Capa do livro: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM CONTEXTO PLURIÉTNICO NO ALTO RIO NEGRO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM CONTEXTO PLURIÉTNICO NO ALTO RIO NEGRO

Autores: Letícia Alves da Silva

A obra “Formação de professores e práticas pedagógicas para o ensino de História em contexto pluriétnico no Alto Rio Negro”, perpassa as diversas abordagens históricas e pedagógicas relativas ao ensino da História, com o objetivo de pensar reflexivamente em estratégias que possam ir ao encontro das alteridades. Em paralelo, tentamos percorrer os caminhos da construção da ideia de multiculturalismo e interculturalidade que acabam fundamentando o ensino de História no contexto pluriétnico. Procuramos demonstrar que o multiculturalismo e a interculturalidade devem estar atrelados ao ensino de História e imbricados no processo pedagógico, afim de possibilitar a compreensão da realidade pluriétnica presente nas escolas indígenas e não indígenas visando estruturar práticas pedagógicas em prol de uma educação escolar indígena que promova a relação entre as diferentes culturas através da articulação dos saberes indígenas e não indígenas. Em vista disso, a Amazônia e mais restritamente o Alto Rio Negro apresentam um palco de relações complexas de diferentes culturas, tornado um solo fértil para se pensar o ensino de História no contexto intercultural. Ilustramos essa questão apresentando a problemática da ausência de formação docente para desenvolver um ensino que articule os saberes indígenas aos conteúdos da disciplina de História e que trabalhe a temática indígena contextualizada com a diversidade étnica, linguística e sociocultural dos alunos indígenas que adentram anualmente os estabelecimentos de ensino municipal, estadual e federal. Destarte, procuramos demonstrar que é possível o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas no ensino de História dentro de um contexto indígena pluriétnico.

Impresso
de R$ 91,00 por
R$ 70,00
Digital
de R$ 80,00 por
R$ 52,50

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2275-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-2276-2
DOI: 10.24824/978652512275.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 280
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE HISTÓRIA EM CONTEXTO PLURIÉTNICO NO ALTO RIO NEGRO
LETICIA ALVES DA SILVA
Cursou graduação em História pela Universidade do Estado do Amazonas, Mestrado em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal do Amazonas. Atualmente é professora de História no IFAM Campus São Gabriel da Cachoeira, é coordenadora da Ação Saberes Indígenas na escola, coordenou o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do IFAM Campus São Gabriel da Cachoeira e é líder do grupo de pesquisa "Formação de Professores para a Diversidade".