Capa do livro: PROJETOS E TECNOLOGIAS: <br>Análises e Processos de Projeto <br>Coleção Dinâmicas do Espaço Habitado<br> Volume 3

PROJETOS E TECNOLOGIAS:
Análises e Processos de Projeto
Coleção Dinâmicas do Espaço Habitado
Volume 3

Autores: Ricardo Victor Rodrigues Barbosa - Jéssica Daiane Santos Pereira (Organizadores)

Em Projetos e Tecnologias aborda-se uma reflexão crítica acerca das intervenções humanas, enfocando a avaliação e desenvolvimento de mecanismos que subsidiem as dinâmicas do espaço habitado. Este Volume, subintitulado Análises e Processos de Projeto, dá ênfase à ergonomia a partir da abordagem integrada entre design e arquitetura no processo de projeto, tomando como suporte o exemplo espaços de escritório e um estudo de caso. Em seguida, debruça sobre o tema da verticalização abordando o surgimento e a expansão da tipologia de condomínios clubes no litoral norte de Maceió e sobre o processo histórico de verticalização residencial em cidades do Nordeste brasileiro. Maior ênfase é dada às primeiras décadas do processo de verticalização em Maceió. Finaliza com uma reflexão acerca da atuação do mercado imobiliário no processo de ocupação do solo urbano por meio da produção de edifícios em altura na cidade de Maceió.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2417-9
DOI: 10.24824/978652512417.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 192
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

PROJETOS E TECNOLOGIAS: <br>Análises e Processos de Projeto <br>Coleção Dinâmicas do Espaço Habitado<br> Volume 3
RICARDO VICTOR RODRIGUES BARBOSA
Doutor e Mestre em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2009 e 2005, respectivamente). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Professor e atual Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Alagoas. Líder do Grupo de Estudos da Atmosfera Climática Urbana (GATU), onde desenvolve pesquisas na área de Conforto Ambiental, Desempenho Térmico e Clima Urbano. Professor Associado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, lotado no Setor Tecnologia.

JÉSSICA DAIANE SANTOS PEREIRA
Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, da Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2018). Membro do Grupo de Estudos da Atmosfera Climática Urbana (GATU), onde desenvolve pesquisas relacionadas à área de Qualidade Ambiental ligada às Áreas Verdes Urbanas, Simulação Computacional, Clima e Planejamento Urbano.

ALESSON FABRÍCIO DOS SANTOS CAVALCANTE ALVES
Graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (início 2016 – em andamento). Possui curso de Direito à Cidade pelo Instituto Pólis (2021). Atualmente participa do projeto de pesquisa: Processo de verticalização urbana residencial da cidade de Maceió: novas estratégias do mercado imobiliário (décadas de 2000 a 2010) (2021 – em andamento).

ALEXANDRE MÁRCIO TOLEDO
Doutor em Engenharia Civil pela UFSC (2006), mestre em Arquitetura pela UFRGS (2001), especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UFPB (1993) e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFAL (1985), com título revalidado pela Universidade Técnica de Lisboa (1993). Atualmente é professor associado 4 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, na qual leciona disciplinas de Projeto de Arquitetura, no curso de Arquitetura e Urbanismo e disciplinas na Linha de Pesquisa 2: Concepção, Construção e Adequação do Espaço Habitado/ Tecnologias, no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFAL), no qual orienta mestrado e doutorado. Lidera o Grupo de Estudos em Projeto de Arquitetura (gEPA), desde 2006; coordenou os cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo (1996-1998) e em Design (2011-2014) e o PPGAU/DEHA (2009). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente em tecnologia e representação, ensino e prática, teoria e crítica do projeto de arquitetura. Foi sócio proprietário da Academia de Ginástica Quasar (1988-1991) e da Hospedaria D. Pero (1988-1990). Trabalhou como arquiteto autônomo de 1986 a 1995, em Maceió/AL, e em Leiria- Portugal.

ANA PAULA LIMA COSTA
Doutorado em Design UFPE (2016), mestrado em Design UFPE (2011), especialização em Ergonomia UFPE (2007), graduação em Arquitetura e Urbanismo UFPE (1987). Arquiteta do Ministério da Economia -SRA-PE (ingresso em 1996). Desenvolve pesquisas na área de arquitetura corporativa, ergonomia do ambiente construído e metodologia de projetos de ambientes de trabalho. Tem projetos de arquitetura e obras realizadas em mais de 100.000 m² de áreas construídas de escritórios em empresas públicas. Aplica a Ergonomia do Ambiente Construído em ambientes corporativos.

ANGELA XAVIER DE SOUZA NOLASCO
Professora do curso de Design na Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Doutora em Modelagem Computacional pelo SENAI Cimatec (2017), Mestre em Gestão e Tecnologia Industrial pelo SENAI Cimatec – UFBA – ITA (2012), Especialista em Gerenciamento de projeto pela FGV (2009), Pós-Graduada em Design de Produto pela UNEB (2006) e Bacharel em Desenho Industrial-Hab. Prog Visual pela UNEB (1997). Foi gestora do Programa Nacional Via Design, do SEBRAE. Foi Coordenadora do Núcleo de Design Gráfico e de Embalagem do SENAI – Departamento Regional da Bahia por 10 anos. Pesquisadora do Design e da Inovação, membro dos grupos de pesquisa “IDEA” da FAU/UFAL e “Cognição, Conhecimento e Inovação” do Centro Universitário CIMATEC. Membro do Coletivo de Design da Bahia – CDB. Pesquisadora em Gestão do Design, Design Estratégico e Design Thinking.

BÁRBARA LAURINDO SANTOS LOPES
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Mestre em Arquitetura e Urbanismo, pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Ex-docente substituta do curso de Design da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL e docente no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Tecnologia de Alagoas (FAT). Atua nas áreas de Projeto de Arquitetura e Design.

ESTHER DE SOUZA LEÃO FIREMAN
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (início 2018 – em andamento). Graduanda de nível técnico em Design de Interiores pelo CESMAC (início 2021 – em andamento). Possui Curso de Educação Patrimonial pelo Iphan (2019); Introdução ao Desenho Digital, pela UFAL (Autocad – 2020) e Curso Básico de Sketchup, pela UFAL (2020). Voluntária do Time Enactus UFAL participando do projeto Elpis (2020 – em andamento). Participa do Projeto de pesquisa: Processo de Verticalização Urbana Residencial da Cidade de Maceió: do Início à Consolidação (décadas de 1960 a 1990) (2020 – 2021). Atua nas áreas: Projeto Arquitetônico, História da Arquitetura e Patrimônio Arquitetônico.

FABIANE JHORALINA DE OLIVEIRA SANTOS
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2001) e mestrado em Dinâmica do Espaço Habitado pela Universidade Federal de Alagoas (2016). Atualmente é professor substituto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Arquitetura e Urbanismo, atuando principalmente nos seguintes temas: conforto ambiental, projeto, edifício multifamiliar, ressocialização e desempenho acústico.

LUCIANA GAVAZZA SANTOS
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1996). Atua principalmente nos seguintes temas: hospital veterinário, idosos, estação ferroviária, edifícios de uso misto e uso múltiplo.

MARIA ELISA MOREIRA ALVES
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL (2009). Mestrado pelo curso de Pós-Graduação em Dinâmicas do Espaço Habitado – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas (2012). Especialista em Docência na Educação Profissional – Instituto Federal de Alagoas (2021). Atualmente é professora do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) – Campus Maragogi, em caráter efetivo e doutoranda em Cidades pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL. Tem experiência na área de arquitetura com desenvolvimento de projetos de arquitetura de interiores, projeto de construção no segmento horizontal, consultorias técnicas e especificações de materiais.

MARIANA OLIVEIRA MACENA DE FREITAS
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas desde 2014. Atuando principalmente nos seguintes temas: anteprojeto, estudo preliminar, projeto de paisagismo, projeto de arquitetura e urbanismo; com interesse em projeto de habitação de interesse social e preservação e restauração de patrimônio histórico. Atuando como bolsista no grupo de pesquisa GEPA (grupo de estudos em projeto de arquitetura), órgão pertencente à FAU (faculdade de arquitetura e urbanismo) da UFAL (Universidade Federal de Alagoas).

MARTA CRISTINA CAVALCANTE
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1997), Mestre em Dinâmica do Espaço Habitado pela Universidade Federal de Alagoas (2016) e Especialista em Projeto de Arquitetura pelo Instituto de Pós-graduação & Graduação (IPOG) (2015). Professora Substituta na UFAL na Faculdade de Arquitetura (2018 até 2020). Experiência de mais de 10 anos como arquiteta autônoma.

MORGANA MARIA PITTA DUARTE CAVALCANTE
Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (1990), Graduação em Direito pelo Centro de Estudos Superiores de Maceió (1997), Especialização em Análise Ambiental (UFAL), Especialização em Direito Constitucional (UFAL), Especialização em A Moderna educação: Tendências e foco no aluno (PUC-RS-2020) e Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Alagoas (2000). Doutora em Arquitetura e Urbanismo, na área de concentração Projeto de Arquitetura e Urbanismo, linha de pesquisa Arquitetura Moderna e Contemporânea: representação e intervenção, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). É Professora e pesquisadora dos cursos de graduação em Arquitetura e Design, no PPGAU da FAU-UFAL – Universidade Federal de Alagoas e Diretora da FAU/UFAL para a gestão 2018-2022. Conselheira suplente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas para o período de 2018-2020 e 2021-2023.Tem experiência na área de Arquitetura/ Urbanismo, artes plásticas e design, com ênfase em estudos de expressão plástica e visualidade, projeto arquitetônico, projeto de ambientação. Atuando principalmente nos seguintes temas: projeto arquitetônico, expressão, design de interiores, arquitetura contemporânea e sustentabilidade.

THAÍSA FRANCIS CÉSAR SAMPAIO SARMENTO
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas em 2002, Mestre em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa Dinâmicas do Espaço Habitado da Universidade Federal de Alagoas em 2005. Doutora em Design pela Universidade Federal de Pernambuco em 2017. Ingressou como docente efetiva na UFAL em 2006, atuando no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFAL Campus Arapiraca até 2013. Desde 2014 é docente da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFAL, Campus A. C. Simões em Maceió, lecionando nos cursos de graduação em Design, em Arquitetura e Urbanismo, e no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFAL). Sua carreira tem atuações em ensino, pesquisa, extensão e gestão universitária. É líder do grupo de pesquisa IDEA – Interseções entre Design e Ambiente Construído da FAU/UFAL. Tem experiência na área de Arquitetura, Urbanismo e Design, com ênfase em Acessibilidade, Ergonomia do Ambiente Construído, Design de Interiores – pesquisa e projeto, Avaliação e projeto de ambientes escolares, tendo publicado artigos, capítulos e livros nessas áreas de pesquisa.