Capa do livro: LUZES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPO SOMBRIO

LUZES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPO SOMBRIO

Autores: Francisco Ari de Andrade - Josy Kelly Abreu Moura - Lara Söldon Braga Holanda - Magnólia Maria Oliveira Costa (Orgs.)

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Sinopse

A academia vem desenvolvendo um importante papel, nessa discussão, no sentido de realizar avaliações e balanços sobre as ações implementadas pelos governos, ao longo da década, indicando alguns avanços e colocando em destaque os enormes retrocessos. Outra colaboração importante da academia se refere à realização de pesquisas e produção do conhecimento em diversos campos da educação. E é nessa perspectiva que se insere a obra Luzes na Educação Brasileira, organizada pelos professores Francisco Ari Andrade, Josy Kelly Abreu Moura, Lara Söldon Braga Holanda, Magnólia Maria Oliveira Costa que apresenta resultados, sobre esse debate, no âmbito da disciplina Educação Brasileira do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Trata-se de uma publicação espontânea e autofinanciada de adesão livre de um grupo de estudantes e pesquisadores de mestrado e doutorado que concluíram a referida disciplina no semestre 2021.1. Importante ressaltar que tal disciplina tem como objetivo central refletir a Educação Brasileira numa abordagem epistemológica, histórico-cultural e social.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2665-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-2666-1
DOI: 10.24824/978652512665.4
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 212
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

LUZES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPO SOMBRIO

Autores

ADRIANA MADJADOS SANTOS FEITOSA
Possui graduação em Pedagogia na Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Educação na Universidade Estadual do Ceará (2008) e, atualmente, está cursando doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) na Universidade Federal do Ceará (UFC).

ALESSANDRA SÁVIA DA COSTA MASULLO
Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (2007), mestrado em Educação Brasileira pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (2015), pós-graduação em História e Cultura Africana e dos Afrodescendentes pela Universidade Federal do Ceará (2010), pós-graduação em Serviço Social, Políticas Públicas e Direitos Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2010).

ALEXANDRA MARTINS DE MOURA FÉ
Possui graduação em Letras Português e suas respectivas Literaturas pela Universidade Estadual do Ceará (2007). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação do Ceará- GEPHEC.(UFC-CNPq).

ANA CLAÚDIA LIMA DE ASSIS
Professora da Educação básica da rede pública estadual. Bacharel em Serviço Social. Licenciada em disciplinas da educação básica. Mestrado em Avaliação de Políticas Públicas pela UFC. Membro da Coordenação colegiada do Fórum EJA CE.

ANA PAULA DE MEDEIROS RIBEIRO
Professora Associada do Departamento de Estudos Interdisciplinares - DE INTER, da Centro de Ciências Agrárias, da Universidade Federal do Ceará. É graduada em Administração de Empresas (1991) e em Pedagogia (2004). É Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela UFC na linha de pesquisa em Avaliação Educacional. Realizou estágio pós-Doutoral em Boston College, Massachusetts - EUA.

ÂNGELA MARIA BESSA LINHARES
Professora aposentada da Faculdade de Educação da UFC e docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da (UFC). Mestre e Doutora em Educação Brasileira pela (UFC).

CLÁUDIO JOSÉ DE OLIVEIRA
Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Especialização em Docência Universitária na Contemporaneidade pela Universidade de Caxias do Sul - UCS. Atualmente é professor adjunto da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/40h). Departamento de ‘Ciências, Humanidades e Educação’ e Programa de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado Doutorado (PPGEDu).

ERBÊNIA MARIA GIRÃO RICARTE
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Mestre em Educação e Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Professora temporária na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN. Professora convidada do Instituto Dom José - IDJ - Universidade Estadual Vale do Acaraú. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação do Ceará- GEPHEC (UFC-CNPq).

FÁTIMA MARIA NOBRE LOPES
Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Especialização em Filosofia Política pela Universidade Estadual do Ceará (1991). Licenciatura em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (1985). Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1981). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal do Ceará.

FERNANDA LIMA CAVALCANTE
Possui graduação em Tecnologia em Meio Ambiente pelo Centro Federal Tecnológico do Rio Grande do Norte (2005),Bióloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), Mestre em engenharia Sanitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2007) e Doutorado em Manejo do Solo e Água, pela Universidade Federal do Semi-árido (2017). Atualmente é Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Mossoró.

FRANCISCA DE FÁTIMA ARAÚJO OLIVEIRA
Professora Aposentada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN.

FRANCISCO ARI DE ANDRADE (ORGANIZADOR)
Professor Associado do Departamento de Fundamentos da Educação e o Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira(Mestrado/doutorado). Doutor em Educação pelo PPGE-UFC. Pós-Doutor em História da Educação pelo PPGE-UFPB. Líder do Grupo de Pesquisa em História da Educação do Ceará – GEPHEC- UFC/CNPq.

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA SOARES
Possui graduação em LINGUAGENS E CÓDIGOS pela Universidade Federal do Ceará (2004) e graduação em PEDAGOGIA pela FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ (2001). Atualmente é Diretor da EMEIF Educador Paulo Freire, na SER V.

FRANCISCO MILTON MENDES NETO
Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1997), Mestrado em Informática pela Universidade Federal de Campina Grande (2000), Doutorado em Engenharia Elétrica, na área de Processamento da Informação, pela Universidade Federal de Campina Grande (2005) e Pós-doutorado pelo Instituto de Robótica y TIC da Universitat de València (2014). É professor Associado 4 do curso de graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

FRANCISCO PAIVA DAS NEVES
É licenciado em Pedagogia e mestrando em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Na Pós-Graduação investiga o lugar social da mulher no cordel, pesquisando o retrato da mulher nas obras dos poetas Leandro Gomes de Barros e José Camelo de Melo Rezende. É professor efetivo da Rede Municipal da Educação Básica da Cidade de São Gonçalo do Amarante, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ministra oficinas e palestras sobre cordel em escolas e outras instituições.

GISELLE PRISCILA BRANDÃO VIEIRA
Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Bolsista de iniciação Científica – PIBIC da UFC. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação do Ceará- GEPHEC.(UFC-CNPq).

HENRIQUE CUNHA JUNIOR
Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Pesquisador sobre Populações Negras, História da Tecnologia e Urbanismo Africano. Doutoramento em Engenharia pelo Instituto Politécnico de Lorraine- França em 1983. Possui Mestrado em Engenharia e História.

INGRIDY IÁSCARA OLIVEIRA MARINHO
Tem Formação em nível superior em Tecnologia em Gestão Ambiental, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte IFRN. Técnico em Enfermagem pela Universidade Potiguar UnP. Tem experiencia na área de recursos Florestais e Engenharia Florestal. Participou do Projeto de Extensão “Economia Solidaria com pesquisa e projetos extensivos. Analista de Departamento Pessoal da Empresa Anibaltec.

ISABEL CRISTINA MORAES DE SOUZA CASTRO
Possui graduação em Administração pela Faculdade Estácio do Ceará (2011) e especialização em Gestão Universitária pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente, ocupa cargo de assistente em administração da Universidade Federal do Ceará, com função de secretária administrativa da Pró-Reitoria de Graduação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Universitária.

IZADORA RIBEIRO DE MEDEIROS
Graduada em História (Licenciatura), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Metodologias do ensino de História, Faculdade Venda Nova do Imigrante. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (POSENSINO).

JAILSON TAVARES CRUZ
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, eixo Química (UFC). Especialista em Gestão Escolar (UDESC). Especialista em Educação Permanente em Saúde (ENSP). Especialista em Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Graduado em Pedagogia com Habilitação para Química e Biologia (UVA). Diretor da Escola de Ensino Médio Ana Facó. Assistente à Docência Polo UAB de Beberibe. Membro Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).

JANDERLYER GOMES DE LIMA
Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Direito pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Delegado de Polícia Federal. Membro Pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana (GEPOS).

JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS
Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor da Faculdade de Educação na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO. Lider do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq).

JOSY KELLY ABREU BEZERRA MOURA (ORGANIZADORA)
Doutoranda em Educação Brasileira pelo PPGE/UFC. Possui graduação em PEDAGOGIA pela UFC (2004). É Técnica em Assuntos Educacionais da UFC com a função de Diretora da Divisão de Orientação e Acompanhamento Discente da Coordenadoria de Acompanhamento Discente da Pró-Reitoria de Graduação da UFC desde 2013. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação do Ceará- GEPHEC.(UFC-CNPq).

JÚLIA DE FÁTIMA SANTOS DA SILVA
Mestranda em Educação Brasileira pelo PPGE-UFC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com Trabalho de Conclusão de Curso com enfoque nas memórias e narrativas de professoras alfabetizadoras aposentadas. Pós-Graduação MBA em Gestão Escolar pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP). Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação do Ceará- GEPHEC.(UFC-CNPq).

KARYTIA NAYARA GONÇALVES DA SILVEIRA
Graduanda em Pedagogia pela Faculdade de Educação – UFC. Bolsistas de Iniciação Científica – PIBIC – UFC/ CNPq. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação do Ceará- GEPHEC.(UFC-CNPq).

LARA SÖLDON BRAGA HOLANDA (ORGANIZADORA)
Mestranda na linha Educação Currículo e Ensino, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Estadual do Ceará, graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente atua como pedagoga (TAE) na Coordenadoria Técnico-Pedagógica do Instituto Federal do Ceará, campus de Horizonte. Atuou na Educação Básica, na Educação Profissional e na Educação de Jovens e Adultos.

LIA RAQUEL MOREIRA OLIVEIRA
É Professora Assistente de Agregação na Universidade do Minho. Atua em Ciências da Educação na área de Currículo e Tecnologia Educacional. É autora de dois livros e editora de onze. Recebeu quatro prêmios. Seus interesses se concentram na Tecnologia Educacional como artefato cultural, abre recursos educacionais e novas alfabetizações, superfícies táteis, linguagem audiovisual (cinema, vídeo e vodcasting), portfólios eletrônicos, gamificação.

LUCIVANDO RIBEIRO MARTINS
Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação pela Universidade Federal do Ceará, na linha de pesquisa em Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola, no eixo Educação Ambiental, Juventude, Arte e Espiritualidade. Mestre em educação pela linha de pesquisa Movimentos Sociais, Políticas Públicas e Educação do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Piauí e licenciado em Pedagogia na mesma instituição. Membro do Observatório das Juventudes e Violências nas Escolas, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação, Gênero e Cidadania - NEPEGECI (UFPI) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sobre Gênero, Idade e Família - NEGIF (UFC).

LUÍS TÁVORA FURTADO RIBEIRO
É professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, atuando na graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado em Educação) nas linhas: Educação, Currículo e Ensino e História e Memória da Educação. Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1983); mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1990) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2002). Concluiu Estágio Pós-doutoral na École de Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) sob a supervisão de Michel Löwy com bolsa CNPq.

LUIZ BOTELHO ALBUQUERQUE
Graduado em música, Mestre em Educação, Doutor em Sociologia da Educação, Professor titular no Departamento de Teoria e Prática do Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará e no curso de licenciatura em Música do Instituto de Cultura e Arte da UFC, no Mestrado Profissional em Artes-PROFARTES/UFC e no programa de Pós-Graduação em Educação da FACED-UFC.

LUZIA MÁRJORIE FERREIRA DA SILVA
Mestranda em Educação Brasileira pelo PPGE-UFC. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é bolsista CAPES e integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação do Ceará - GEPHEC –UFC-CNPq.

MAGNÓLIA MARIA OLIVEIRA COSTA (ORGANIZADORA)
Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em educação PPGE na linha de Pesquisa “História e Memória da Educação da Universidade Federal do Ceará-UFC. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em educação POSEDUC da Universidade do estado do rio grande do Norte-UERN. Especialista em Educação de Jovens e Adultos-UERN.

MÁRCIA APARECIDA DE SOUZA
Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Mestre em Ensino pela Universidade Federal Fluminense. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Ciências e Educação do Espírito Santo. Graduada em Letras Pela Universidade de Minas Gerais.

MARIA DE FÁTIMA DE LIMA DAS CHAGAS
Doutora em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) com Doutorado Sanduíche no Instituto de Educação na Universidade do Minho em Portugal. Doutora em Ciências da Educação na especialidade Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (Portugal). Mestra em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

MARIA JOSÉ MARQUES LIMA
Licenciatura em Letras - Universidade Federal do Ceará- UFC, Bacharelado em Assistente Social na Universidade Estadual do Ceará- UECE, Mestrado em Avaliação em Políticas Públicas na UFC. Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade do Minho em Braga/Portugal em regime de cotutela com a Universidade Federal do Ceará-UFC, Professora da rede pública do Estado do Ceará e do Município de Fortaleza.

MARIA KÉLIA DA SILVA
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará. Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino – POSENSINO. Graduada em pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Bolsista FUNCAP.

MERYELLE MACEDO DA SILVA
Doutoranda em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, sendo Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Mestre em Educação; Especialista em Geografia e Meio Ambiente e Graduada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri.

NIZE MARIA CAMPOS PELLANDA
Possui graduação em História (UFRGS), mestrado em História da Cultura (PUCRS), doutorado em Educação (UFRGS) com doutorado-sanduiche na M.U. (OHIO-USA) sob a orientação do Dr. Peter McLaren. Realizou estágio de Pós-doutoramento na Universidade do Minho (PORTUGAL) onde atuou como pesquisadora convidada atuando no CEHUM no projeto “Educação, saúde e sofrimento”. Estágio Sênior de pesquisa na Universidade do Minho onde está desenvolvendo uma plataforma digital para sujeitos diagnosticados com TEA (Transtornos do Espectro Autista) baseada em pressupostos da complexidade sob a supervisão da Dra. Lia Oliveira.

ROSELY DE SOUSA FERNANDES
Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2000). Possui Especialização em Ensino da Arte e Educação Física na Infância- Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2008). Possui Curso de Atendimento Educacional Especializado. AEE Universidade Federal do Ceará ((2008). Tutora no curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado AEE. Universidade Federal do Ceará (2014).i Professora da Prefeitura Municipal de Mossoró/RN. Professora do Atendimento Educacional Especializado. AEE. Especialização em Ensino da Arte e Educação Física nas Séries Iniciais.

SÉSIO SANTIAGO FREIRE FILHO
Mestre em Educação Brasileira e Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado em Física pela UECE(1998) , tecnólogo em Processamento de dados pela UNICE (2002) e Especialista em Governança de TI pelo SENAC-RJ (2014).

SIDNEY GUERRA REGINALDO
Professor da Faculdade de Direito na Universidade Federal do Ceará do Departamento de Direito Privado e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará; possui Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará; Doutorado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza; Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará; Mestrado em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza.

VALDÊNIA FERREIRA PINHEIRO
Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior pela Universidade Federal do Ceará. Possui Graduação em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará. Secretária Executiva na Universidade Federal do Ceará.