Capa do livro: O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: <br>dos saberes da formação às práticas escolares <br>Coleção: Políticas públicas na educação básica: contextos e efeitos – Volume 4

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA:
dos saberes da formação às práticas escolares
Coleção: Políticas públicas na educação básica: contextos e efeitos – Volume 4

Autores: Eduardo Adolfo Terrazzan - Luciana Bagolin Zambon - Maria Eliza Rosa Gama (Orgs.)

Esta coletânea é o resultado dos esforços coletivos empreendidos pelos membros do projeto de pesquisa “Inovações Educacionais e as Políticas Públicas de Avaliação e Melhoria da Educação no Brasil” (IEPAM), que atuaram de forma colaborativa com o interesse comum de investigar temáticas de pesquisa focalizando o Pibid, importante programa do governo federal, criado e fomentado pela Capes em 2007.
Nesta coletânea, apresentamos oito pesquisas realizadas em diferentes contextos, com intenções, recortes, abordagens e encaminhamentos variados, todos eles dirigidos para compreensão de aspectos importantes envolvidos nessa política educacional, o Pibid, bem como para a compreensão dos seus impactos, seja no cotidiano das Escolas de Educação Básica, seja na Formação de Professores no âmbito das Instituições de Educação Superior.
Os autores apontam importantes elementos que contribuem para os leitores formularem suas próprias interpretações acerca das necessidades e das possibilidades de melhorias na Educação Escolar brasileira, colaborando com novas pesquisas sobre o tema.

Impresso
de R$ 76,70 por
R$ 59,00
Digital
de R$ 68,00 por
R$ 44,25

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2886-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-2882-5
DOI: 10.24824/978652512886.3
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: <br>dos saberes da formação às práticas escolares <br>Coleção: Políticas públicas na educação básica: contextos e efeitos – Volume 4
ORGANIZADORES
EDUARDO ADOLFO TERRAZZAN
Licenciado e Bacharel em Física pela USP. Mestre em Ensino de Ciências pela USP e Doutor em Educação pela USP. Realizou estudos de Pós-Doutorado em Educação pela Unicamp. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria.

LUCIANA BAGOLIN ZAMBON
Licenciada em Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Educação e Doutora em Educação pela UFSM. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Administração Escolar/UFSM.

MARIA ELIZA ROSA GAMA
Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Educação e Doutora em Educação pela UFSM. Atualmente é professora associada do Departamento de Administração Escolar/UFSM.

AUTORES(AS)
ANA CAROLINA KOENTOPP
Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2017). Graduada em Química Licenciatura pela Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc (2014), com participações durante a graduação nos programas Pibid e Pibic e em projetos de extensão. Atualmente atua como professora colaboradora na Universidade Estadual de Santa Catarina, e participa no grupo de pesquisa InovaEduc - Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções “Inovação Educacional, Práticas Educativas e Formação de Professores”, da Universidade Federal de Santa Maria-UFSM, desde 2015. Atuou por 1 ano e 11 meses como professora colaboradora na Universidade Federal de Santa Catarina e entre 2015 e 2017 ministrou aulas de Química preparatórias para o concurso da EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército) na escola Equipe Aprovar, em Florianópolis-SC. Tem interesse nas linhas de pesquisa: Educação em Ciências e Formação de Professores, com foco, respectivamente, no Ensino de Química e na Aprendizagem Profissional da Docência. Afiliada com a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (Abrapec), com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ) e com a Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ).

BÁRBARA GRACE TOBALDINI
Professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Câmpus Realeza-Paraná. Graduada em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Paraná, e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Ciências (Abrapec) e atualmente, Secretária da Regional Sul da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio 3). Atualmente trabalha na área de Formação de professores no contexto da Educação em Ciências, estágio curricular supervisionado, e a articulação entre os saberes e práticas vinculadas entre os diferentes espaços de formação e atuação profissional.

JOANEZ APARECIDA AIRES
Licenciada em Química (1986), Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), área de concentração em Educação e Ciência, Doutora em Educação Científica e Tecnológica (2006), também pela UFSC. Professora Associada no Curso de Licenciatura em Química na Universidade Federal do Paraná, atuando na docência e junto ao grupo de pesquisa em Educação Química da UFPR (EduQuim). Credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática/ UFPR. Pós-Doutora em Didática das Ciências, pela Universidade de Lisboa. Atuou no Pibid/UFPR como coordenadora da área de Química (2010-2013) e como Coordenadora Institucional, também no Pibid/UFPR de 2014 a 2017. Participou da Comissão avaliadora de Livros Didáticos de Química do Ministério da Educação no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2009, 2012, 2015 e 2018). Interesses de pesquisa concentram-se nas áreas de História da Disciplina Escolar Química, Formação de Professores de Química, Alfabetização Científica e Tecnológica, Ciência Tecnologia e Sociedade, História e Filosofia da Ciência, Controvérsias Sociocientíficas e Natureza da Ciência.

JOATE GRAZIANNA GELBCKE RAMOS
Possui Licenciatura e Bacharelado em Química pela Universidade Federal do Paraná e Mestrado em Educação em Ciências e em Matemática pela UFPR. Atualmente é professora regente da disciplina de Química em duas escolas públicas de Educação Básica da cidade de Colombo. Possui interesse nas áreas de Ensino de Química, em questões relacionadas ao ensino, à aprendizagem e à formação inicial e continuada de professores, em Políticas Educacionais, especialmente o Pibid e também em teoria das Representações Sociais, que trata da produção dos saberes socialmente constituídos.

KASSIANA DA SILVA MIGUEL
Atualmente, doutoranda do Curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2017). Mestra em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). Atua principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: Ensino de Ciências e Biologia, Educação, Avaliação da Aprendizagem, Formação de Professores e Educação Ambiental. Membro da Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia - SBEnBIO, desde 2011 e afiliada com a Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, desde 2012.

LIDIANE LIMANA PUIATI PAGLIARIN
Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mestra em Educação pela UFSM e doutora em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (Gepes/UPF). Atualmente é professora de diversos cursos de licenciatura da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Câmpus Erechim. Centra seus estudos nas seguintes temáticas: Formação de Professores, Políticas Educacionais, Aprendizagem da Docência, Docência na Educação Superior, Gestão Escolar.

MATHEUS GIBBIN ZANZINI   
Licenciado em Química pelo Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Unesp de Bauru. Atualmente realiza doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Unesp-Bauru, investigando as possíveis decorrências das novas políticas educacionais (Base Nacional Comum Curricular e Reforma do Ensino Médio) para a formação de professores de Química e de Ciências da Natureza. Além disso, tem atuado como professor da Educação Básica desde 2012, nos níveis Ensino Fundamental 2, Ensino Médio, Ensino Tecnológico. No Ensino Superior, atua como professor substituto no departamento de Educação, da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Possui também experiência sobre o ensino de Xadrez em escolas da Educação Básica.

NICOLE GLOCK MACENO
Licenciada e Bacharel em Química pela Universidade Federal do Paraná (2007), Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica pela Faculdade Modelo (2010), mestra em Educação em Ciências e em Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação de Ciências e Matemática (PPGECM/ UFPR – PR) e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2020). Atualmente é professora assistente de Ensino de Química na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc/CCT – Joinville-SC). Atua principalmente nos seguintes temas: Avaliação da aprendizagem, Avaliação em larga-escala, Avaliação multimodal, Avaliação e Linguagem, Avaliação em interações discursivas, Multimodalidade, Políticas públicas educacionais, Estágio Curricular Supervisionado, Enem, Pibid.

ORLINEY MACIEL GUIMARÃES
Doutora em Ciências pela USP – São Carlos (1997), mestra em Ciências pela USP/FFCLRP de Ribeirão Preto (1991); possui Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1988). Professora Titular da Universidade Federal do Paraná (1992-2019). Foi coordenadora do mestrado profissional em Química em Rede Nacional - PROFQUI (2018-2019); coordenadora do Curso de Química da UFPR de 2014-2017 e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR (2010-2011), onde atuou de 2010 a 2016 orientando 13 dissertações de mestrado. Coordenou também, o Núcleo de Educação em Química da UFPR de 2000-2019. Tutora do Grupo PET-Química de 2008-2014. Atualmente é credenciada como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na Linha de Pesquisa: Cultura, Escola e Processos Formativos em Educação. Atua na área de Educação em Ciências com interesse nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores, Educação Inclusiva. Experimentação no Ensino de Ciências, Produção de Material Didático.

SÉRGIO CAMARGO
Licenciado em Física pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (1998), mestre (2003) e doutor (2007) em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), com tese sobre formação de professores de Física. Foi membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências da Faculdade de Ciências/Unesp-Bauru no período de (2001 a 2008). Desde 2008 atua como docente da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e desde 2009 no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR). Foi vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) no período de (2015-2017). Foi coordenador no período de (2010 a 2018) do programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Subprojeto-Física vinculado à Capes. É um dos líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática (GPEACM). Tem experiência na área de Educação para a Ciência, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores que ensinam Física; Ensino-Aprendizagem de Física; Ensino de Ciências; Metodologia e Práticas de Ensino de Física (atividades experimentais, resolução de problemas, atividade investigativa, história e filosofia da ciência, tecnologias informação e comunicação, entre outras), Prática de Docência em Ensino de Física; Estágio Supervisionado. Atualmente é professor associado III da Universidade Federal do Paraná, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DTPEN) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da UFPR (PPGECM/UFPR).

TALLES V. DEMOS
Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014) e mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016). Atualmente é estudante de doutorado pelo mesmo programa de Pós-Graduação e professor do Instituto Federal de Santa Catarina – São José. Atuou como coordenador de Área do Subprojeto Química do Pibid/Capes/IFSC. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Identidade e Formação Docente – GRIFO (IFSC). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Formação de Professores, Pibid/Capes, Ensino de Ciências e Jogos Didáticos. Admirador das obras de Carl Sagan, fundamentais para sua formação e vida.