Capa do livro: A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO CIENTÍFICO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO AMAZÔNICO <br>Coleção Formação de Professores(as) na Amazônia Brasileira<br> Volume 1

A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO CIENTÍFICO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Coleção Formação de Professores(as) na Amazônia Brasileira
Volume 1

Autores: Arlete Maria Monte de Camargo - Antonia Costa Andrade - Leila Maria Camargo (Orgs.)

A formação de professores na/para a(s) Amazônia(s) é o foco central desta coletânea que reuniu pesquisadores da região por meio de cooperação interinstitucional entre Unifap, UFPA e Uerr. O estudo destaca características físicas, sociais econômicas e políticas da Amazônia, e apresenta o histórico de exploração do país e especialmente da região como parte intrínseca do capitalismo nos países periféricos.
A cooperação visa a redução das assimetrias regionais observadas no Sistema Nacional de Pós-Graduação; a qualificação e aprimoramento de equipes de pesquisa; para a formação de recursos humanos de alto nível por meio do fortalecimento de Programas de Pós-Graduação; para a ampliação do número de publicações; para a mobilidade institucional e oferecimentos de disciplinas, realização de pesquisas conjuntas; e para a realização de estágios pós-doutoral.
A coletânea se insere pertinente e de grande importância por possibilitar o debate sobre a formação de professores na e para a Amazônia, temática que ainda carece de muitas pesquisas e análises. Um campo de possibilidades que urge se tornar cada vez mais central em nossos Programas de Pós-Graduações.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2909-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-2907-5
DOI: 10.24824/978652512909.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 228
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A CONSTITUIÇÃO DO CAMPO CIENTÍFICO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO AMAZÔNICO <br>Coleção Formação de Professores(as) na Amazônia Brasileira<br> Volume 1
ORGANIZADORAS/OS(AS) AUTORES(AS)
ANA CLAUDIA FERREIRA ROSA
Doutoranda do PPGED/ICED/UFPA na linha de Pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educacionais. Mestra pela Universidade Federal de Santa Maria/RS. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente (Gestrado/UFPA), integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/Amazônia. Associada ABdC, Anfope e Anped e integrante do Universitas/BR.

ARLETE MARIA MONTE DE CAMARGO (ORGANIZADORA)
Doutora em Educação pela UFMG (2004). Realizou estágio pós-doutoral na UFRN. Professora titular aposentada da Universidade Federal do Pará, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação. Integra como líder o grupo de pesquisa: Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente (Gestrado/UFPA).Integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/Amazônia.

ANTÔNIA COSTA ANDRADE (ORGANIZADORA)
Pós-doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente da Universidade Federal do Amapá/BRASIL. Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifap; Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais da Unifap;

CARLOS ALBERTO SALDANHA DA SILVA JÚNIOR
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Especialista em Educação III na Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). No doutorado está desenvolvendo pesquisa sobre a Política de Formação/Valorização dos Profissionais de Educação Básica da Rede Estadual de Ensino do Pará. Membro do Grupo de Estudo e Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente - GESTRADO/UFPA; Associado a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

EDUARDA DE ASSUNÇÃO PACHECO
Graduanda do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal do Pará, foi bolsista de Iniciação Científica referente aos planos de trabalho “Novos formatos acadêmicos na educação superior, internacionalização e a formação de professores no Brasil” e “O papel da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e sua influência nas diretrizes da formação docente na agenda educacional brasileira” vinculado ao Grupo de Estudos sobre Política Educacional, Formação e Trabalho Docente – GESTRADO/ UFPA.

EMERSON DANIEL DE SOUZA TARGINO
Mestrando em Educação (UERR), bolsista CAPES, Especialista em Docência no ensino superior (FATEC), acadêmico de Antropologia (UFRR), graduado em Pedagogia (UEA), Manaus, AM. Integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/Amazônia.

FLÁVIO NOGUEIRA DO NASCIMENTO
Mestrando do PPGED/ICED/UFPA na linha de Pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educacionais. Especialista em Gestão educacional e escolar pela Universidade Estadual do Maranhão. Professor da rede estadual e municipal de ensino no estado do Maranhão. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente (Gestrado/UFPA), Associado Anped. Integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/Amazônia.

GABRIELA MILENKA ARRAYA VILLARREAL
Possui graduação em Ciencias de la Educación - Universidad Mayor de San Andrés (2007) e mestrado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Professora interina - Universidad Mayor de San Andrés, docente de formador de formadores - Universidad Mayor de San Andrés. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidad, adolescencia, género e migración. Estudante de doutorado no programa PPGED/UFPA. (Bolsa de estudos CAPES). Orientanda da Profa. Dra. Arlete Monte de Camargo. Faz parte dos grupos de pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisas de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente (GESTRADO) Integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/Amazônia. Interesse de pesquisa: Trabalho docente, resistências sindicais de professores.

GLENDA CAROLINE MEIRELES DA COSTA RODRIGUES
Mestranda do PPGED/ICED/UFPA na linha de Pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educacionais. Especialista em Educação Técnica de Nível Médio Integrada à Modalidade Jovens e Adultos, pelo IFPA. Professora da Secretaria Municipal de Belém . Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente (Gestrado/UFPA), Associada Anfope e Anped. Integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/Amazônia.

JONILDE LIMA DA SILVA
Mestrando em Educação pela Universidade Estadual de Roraima – UERR. Especialista em Educação na cultura digital- UFRR, Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica-UNYLEYA. Licenciado em Pedagogia- UNOPAR. Professor da Rede Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Boa Vista – RR. Integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/Amazônia.

LEILA MARIA CAMARGO (ORGANIZADORA)
Professora da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e da Rede Pública de Ensino do Estado. Doutora em Educação: Currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2016). Bacharel em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia Social pela UFRR. Licenciada em Pedagogia; Especialista em Educação de Jovens e Adultos; Especialista em Relações de Fronteiras-UFRR; Mestre em Língua e Cultura regional-UFRR. Integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/Amazônia.

LUCENILDA SUELI MENDES CAVALCANTE ABREU
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA); Mestrado em Literatura e Crítica Literária pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora Assistente I do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). No doutorado está desenvolvendo pesquisa sobre a Unesco, educação de qualidade e formação de professores. Membro do Grupo de Estudo e Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente - GESTRADO/UFPA; e Integrante da Rede Universitas/BR.

MARIA DO SOCORRO SIMITH NEVES
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amapá/Brasil. Programa de Pós-Graduação em Educação da Unifap. Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Marxismo, Trabalho e Políticas Educacionais da Unifap.

MARIA JOSÉ SANTOS RABELO
Doutoranda do PPGED/ICED/UFPA na linha de Pesquisa Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educacionais. Mestra pela Universidade Federal Maranhão, Professora da Universidade Estadual do Maranhão. Integra o Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente (Gestrado/UFPA).Integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/Amazônia. Integrante da Rede Universitas/BR. Associada Anped, Anpae, Anfope e Abpee.

MARY ELLEN COSTA MORAES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialização em Planejamento Educacional e Políticas Públicas - AVM Faculdades Integradas (2013). Mestrado em Gestão Pública pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA/UFPA. Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa de Política Educacional, formação e trabalho docente – GESTRADO. Integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/Amazônia. Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Pará.

MARY JOSE ALMEIDA PEREIRA
Doutoranda em Educação, linha de pesquisa: Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/ICED/UFPA) e especialista em Metodologia da Pesquisa Científica pela Universidade do Estado do Pará. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará. Coordenadora pedagógica efetiva na Secretária de Estado de Educação do Pará. Atualmente desenvolve pesquisa sobre a formação continuada de professores e as parcerias público-privada. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa de Política Educacional, Formação e Trabalho Docente (GESTRADO/UFPA) e integrante do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia – PROCAD/Amazônia.