Capa do livro: EDUCAÇÃO DO CAMPO: <br>políticas, sujeitos e movimentos

EDUCAÇÃO DO CAMPO:
políticas, sujeitos e movimentos

Autores: Arlete Ramos dos Santos - Geysa Novais Viana Matias - Lia Pinheiro Barbosa - Tatyanne Gomes Marques (Orgs.)

O livro Educação do Campo: políticas, sujeitos e movimentos é fruto do trabalho coletivo de três programas de Pós-Graduação da região Nordeste do Brasil, quais sejam: o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGED/UESB), o Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UECE) e o Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE), os quais têm disciplinas com o foco na compreensão dos movimentos sociais e da educação do campo. Trata-se do esforço empreendido para compreender os avanços e desafios na luta dos trabalhadores camponeses, que resultam na conquista de políticas educacionais e de um currículo crítico que tem como cerne o protagonismo e realidade dos sujeitos o campo. No contexto atual, a correlação de forças entre os camponeses e o agronegócio no campo brasileiro tem acontecido de modo extenuante, haja vista que o governo vigente (2016-2022) tem como meta um projeto histórico de campo que destrói o meio ambiente e avança significativamente na destruição dos direitos conquistados no período da redemocratização. Isso traz como resultado o aumento da violência com a morte de trabalhadores, indígenas, quilombolas, ambientalistas etc. No que se refere ao aspecto educacional, além das estratégias de esvaziamento dos currículos, o fechamento de escolas do campo tem alcançado proporções assustadoras em todos os estados. Os artigos publicados nesse livro trazem essa problematização, apontando como o fenômeno da luta de classes tem sido realizado para mudar essa realidade.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2901-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-2898-6
DOI: 10.24824/978652512901.3
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 370
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO DO CAMPO: <br>políticas, sujeitos e movimentos
ARLETE RAMOS DOS SANTOS
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-Doutora em Educação e Movimentos Sociais pela UNESP (Campus Araraquara), Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB e do PPGE da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Coordenadora da Rede Latino-americana de Educação do Campo e Cidade - Movimentos Sociais (Rede PECC-MS), coordenadora do Programa de Formação de Educadores do Campo (Formacampo), Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/CNPq).

GEYSA NOVAIS VIANA MATIAS
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB 2O21-2022). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo (GEPEMDECC). Graduada em Letras Modernas (FTC - 2008) e em História (UESB - 2009). Especializações em: História: Política, Cultura e Sociedade (UESB - 2012); Metodologia do Ensino da Língua Inglesa (FACEI, 2016); e Língua Inglesa como Língua Estrangeira (UESB - 2017).

LIA PINHEIRO BARBOSA
Doutora em Estudos Latino-Americanos pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), Mestre em Sociologia e Cientista Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) e no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE). Bolsista de Produtividade PQ 2/CNPq. Líder do Grupo de Pesquisa Pensamento Social e Epistemologias do Conhecimento na América Latina e Caribe. Membro da Rede PECC-MS, Pesquisadora do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (Clacso) e do Programa Alternativas Pedagógicas y Prospectiva Educativa en América Latina (Appeal).

TATYANNE GOMES MARQUES
Pedagoga com mestrado e doutorado em Educação pela FaE/ UFMG. Professora do Departamento de Educação-DEDC XII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGED/ UESB. Pesquisadora de Políticas Públicas Educacionais, Educação do Campo e Ensino Superior.

VANDERLEI ROCHA LIMA
Graduado em Pedagogia da Terra pela UNEB-Campus XVII; Mestre em Planejamento Territorial pela UEFS e Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFBA) - Linha de pesquisa: Política e Gestão da Educação.

LAIANA SILVA DE OLIVEIRA FOEPPEL DIAS
Pedagoga (UNOPAR) Belém. Teologia (STBB/Ilhéus-BA) convalidado na Faculdade de Teologia Integrada (FATIN) em Igarassu-PE; Especialista em Psicopedagogia Transdisciplinar: Clínica, Hospitalar e Institucional (ISEO); Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia da Educação (ISEO); Especialista em Educação do Campo (UESC); Especialista em Educação Infantil (UESC). Mestranda do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação PPGE da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Linha de pesquisa-Políticas Educacionais e Gestão Escolar. Membro do Grupo do CNPq Rede de Pesquisa Representações, Discursos e Violência na Escola (UESC/UESB).

CÂNDIDA MARIA SANTOS DALTRO ALVES
Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no Departamento de Ciências da Educação (DCIE), com atuação no Programa de Mestrado em Educação do PPGE/UESC. Coordenadora do Projeto de Extensão Brincando e Aprendendo na Educação Infantil. Pesquisadora na área da Educação Infantil, crianças, infâncias, creches/bebês, gestão dos espaços, formação de professores e arquitetura educacional. Colaboradora e membro do Grupo do CNPq Rede de Pesquisa Representações, Discursos e Violência na Escola (UESC/UESB).

LEILA SOARES DE SÁ MOTA
Especialista em Didática de Espanhol como Língua Estrangeira- Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

TEREZA CRISTINA SOARES DE SÁ
Mestra em Ensino e Relações Étnico-Raciais- Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB.

WADSON SANTOS SOUZA
Mestre em Ensino e Relações étnico-raciais – Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB.

MAURÍCIO PEREIRA BARROS
Mestrando em Educação Cultura e Territórios Semiárido (UNEB/PPGESA). Pós-Graduado em Tecnologias digitais aplicadas a educação (IFES). Pós-Graduado em Educação especial e libras (KURIOS). Pós-Graduado em Psicopedagogia institucional e clínica (FECR). Pós-Graduado em ciências das religiões (UPROMINAS). Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (UESP. Graduado em Normal Superior pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI). Licenciado em Geografia (UNIFAVENI). Tecnólogo em gestão de recursos humanos – RH (FTM). Professor pesquisador pelo CNPq sobre a relação de gênero no contexto educacional, e pesquisa ainda sobre a educação especial.

ANA DÉBORA COSTA DO NASCIMENTO MASCARENHAS
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo (GEPEMDEC).

ELIANE NUNES DOS SANTOS
Graduada em Psicologia pela Faculdade Integrada de Tecnologia, Educação e Ciências, FITEC, Brasil.

PATRÍCIA SILVA VIEIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Pitágoras Unopar; Pós-Graduada em Psicopedagogia Educacional pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU): Estudante da Disciplina Especial- Educação do Campo e Popular como Política Pública-PPGED-UESB.

RONALDO PEREIRA SOUZA
Graduado em Ciências Sociais, Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC; Especialista em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas (2015). Mestrando no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação na Universidade Estadual de Campinas – Unicamp;

RENATA NUNES DUARTE DIAS
Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Graduação em Serviço Social pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR); Pós-Graduação em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos. (UNOPAR); Aluna Especial da Disciplina Educação do Campo e Popular (Nível Mestrado Acadêmico).

HAYLA FERNANDA MOURA LIMA
Professora da Educação Básica, Aluna especial da disciplina Educação do Campo e Popular como Política Pública do curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Educação do Campo, pela Universidade do Estado da Bahia.

ROSELANE QUEIROZ DA MOTA
Professora da Educação Básica, Mestranda em Ensino, Linguagem e Sociedade pela PPGELS/UNEB. Especialista em Educação do Campo pela Universidade do Estado da Bahia. Aluna especial da disciplina de Educação do Campo e Popular como política pública do curso de Mestrado em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

SHIRLEY GONÇALVES DE SOUZA
Especialista em Psicopedagogia, pela Faculdade Católica de Anápolis-FCA; Graduada em Pedagogia pela Universidade Paulista-UNIP; Professora da educação básica atuando na Coordenação Pedagógica de Diversidade Étnico-Racial na Secretaria Municipal de Educação de Serra do Ramalho-BA.

ROSEANE VIEIRA DA LUZ MATA
Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais, pela Faculdade Católica de Anápolis-FCA; Graduada em Pedagogia, pela Universidade do Estado da Bahia-UNEB. Professora da educação básica atuando na Coordenação Pedagógica de Ciências e Meio Ambiente e Práticas Agroecológicas na Secretaria Municipal de Educação de Serra do Ramalho, BA.

SELMA DE JESUS SOUZA
Especialista em...... Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; professora da educação básica atuando na Coordenação Pedagógica de Infantil.

INAIARA ALVES ROLIM
Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC; Especialista em Educação do Campo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano; Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB; professora da educação básica atuando na Coordenação Pedagógica de Educação do Campo, Classes Multisseriadas e Educação de Jovens e Adultos.

SANDRA MARIA GADELHA DE CARVALHO
Docente no Departamento de Educação e no Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino (MAIE/UECE).

MESSIAS GOMES DE SOUSA
Escola de Ensino Médio do Campo Paulo Freire e educando no Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino (MAIE/UECE).

ADELITA CHAVES MAIA
Associação Escola Família Agrícola Jaguaribana (AEFAJA) e educanda no Mestrado Acadêmico em Educação e Ensino (MAIE/UECE).

CATIANA NOGUEIRA DOS SANTOS
Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

EDJALDO VIEIRA DOS SANTOS
Graduado em Letras pela UESC, especialista em Gestão Escolar pela UFBA, professor do Ensino Fundamental e Médio e discente especial da disciplina Educação do Campo e Popular pela PPGE/UESC.

JOSIANE SANTOS INÊS SOARES GOMES
Mestranda em Educação PPGE/UESC.

TELMA RITA SANTOS DA SILVA
Mestranda em Educação PPGE/UESC.

RAQUEL SILVA DE JESUS
Mestranda em Educação, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) Pós-Graduada em Pedagogia Clínica e Institucional pela Fundação Visconde de Cairu. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

ADENILSON SOUZA CUNHA JUNIOR
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professor adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

RUTH DE OLIVEIRA SOUSA
Mestranda em Educação- UESB. Pós-Graduada em Gestão Pública – UNEB; Pós-Graduada em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar – EEA (Escola de Engenharia e de Agricultura da EEMBA); Graduada em Pedagógica- UNEB; Gestora escolar da Rede Municipal de ensino de Bom Jesus da Lapa – BA; Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade -GEPEMDECC; Coordenadora territorial do projeto de extensão FORMACAMPO.

ANTÔNIO DOMINGOS MOREIRA
Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGEd/UESB; Especialista em Agroecologia pelo IF/Baiano e Supervisão Escolar e Coordenação Pedagógica – Faculdade Montenegro; Professor da Rede Municipal de Riacho de Santana – BA; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e da Cidade – GEPEMDECC;

MAÍSA DIAS BRANDÃO SOUZA
Mestranda em Educação pelo PPGEd/UESB. Pós-Graduada em Direito Previdenciário pela Universidade Norte do Paraná – UNOPAR; Assistente Social no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia IFBA/Brasil; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade – GEPEMDECC/UESB; Coordenadora Territorial do Projeto de Extensão FormaCampo/UESB.

SHIRLEY MABEL FRANCO DA SILVA LAURIA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Especialista em Gestão Escolar. Graduada em Pedagogia pela UESB. Professora da Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, BA.

WANDERSON GOMES TEIXEIRA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Graduado em Educação do Campo com habilitação em Ciências da Natureza pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Professor da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, MG, atuante na Escola Família Agrícola (EFA) de Bontempo, Itaobim, MG.

EUZA SOUZA SAMPAIO SILVA
Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Especialista em Educação Especial Inclusiva pela Faculdade de Tecnologia Paulista, Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Escola de Engenharia e Agrimensura, Pedagoga pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB), professora de Educação Infantil na Escola Municipal Idalina Avelina de Castro, em Correntina, BA.

JAQUELINE BRAGA MORAIS CAJAIBA
Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Bacharela em Psicologia (FTC), Especialista em Psicologia da Educação (FJT) e em Gestão em Saúde Pública (UESC). Graduanda em Letras Vernáculas (UESC) Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da cidade – GEPEMDECC- UESB, coordenadora do FORMACAMPO.

FLÁVIA LORENA DA SILVA OLIVEIRA
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED, na universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, campus Vitória da Conquista. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, campus XII; Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES.

MARLEIDE MATEUS DE JESUS
Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação (UNIASSELVI); Psicopedagoga: Especialista em Educação, Cultura e Diversidade (UNIASSELVI); Especialista em Educação do Campo (UNIASSELVI). Aluna Especial de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UESB na disciplina Educação do Campo e Popular como Política Pública.

ELIZETE DE ARAÚJO MAIA ROCHA
Pedagoga (UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS – UNIMES); Professora de Letras (UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL – ULBRA); Especialista em LIBRAS, Neuropsicopedagogia e Metodologia do Ensino da Língua Inglesa (FACULDADE INTERVALE); Especialista com ênfase em Alfabetização (CENTRO UNIVERSITÁRIO BARÃO DE MAUÁ); Aluna Especial de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UESB, na disciplina Educação do Campo e Popular como Política Pública.

JOSÉ ERNANDI MENDES
Doutor em Educação Brasileira. Professor do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino – MAIE, da Universidade Estadual do Ceará – UECE.

ANA VALÉRIA GALVÃO LIMA
Mestranda do Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino – MAIE, da Universidade Estadual do Ceará – UECE. Professora da Educação Fundamental de Limoeiro do Norte/CE.

PEDRO VÍTOR GADELHA MENDES
Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.