Capa do livro: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: <br>atendimento às demandas do capital e descaso com a formação escolar das classes subalternas

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL:
atendimento às demandas do capital e descaso com a formação escolar das classes subalternas

Autores: Flávio Reis dos Santos (Org.)

As constantes transformações operacionalizadas na base técnica do processo produtivo, decorrentes do desenvolvimento técnico e científico, produziram por necessidade ou resultado uma nova divisão e organização do trabalho, implicando na reorientação do processo de formação escolar/acadêmica para o ajustamento do trabalhador em conformidade com as novas demandas impostas pelo capital. Nesse contexto, o campo educacional passou a ocupar centralidade nas formulações das agências multilaterais internacionais, na medida em que constitui instrumento estratégico de difusão ideológica burguesa para a sua legitimação e entendido como meio/recurso que deve ser regulado de acordo com as demandas do mercado. Por conseguinte, as contradições sociais e econômicas resultantes do processo de expansão e desenvolvimento do capitalismo neoliberal, promoveram a intensificação da expropriação e exploração das classes subalternas, somando-se a isso o descaso do Estado e das classes dominantes com a garantia dos direitos sociais básicos à massa populacional, tais como educação, saúde, alimentação, trabalho, moradia, dentre outros, que embora direitos declarados pela Constituição Brasileira de 1988 nem sempre se efetivam em realidade.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2746-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-2743-9
DOI: 10.24824/978652512746.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO NO BRASIL: <br>atendimento às demandas do capital e descaso com a formação escolar das classes subalternas
ORGANIZADOR
FLÁVIO REIS DOS SANTOS
Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (PPGGC/UFG). Pós-Doutorando em Educação pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEd/UFSCar). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Docente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UEG) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGET/UEG).

AUTORES
JACKELINE SILVA ALVES
Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (PPGG/UFG). Professora e Coordenador do curso de graduação em Geografia da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

JAQUELINE DE ARAÚJO SILVESTRE BATISTA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG/Campus Sul). Especialista em Comportamento Organizacional e Gestão de Pessoas pela Faculdade Apogeu e em Neuropedagogia e Psicanálise pela Faculdade Tecnológica de Palmas-TO. Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Sul). Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Caldas Novas (SME/CN).

JOSEÂNGELA OLIVEIRA SANTANA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG/ Campus Sul). Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira pela Faculdade do Noroeste de Minas (Finom). Especialista em Formação Socioeconômica do Brasil pela Universidade Salgado de Oliveira (Asoec). Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Caldas Novas-GO.

LUIZ BEZERRA NETO
Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE/UFBA). Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq – Nível 2). Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Campo da Universidade Federal de São Carlos (GEPEC/UFSCar).

MARIA CRISTINA DOS SANTOS
Pós-Doutora em Ambiente e Sociedade (Linha de Pesquisa: Dinâmica Socioeconômica nos Ambientes Urbano e Rural) pela Universidade Estadual de Goiás (PPGAS/UEG). Pós-Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Ulisboa). Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora Associada no Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos DED/UFSCar e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSCar).

MARISLÂNIA DE OLIVEIRA SILVA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG/ Campus Sul). Especialista em Ensino da Língua Inglesa e Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/Morrinhos-GO). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Morrinhos (SME/MO) e da Secretaria Estadual de Educação de Goiás (Seduc/GO).

NÁDIA MARIA MACHADO COSTA
Especialista em Informática na Educação pela Faculdade do Noroeste de Minas (Finom). Especialista em Orientação Educacional pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Graduada em Música pela Faculdade Metropolitana de Santos (Unimes) e em Artes Visuais pela Universidade Federal e Goiás (UFG). Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação de Piracanjuba (SMEC/GO).

NAYARA COSTA GUIMARÃES
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidades Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG/ Campus Sul). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Moderna Educacional (ME). Graduada em Letras pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Sul). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Caldas Novas (SME/GO).

PALMIRA APARECIDA DE ANDRADE SOUZA
Mestranda pelo do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG/Campus Sul). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade do Noroeste de Minas (Finom). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) e em História pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Professora da Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Morrinhos-GO).