Capa do livro: ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: <br>possibilidades de atuação do/a pedagogo/a

ESPAÇOS NÃO ESCOLARES:
possibilidades de atuação do/a pedagogo/a

Autores: Julia Cristina Bazani Banas (Org.)

Esta obra destina-se a acadêmicos de cursos de pedagogia, professores, pedagogos e pesquisadores na área da educação que pretendem conhecer e refletir a respeito da atuação do pedagogo para além dos “muros da escola”.
A obra possibilita ao leitor entender que a atuação do pedagogo não se restringe unicamente ao ambiente escolar. Dessa forma, evidencia-se, em cada capítulo, algumas possibilidades de atuação do pedagogo em diferentes espaços, tais como: editoras, hospitais e domicílios, penitenciárias, redes de proteção, instituições de acolhimento, projetos educativos, empresas e ONGs.
 É importante ressaltar que a riqueza da leitura de cada capítulo se encontra principalmente no fato de sua escrita ser fruto do compartilhamento de conhecimentos, experiências e vivências de profissionais/pedagogos que atuam diretamente no espaço abordado, o que viabiliza ao leitor uma aproximação da teoria com a prática, possibilitando-lhe enriquecedoras reflexões sobre as temáticas referidas.

Julia Cristina Bazani Banas
Organizadora

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2781-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-2782-8
DOI: 10.24824/978652512781.1
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 156
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ESPAÇOS NÃO ESCOLARES: <br>possibilidades de atuação do/a pedagogo/a
ADRIELLE HENEQUIM FRANCISCO
Pós-graduada em MBA em Pedagogia não Formal: Novos Espaços para a Atuação do Pedagogo pelo Centro Universitário Cesumar — UniCesumar. Graduada em Pedagogia pela Faculdade da Indústria — IEL Campus SJP. Professora de Ensino Fundamental I.

AMANDA CORDEIRO
Mestranda em Educação pela UDE — UY. Especialista em Pedagogia Empresarial pela Uninter/AL. Graduada em Pedagogia pela Uninassau/AL. Graduada em Comércio Exterior pelo IFAL.

ANA LÚCIA BERNO BONASSINA
Doutora em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Univali/SC. Mestre em Educação pela PUC/PR. Especialista em Ambientes Virtuais de Aprendi-zagem pela Faculdade Bagozzi e Especialista em Redes de Computadores pela UTFPR. Graduada em Pedagogia pela Universidade Luterana do Bra-sil e Bacharel em Informática pela Universidade Positivo. Atuação como professora da Educação Básica, professora do Curso de Pedagogia e Pe-dagoga com vínculo federal. Autora de artigos e livros na área de educa-ção.

ANA LÚCIA LANGNER
Doutoranda em Educação (PPGE/UFPR) na Linha de Pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Mestre em Educação (PPGE/PUCPR) na Linha de Pesquisa: História e Política de Educação e a Formação Docente. Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica, Institu-cional e Educação Especial Inclusiva (FAPSS) e em Gestão Estratégica de Pessoas (PUCPR). Graduada em Letras/Espanhol (Tuiuti/PR), Filosofia (Lateranense/ Roma) e Pedagogia (Uninter). Membro do Grupo de Pes-quisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e Comuni-dade de Prática de Pesquisa Educação Preventiva Integral — CPP (PPGE/UFPR). Pesquisadora em temas como: evasão escolar, contexto de privação de liberdade, direitos humanos, cidadania e inclusão social. Atuação como professora, pedagoga, consultora educacional na Educação básica, EaD e Ensino Superior. Autora de artigos e de materiais didáticos para o Ensino Fundamental.

ANDREIA RABELLO DE SOUZA
Mestre em Educação — PPGE/UFPR Linha de Pesquisa: Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano. Especialista nas áreas de Marketing (FAE), Tecnologias Educacionais (PUCPR) e Tutoria em EaD (Facinter). Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Paraná; Licenciada em Matemática — UTFPR e Pedagogia — UFPR. Possui experiência nas áreas financeira e educacional, atuando em con-sultoria e assessoramento pedagógico na Educação básica, Ensino Profis-sionalizante, EaD e Ensino Superior.

CECÍLIA PRZYBYSEWSKI
Pós-Graduação em Magistério da Educação Básica — Educação Infantil e Séries Iniciais. Graduação em Pedagogia PUC/PR. Ensino médio Profissi-onal de Magistério. Formação continuada em temáticas referente à garan-tia de Direitos / Legislações e temas referentes às demandas da Rede de Proteção. Formação continuada temáticas de cunho pedagógico. Atuação em sala de aula como regente de turma por 10 anos. Atuação como Pe-dagoga Escolar por 7 anos. Atuação como Pedagoga, na Rede de Proteção da Criança e do adolescente em Situação de Risco para a Violência à 13 anos (2 anos na Coordenação Municipal e 11 anos Coordenação Regional — Bairro Novo e Boqueirão, Curitiba). Membro da LIGA Boqueirão de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Parti-cipação na Revisão e Atualização do 4º Protocolo da Rede de Proteção à Criança e ao adolescente em Situação de Risco para a Violência 2020 de Curitiba. Participação na reescrita do ABRACE — Ações em Benefício do Regresso do Aluno à Escola em 2017 de Curitiba.

DANIELLE DE OLIVEIRA GALANTE DE SOUZA
Pós-Graduação em Educação Especial. Graduação em Pedagogia PUC/PR. Ensino Médio Magistério. Formação continuada em temáticas referente à garantia de Direitos / Legislações e temas referentes às demandas da Rede de Proteção. Formação continuada em temáticas de cunho pedagógico. Atualmente atuando como Pedagoga Escolar de Escola Especial Séries Iniciais do Ensino Fundamental e de Escola Estadual das séries finais do Ensino Fundamental. Atuação como Pedagoga, na Rede de Proteção da Criança e do adolescente em Situação de Risco para a Violência por 9 anos Coordenação Regional — Cajuru e Boqueirão, Curitiba. Membro na formação e escrita do protocolo da LIGA Boqueirão de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

DENIZE CRISTINA KAMINSKI FERREIRA
Doutora e Mestre em Educação pela UFPR — Universidade Federal do Paraná. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Pedagoga. Atual-mente é Professora Adjunta na Facsul — Faculdade de Campina Grande do Sul, PR. Professora de Educação Básica na Rede Municipal de Cam-pina Grande do Sul, PR. Avaliadora ad hoc do Ministério de Educação (MEC) para ato de autorização de cursos de graduação em Pedagogia. Pesquisadora da área de Trabalho Docente, Políticas Públicas e Direito à Educação.

EDNA BRUNA DE MOURA
Especialista em Gestão Estratégica em RH e Talentos pela Faculdade da Indústria — IEL — Campus SJP-PR. Graduada em Licenciatura em Pe-dagogia pela Faculdade da Indústria — IEL — Campus SJP-PR. Técnica em Estilismo de Confecção Industrial pelo SENAI/CIETP — Curitiba, PR. Pedagoga Empresarial de uma Empresa do segmento de elevadores.

JULIA CRISTINA BAZANI BANAS
Mestre em Educação pela PUC/PR. Especialista em Pedagogia Terapêutica pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Desenvolvimento Pessoal e Familiar pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. MBA em Organizações Educacionais pelo Centro Universitário OPET. Graduada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atuação como profes-sora de Educação Básica e Educação Superior no Curso de Pedagogia, pedagoga na Educação Básica. Autora de artigos científicos e capítulo de livro na área da educação.

LANITA HELAINE DA SILVA NEVES SIZANOSKY
Doutoranda em Educação pela Logos University International — Unilogos (USA). Mestre em Educação e Novas Tecnologias — Uninter — Curitiba, PR. Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranaguá. Especialista em Educação de Jovens e Adultos — Uninter. Especialista em Educação em Unidades Prisionais pela Universi-dade Cândido Mendes. Especialista em Educação a Distância com ênfase em Tutoria — FAPI. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Teologia pela Faculdade Batista do Paraná. Atua como Pedagoga há 32 anos pela SEED/PR e há 15 anos como Pedagoga Penal.

MARCIA MARIA POMBO DE SOUSA ABICALAF
Pós-Graduada em Psicopedagogia e Desenvolvimento Pessoal e Familiar pela Universidade La Sabana. Licenciatura em Pedagogia. Formação Pro-fissional de Magistério, 2º grau. Professora regente EI; EF1 e Ensino Su-perior, Coordenadora Pedagógica, Psicopedagoga Clínica e Institucional. Revisora de material didático Editora Dom Bosco e palestrante na forma-ção continuada em temáticas referente a: “Abordagens Pedagógicas e ava-liação da criança nas diferentes áreas”, “Aplicação e organização do tra-balho pedagógico em forma de projetos interdisciplinares”, “Redes de Conhecimento. Redes de Aprendizagem”, “Limites e resiliência”. Coor-denadora Pedagógica Editora Positivo, Implantação de material didático positivo”, “Positivo On” com Equipe pedagógica de escolas conveniadas Positivo. Voluntariado na ONG Junta Mais, com Psicopedagogia clínica em crianças, adolescentes e jovens em vulnerabilidade social.

MARLENE SCHÜSSLER D’AROZ
Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Centro Oeste (2019, Unicentro). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação (UFPR). Graduada em Pedagogia (UFPR). Realizou Estágio Científico Avançado na Uminho, Bra-ga-Portugal. Atuação como Pedagoga em ONGs que atendem crianças e adolescentes institucionalizadas. Pesquisadora da infância em situação de vulnerabilidade social. Atualmente atua como docente colaboradora no Mestrado Profissional em Educação da UFPR e Docente do Curso de Pe-dagogia da Universidade Federal do Amazonas/Humaitá.

PAULO RICARDO KLINGUELFFUSS DOS SANTOS
Graduado em Pedagogia pela Faculdade da Indústria Campus SJP/PR. Educador social por 4 anos em uma Instituição de Acolhimento de meni-nos com idade de 7 a 18 anos e 5 anos como educador social em um Pro-jeto Social que atende crianças e adolescentes de 7 a 12 anos em contra-turno escolar. Pedagogo social em uma Instituição de Acolhimento que atende crianças e adolescentes de 2 a 12 anos.

TÂNIA REGINA DA ROCHA MARTINS
Pós-Graduação em Psicopedagogia. Licenciatura em Pedagogia PUCPR. Formação Profissional de Magistério do Ensino de 2º grau. Formação con-tinuada em temáticas referente à garantia de Direitos / Legislações e temas referentes às demandas da Rede de Proteção. Formação continuada em temáticas de cunho pedagógico. Atualmente atuando como Profissional do Magistério nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Atuação como Diretora por 6 anos e Pedagoga, na Rede de Proteção da Criança e do adolescente em Situação de Risco para a Violência por 5 anos Coordena-ção Regional — Boqueirão, Curitiba. Membro na formação e escrita do protocolo da LIGA Boqueirão de Enfrentamento à Violência Sexual con-tra Crianças e Adolescentes.

THAÍS DE SOUSA ABICALAF
Formada em Jornalismo pela Universidade Positivo em 2019 e fundadora da ONG Junta Mais em Curitiba. Iniciou no voluntariado aos 12 anos e desde então trabalha com causas sociais e missões humanitárias. Já reali-zou missão na África — Moçambique em 2019 e na Amazônia — Coari no ano de 2021. Na organização atua com pessoas em situação de rua, famílias em vulnerabilidade social e comunidades, oferecendo atendi-mento médico pediátrico, odontológico, marmitas e auxiliando com doa-ções de cestas básicas. Criou a Junta Mais com o propósito de ajudar quem mais precisa e foi assim que conseguiu formar atualmente uma equipe com mais de 200 voluntários.

VIVIANE PEREIRA MAITO
Mestre em Educação pela PUCPR — Educação, Formação Docente e Tecnologias Educacionais em diferentes níveis e contextos. Especialista em Séries Iniciais, Ensino Fundamental, Educação Especial e Magistério Superior. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Direito e Educação: âmbito hospitalar e domiciliar da FAE Centro Universitário. No âmbito da Coor-denadoria de Atendimento as Necessidades Especiais, foi responsável pelo Programa de Escolarização Hospitalar, Atendimento Pedagógico Domiciliar, Comunicação Alternativa e Projeto Bullying não é Brincadeira do município de Curitiba (2013-2016). Lotada na Secretaria Municipal de Educação — SME de Curitiba (1993) atua em cursos de pós-graduação, na Educação Infantil, em todos os níveis do Ensino Fundamental e no Programa de Escolarização Hospitalar no Complexo Hospital de Clínicas do Paraná (CHC-UFPR) em andamento. Autora e coautora de projetos e artigos, parecerista e palestrante em congressos, seminários e mesas re-dondas no Brasil, França e Portugal.