Capa do livro: DIÁLOGOS INTER: <br>apontamentos linguísticos e literários na formação docente

DIÁLOGOS INTER:
apontamentos linguísticos e literários na formação docente

Autores: Risonete Lima de Almeida - Manoel Barreto Júnior - Adilson da Silva Correia (Orgs.)

livro impresso
de R$ 78,00 por
livro digital
de R$ 78,00 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)
 
Consultar frete e prazo de entrega

Sinopse

Esta obra representa um trabalho colaborativo a partir de pesquisas desenvolvidas na relação com os macrossistemas da Língua Inglesa moduladas pelos estudos das linguagens. Expressa, sobretudo, a necessidade de ampliar a noção do que pensamos e realizamos empenhados com os fenômenos interculturais e interdisciplinares no contínuo processo formativo para atuação na grande área de Letras. Sob tais perspectivas, Diálogos Inter: apontamentos linguísticos e literários na formação docente apresenta uma diversidade de fundamentos teórico-metodológicos contextuais que levam em conta as interconexões com a contemporaneidade.
De tal modo, os escritos autorais fomentam reflexões intercultural-acadêmico-científicas e trazem em si testemunhos existentes em cada processo formativo em relação às demandas educacionais impressas nas subjetividades. Essas, por sua vez, são retroalimentadas, na prática, por outros olhares que entendem o compartilhamento de experiências como uma oportunidade formativa indispensável na atualidade frente aos desafios do processo de ensino-aprendizagem de uma língua estrangeira moderna – a Língua Inglesa.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2848-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-2846-7
DOI: 10.24824/978652512848.1
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

DIÁLOGOS INTER: <br>apontamentos linguísticos e literários na formação docente

Autores

RISONETE LIMA DE ALMEIDA (ORGANIZADORA)
Doutora em Educação e Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especialista em Psicopedagogia Escolar e Clínica pelo Centro de Estudos Pós-Graduação Olga Mettig. Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduada em Licenciatura em Língua Inglesa (UFBA). Professora Adjunta do Departamento de Linguística, Literaturas e Artes (DLLARTES), colegiado de Letras, Língua Inglesa e Literaturas, Campus II (UNEB). Pesquisadora do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da UNEB. Líder do Grupo de Pesquisa Línguas e Literaturas Estrangeiras na Sociedade Contemporânea – GPELLE (UNEB). Editora da Babel – Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras. Atua nas áreas de Ensino-aprendizagem e Pesquisa de Línguas Inglesa e Portuguesa, Gêneros Textuais Orais e Escritos, Letramentos, Linguagens e Discursos, Formação Docente, Metodologia e Didática do ensino de línguas.

MANOEL BARRETO JÚNIOR (ORGANIZADOR)
Doutor em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (2015), Mestre em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia (2009), Especialista em Literatura Brasileira pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2001). Graduado em Letras Vernáculas com Língua Inglesa pela Universidade Estadual de Santa Cruz (1998). Concluiu Estágio Pós-Doutoral em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2020). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado da Bahia – UNEB Departamento de Linguística, Literatura e Artes – DLLARTES. É Professor do Ensino Médio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC/BA. É membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Línguas e Literaturas Estrangeiras na Sociedade Contemporânea – GPELLE (UNEB). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Historiografia Literária e Literatura Comparada, no macrossistema das Literaturas produzidas em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, atuando principalmente com os seguintes temas: imaginário pós-colonial; crítica literária; composições poéticas e demais tessituras que se articulam entre as mais variadas linguagens artísticas.

ADILSON DA SILVA CORREIA (ORGANIZADOR)
Doutorado em Linguística (em andamento) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Educação pela Universidade do Estado da Bahia. Especialista em Direito Público pela AVM. Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia (Departamento de Linguística, Literaturas e Artes – DLLARTES, Colegiado de Letras, Língua Inglesa e Literaturas, Campus II-UNEB). Professor-pesquisador do Grupo de Pesquisa Línguas e Literaturas Estrangeiras na Sociedade Contemporânea – GPELLE, da Universidade do Estado da Bahia. Membro do Comitê Editorial e Revisor de Periódico da Babel – Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras.

ALANA OLIVEIRA DA CRUZ VENTURA
Graduada do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus II, Alagoinhas, Ba. Membro do Grupo de Pesquisa Línguas e Literaturas Estrangeiras na Sociedade Contemporânea – GPELLE (UNEB). Foi premiada em primeiro lugar, na área de Linguística, Letras e Artes durante a XXII Jornada de IC e atuou como bolsista FAPESB (2018-19) no Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica da UNEB. Atualmente, trabalha como professora autônoma de língua inglesa e é membro voluntária de Relações Internacionais da Aiesec no Brasil. Atua nas áreas de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, Linguística Aplicada, Fonologia, Formação Docente e Sociolinguística Variacionista.

ÉRICA OLIVEIRA XAVIER
Mestre em Crítica Cultural pela Universidade do Estado da Bahia – Campus II. Possui Graduação em Letras – Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2012-2017). Foi Pesquisadora/bolsista de Iniciação Científica PICIN/UNEB (2014-2015) na área de Formação, Interculturalidade e Negociação de Sentidos Culturais.

FELIPE LIMA CHAGAS
Graduado em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - Campus II), de Alagoinhas. Atualmente é professor de Língua Inglesa da rede provada de ensino. Tem experiência na área de Educação e ensino de língua inglesa. Foi monitor voluntário da disciplina de Inglês intermediário I e Inglês intermediário II. Foi bolsista de Iniciação científica (PICIN/UNEB) (2017-2018).

LÁZARO MONTES SANTOS
Possui Especialização em Neuroeducação e Graduação em Letras, Licenciatura Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2019), atuando principalmente nos seguintes temas: representações poéticas do silêncio, Emily Dickinson, humanização, ensino – aprendizagem de língua inglesa e rádio.

PETRONIA DE SANTANA SANTOS
Especialista em Controladoria e Gestão Pública, pela Faculdade Santíssimo Sacramento – FSSS (2012). Possui Graduação em Letras, Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (2018) e em Administração com Habilitação em Gestão de Negócios, pela FSSS (2008).

RAFAEL DA SILVA DOS SANTOS
Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Crítica Cultural na Linha de Pesquisa Letramento, Identidades e Formação de Educadores da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Inglesa – Faculdade Educacional da Lapa. Graduado em Letras, Língua Inglesa e Literaturas. Membro do Grupo de Pesquisa em Letramentos, Identidades e Narrativas (GPLIN) vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Foi Bolsista de Iniciação Cientifica/PICIN (2017-18) e Bolsista de Iniciação Cientifica/FAPESB (2018-19). Atua nos segmentos de Ensino de Língua Inglesa; Gêneros Textuais; Letramentos; Linguagens e Discursos; Narrativas Autobiográficas; Formação de Professores (Linguagem e Educação); Metodologia do ensino de línguas.

WÉLIDA CRISTINA DE SOUZA MUNIZ ASSUNCÃO
Possui Graduação em Turismo pela Universidade Federal Fluminense – UFF (2014). É especialista em Tradução pela Universidade Estácio de Sá (2020) Graduada em Letras – Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus II – Alagoinhas, BA (2021). É membro do Grupo de pesquisa Línguas e Literaturas Estrangeiras na Sociedade Contemporânea – GPELLE. Desenvolveu atividades como pesquisador de iniciação científica PICIN/UNEB nos períodos de 2018-2019 e 2019-2020. Está cursando o MBA em Book Publishing pela LABPub. Trabalha com os seguintes temas: tradução, poesia e narrativas de ensino-aprendizagem de língua inglesa.

WELLINGTON PEREIRA SANTIAGO
Graduando em Letras, Língua inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB – Campus II. Atualmente cursa o 8º semestre. Tem experiência na área de arte-educação. Trabalha com os seguintes temas: dramaturgia, ensino de língua inglesa e literatura.

WESLEY VINICIUS OLIVEIRA DOS SANTOS PESSOA
Graduado em Letras – Língua Inglesa e Literaturas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus II – Alagoinhas, BA. Membro do Grupo de pesquisa Línguas e Literaturas Estrangeiras na Sociedade Contemporânea – GPELLE. Desenvolveu atividades como pesquisador de iniciação científica FAPESB/UNEB no período de 2018-2019 e 2019-2020. Trabalha com os seguintes temas: tradução audiovisual, ensino-aprendizagem de língua inglesa e literaturas anglófonas.