Capa do livro: EAD, ENSINO HÍBRIDO E TECNOLOGIAS DIGITAIS:<br> incursões investigativas do Laboratório de Pesquisa MultiMeios<br> Tomo 1 <br>Volume 7 <br>Coleção Sequência Fedathi

EAD, ENSINO HÍBRIDO E TECNOLOGIAS DIGITAIS:
incursões investigativas do Laboratório de Pesquisa MultiMeios
Tomo 1
Volume 7
Coleção Sequência Fedathi

Autores: Antonia Lis de Maria Martins Torres - Hermínio Borges Neto - Ana Cláudia Uchôa Araújo - Marília Maia Moreira (Orgs.)

O livro “EaD, Ensino Híbrido e Tecnologias Digitais: incursões investigativas do Laboratório de Pesquisa MultiMeios” é o primeiro tomo do volume sete da Coleção Sequência Fedathi. Este livro conta com artigos que foram produtos diretos de pesquisas acadêmicas derivadas diretamente dos pesquisadores e pesquisadoras do Laboratório de Pesquisa MultiMeios da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC) que se debruçam há muito tempo em temas investigativos relacionados à EaD, ao Ensino Híbrido e às Tecnologias Digitais aplicadas à Educação.
A maioria destas pesquisas foram (co)orientadas pelo professor doutor Hermínio Borges Neto que, na figura de pesquisador e coordenador do Laboratório MultiMeios, é a nossa bússola e norte que nos guia nas “profundezas dos mares” da pesquisa acadêmica de qualidade no Brasil e no Ceará. Até o presente momento, de acordo com seu currículo lattes, o professor doutor Hermínio Borges Neto orientou 49 dissertações de mestrado e co-orientou 8, orientou 40 teses de doutorado e co-orientou 1, e supervisionou 8 estágios de Pós-doutorado na área de Educação.
Esse livro foi pensado com o intuito de servir de referencial teórico para outras pesquisas da área, e, também, como forma de apresentar as pesquisas de qualidade, resultados de árduo trabalho de pesquisadores e pesquisadoras do Laboratório MultiMeios da FACED/UFC.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3097-2
DOI: 10.24824/978652513097.2
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 222
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EAD, ENSINO HÍBRIDO E TECNOLOGIAS DIGITAIS:<br> incursões investigativas do Laboratório de Pesquisa MultiMeios<br> Tomo 1 <br>Volume 7 <br>Coleção Sequência Fedathi
ORGANIZADORES
ANA CLÁUDIA UCHÔA ARAÚJO
Tem Graduação em Pedagogia, pela Universidade Federal do Ceará (2003); Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (2010), vinculado à Linha de Pesquisa Avaliação Educacional; e Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (2015), vinculado à Linha de Pesquisa História e Educação Comparada. Concluiu o Pós-Doutorado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará, na Linha de Pesquisa História e Educação Comparada, no Eixo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Educação a Distância (2021), apresentando o relatório Ciclo Didático de Formação Contínua e Continuada – Formação em Ensino Híbrido. É Servidora Pedagoga, no Instituto Federal do Ceará, atuando como Pró-Reitora de Extensão, desde março de 2021. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Jovens e Adultos, Proeja, Educação Profissional, Educação a Distância, Formação de Professores e História da Educação em perspectiva comparada.

ANTÔNIA LIS DE MARIA MARTINS TORRES
Pedagoga (FACED/UFC), Mestre (FACED/UFC) e Doutora também pela Universidade Federal do Ceará. Professora do Departamento de Estudos Especializados da FACED/ UFC com atuação na área de educação a distância e tecnologias digitais. Vice-Líder do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Pesquisa Multimeios atuando em projetos de ensino, pesquisa e extensão desde 2009. Os projetos estão articulados as seguintes áreas: educação a distância, informática educativa, formação de professores em contexto virtuais, redes sociais e inclusão digital. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Linha História da Educação Comparada, Eixo; Novas Tecnologias e EAD. Atuou como Coordenadora de Tutoria do Curso de Pedagogia EAD da UFC/Virtual. Autora do Livro: Laboratório de Pesquisa Multimeios entre gigas e megabytes: (re)criando percursos formativos. Fortaleza: Edições UFC, 2018. No ano de 2019, realizou Curso de Licença Capacitação de Servidor na Universidade Aberta de Lisboa/Portugal, sob supervisão da Profa.Dra.Lúcia Amante. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa Multimeios (FACED/UFC), durante o ano de 2020.Aprovada em seleção para Coordenação Adjunta da UFC junto ao Programa Universidade Aberta do Brasil da CAPES.

HERMÍNIO BORGES NETO
Concluiu o doutorado em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 1979. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, lotado no Laboratório de Pesquisa Multimeios da Faculdade de Educação. Publicou 49 artigos em periódicos especializados e 144 trabalhos em anais de eventos. Possui 33 capítulos de livros e 9 livros publicados. Possui 7 softwares. Orientou 49 dissertações de mestrado e co-orientou 8, orientou 40 teses de doutorado e co-orientou 1, e supervisionou 8 estágios de Pós-doutorado na área de Educação. Recebeu 4 prêmios e/ou homenagens. Atua na área de tecnologias digitais na Educação, com ênfase em EaD e inclusão digital e em Ensino de Matemática. Em suas atividades profissionais interagiu com 76 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Sequência Fedathi, Ensino de Matemática, Raciocínio Matemático, Ambientes de aprendizagem, Ambiente virtual de ensino, Educação a distância, Colaboração, Tecnologias na Educação e Inclusão Digital. Realizou estágios pos-doutorais no IMPA, até 1988, Université Paris VII, França, em 1996-1997 e Université TÉLUQ, Canadá, em 2020-2021. Atual coordenador do programa UAB/CAPES na UFC.

MARÍLIA MAIA MOREIRA
É licenciada em Matemática (IFCE), especialista em Ensino de Matemática (UECE) e mestra em Educação (UFC). É professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Trabalhou com design instrucional e professora-tutora nas disciplinas da licenciatura em Matemática semipresencial da UAB do IFCE; mais recentemente, é professora formadora da UAB da UVA do curso de licenciatura em Pedagogia. É pesquisadora da pesquisa GEOnM vinculado ao Laboratório de Pesquisa MultiMeios da FACED/UFC. Tem experiência acadêmica nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de matemática, formação de professores de matemática, metodologia de ensino, EaD on-line, tecnologias digitais na educação.

AUTORES(AS) DO 1º TOMO
AUDAIZA PEREIRA GOMES
Licenciada em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Graduanda de Licenciatura em Física pela mesma instituição. Se interessa em investigar como o uso de tecnologias pode auxiliar no ensino de Física nos anos finais do Ensino Fundamental em Brejo Santo-CE.

ANA LÚCIA DUARTE FERREIRA
Mestre em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2005), Especialização em Alfabetização (UFC -1993), Especialização em Informática Educativa (UFC-2002), Especialização em Tecnologia Educacional Faculdade de Filosofia de Fortaleza (FAFIFOR-1985), Especialização em Gestão em Saúde Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/UAB/SEDUC – 2011). Licenciada em Filosofia (FAFIFOR-1982), Professora Hora/Aula e Orientadora de Aprendizagem da TV Educativa da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza (1985-2010). Tem experiência com formação de Professores no Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA/MEC) na Rede Municipal de Ensino de Fortaleza, Gestão do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) 2007-2009 na SME/Fortaleza, Ce. Docência no ensino superior em Cursos de Graduação e Pós-graduação na Universidade 7 de Setembro (UNI7), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Universidade Estadual do Ceará (UECE). Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso(TCC e Monografias) envolvendo Informática Educativa, Organização do SUS e Políticas de Saúde do Curso de Especialização em Gestão em Saúde UECE/PNAP/UAB (2011), Tutora Presencial do Programa Fortaleza de Prevenção e Atenção Integral aos Usuários de Crack e Outras Drogas(2011), Tutora EAD contratada pela UFJF/CAED/UAB do Curso de Especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública do Ceará-(2009-2010), Tutora EAD /UFC Virtual no Curso de Licenciatura em Letras com a disciplina Estrutura, Política e Gestão Educacional (2011-2012), Tutora EAD do Núcleo de Telesaúde do Ceará (NUTEDS/UFC). Atualmente em formação continuada em cursos remotos envolvendo as Tecnologias Digitais e Ensino Híbrido (2020-2022).

BENTO DUARTE DA SILVA
Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho (recém aposentado), Doutorado em Educação, na área da Tecnologia Educativa. Tem o Grau de Agregação em Desenvolvimento Curricular e Tecnologia Educativa (2006); o Grau de Doutor em Educação, especialidade de Tecnologia Educativa (1997); o Grau de Mestre em Educação, especialidade de Análise e Organização do Ensino (1989); e o Grau de Licenciado em História e Ciências Sociais (1980). Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (2003-2010) e Vice-Presidente do Instituto de Educação (2010-2013); Foi Diretor do Departamento de Desenvolvimento Curricular e Tecnologia Educativa (2007-2009) e Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação (2010-2016). Foi Coordenador da área de Especialização de Tecnologia Educativa do Mestrado em Ciências da Educação, e membro da Comissão Diretiva do Programa de Doutoramento em Technology Enhanced Learning and Societal Challenges (TELSC / Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais), apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT/Portugal); Atualmente, é investigador associado ao Centro de Investigação em Educação da Universidade do Minho, integra o Centro de Competência da UMinho para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação; integra, ainda, o Observatório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta (Portugal), e é Presidente da Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (ACIP). Desenvolve atividades de pesquisa e orientação nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia Educativa (Mestrado e Doutoramento). É autor de cerca de trezentos trabalhos de investigação sobre Tecnologia e Comunicação Educacional, recaindo os seus atuais interesses de investigação na conceção, desenvolvimento e avaliação de estratégias para a integração das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na Educação.

CARLOS HENRIQUE DELMIRO DE ARAÚJO
Possui licenciatura em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE (2016) e especialização em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes – UCAM (2018). Desde 2019 é professor efetivo da rede municipal de Canindé. É pesquisador colaborador do Laboratório de Pesquisa Multimeios – MM (FACED/UFC), certificado pelo CNPq. Possui experiência acadêmica em Educação Matemática, desenvolvendo pesquisas para o ensino da matemática com embasamento metodológico da Sequência Fedathi.

CASSANDRA RIBEIRO JOYE
Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Realizou um ano de estágio doutoral na Universitè de Genève-UNIGE/TECFA: Technologies de la Formation e de l’Aprentissage. É professora aposentada e pesquisadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Coordenou o programa Universidade Aberta do Brasil (UAB) bem como projetos de Pesquisa e Desenvolvimento na área de EaD no IFCE, período 2007 a 2015. Foi diretora de Educação a Distância do IFCE (2007 a 2015) e coordenadora do Fortalecimento dos Sistemas Públicos de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC/MEC, período (2015 a 2017). Colabora com a UECE e UFC em programas de pós-graduação. É líder do Grupo de Pesquisa Telemática Educativa. Áreas de atuação predominantes em docência e projetos: Educação a Distância, Informática Educativa, Produção e Avaliação de Materiais Didáticos Digitais, Didática e Metodologias de Ensino, Metodologia da Pesquisa Científica e Tecnológica. Colabora com a UECE e UFC em projetos de pesquisa e programas de pós-graduação. Áreas de atuação predominantes em docência e projetos, acrescentar em áreas de atuação predominantes ‘Tecnologias aplicadas à Educação’.

ELIANA ALVES MOREIRA LEITE
Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Fortaleza. Doutorado em fase de conclusão em Ciências da Educação, com especialidade em tecnologia educativa, na Universidade do Minho (UMINHO) em cotutela com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestra em Computação Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2007), com a área de concentração em Informática educativa; Especialista em Educação, pobreza e desigualdade social (UFC-2017) e em Planejamento Educacional (Universidade Salgado de Oliveira); Graduação em Licenciatura em Química (UECE/2000) e Licenciatura em Ciências (UECE/1986). Atuou na modalidade de Educação a Distância, em ensino híbrido, em cursos de extensão, graduação e pós-graduação (lato sensu) em instituições públicas (IFCE, UFC, UNILAB e outras). Tem experiência e interesse na área de formação de professores da Educação Básica, na educação online, ensino híbrido, docência virtual, planejamento de cenários híbridos, informática educativa, perfis e estilos de aprendizagem de docentes e discentes.

ELIZABETH MATOS ROCHA
Concluiu Licenciatura em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Castelo Branco, no Rio de Janeiro (1992). Concluiu o mestrado (2006) e o doutorado (2008) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Concluiu Segunda Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados, em Dourados (2019). É professora colaboradora do Programa de Mestrado Ensino de Ciências e Matemática (FACET/UFGD), na linha de Formação de Professores em Ciências e Matemática.

GISELE PEIXOTO BEZERRA LIMA
Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2013), Bacharelado em Administração de Empresas com habilitação em Administração Pública pela Universidade Estadual do Ceará (1992). Concluiu especialização em Consultoria Organizacional na área de Gestão por Competências no Cetrede/UFC. Atualmente é Assistente-Técnica do Núcleo da Escola de Magistratura Federal do TRF 5ª Região da Justiça Federal do Ceará. Aluna do 8º semestre do Curso de Psicologia da Universidade de Fortataleza – UNIFOR. Tem experiência profissional nos seguintes temas: educação corporativa, andragogia (educação de adultos), coordenação de cursos on-line e metodologias de ensino em EaD, tecnologias digitais na educação, tutoria.

JOSELMA FELIX DE FIGUEIREDO
Licenciada em Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Investiga como as TIC podem promover um enriquecimento da comunicação mantida entre os envolvidos em processos de ensino-aprendizagem.

JOSÉ ALBERTO LENCASTRE
Professor doutor e investigador no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Concluiu o seu doutoramento em Educação, especialização em Tecnologia Educativa (2009), com uma tese sobre a Educação Online, tendo desenhado, desenvolvido e implementado um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) para apoiar uma abordagem pedagógica de flipped learning, uma forma de blended learning. Como docente e investigador desenvolve atividade de ensino e orientação nos Programas de Mestrado e Doutoramento em Tecnologia Educativa. É autor e coautor de mais de 100 artigos sobre a integração da Tecnologia na Educação, quer no regime presencial quer no modelo online. Os seus interesses de investigação incluem o e-Learning, b-Learning, Technology-Enhanced Learning e Usabilidade. Nos últimos anos tem-se dedicado às pedagogias inovadoras, nomeadamente flipped learning, digital storytelling, gamification, game-based learning, mobile learning.

KÁTIA REGINA RODRIGUES LIMA
Possui graduac?a?o em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceara? (UFC), mestrado em Educac?a?o pela Universidade Federal do Ceara? (UFC), doutorado em Educac?a?o pela Universidade Federal de Sa?o Carlos (UFSCar) e Po?s-Doutorado em Educac?a?o pela Universidade Federal do Ceara? (UFC). Li?der do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho, Histo?ria, Educac?a?o e Artes (GPETHEA) e do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED). Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE (PPGE-UECE).

LIANA MARIA CARVALHO BRAID
Doutorado em Ciência do Desporto, pela Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro – UTAD (2014); Mestrado em Educação, pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2000); Especialização em Didática Aplicada em Educação Física, pela UFC (1987); Licenciatura em Educação Física, pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1977). Atualmente é professora adjunta do Curso de Educação Física, componente do Núcleo docente Estruturante do Curso de Educação Física e componente da equipe da Assessoria Pedagógica do Centro de Ciências da Saúde – CCS da Universidade de Fortaleza. Tem experiência profissional como docente nas áreas de Educação Física escolar e Didática. Media palestras, cursos e oficinas sobre Currículo por competência, Currículo Integrado, Metodologias Ativas e Avaliação de Aprendizagem. Atualmente, pesquisa nas seguintes áreas de concentração: currículo no ensino superior e Metodologias Ativas. É autora do livro “Construção coletiva de uma inovação curricular: os caminhos e trilhas de um grupo aprendente”; autora de um capítulo de livro na área da didática e Co-autora de três capítulos de livros, sendo dois na área de currículo integrado e um na área de promoção de saúde.

LÍVIA MARIA DE LIMA SANTIAGO
Mestre em Computação Aplicada, com ênfase em Informática Educativa, pela Universidade Estadual do Ceará. Especialista no Ensino da Matemática pela Universidade Estadual do Ceará e graduada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente sou servidora pública no Instituto Federal do Ceará (Campus Tauá), atuando no Gabinete do Diretor-Geral. Trabalhei na Universidade Federal de Alagoas, atuando na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Conhecimento – PPGMCC/UFAL. Atuei na coordenação pedagógica dos cursos a distância do Laboratório de Educação a Distância (LE@D), de outubro de 2018 a janeiro de 2019. Atuei como Designer Educacional na Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, de 2008 a 2018. Possui curso de extensão na área de Design Educacional pelo Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional (IBDIN). Atuei como Designer Educacional nos seguintes projetos: Formação GESAC – Curso de Formação em Uso de Tecnologias Digitais, parcerias entre MC/MEC/CNPq/IFCE; Curso de Especialização em Turismo e Hospitalidade, parceria SETEC e IFCE; Curso de Especialização em Elaboração de Projetos em Gestão Municipal de Recursos Hídricos do IFCE em parceria com a Agência Nacional de Água (ANA). Exerci a função de Coordenadora de Produção de Material Didático no Projeto Produção de Conteúdos Educacionais e Materiais Didáticos (edital nº 15/2010), parceria Capes e IFCE. Tenho experiência na área planejamento, produção e oferta de cursos na modalidade a distância.

MARIA JOSÉ COSTA DOS SANTOS
Professora no Curso de Pedagogia (FACED/UFC). Pesquisadora e orientadora no programa de pós-graduação em educação – (PPGE/UFC), Coordenadora do Mestrado profissional em ensino de Ciências e Matemática – (ENCIMA/UFC). Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Coordena o Programa de Apoio e Acompanhamento Pedagógico (PAAP/UFC). Desenvolve projetos de pesquisas com bolsistas PIBIC e PIBITI, financiadas pelo CNPq, Funcap e UFC. Desenvolve pesquisa em redes intelectivas entre o Brasil e outros países, em especial, Moçambique. É líder do Grupo de Pesquisa Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem- (G-TERCOA/CNPq), Participa do grupo de pesquisa Políticas de Avaliação, Desigualdade e Educação Matemática-ProPed/UERJ.

MARCUS HENRIQUE LINHARES PONTE FILHO
Licenciado em Pedagogia (UFC), mestre e doutor em Educação (UFC). Docente do Instituto de Formação de Educadores (IFE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Atua nas áreas de Educomunicação, Tecnologias da Informação e da Comunicação – TIC, e Formação de professores para o uso de recursos tecnológicos. Colabora com o Laboratório de Pesquisa Multimeios da FACED/UFC, realizando estudos a respeito do discurso de professores da educação básica sobre a utilização de tecnologias em sala de aula, e a formação de professores envolvendo o uso das TIC.

MARTA ALVES DA SILVA
É Licenciada em Letras, área de habilitação em Língua Portuguesa com suas respectivas literaturas, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialização em Língua Portuguesa, pela UECE. Especialização em Língua Brasileira de Sinais, pela AVM. Mestrado em Computação Mestre em Computação Aplicada (UECE). Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Linha de pesquisa em formação de professor e tecnologias digitais. Tem experiência nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. É professora Formadora da disciplina de Metodologia Científica UAB do IFCE. É membro do Comitê de Ética da Pesquisa (CEP) do IFCE.

MILÍNIA STEPHANIE NOGUEIRA BARBOSA FELÍCIO
Doutoranda em Educação (UFC), mestra em Matemática (UFC) e Licenciada em Matemática (UECE). Professora do Governo Estadual do Ceará, membro do Laboratório de Pesquisa Multimeios (FACED/UFC), certificado pelo CNPq, e bolsista FUNCAP.

SINARA SOCORRO DUARTE ROCHA
Mãe, pedagoga e Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Especialista em Informática Educativa (UFC) Mídias em Educação (UFC), Mestre e Doutoranda em Educação (UFC). É pesquisadora do pesquisa GEOnM vinculado ao Laboratório de Pesquisa MultiMeios da FACED/UFC. Desenvolve pesquisa formação na área de Didática e tecnologias educacionais, educação on-line e formação de professores.

WELLINGTON GABRIEL FREITAS DE OLIVEIRA
É graduado em Comunicação Social (UFC), especialista em Tecnologias Digitais na Educação (Uni7), especialista em Neuroeducação (FAMEESP) e mestre em Administração (UFC). É professor de pós-graduação e graduação nas áreas de marketing, mídias digitais, comportamento do consumidor e educação a distância. Trabalha também como consultor na W. Gabriel Institute, com foco na implantação de núcleos de educação corporativa, estrutura omnichannel e campanhas de marketing e mídias digitais. Tem experiência acadêmica nos seguintes temas: tecnologias digitais, mídia online, educação a distância e marketing para Instituições de Ensino Superior.