Capa do livro: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, PRÁTICAS CURRICULARES, EVASÃO ESCOLAR, MEMÓRIA E BIOGRAFIA

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, PRÁTICAS CURRICULARES, EVASÃO ESCOLAR, MEMÓRIA E BIOGRAFIA

Autores: Glaybe Antônio Sousa Pimentel - Paulo Sérgio de Almeida Corrêa (Orgs.)

A produção deste livro resultou da parceria institucional entre o Poder Executivo Municipal de Igarapé-Miri, a Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria de Diagnóstico, Pesquisa e Planejamento, e do Conselho Municipal de Cultura de Igarapé-Miri.
A obra é fruto do EDITAL nº 01/SEMED/DDPP – INCENTIVO À PRODUÇÃO CIENTÍFICA E QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DO SERVIDOR PÚBLICO MUNICIPAL, destinado a Servidores Públicos Municipais e alunos da Educação Básica e Superior interessados em submeter trabalhos acadêmicos para compor um dos capítulos do livro.
Buscou-se incentivar a produção científica e a qualificação profissional do Servidor Público Municipal, mediante trabalhos provenientes da autoria de servidores efetivos e temporários, vinculados a uma das Secretarias Municipais ou Órgãos Municipais integrantes da Administração Pública Municipal, estejam eles no início de carreira, em processo de consolidação profissional, ou mesmo aposentados, e em coautoria com alunos que estejam cursando a Educação Básica ou o Ensino Superior.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2744-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-2742-2
DOI: 10.24824/978652512744.6
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 118
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, PRÁTICAS CURRICULARES, EVASÃO ESCOLAR, MEMÓRIA E BIOGRAFIA
SOBRE OS AUTORES
REGIANE FERREIRA GONÇALVES
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em
Currículo e Gestão da Escola Básica – PPEB/UFPA

CLARICE NASCIMENTO DE MELO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

ISRAEL FONSECA ARAÚJO
Doutorando em Letras/Estudos do Discurso e do Texto (UERN).
Mestre em Letras/Linguística (UFPA).
Professor na rede municipal de ensino de Igarapé-Miri (PA) e na Se-duc-PA.
Acadêmico perpétuo pertencente à Academia Igarapemiriense de Letras (AIL).

RAIMUNDO ROMÃO BATISTA
Doutorando em Letras/Estudos do Discurso e do Texto (UERN). Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (UERN).
Professor na rede estadual de ensino atuante em Ereré (CE).

AGNALDO NASCIMENTO FERREIRA
Especialista em Educação Matemática. Professor de matemática
na escola pública “Aristóteles Emiliano de Castro” – Igarapé Miri/Pará

PATRICH DEPAILLER FERREIRA MORAES
Professor na Escola Aristóteles Emiliano de Castro. Mestre em Artes pelo ICA/UFPa. Professor do Instituto Federal do Pará-Campus Abaetetuba (IFPa). Especialista em Ensino das Artes na Educação Básica e em Psico-pedagogia Clínica e Institucional. Licenciado Pleno em Educação Artística – Hab. em Música (UFPa). Acadêmico Perpétuo na categoria de Só-cio-Fundador da Academia Igarapemiriense de Letras – AIL, cujo Patrono é o Músico José Plácido Gonçalves. Membro do Conselho Municipal de Cultura de Igarapé-Miri. Coordena os Projetos: Meio-Dia (Igarapé-Miri) e Mostra da Cultura Miriense.

LUISETE DO ESPÍRITO SANTO SOUSA
Mestre em Educação (2016) e licenciada em Pedagogia (2002) pela Uni-versidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Psicopedagogia com ênfase em Educação Especial. Professora do Atendimento Educacional Especializado e Especialista em Educação da Secretaria Estadual de Edu-cação do Pará (Seduc), atuando principalmente nos seguintes temas: pro-grama mais educação, educação integral, escola de tempo integral, edu-cação, políticas públicas e educação especial.

MARINALDO PANTOJA PINHEIRO
Doutorando em Educação pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), professor da Secretaria Municipal de Educação de Igarapé-Miri.
 
SOBRE OS ORGANIZADORES
GLAYBE ANTÔNIO SOUSA PIMENTEL
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará, Especialista em Educação – Secretaria de Estado de Educação do Pará; Professor – Secre-taria Municipal de Educação de Igarapé-Miri. Especialista em Pedagogia Escolar. Especialista em História e Filosofia da Educação.

PAULO SÉRGIO DE ALMEIDA CORRÊA
Professor Titular, ocupante da Cadeira de História da Educação, da Fa-culdade de Educação, do Instituto de Ciências da Educação, da Universi-dade Federal do Pará. Licenciado Pleno em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará e Especialista em Educação e Problemas Regionais na mesma instituição; Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia com especialidade em Ciência Penal (Políticas de Segurança Pública); Criminologia; Medicina Legal; Direitos e Garantias Constitucionais; Direi-to Eleitoral; Mestre em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Educação (Currículo) no mesmo espaço institucional. Entre os anos de 2002 e 2017 atuou na con-dição de Coordenador, Vice Coordenador Docente Colaborador e Docen-te Permanente nas Linhas de Pesquisa Currículo e Formação de Professo-res (extinta) e a de Educação: Currículo, Epistemologia e História (extinta) do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Pará. Cultiva a docência, a investi-gação e a orientação de pesquisas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e políticas públicas educacionais, história da educação, historiografia educacional, educação superior, políticas curriculares, currículo e formação de professores, for-mação de pesquisadores em educação, política curricular de pós-graduação, políticas de avaliação institucional na educação superior, epistemologia e educação. Exerceu o magistério nas Disciplinas Direito Processual Penal e Direito Eleitoral ministradas aos acadêmicos do Curso de Bacharelado em Direito da Faculdade de Direito do Instituto de Ciên-cias Jurídicas da UFPA. No campo da Ciência do Direito incursiona pelas seguintes temáticas: Criminologia e Políticas de Combate ao Crime e à Criminalidade; Ensino do Direito Penal; Estado e Políticas de Segurança Pública; Educação em Segurança Pública; História das Instituições Penais e as Políticas de Ressocialização; Instituições Jurídicas e o Processo Penal. É Líder de Grupo no Diretório do Grupo do Conselho Nacional de De-senvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Currículo – NEPEC, é Líder Coordenador do Nú-cleo de Pesquisas e Estudos sobre Crime e Criminalidade – NUPECC. Pesquisador no Grupo de estudos e pesquisa em História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/SECÇÃO-PA – UFPA. Associado ao Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito – CONPEDI. Associado ao Instituto Brasileiro de Direito Processual Penal – IBRASPP. Integrante da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE). Membro Titular na Câmara de Literatura, 1º Secretário (biênio 2017-2018) e Vice-Presidente (biênio 2019-2020) no Conselho Municipal de Cultura de Igarapé-Miri. Atualmente integra a Câmara Setorial de Música e é Pre-sidente do Conselho Municipal de Cultura de Igarapé-Miri (biênio 2021-2022). Músico. Guitarrista. Poeta. Compositor. Pesquisador vincu-lado à Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação e Música – ANPPOM. Acadêmico Perpétuo na categoria de Sócio Fundador da Aca-demia Igarapemiriense de Letras – AIL, cujo Patrono é o Poeta Bento Bruno de Menezes Costa. Foi eleito Presidente da AIL (Gestão para o biê-nio 2017-2019).