Capa do livro: SUJEITOS SOCIOCULTURAIS EM DIÁLOGO COM AS PEDAGOGIAS FREIRIANAS: <br>indignação, (re)existência e esperança

SUJEITOS SOCIOCULTURAIS EM DIÁLOGO COM AS PEDAGOGIAS FREIRIANAS:
indignação, (re)existência e esperança

Autores: Bárbara Ramalho - Lucinha Alvarez (Orgs.)

Como forma de celebrar o centenário de Paulo Freire e de afirmar a atualidade e a importância de seu pensamento, nós, discentes e docentes da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas do Programa de Pós-Graduação em Educação – Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, construímos este livro, que tem como proposta central explicitar as convergências entre algumas de nossas recentes pesquisas e o pensamento do patrono da educação brasileira. Dessa maneira, por meio das potentes vozes de sujeitos socioculturais historicamente feitos “Outros”, convidamos você a se indignar e a re-existir frente às opressões, mas também a se esperançar e, assim, de forma freiriana, transformar, coletiva e democraticamente, a realidade brasileira.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2738-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-2739-2
DOI: 10.24824/978652512738.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 266
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

SUJEITOS SOCIOCULTURAIS EM DIÁLOGO COM AS PEDAGOGIAS FREIRIANAS: <br>indignação, (re)existência e esperança
SOBRE AS ORGANIZADORAS
BÁRBARA BRUNA MOREIRA RAMALHO
Professora do Departamento de Administração Escolar (DAE) da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela FaE/UFMG. Realizou estágio de doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC) e intercâmbio institucional de graduação na Universidade do Porto (UP). Pesquisa e publica na área de educação atuando principalmente nos seguintes temas: perspectivas anticoloniais em diálogo com a educação; desigualdades sociais e desigualdades escolares; educação integral (em tempo) integral. Membro do núcleo de ensino, pesquisa e extensão Territórios Educação Integral e Cidadania (TEIA) da FaE/UFMG.

LÚCIA HELENA ALVAREZ LEITE
Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui doutorado em Pedagogia pela Universidade de Valencia, Espanha (2002) e pós-Doutoramento em Educação pela Universidade de Málaga, Espanha (2010) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Faz parte do Programa de Pós Graduação da FAE/UFMG, integrando a linha: Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Pesquisa e publica na área de educação, com ênfase em Educação e Movimentos Sociais, atuando principalmente nos seguintes campos de investigação: educação decolonial, educação indígena e educação integral. Coordena o grupo de pesquisa e extensão: TEIA (Territórios, Educação Integral e cidadaniA) e é docente do Curso de Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI), ambos da FAE/UFMG.

SOBRE AS/OS AUTORAS/ES
ANA CAROLINA MARTINS LOPES
Mestranda da Faculdade de Educação-UFMG; Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (2017). Atriz – DRT 10488. Atua nas seguintes áreas: Interpretação, direção teatral, produção, contação de histórias e licenciatura. Áreas de interesse e pesquisa em Educação, Teatro, Relações Raciais e Feminismo Negro. Cofundadora da Cia. de teatro Espaço Preto (2014) e Integrante da equipe da SegundaPRETA. Atualmente professora do curso técnico de Teatro e Coordenadora e professora do curso técnico de Artes Circenses, ambos do Centro Interescola de Cultura, Artes, Linguagens e Tecnologia.

ANA MARIA R. GOMES
Possui doutorado em Educação pela Universidade de Bolonha (1996) e pos-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (PPGAS/MN-UFRJ) em 2007-2008. Atualmente é professor titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia e educação, educação indígena, cultura e escolarização, aprendizagem e cultura, ecologia de práticas e cosmopolítica.

ANNA PAULA VENCATO
Doutora em Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSC e licenciada em Pedagogia pela FAED/UDESC. Professora Adjunta da FaE – UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Gênero, sexualidades, socialidades e subjetivações” da FaE/UFMG. Áreas de atuação: gênero, sexualidades, diferenças, direitos sexuais, mídias digitais, etnografia, antropologia urbana e antropologia da educação.

CARMEM LÚCIA EITERER
Doutora em Educação pela FE-USP (Área Didática sub área Linguagem e Educação – 2001) com pós-doutorado pela UFBA e pela UFRJ. Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). Pesquisadora do NEJA – Núcleo de Educação de Jovens e Adultos desde 2002. Orienta diferentes pesquisas de mestrado e doutorado relativas à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Integra a Linha de Pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas do Programa de Pós Graduação em Educação: Educação e Inclusão Social desde 2005. Integra o grupo de pesquisa Didaktikè e a linha Didática e Docência no Programa de Mestrado Profissional – Promestre (FaE-UFMG) onde orienta estudos em temas relativos à Didática.

DANILO MACRUZ INÁCIO
Educador Popular. Mestre em Educação pela FAE/UFMG e doutorando em Educação pela Proped/UERJ, pesquisando sobre a EJAI (Educação de pessoas Jovens, adultas e idosas). Participa do Grupo de Pesquisa: Aprendizados ao Longo da Vida: sujeitos, políticas e processos educativos. Fez parte do Grupo de Pesquisa Ações Afirmativas da FAE/UFMG, especificamente na ANP (Afirmações na Pós) e foi bolsista do FIEI (Formação Intercultural para Educadoras Indígenas), curso de graduação para indígenas da Faculdade de Educação da UFMG e do Grupo de Pesquisa da FaE/UFMG TEIA (Território, Educação Integral e cidadaniA).

DÉBORA RODRIGUES AZEVEDO
Educadora e Quilombola. Graduada em Comunicação Social pela Faculdade da Cidade de Santa Luzia (2009), Mestre e Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2020), na linha Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas, Pesquisadora no grupo de pesquisa Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Étnico-raciais e Ações Afirmativas, da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra a equipe de pesquisadores do Programa Ações Afirmativas na UFMG. Integrante da equipe de docentes do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola. Desenvolve pesquisas sobre educação quilombola, organização de mulheres quilombolas, trajetória de estudantes quilombolas na universidade.

ELISA SAMPAIO DE FARIA
Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Lavras, Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG e Doutora em Educação pela mesma faculdade. Técnica em Assuntos Educacionais e responsável pela gestão dos estágios obrigatórios e programa de monitoria Imersão Docente no Setor de Formação Docente e Profissional no Centro Pedagógico, Escola de Ensino Fundamental da Escola de Educação Básica e Profissional da UFMG.

FRANZ GALVÃO PIRAGIBE
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (2016) e mestrado na área de Educação na faculdade de educação UFMG. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Ações Afirmativas, atuando principalmente nos seguintes temas: Juventude, Ações Afirmativas, Racismo, quilombos urbanos, Escola Integrada, Tecnologia na educação, Diversidade, Linguística Aplicada, Edição, Literatura e Relações Étnicorraciais. Ministrou aulas no ensino fundamental, médio e Superior. Atuou em projetos de formação popular, lecionando no Centro de reclusão provisória Betim (CERESP), Sócio educativo Eliana em Ribeirão das Neves, Ocupação Willian Rosa, Pré vestibular Educafro e em Ocupações Urbanas.

GEOVANIA LÚCIA DOS SANTOS
Bacharel e Licenciada em História, Mestre e doutora em educação pela UFMG. Professora do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas/UNIFAL-MG. Professora de Política Educacional e Gestão Eduacional do Departamento de Ciências Humanas do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG.

GERALDO LEÃO
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2004). Fez Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense em 2009 junto ao Grupo de Estudos Observatório Jovem do Rio de Janeiro. Professor Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Integra a equipe de coordenação do Observatório da Juventude da UFMG. Foi vice-coordenador (2010-2012) e coordenador (2013-2014) do Grupo de Trabalho Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. Atualmente desenvolve pesquisas sobre a temática juventude e processos de escolarização, jovens, ações coletivas e participação política e políticas públicas para a juventude.

JEFERSON REIS SANTOS
É licenciado em História pela Universidade Federal da Bahia e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Foi membro do Grupo de Pesquisa Gira – Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação da FFCH/UFBA, coordenado pelo Prof. Dr. Felipe Bruno Martins Fernandes, entre 2015 e 2019. É membro desde 2019 do grupo de pesquisa “Gênero, sexualidades, socialidades e subjetivações” da FAE/UFMG.

JOÃO PAULO MARIANO DOMINGUES
Doutorando, Mestre em Educação (2019) pelo programa de pós-graduação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação – FaE da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, na linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas. Graduado em pedagogia (2016) com ênfase em Ciência da Educação pela mesma universidade. Atua como pedagogo no Programa Jovem Independente (Ministério Público do Trabalho), com o atendimento de jovens em situação de acolhimento institucional da cidade de Belo Horizonte. Membro pesquisador do Observatório da Juventude da FaE/ UFMG. Temas de pesquisa, atuação e interesse: juventude, acolhimento institucional, educação social, decolonialidade, movimentos anticoloniais, processos educativos e práticas descolonizadoras.

JUAREZ TARCÍSIO DAYRELL
Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2001). Em 2006 realizou o pós-doutorado no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Integrou até 2020 a Pós-Graduação da Faculdade de Educação na linha de pesquisa: Educação, cultura, movimentos sociais e ações coletivas, desenvolvendo pesquisas em torno da temática Juventude, Educação e Cultura Foi pesquisador do CNPQ no período 2007 a 2020. Atualmente é professor aposentado da Universidade Federal de Minas Gerais. É fundador e integrante do Observatório da Juventude da UFMG.

LEÔNCIO JOSÉ GOMES SOARES
Professor Titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995). Esteve como Professor Visitante na Universidade Federal de Pernambuco em 2002-2003. Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense em 2006, com bolsa do CNPq. Pesquisa e publica na área de Educação, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos, abordando a política educacional, a formação docente, a escolarização de jovens e adultos e a história da educação. Realizou de 2012 a 2013, pós-doutoramento na Northern Illinois University, em Illinois, Estados Unidos da América, com bolsa da CAPES.

LETÍCIA SOUZA
Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, feminismo, produção, feminismo negro e filme.

LUIZ ALBERTO OLIVEIRA GONÇALVES
Possui doutorado em Sociologia – École des Hautes Études en Sciences Sociales (1994). Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo.(2006) Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais, Membro do Comitê Científico do Observatoire Européen de la Violence Scolaire Foi Secretário Executivo da Secretaria Especial da Igualdade Racial da Presidência da República (2003-2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação profissional e segurança pública, educação – juventude – movimentos juvenis, diversidade, cultura, pesquisa qualitativa, cultura afro-brasileira – identidade racial, educação e políticas pública. Atua também como assessor do Programa de Ações Afirmativas na Pós-Graduação, Abdias do Nascimento, SECADI/CAPES/MEC.

MARIA DE FÁTIMA PEREIRA CARVALHO
Doutora em Educação (especificamente em Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2021) e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, 2013). É Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação DEDC/Campus XII/Guanambi-Bahia; Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire – NEPE/UNEB. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Juventudes; Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular, Alfabetização/Escolarização; Práticas Educativas; Organização do Trabalho Pedagógico e Formação de Professores.

MÍRIA GOMES DE OLIVEIRA
Possui doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005 – Bolsa Capes) e pós-doutorado na Universidade Pompeu Fabra (Barcelona – Espanha, Bolsa Pesquisador Senior Capes, 2013) e na Universidde da Antuérpia (Bélgica, Bolsa Capes-Print, 2020). É escritora e professora da FAE-UFMG onde integra a equipe de pesquisadores do Núcleo de Estudos Etno-Raciais e Ações Afirmativas/FAE/UFMG. Ela desenvolve pesquisas em: politicas afirmativas, formação inicial e continuada de professores e relações etnico-raciais, diversidade e interseccionalidade, educação de adultos, interação em sala de aula, ensino/aprendizagem de línguas, ensino da literatura, letramentos. Livros de poesia publicados: Máscaras de Amor e Liberdade (2015); Más Intenções (2017). Livro de contos: Carmencita (2018). Infantil: Os Batuqueiros (2020).

MIRIAM GOMES ALVES
Graduada em Pedagogia, com formação complementar em Educação Social e mestre pela Faculdade de Educação de Minas Gerais. Ao longo da trajetória acadêmica atuou em vários coletivos e movimentos ligados a negritude, entre eles o Coletivo de Estudantes Negros (2012-2015), o Coletivo de Mulheres Negras – Bloco das Pretas (2013-2018), o Fórum Permanente de Enfrentamento ao Racismo (2015), o Coletivo MALOKA (2015-2017). Integrou a Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão da UFMG, com atuação nas Bancas e Comissão de Heteroidentificação de candidatos a reserva de vagas para negros, no processo seletivo SISU 2019 e 2020. Atuou como professora voluntária da EDUCAFRO MINAS, e na monitoria do Programa de Formação Intercultural Indígena-FIEI (2019-2020).

NILMA LINO GOMES
Doutora em Antropologia Social/USP e pós-doutora em Sociologia/Universidade de Coimbra e em Educação pela UFSCAR. Professora Titular Emérita da Faculdade de Educação/UFMG. Foi Coordenadora Geral do Programa de Ensino, Pesquisa e Extensão Ações Afirmativas na UFMG (2002 a 2013). Em 2022, recebeu o Prêmio Carolina Bori, Ciência & Mulher, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Integrou a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (2010-2014). Foi reitora Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB (2013-2014) e Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial -SEPPIR – (2015) e do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos (2015-2016) do governo da presidenta Dilma Rousseff.

PAULO FELIPE LOPES DE CARVALHO
Graduado em Geografia (licenciatura), Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG. É professor na Educação Básica desde 2012, com passagem em cargo de gestão pedagógica. Possui experiência com formação continuada de professores e com consultoria em Educação. No âmbito da pesquisa e da extensão integra o grupo TEIA – Territórios, Educação Integral e CidadaniA da Faculdade de Educação da UFMG. Publica sobre: Educação Integral/Integrada, Espaços e Territórios Educativos, Educação e Ações Coletivas, Diversidade e Educação, Educação e Movimentos Sociais.

PAULO VITOR RIBEIRO
Idealizador, Organizador e Educador do Bloco Seu Vizinho, atualmente, Associação Seu Vizinho no Aglomerado da Serra, em Belo Horizonte, MG.
RODRIGO EDNILSON DE JESUS
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Entre 2019 e 2020 realizou o pós-doutorado no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal, investigando o tema Ações Afirmativas, Heteroidentificação racial e identidade nacional no Brasil. Atualmente é coordenador da linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG e presidente da Comissão Permanente de Ações Afirmativas e Inclusão Social da UFMG.

SHIRLEY APARECIDA DE MIRANDA
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008) e Pós-Doutoramento em Ciências Sociais no Centro de Estudos Sociais-CES/ Universidade de Coimbra (2016). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Administração Escolar. Integrante da equipe de docentes do Curso de Formação de Intercultural de Educadores Indígenas (licenciatura). Diretora de Políticas de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFMG). Integrante de Comissão de Ações Afirmativas do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Desenvolve pesquisas sobre políticas educacionais e diversidade etnico-racial e cultural com enfoque na educação indígena e educação quilombola, tematizando raça e descolonização de processos educativos.

SULIVAN FERREIRA DE SOUZA
Doutor em Educação pelo PPGE: Doutorado Latino Americano em Educação – Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realiza Estágio Pós-Doutoral na Universidade do Estado do Pará (PDPG – Amazônia Legal). Atualmente é Professor Substituto – Universidade Federal do Tocantins/Curso de Pedagogia – Câmpus Arraias. Professor Formador no Projeto Docência, Educação Integral e Territórios Educativos (Grupo TEIA-UFMG e SEDUC Contagem). Membro da Comissão Editorial da Revista RELPE – UFT É Membro do Grupo de Trabalho – Educación Popular y Pedagogías Críticas do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO) [2019-2022]. É Membro do Consejo de Educación Popular de América Latina y el Caribe (CEAAL). Interesse de pesquisa nas áreas de: Educação Popular, Filosofia da Educação, Currículo, Epistemologia Educacional, Interculturalidade e Decolonialidade.