Capa do livro: SABERES DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA:<br> docência, pesquisa e o currículo em ação <br>Volume 49

SABERES DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
docência, pesquisa e o currículo em ação
Volume 49

Autores: Elisabete dos Santos Freire - Daniel Teixeira Maldonado - Graciele Massoli Rodrigues - Isabel Porto Filgueiras (Orgs.)

O debate sobre o currículo da Educação Física Escolar foi bastante intenso no século XXI. Essas profundas reflexões realizadas por docentes e pesquisadores(as) possibilitaram uma virada epistemológica na função social do componente curricular, já que a Educação Física passou a fazer parte da área de Linguagens e possuir como objeto de estudo as práticas corporais. Se essa realidade já está bem estabelecida na literatura, ainda faltam pesquisas mostrando os saberes dos professores e das professoras que atuam no cotidiano das escolas organizando projetos educativos com a tematização de lutas, danças, esportes, ginásticas, jogos e brincadeiras e a problematização dos marcadores sociais que atravessam essas manifestações da cultura corporal. Dessa forma, esse livro foi produzido com a intencionalidade de apontar análises consistentes sobre a realidade das aulas de Educação Física, a partir da perspectiva de um grupo de educadores e educadoras, que descrevem e analisam suas experiências político-pedagógicas, dialogam sobre a construção curricular na rede de ensino em que atuam, refletem sobre a formação continuada realizada pelos(as) gestores e se posicionam como intelectuais transformadores que se inspiram nas teorias críticas para fomentar o seu trabalho docente.

Impresso
de R$ 71,50 por
R$ 55,00
Digital
de R$ 71,50 por
R$ 50,05

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-3008-8
ISBN DIGITAL:978-65-251-3009-5
DOI: 10.24824/978652513008.8
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SABERES DE PROFESSORAS E PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA:<br> docência, pesquisa e o currículo em ação <br>Volume 49
BRUNA GABRIELA MARQUES
Possui Doutorado, Mestrado (2012), Bacharelado (2009) e Licenciatura (2011) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu-USJ. Atua como Professora nos Cursos de Graduação e de Mestrado em Educação Física na USJ e pesquisadora do Instituto Anima. Na extensão coordena o Projeto Sênior para a Vida Ativa da USJ. Tem experiência na área de Educação física atuando, principalmente com envelhecimento, saúde pública, educação popular em saúde e Photovoice. Na pós-graduação atua nas linhas: Estudos socioculturais e pedagógicos da Educação Física e Promoção e Prevenção em Saúde. Campos de Orientação: desenvolve estudos referentes à Educação Física, Educação, Envelhecimento e Pesquisas participativas e colaborativas. Docente colaboradora do Programa de Ciências do envelhecimento na linha: Aspectos educacionais, psicológicos e socioculturais do envelhecimento. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa Sênior (GREPES) que discute questões relacionadas à Educação Física para idosos e a Promoção da Saúde, bem como os conceitos de empowerment e autonomia relacionados à prática de atividades físicas.

BRUNO FREITAS MEIRELES
Graduado em Educação Física (2007) pela Universidade Metodista de São Paulo. Especialista em Recreação e Lazer (2009) pela FEFISA, em Pedagogia do Esporte (2016) e em Educação Física Escolar (2017) pelo Instituto AVM. Mestre (2015) e doutorando (2022) em Educação Física pela Universidade São Judas. Foi Avaliador e Professor Formador de Programas e projetos vinculados ao Ministério da Educação, Ministério do Esporte e Universidade Federal do Rio grande do Sul. Atuou como Coordenador Pedagógico na Secretaria de Educação de Diadema e Coordenador de Projetos na Secretaria de Educação de Santo André. Atuou, também, como Professor Adjunto na Universidade Anhanguera de São Paulo em cursos de graduação e como Consultor Técnico em Educação e Educação Física. Atualmente é Professor de Educação Física efetivo da rede municipal de Santo André, formador de professores de redes públicas de ensino e membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas "Diálogo: Educação Física, Escola e Currículo" e "FOCUS – Formação Docente em Educação Física Escolar" ambos vinculados à USJ e "ESCOLAR" vinculado à UNICAMP.

CLÁUDIO APARECIDO DE SOUSA
Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2021). Mestre em Educação. Licenciado em Pedagogia. Graduado em Educação Física Licenciatura e Bacharelado. É membro do grupo de estudo e pesquisa em Educação Física, Escola e Currículo (DIÁLOGO), na Universidade São Judas Tadeu. É membro do grupo de estudo e pesquisa sobre as relações étnicos raciais (YLE-EDUCARE) na Uninove.

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
Defensor do estado democrático de direito e da democracia. Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Foi coordenador pedagógico do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio – Modalidade à Distância (2017-2019) e diretor do Departamento de Humanidades do campus São Paulo do IFSP (2020-2021). Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) – SP. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

ELAINE PRODÓCIMO
Professora de Educação Física formada pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Mestre em Educação especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Doutora em Educação Física pela UNICAMP. Pós-doutora pela na Universidade de Murcia Espanha. Coordena o EscolaR – Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Física Escolar, que tem como base teórica a Pedagogia Freireana. Seus estudos tratam da área pedagógica da Educação Física no contexto da escola, do jogo e da violência escolar.

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Licenciada (1990) e Mestre (1999) em Educação Física pela Universidade de São Paulo, Doutora (2012) em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu e Graduada em Pedagogia (2020). Atualmente, é Vice-Coordenadora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu e professora nos cursos de Pós-graduação e de graduação em Educação Física e Pedagogia. Atua também como pesquisadora do Instituto Ânima Sociesc de Inovação, Pesquisa e Cultura. Foi professora de Educação Física na educação básica, trabalhando em diferentes redes públicas de ensino, o que motivou a escolha da principal linha de pesquisa a qual se dedica: Educação Física, Escola e Currículo. Nos últimos anos tem desenvolvido pesquisas sobre os saberes escolares a serem aprendidos nas aulas de Educação Física. É Líder do Grupo Diálogos: Educação Física, Escola e Currículo.

FABIANA STIVAL MORGADO GOMES
Mestranda em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu. É pedagoga e licenciada em Educação Física. Integrante do Grupo Diálogos: Educação Física, Escola e Currículo e do Grupo de Estudos em Educação Física para pessoas com deficiência. Especialista em Educação Motora, Educação Especial e Gestão Pública. Atua em rede pública de ensino desde 2000, com passagens na docência e diferentes cargos de gestão técnica educacional. Atuou em nível superior e terceiro setor com formação docente e formação de gestores. Principais áreas de interesse para pesquisa são formação de docentes em educação física escolar, inclusão e gestão pública.

FABÍOLA FERREIRA VALENTE
Cursando Mestrado Acadêmico em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu. Possui graduação em Educação Física – Bacharelado (2001) e Licenciatura (2002) pela Universidade de São Paulo e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas (2019). Possui Pós-graduação em Fisiologia do Exercício (2006) pela Universidade Federal de São Paulo. Possui Pós-graduação em Gestão Escolar: Orientação e Supervisão (2019) pelo Centro Universitário Braz Cubas. Possui Pós-graduação em Língua Inglesa, Docência do Ensino Superior e Educação Física, Treinamento Desportivo e Educação Física Escolar (2020) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Possui Pós-graduação em Gestão no Judô/Undergraduate Diploma in Judo Management (2020) pela Federação Internacional de Judô – Fundação Acadêmica/Internacional Judo Federation-Academy Foundation. Possui Pós-graduação em Judô: aspectos metodológicos, teoria e prática na Cesufi Educacional (2021). Faixa preta Terceiro Dan de Judô, registrada na Confederação Brasileira de Judô e Federação Paulista de Judô. Atua como professora de judô desde 1999. Atualmente é subcoordenadora no Instituto Esporte Educação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Judô.

GRACIELE MASSOLI RODRIGUES
Doutorado e Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Especialização em Educação Física para Pessoas Portadoras de Deficiência (1991). Professora da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e da Universidade São Judas Tadeu. Professora e orientadora no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação Física – Mestrado e Doutorado – na Universidade São Judas Tadeu. Pesquisadora do Instituto Ânima. Líder do Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência. Atua na área de Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: deficiência, exclusão e diferença, inclusão escolar, educação física escolar, educação física adaptada, esporte adaptado e dança.

ISABEL PORTO FILGUEIRAS
É licenciada em Educação Física, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo. Atualmente é docente do curso de pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu, na linha de pesquisa estudos socioculturais e pedagógicos da Educação Física. Foi professora de Educação Física na Educação Básica (1993 a 2006) na Rede Municipal de São Paulo e em escolas particulares. Foi professora na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2003 a 2015) onde atuou nos cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu É pesquisadora do grupo "Contextos Integrados na Educação Infantil" na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

MIRVANE DIAS DE SOUZA
Professora da Educação Básica em escolas públicas e pesquisadora nas áreas da Educação Física Escolar, Educação Infantil e Formação de Professores e Professoras. Militante na luta por uma educação pública de qualidade, democrática e inclusiva. Mestra e doutoranda pela Universidade São Judas Tadeu – SP. Atualmente é professora de Educação Física na Prefeitura de Santo André – SP, onde também exerce o cargo de pedagoga na Educação Infantil e Ensino Fundamental.

PAULO CLEPARD SILVA JANUARIO
Profissional da área de Educação Física, Licenciado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2006). Bacharelado em Educação Física pela Universidade Nove de Julho (2010). Pós-graduação -Lato Sensu- em Atividade Física e Saúde (CEAFS-USP) pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (EEFE-USP), concluído em 2013. Pós-graduação -Lato Sensu- em Educação Inclusiva pelo Centro Universitário Barão de Mauá, concluído em 2016. Mestrado -Stricto Sensu- em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu, concluído em 2019. Atualmente cursa o Doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas, bolsista Capes. Membro do Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência; e do Grupo Diálogo – Currículo, Escola e Educação Física, ambos grupos da Universidade São Judas. Experiência em escolas estaduais e municipais como Professor de Educação Física no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Atuou na área da Saúde Mental como Educador Físico em equipes multiprofissionais em Caps Adulto (Centro de atenção psicossocial). Professor efetivo de Educação Física na Prefeitura Municipal de Santo André, atua na Educação Infantil, Fundamental I e no Núcleo de apoio a Natação Adaptada de Santo André (NANASA).

THALES RODRIGO DE SIQUEIRA (B.BOY)
Sou B.boy e fiel ao movimento hip hop desde 2008. Eterno aprendiz da faculdade da rua! Devoto de Nossa Senhora Aparecida e filho de dona Valdirene. Curto dançar um break e colar nas batalhas. Gosto de ouvir R.A.P, pensar na vida e trocar ideia com todo mundo.
Um salve para a rapaziada das minhas crews (Onix e Villa Flavours). Um salve para geral do movimento hip hop de Lorena (aqui é 012!). Um salve para o grupo de pesquisadores e pesquisadoras em Educação Física Escolar da Universidade São Judas – SP.
É nós por nós e depois de nós é nós de novo!

THIAGO BATISTA COSTA
É Doutorando no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Educação, Especialista em Educação Física Escolar, Licenciado em Educação Física e Pedagogia. Professor no Instituo Federal de São Paulo (IFSP). Foi Atleta Profissional de Basquetebol por 10 anos. Pesquisa nas áreas de Educação Física e Relações Étnico-Raciais e Culturais, com ênfase nos seguintes temas: Educação Física Escolar, Corpo Negro e Currículo. Integra os grupos de pesquisas: Grupo de Estudos e Pesquisas em Gesto, Expressão e Educação da FEUSP (GEPGEE) – Yêle Educare (YÊLE) – Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFSP (NEABI).

UIRÁ DE SIQUEIRA FARIAS
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2017). Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Graduado em Bacharel em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009) e em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Diadema (2008). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais, pela Universidade Gama Filho – SP (2011). Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Universidade Estácio de Sá (2015). Atua a Dez anos na área da Educação Física Escolar, atendendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II e Médio, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente é professor concursado nas redes Municipais de São Paulo (capital) e de Santo André – SP.

VINICIUS DOS SANTOS MOREIRA
Professor de Educação Física escolar nas redes Municipais de Educação de Santo André e São Paulo. Doutorando e Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2019). Licenciado em Educação Física pela Universidade Metodista de São Paulo (2008), Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (2010). Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Física Escolar pela Universidade Estácio de Sá (2015). É membro do grupo de estudos "Diálogo: Educação Física, escola e currículo", vinculado a Universidade São Judas, pesquisando avaliação da aprendizagem, práticas pedagógicas e currículo da Educação Física na escola.