Capa do livro: DIALOGANDO SOBRE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO:<br>contando casos (e descasos)

DIALOGANDO SOBRE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO:
contando casos (e descasos)

Autores: Mônica Pereira dos Santos

Este livro tem uma grande pretensão: a de instigar o leitor a descobrir-se um agente revolucionário, um transformador do mundo. Iniciando a narrativa com casos reais acontecidos em escolas brasileiras e testemunhados seja pela própria autora, seja por seus alunos de graduação em Pedagogia e Licenciaturas, o livro convida seus leitores a um profundo engajamento em um processo reflexivo-ativo por meio do que é denominada uma perspectiva omnilética de compreensão e ação sobre a realidade. Pensar e agir omnileticamente é incorporar, simultaneamente, as noções de dialética, de complexidade e as dimensões de culturas, políticas e práticas a um só tempo em cada refletir-agir. Neste processo, o leitor descobre-se tanto autor quanto transformador das realidades ali narradas, pois que, ao compreender os processos de inclusão/exclusão como omniléticos, identifica-se como parte de um complexo todo que é, simultaneamente, inclusivo e excludente, ao mesmo tempo em que descobre-se como um outro todo à parte do quadro mais amplo, como um si-mesmo (ou suficientemente autônomo para descobrir-se capaz de transformar esta mesma realidade que vem alimentando como parte e, por vezes, vítima). É um livro, enfim, que faz com que o leitor experimente um processo de redescoberta de si mesmo como ator social. Neste processo, a autora nutre a esperança de provocar no leitor reflexões que, mesmo dolorosas, lhes sejam emancipatórias, pois o leitor descobre-se tanto vítima quanto algoz dos próprios mecanismos de exclusão, conferindo, a quem omnileticamente se descobre como revolucionário, o poder de combater aquilo mesmo de que é vítima ou que (in)voluntariamente promove: as exclusões.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-560-4
DOI: 10.24824/978858042560.4
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 88
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

DIALOGANDO SOBRE INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO:<br>contando casos (e descasos)

Mônica Pereira dos Santos

É carioca e “cidadã do mundo”, como prefere se definir. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestrado e doutorado em Psicologia e Educação Especial pela Universidade de Londres e uma larga experiência em Educação, tanto como professora quanto como Coordenadora, no Brasil e na Inglaterra. Trabalha na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ desde 1997, onde leciona cadeiras relativas à área de Psicologia da Educação para a formação de professores e em cujo Programa de Pós-graduação em Educação orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado. É membro da Associação Nacional de Direitos Humanos Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação (ANPEd), da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE), da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), da Association pour la Recherche InterCulturelle (ARIC) e da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP). Participa como membro de Conselho Editorial de várias publicações científicas e é parecerista ad hoc de agências de Pesquisa como CAPES, CNPq e FAPERJ. Foi, entre 1998 e 2002, coordenador de pesquisa e consultora da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – UNESCO. Coordena vários projetos de pesquisa e extensão em nível local, em nível nacional e em nível internacional, compreendendo, este último, equipes de Cabo Verde, Portugal, Espanha, Cuba, Reino Unido e Brasil. Traduziu e é responsável pela divulgação do Index para a Inclusão no Brasil, tendo sido, os processos de inclusão e exclusão, seus principais interesses como pesquisadora. Define a si mesma como uma eterna apaixonada pela Educação e como alguém que tem uma “modesta” mania: a de querer mudar o mundo.