Capa do livro: A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TERAPIA OCUPACIONAL: <br>participação, transformação social e integração com ensino e pesquisa

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TERAPIA OCUPACIONAL:
participação, transformação social e integração com ensino e pesquisa

Autores: Luciana Cordeiro - Diego E. R. Godoy Almeida (Orgs.)

Este livro descreve ações extensionistas desenvolvidas por cursos de Terapia Ocupacional de universidades públicas brasileiras oriundos das cinco regiões do país. Autores diversos debatem o pilar extensionista como locus de conhecimento e ação crítica, através do qual se é possível trilhar caminhos inventivos e de reconhecimento profissional.

Impresso
de R$ 84,37 por
R$ 64,90
Digital
de R$ 74,90 por
R$ 48,68

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2771-2
ISBN DIGITAL:978-65-251-2772-9
DOI: 10.24824/978652512771.2
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 232
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM TERAPIA OCUPACIONAL: <br>participação, transformação social e integração com ensino e pesquisa

ALINE CRISTINA RAMOS COELHO

Graduanda em Terapia Ocupacional (Unifesp).

 

AMANDA VIEIRA SOARES CUNHA

Graduada em Terapia Ocupacional (UNB). Especialista em Terapia Ocupacional em Gerontologia (Unyleya). Especialista em Desenvolvimento Infantil e Intervenção Precoce (Inclusão Eficiente).

 

ANTONIO RÊGO DA SILVA JÚNIOR

Graduado em Terapia Ocupacional (UNB). Especialista em Atenção Cardiopulmonar – Hospital Universitário de Brasília/UNB.

 

BÁRBARA BEATRIZ DINIZ GOMES DE FREITAS

Graduanda em Terapia Ocupacional (Unifesp).

 

CARLA REGINA SILVA

Graduada em Terapia Ocupacional (UFSCar). Especialista em Gestão Cultural (SENAC). Mestra e Doutora em Educação (UFSCar), Pós Doutorado Perspectiva Crítica Decolonial (Universitat de UVIC, España). Professora do curso de graduação e pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO). Coordenadora da Coordenadoria de Cultura da ProEx UFSCar.

 

CAROLINA DA SILVA SHIRAMIZO

Graduada em Terapia Ocupacional (UFSCar). Especialista em Arte, Saúde e Cultura pelo Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional/PACTO (USP). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional – PPGTO (UFSCar), Membro do Grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional – AHTO.

 

CYNTHIA GIRUNDI

Graduada em Terapia Ocupacional (UFMG). Especialista em Docência do Ensino Superior (PUC-RS). Mestra em Ciências da Reabilitação (UFMG), Doutoranda em Ciências da Saúde (UNIFESP-BS). Professora Assistente do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Interprofissional em Saúde (GPEIS).

 

DANIELA MADRUGA FOSSATI DA SILVA

Graduada em Serviço Social (UCPel). Especialista em Estratégia de Saúde da Família (Faculdade Dom Bosco). Coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social Bairro Areal da Prefeitura Municipal de Pelotas, RS. Membro da diretoria e voluntária da organização Pelotense de Proteção de Adolescente e da Criança – OPPAC.

 

DESIRÉE NOBRE SALASAR

Graduada em Terapia Ocupacional (UFPel). Mestra em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel). Doutoranda em Museologia (ULHT/Portugal) e Doutoranda em Memória Social e Patrimônio Cultural (UFPel/Bolsista CAPES). Professora Substituta do Curso de Terapia Ocupacional da UFPel (2019-2021). Integrante do Grupo de Pesquisa em Terapia Ocupacional na Cultura e do Laboratório de Arte, Cultura, Acessibilidade e Saúde – LACAS/UFRJ. Pesquisadora em Acessibilidade Cultural. Coordenou o curso de extensão interinstitucional (UFRJ/UFPel) Terapia Ocupacional e Acessibilidade Cultural (2020 e 2021). Atualmente é coordenadora do grupo de estudos “Sociomuseologia e Acessibilidade Cultural” da Cátedra UNESCO “Educação, Cidadania e Diversidade Cultural”.

 

DIEGO EUGÊNIO ROQUETTE GODOY ALMEIDA

Graduado em Terapia Ocupacional (UFMG). Mestre e doutor em Educação e Saúde (Unifesp). Professor Adjunto no curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenador do Laboratório de Práticas Emancipatórias e Territoriais – LAPET da UFPel. Desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão pautados em metodologias participativas críticas e territoriais. Tem interesse pelos temas lazer, cotidiano, gênero e sexualidade.

 

DOUGLAS MARTINS NUNES

Graduando em Terapia Ocupacional (Unifesp), integrante do Grupo de estudo, pesquisa e extensão Div3rso: Saúde mental, Redução de Danos e Direitos Humanos. Homem afro-ameríndio. Poeta. Educador Popular.

 

EDUARDA SOCOOWSKI HERNANDES MIRAPALHETA PIRES

Graduada em Terapia Ocupacional (UFPel).

 

FRANCISCA FERREIRA MICHELON

Graduada em Artes Visuais (UFPel). (IES). Mestre em Artes Visuais (UFRGS), Doutora em História (PUCRS). Professora Titular do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da UFPel. Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPel (2017-2021). Orienta alunos em nível de graduação, mestrado e doutorado. Membro do REDAPPLab (Laboratório da Rede Americana de Paisagens Históricas da Produção) vinculado à Universidade de Sevilha.

 

GABRIELA ALVES MENDES

Graduada em Terapia Ocupacional (UnB). Pós-Graduada em Terapia Ocupacional em Gerontologia (Unyleya). Mestranda em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (UFRJ).

 

GLENDA MIRANDA DA PAIXÃO

Graduada em Terapia Ocupacional (Universidade do Estado do Pará). Especialista em Reabilitação Neurológica (Universidade do Estado do Pará). Mestra e Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento (Universidade Federal do Pará). Professora Adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Pará.

 

GRASIELLE SILVEIRA TAVARES

Graduada em Terapia Ocupacional (PUCCAMP). Arteterapeuta (IJEP). Mestra e Doutora em Saúde Pública (USP). Pós-Doutora em Terapia Ocupacional (USP-SP). Professora Adjunta do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade de Brasília-UNB.Membro do grupo de Pesquisa Atividades Humanas e Terapia Ocupacional (AHTO).

 

GUSTAVO ARTUR MONZELI

Graduado em Terapia Ocupacional (UFSCar). Mestre e Doutor em Terapia Ocupacional (UFSCar). Professor Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba. Membro dos grupos de pesquisa cadastrados no CNPq: “Terapia Ocupacional: Memórias, Histórias e Fundamentos”, “Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades” e “Terapia Ocupacional Social: fundamentos, recursos e populações”. Coordenador do Laboratório Metuia UFPB/Uncisal. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional social, história da terapia ocupacional, gênero e sexualidade.

 

IARA FALLEIROS BRAGA

Graduada em Terapia Ocupacional (UFSCar). Mestre e Doutora em Ciências em Enfermagem em Saúde Pública (EERP/USP). Professora Adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). É líder do grupo de pesquisa Terapia Ocupacional Social: fundamentos, recursos e populações e coordena o Laboratório Metuia UFPB/Uncisal.

 

ISABELLA SOUSA TAVARES

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade de Brasília (UnB).

 

JOYCE NUNES SOUZA

Graduanda em Terapia Ocupacional (Unifesp). Membra do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão DiV3rso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos.

 

JÚLIO CAETANO COSTA

Graduado em Terapia Ocupacional (Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista). Especialista em Gestão e Desenvolvimento em Saúde, Mestrado em Psicologia Social e Institucional, e Doutorado em Informática na Educação, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Adjunto do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do Grupo de Pesquisa em Terapia Ocupacional na Cultura e do Labinter – Laboratório Interdisciplinar Interativo/UFSM. Desenvolve atividades em Terapia Ocupacional na Cultura em projetos artísticos e culturais em comunidades presenciais e virtuais.

 

KATHARYNE FIGUEIREDO ELESBÃO

Graduada em Terapia Ocupacional (UFPel).

 

KÁTIA MAKI OMURA

Graduada em Terapia Ocupacional (UEPA). Especialista em Desenvolvimento Infantil (UEPA). Mestra em Neurociências (UFPA). Doutora em Neurociências (UNINA). Professora Adjunta do Curso de Terapia Ocupacional da UFPA. Pesquisadora do grupo de pesquisa em Terapia Ocupacional e Ciência Ocupacional. Delegada da ABRATO na Federação Mundial de Terapia Ocupacional (WFOT). Desenvolve pesquisa em inovação e empreendedorismo em Terapia Ocupacional e em saúde do idoso.

 

LARISSA HELENA HORNICHE

Graduanda em Terapia Ocupacional (Unifesp).

 

LAYSLA DEMONARI DE AGUIAR

Graduada em Terapia Ocupacional (UFSCar). Aprimoramento profissional em Saúde Mental (HCFMRP-USP). Mestra e Doutoranda em Terapia Ocupacional (UFSCar). Formação clínica em andamento no Método Terapia Ocupacional Dinâmica (CETO). Membro do LaFollia– Laboratório de Terapia Ocupacional e Saúde Mental da UFSCar.

 

LUCIANA CORDEIRO

Graduada em Terapia Ocupacional (Centro Universitário São Camilo). Tem formação no Método de Terapia Ocupacional Dinâmica (CETO) e aprimoramento em Terapia Ocupacional em Saúde Mental (Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo). Mestra e Doutora em Cuidado em Saúde (Escola de Enfermagem da USP). Pós Doutora (Programa de Pós Doutorado da USP). Professora Adjunta do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenadora do Laboratório de Práticas Emancipatórias e Territoriais (LAPET-UFPel). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Fortalecimento e Desgaste no Trabalho e na Vida: Bases para intervenções em Saúde Coletiva (Escola de Enfermagem da USP). Membro do Action Research Network of America (ARNA, Health Inequity Action Research Community).

 

LUCIANA TOGNI DE LIMA E SILVA SURJUS

Graduada em Terapia Ocupacional (PUC Campinas). Especialista em Saúde Pública (Unicamp). Mestra e Doutora em Saúde Coletiva (Unicamp). Professora Adjunta do Curso de Terapia Ocupacional, Departamento de Políticas Públicas e Saúde Coletiva, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Docente e pesquisadora do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências da Saúde, modalidade profissional. Coordenadora do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão DiV3rso: Saúde Mental, Redução de Danos e Direitos Humanos. Coordenadora do Observatório Internacional de Gestão Autônoma da Medicação (GAM). Vice-Coordenadora do Observatório do Uso de Medicamentos e outras drogas.

 

LUÍSA SOUSA MONTEIRO OLIVEIRA

Graduada em Terapia Ocupacional (UEPA). Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA). Docente do Curso de Terapia Ocupacional da UFPA. Pesquisadora do grupo de pesquisa em Terapia Ocupacional e Ciência Ocupacional. Desenvolve pesquisas com foco no desenvolvimento humano, prematuridade, Ciência da Ocupação, brincar e contextos hospitalares.

 

MIRNA DE MARTINO DAS CHAGAS

Graduada em Terapia Ocupacional (UFPel).

 

PRINCE CHAIENE MEIRELES DIAS

Graduada em Terapia Ocupacional (UFPel). Especialista em Gestão e docência no ensino superior (ULBRA). Especialista em Intervenção ABA para autismo e deficiência intelectual (Universidade Cândido Mendes/ CBI of Miami). Professora substituta do Curso de Terapia Ocupacional (UFPel). Membro do projeto de pesquisa Cartografias Mentais e Narrativas Corporais (UFPel).

 

PRÍNCIPE NICOLAI ROLDAN FRANCIA

Graduado em Terapia Ocupacional (UFPel).

 

RENATA SILVA E SILVA

Graduada em Terapia Ocupacional (UFPel).

 

RICARDO LOPES CORREIA

Graduado em Terapia Ocupacional (Centro Universitário São Camilo). Especialista em Projetos Sociais e Políticas Públicas (Centro Universitário SENAC), Acessibilidade Cultural (UFRJ) e Cidades, Planejamento Urbano e Movimentos Sociais (UFRJ). Mestre e Doutor em Ciências da Saúde (Faculdade de Medicina do ABC). Professor Adjunto do Departamento de Terapia Ocupacional da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Laboratório de Estudos da Ocupação Humana e Tecnologias de Participação em Terapia Ocupacional (LEOH). Membro da Associação Brasileira dos Terapeutas Ocupacionais (ABRATO) e da Regional ABRATO-RJ, da World Federation of Occupational Therapist (WFOT) e da Associação Brasileira de Direito Urbanístico (IBDU). Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo dos Fundamentos e das questões sociais para a Terapia Ocupacional, dos estudos urbanos e práticas comunitárias em desenvolvimento local participativo e direito à cidade.

 

TAÍS QUEVEDO MARCOLINO

Graduada em Terapia Ocupacional (UFSCar). Formação clínica no Método Terapia Ocupacional Dinâmica (CETO). Mestra e Doutora em Educação (UFSCar), Pós Doutorado em Filosofia/Epistemologia (Universidade Federal do ABC). Professora Associada do curso de graduação e pós-graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar. Membro do LaFollia – Laboratório de Terapia Ocupacional e Saúde Mental da UFSCar. Líder do Grupo de Pesquisa Terapia Ocupacional Dinâmica. Delegada Suplente da ABRATO na Federação Mundial de Terapia Ocupacional (WFOT). Desenvolve atividades nas temáticas: Método Terapia Ocupacional Dinâmica, Saúde Mental, Raciocínio Clínico/Profissional em Terapia Ocupacional, Profissional Reflexivo e Desenvolvimento Profissional.

 

VANDA DE ANDRADE

Graduada em Serviço Social (Universidade Norte Paraná). Especialista em Educação a Distância (UNOPAR). Assistente Social do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS-Areal) da Prefeitura Municipal de Pelotas, RS.