Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E COMBATES PELO ENSINO DE HISTÓRIA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E COMBATES PELO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores: Antonio Alves Bezerra - Wellington da Silva Medeiros (Orgs.)

O conjunto de textos aqui publicados, resultante de pesquisas e práticas de ensino de História, nos remete a refletir sobre o desenvolvimento profissional docente no campo da História, o que implica formação inicial e contínua, carreira docente que valoriza a formação e as condições de trabalho adequadas, incluindo salários dignos para os trabalhadores da educação. [...]
No Brasil, vivenciamos um período de reformas, pós-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, um comprometimento progressivo dos Cursos Superiores de História com a formação para a docência. Não obstante as críticas formuladas às Diretrizes Nacionais dos Cursos de História e às Diretrizes para a formação de professores da Educação Básica do CNE, de 9 de fevereiro de 2002,  as “Diretrizes” representaram uma resposta crítica à cultura de formação docente, estruturada no paradigma da racionalidade técnico-científica, um “modelo de formação conteudista” que fragmentava formação teórica/prática, ensino/pesquisa, bacharelado/licenciatura, e estimularam a flexibilização curricular e a autonomia às instituições formadoras para a construção de projetos pedagógicos que integrassem as dimensões teóricas e práticas, os saberes disciplinares e pedagógicos.
Do prefácio de Selva Guimarães

Impresso
de R$ 67,90 por
R$ 58,90
Digital
de R$ 67,90 por
R$ 47,53

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2777-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-2778-1
DOI: 10.24824/978652512777.4
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 204
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E COMBATES PELO ENSINO DE HISTÓRIA
ERICA MALI ROSAS SILVA
Mestranda em História pelo PPGH/UFAL. Graduada em História pela UFAL. Professora da Educação Básica nas redes regulares de ensino de Alagoas – SEDUC e SEMED.

ANTONIO ALVES BEZERRA
Graduado, mestrado e doutorado em História Social, ex-professor da Educação Básica, professor dos cursos de licenciatura em História e do PPGH da UFAL/ICHCA.

SHEYLA JAYANE TAVARES SILVA
Graduanda do curso de licenciatura em História na Universidade Federal de Alagoas e bolsista do Programa de Iniciação Científica do CNPq/UFAL – Ciclos 2020/2021 e 2021/2022.

WELLINGTON DA SILVA MEDEIROS
Doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente, é professor na Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Membro do Grupo de Estudos Ensino, História e Docência (GEEHD) e professor-supervisor do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UFAL.

ANDERSON INÁCIO DA SILVA
Graduando pelo Curso de História da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UFAL.

EWELYN MARÍLIA LOURENÇO DOS SANTOS
Graduanda pelo Curso de História da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UFAL.

GABRIEL MONTILLA DE MIRANDA
Graduando pelo Curso de História da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UFAL.

MATHEUS HENRIQUE PEREIRA AYRES CÂNCIO
Graduando pelo Curso de História da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/UFAL.

ANDERSON DA SILVA ALMEIDA
Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense – UFF, Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas.

KENNEDY BARBOSA DE LIMA
Graduando em História pela UFAL, bolsista do PIBID/História.

LUCIELE PEREIRA DE BARROS
Graduanda em História pela UFAL, bolsista do PIBID/História.

JOANA D’ARC SALES
Graduada e especialista em História pela UFAL, supervisora do PIBID/UFAL/História, professora de História da SEMED/Maceió/AL.

JONAS SILVA CHICUTA
Graduando em História pela UFAL, bolsista do PIBID/História.

JOSÉ ROBERTO S. LIMA
Graduando em História pela UFAL, bolsista do PIBID/História.

LÍDIA BAUMGARTEN
Professora Adjunta da Universidade Federal de Alagoas.

SUELI DO NASCIMENTO
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências (Unesp), Campus de Marília. Linha de pesquisa: Filosofia e História da Educação, orientada por Alonso Bezerra de Carvalho, mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS/Unidade Paranaíba-MS); integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade (Gepees), Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília/SP. Docente do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSALESIANO), campus Araçatuba/SP, e da rede pública municipal de ensino de Birigui/SP.

ALONSO BEZERRA DE CARVALHO
Doutor e mestre em Educação; pós-doutor em Ciências da Educação; graduado em Filosofia e em Ciências Sociais; professor adjunto do Departamento de Didática e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília/SP; líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Ética e Sociedade (Gepees) – Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade do Estado de São Paulo (Unesp), Marília/SP.

CLARA SUASSUNA FERNANDES
Profª do Curso de História/UFAL.

DEHON DA SILVA CAVALCANTE
Graduado em História (Licenciatura Plena) pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL; Mestre em História pela Universidade Federal de Alagoas e Professor de História da Secretaria de Estado da Educação – SEDUC – AL, atualmente encontra-se lotado no Centro de Estudos de Jovens e Adultos – CEJA – Remy Maia – Município de Palmeira dos

JONATHAN VIEIRA DA SILVA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Membro do Laboratório de Pesquisas e Práticas de Ensino de História – LAPPEHis. Graduado em História (UFAL).