oportunidades para uma educação tecnológica na Universidade Federal do Amazonas (2021). Organizador e autor da obra Vivências PIBID: atividades desenvolvidas pelo subprojeto de Língua Portuguesa em Benjamin Constant – AM (2021).

MÁRCIA LETÍCIA GOMES
É doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Mestra em Direito e Justiça Social pela mesma instituição, Mestra em Letras pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO. Autora da obra: Migração, Refúgio e Direitos Humanos – um olhar para os movimentos migratórios contemporâneos (2017), autora de Pelos caminhos da história e da ficção – a estrada de ferro Madeira-Mamoré na escrita romanesca de Márcio Souza (2021) e Este livro já foi um caderno (2021). Coordenadora do projeto Tecnologias de Gênero.

NAIR FERREIRA GURGEL DO AMARAL
Licenciatura em Letras Português/Inglês (1987). Possui Mestrado em Linguística (Área de Concentração em Análise do Discurso) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP 1996) e Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa (Área de Concentração em Análise do Discurso) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Araraquara 2002). Cursou o Pós-doutorado na Faculdade de Educação (UNICAMP 2011). Atualmente é professora Titular (aposentada) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Tem experiência na área de Letras com ênfase em Pluralidade Cultural e Linguagem, Análise do Discurso, Leitura e Produção de Textos. Atua nas seguintes áreas: aquisição da linguagem, alfabetização, letramento, leitura, análise do discurso e pluralidade cultural. Já publicou e organizou vários livros, além de artigos nas áreas respectivas de Educação e Letras.

NARA DANTAS DE AZEVÊDO
Licenciada em Letras Inglês/Português – UNEB, Campus VI. Licenciada em Letras – Espanhol/Português – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Graduada em Gestão da Tecnologia da Informação – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Graduada em Gestão de Marketing – Universidade Cruzeiro do Sul – São Paulo. Especialista em Língua, Linguística e Literaturas – FACIBA – Bahia. Especialista em Coordenação Pedagógica – UFBA-Bahia. Especialista em Metodologia de Ensino para Educação Profissional – UNEB – BA. Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica. Docente no Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo (CETEP do Sertão Produtivo) Caetité-BA (Secretaria de Educação do Estado da Bahia – NTE-13).

RAFAELLA ELISA SANTOS ROLIM MIRANDA BRITO
Mestre em Estudo de Linguagens, pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, doutoranda em Língua e Cultura, na Universidade Federal da Bahia – UFBA, onde desenvolve pesquisas alicerçadas pela Análise de Discurso Materialista – AD, cujo corpora encontram-se em torno de discursos acerca dos direitos humanos dos homoafetivos, sobretudo a partir da prática analítica de projetos legislativos, tendo como alvo o labor analítico sobre o devir jurídico. É professora concursada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IFBAIANO, campus Alagoinhas, desde 2010.