Capa do livro: APRENDENDO PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: <br>da escola à universidade<br> Volume 48

APRENDENDO PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA:
da escola à universidade
Volume 48

Autores: Francisco Finardi - Carla Ulasowicz (Orgs.)

As práticas corporais de aventura sempre estiveram presentes no cotidiano das pessoas. Elas assistem, vivenciam ou presenciam pessoas se locomovendo de skate, bicicleta ou patins pelas ruas, com objetivos de trabalho ou lazer; nos passeios à praia, visualizam surfistas em suas pranchas; nos programas de televisão, assistem ao rapel, à tirolesa, às trilhas ecológicas; em alguns espaços de entretenimento, vivenciam atividades nas paredes de escalada, entre outras.
Esses elementos da cultura, por sua vez, podem ser problematizados dentro do espaço escolar de forma prazerosa e significativa, e, mais do que isso, podem ser sistematizados e ensinados de modo crítico nas aulas de Educação Física.
A partir da oficialização da Base Nacional Comum Curricular (2018), as práticas corporais de aventura foram instituídas como unidade temática para o ensino nos anos finais (6º ao 9º ano) na disciplina de Educação Física, a qual se apresenta em dois segmentos: práticas corporais de aventura urbana e práticas corporais de aventura na natureza. Porém, essas práticas podem ser ensinadas em todos os segmentos da Educação Básica, nos cursos extracurriculares e comunitários, e nas propostas vinculadas ao lazer.  
O objetivo desse livro é o de relatar as experiências reais dos professores(as) de diferentes regiões do BRASIL sobre o tema na Educação Básica e a formação dessa prática nos cursos de licenciatura em Educação Física, permitindo reflexões e atualização de conhecimentos para os professores atuantes e/ou em formação.
É importante salientar que as atividades aqui propostas devem ser adaptadas ao contexto da população atendida e da instituição escolar em relação às estratégias, espaços, materiais e temas emergentes.

Boa leitura!

Francisco Finardi
Carla Ulasowicz

Impresso
de R$ 104,00 por
R$ 90,00
Digital
de R$ 104,00 por
R$ 72,80

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2535-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-2534-3
DOI: 10.24824/978652512535.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 404
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

APRENDENDO PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NA EDUCAÇÃO FÍSICA: <br>da escola à universidade<br> Volume 48

ALLYSON CARVALHO DE ARAÚJO

Professor do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte — UFRN. Possui licenciatura em Educação Física e mestrado em Educação pela UFRN, e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco — UFPE. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UFRN) e do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Física em Rede (PROEF – Natal). Áreas de estudo: Educação Física, Comunicação, Educação, Mídia, Tecnologia e Cinema.

 

ANTONIO HENRIQUE SIMÃO DOS SANTOS

Licenciado em Educação Física — Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Pós-graduação em Saúde e Qualidade de Vida — Centro Universitário Leonardo da Vinci — UNIASSELVI (cursando).

 

BÁRBARA ISABELA SOARES DE SOUZA

Licenciada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás (ESEFFEGO/UEG). Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (PPGEF/UnB), na linha de “Estudos Sociais e Pedagógicos da Educação Física, Esporte e Lazer”. Docente da Carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicados à Educação (CEPAE) da Universidade Federal de Goiás (UFG), trabalhando, especificamente, no Departamento de Educação Infantil (DEI).

 

BRENA DIAS BRUNO

Graduanda no curso de Educação Física em Licenciatura (2016). Monitora no Programa de Iniciação à Docência (PID) 2020. Bolsista do Programa de Iniciação Científica. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes – linha de pesquisa: Gênero e Sexualidade.

 

CARLA ULASOWICZ

Licenciada e bacharel em Educação Física, pedagoga, doutora e mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP), membro do grupo autônomo de professores(as)-pesquisadores(as) em Educação Física escolar, professora da rede municipal de ensino de Santo André-SP e de São Bernardo do Campo-SP.

 

CIBELE GARCIA PEREIRA

Licenciatura e bacharel em Educação Física — UMESP. Pós-graduada em Esportes e Atividades de Aventura pela FMU. Coautora do livro Novas experiências na aventura. Skatista, educadora desde 2007. Educadora de skate do Instituto Família Barrichello. Atua como personal de skate no ABC Paulista e em projetos sociais de ONG’s com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

 

CLAUDIO BENITES DA SILVA

Acadêmico de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul — UFMS. Membro do GEPEFI — Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Inclusiva. Participou do Programa de Educação Tutorial — PET/Educação Física — UFMS entre 2015 e 2017. Possui interesse nas áreas de Educação Física Adaptada e Esportes de Aventura. Desenvolveu a pesquisa “Esportes de aventura para pessoas com deficiência visual”. Guia e instrutor de esportes de aventura (rapel, cachoeirismo, escalada, tirolesa, trekking). Atualmente integra a trilha extrema turismo de aventura.

 

CYBELE CÂMARA DA SILVA

Mestre pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional — PROEF, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista no ensino de educação física na escola — Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora da rede municipal de educação da cidade do Natal desde 2004, atuando como assessora pedagógica de Educação Física no ensino fundamental.

 

CYNTIA EMANUELLE SOUZA LIMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física— UFRN-Natal. Licenciada em Educação Física pelo Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. Estuda Questões de Gênero e Educação Física Escolar. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa — Educação Física Escolar e Relação Com o Saber — e do eixo — Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos — Saberes em Ação.

 

DANDARA QUEIROGA DE OLIVEIRA SOUSA

Professora do curso de Educação Física da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte — UERN. Licenciada e mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte — UFRN. Áreas de estudo: Práticas Corporais de Aventura e Educação Física Escolar.

 

DAYSE CÂMARA CAUPER

Mestra em Ensino na Educação Básica pela Universidade Federal de Goiás (2018), Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior de Educação Física de Muzambinho-ESEFM (2004) e Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Instituto Presbiteriano Gammon (2004).  Membro associado do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte - CBCE, tendo integrado o GTT - Escola/CBCE na gestão 2017/19. Atualmente é professora do quadro efetivo do Colégio Militar de Juiz de Fora - CMJF e integrante do: Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Teoria Social e Educação - Práksis/FEFD/UFG, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Linguagem e Cultura - GEFLIC/FACED/UFJF e do Grupo de Estudos sobre Pedagogia histórico-crítica e Educação Básica - GEPHCEB/Colégio João XXIII/UFJF.

 

DÉBORA DOS SANTOS RIBEIRO

Licenciada em Educação Física — Universidade do Estado do Amazonas (UEA); pós-graduação em Educação Física Escolar — UNIASSELVI.

 

DEBORA HASHIGUCHI

Atualmente doutoranda no Programa de Neurociências do Instituto do Cérebro — ICE/UFRN. Mestre em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo — UNIFESP. Atuação em educação infantil de 2009 a 2015 em escolas de Natal, RN. Atuação em Educação Física do ensino fundamental, treinamento desportivo e treinamento personalizado. Especialista em treinamento desportivo pelas Faculdades Metropolitanas Unidas — FMU. Licenciatura plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Jundiaí — ESEFJ. Áreas de estudo: Neurociências, Atividade Física e Saúde.

 

DEIVIDE TELLES DE LIMA

Mestre em Docência Para Educação Básica pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” — UNESP, campus de Bauru; licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR); bacharel em Educação Física pelas Faculdades Integradas de Bauru (FIB); licenciado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Barra Bonita (FAEFI); professor efetivo da rede estadual de educação de São Paulo; atualmente, é professor de Educação Física da rede municipal de educação de Jaú, SP; professor de uma escola particular do município de Jaú, SP e professor das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ).

 

DENILSON NERES DA SILVA

Graduado em Educação Física – Licenciatura pela Universidade Cruzeiro do Sul, foi estagiário do programa Residência Pedagógica promovido pela Capes em parceria com a Unicsul entre os anos de 2018 e 2019. Durante esse período, desenvolveu, juntamente com os docentes e residentes, o projeto de lutas brasileiras.

 

DIEGO KENNETH PEREIRA ALVES DE ARAUJO

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão em Educação a Distância da Universidade Federal Rural de Pernambuco — UFRPE EAD/TEC. Especialista em Educação Física Escolar e Treinamento Esportivo. Graduado em Pedagogia, Licenciado e Bacharel em Educação Física. Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de Serra Talhada — PE. Docente nos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Autarquia Educacional de Serra Talhada — AESET. MEMBRO DO NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISA EM CORPOREIDADE (NEPEC — IF SERTÃO).

 

DIMITRI WUO PEREIRA

Licenciado em Educação Física pela USP; mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu; doutor em educação pela UNINOVE; hoje atua como professor do Senac Jundiaí-SP e é autor de diversos livros sobre aventura.

 

EDIVAN RIBEIRO SOARES

Mestrado em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Faculdade Latinoamareicana de Ciências Sociais — FLACSO. Pedagogo pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” — UNESP. Professor de Educação Física na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.

 

ELIONALDO BRINGEL DE LIMA

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Vale do São Francisco — UNIVASF. Especialista em Educação Física Escolar e Educação Física Adaptada. Professor efetivo na rede municipal de ensino de Juazeiro, BA e Santa Maria da Boa Vista, PE. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada – GEPAFA/UNIVASF.

 

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE

Doutora em Educação Física, é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação stricto sensu e professora nos cursos de pós-graduação e de graduação em Educação Física da Universidade São Judas. É pesquisadora do Instituto Ânima Sociesc de Inovação, Pesquisa e Cultura e coordena o grupo Diálogos: Educação Física, Escola e Currículo.

 

EMMANUELLE CYNTHIA DA SILVA FERREIRA

Professora da rede pública de ensino municipal de Fortaleza. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física/UFRN-Natal. Licenciada em Educação Física/Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. Estuda questões de gênero e Educação Física escolar. Participante do Grupo de Estudos e Pesquisa — Educação Física Escolar e Relação Com o saber — e do eixo — Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos — Saberes em Ação.

 

ÉRIKA FERNANDES DE ALMEIDA ARRUDA

Doutoranda e mestra pelo Programa Associado de Pós-Graduação UEM/UEL em Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos do Lazer e coordenadora técnica da Escola de Aventuras. Bolsista da Rede Cedes-PR. Especialista em Atividade Física Relacionada à Saúde. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.

EVANDRO ANTONIO CORRÊA

Doutor em Ciências da Motricidade UNESP-Bauru; Mestre em Ciências da Motricidade UNESP-Rio Claro; Licenciatura plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Avaré; professor das Faculdades Integradas de Jaú (FIJ); membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas, Sociológicas e Pedagógicas em Educação Física (GESPEFI — UNESP-Bauru) e do Núcleo de Estudos e Pesquisa das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (NEPATEC) — UNESP-Bauru. Atuação e pesquisa na área de Educação Física com ênfase em Formação e Intervenção Profissional, Educação Física Escolar e Tecnologia, Lazer e Atividades de Aventura.

 

FERNANDA HERRAN FERNANDES

Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL. Especialista em Psicologia Histórico-Cultural e graduada em Educação Física — Licenciatura Plena pela Universidade Estadual de Maringá/PR. Docente da rede municipal de ensino de Cianorte/PR. integrante do Grupo de Estudos do Lazer (GEL/UEM).

 

FILIPE PITÁGORAS RODRIGUES MAGALHÃES

Mestrado em Educação Física — Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Bacharelado em Educação Física (UNIVASF), especialização em Educação Física Escolar, professor de Educação Física efetivo na rede municipal de ensino de Juazeiro, BA e da rede estadual de Pernambuco. Membro do Grupo de Pesquisa em Genética e Exercício (GEPEGENE).

 

FLÁVIA DENEPOTE DOS SANTOS

Formada em Técnica de Organização Esportiva pela Etec de Esporte e graduada em Educação Física pela Universidade Cruzeiro do Sul, foi estagiária do Programa Residência Pedagógica entre os anos 2018 e 2019, no qual desenvolve projetos junto aos discentes com ênfase nos esportes com raquetes.

 

FLÁVIO ANTÔNIO ASCÂNIO LAURO

Mestrado em Reabilitação (Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina); especialização em Fisiologia do Exercício (Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina); licenciatura plena em Educação Física (Universidade Santo Amaro). Professor, pesquisador, treinador físico, técnico, jornalista e comentarista de skate, surfe e snowboard. Proprietário da Fa Board School.

 

FRANCISCO FINARDI

Professor da graduação em Educação Física da Unopar — campus Baixada Santista, professor convidado da Unisa, Unibr, Fefis, Unifesp, entre outras, é formado em Educação Física (Bacharelado/ Licenciatura) pela Fefis / Unimes, licenciado em Pedagogia pela Faculdade Brasil. É pós-graduado em Educação Física escolar pela FMU/SP e em psicomotricidade aplicada à educação e psicopedagogia pela São Judas — campus Unimonte — Santos. Pós-graduado em Docência no Ensino Superior e Educação Especial e Inclusão pela Faculdade Brasil. Possui cursos de capacitação na área de Atividades de Aventura Segura pela Brasil Adventures. Professor em diversos cursos de aperfeiçoamento e capacitação profissional para professores em redes públicas de ensino, congressos nacionais e internacionais. Hoje atua nos municípios de Santos e São Vicente como professor de Educação Física escolar. Membro do grupo do Facebook/Instagram — Chão da Quadra — Educação Física escolar. Coautor em tres livros, um com a temática aventura, jogos e brincadeira, e o outro, transdisciplinaridade. Futuramente, lançará a sua participação como colaborador em um livro na educação infantil. Integrante do grupo de pesquisa GEPSURFE/UFC. Membro do International Advisory Board (IAB) do Teaching Games for Understanding (TGFU) Special Interest Group desde 2019.

 

GIULIANO GOMES DE ASSIS PIMENTEL

Graduado, mestre e doutor em Educação Física. Docente da Universidade Estadual de Maringá. Coordenador do Grupo de Estudos do Lazer (GEL) e da Escola de Aventuras. Coautor dos livros Recreação total (Editora Fontoura) e Atividades físicas alternativas: práticas corporais de aventura (Editora Intersaberes).

 

HELLI FARIA FERREIRA RISSO

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Graduada EDF pela Universidade Estadual de Londrina. Especialização em Avaliação da Performance Motora e Educação Inclusiva. Docente fs rede estadual de ensino SEED-PR. Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos de Lazer (GEL), participa do Projeto Escola de Aventuras (UEM/Maringá).

 

HIANDRA DA SILVA PEREIRA

Graduada na licenciatura e no bacharelado em Educação Física pela Universidade Regional do Cariri — URCA. Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco — UNIVASF. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física Adaptada — GEPAFA/UNIVASF.

 

IAGO SOUSA SILVA

Graduado em Educação Física – Licenciatura pela Universidade Cruzeiro do Sul, foi estagiário do programa Residência Pedagógica entre os anos de 2018 e 2019, com participação no desenvolvimento do projeto de lutas brasileiras.

 

JEFERSON BARTOLOMEU GOMES DA SILVA

Licenciatura Plena em Educação Física, pela Faculdade Montenegro, Especialização em Educação Física Escolar, professor de Educação Física efetivo pela rede estadual de Pernambuco e pela rede municipal de ensino de Juazeiro, BA.

 

JULIANA DE PAULA FIGUEIREDO

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Graduada em Educação Física (licenciatura plena e bacharelado) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Professora substituta na universidade do estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID), nos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física. Membro pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF/CEFID/UDESC/CNPq) e do Laboratório de Estudos do Lazer (LEL/UNESP/Rio Claro, SP). Atua na área de Educação Física, com ênfase em: atividades de aventura, lazer, recreação, educação ambiental, jogos e brincadeiras de sensibilização ambiental e jogos e brincadeiras de atividades de aventura.

 

JUNIOR VAGNER PEREIRA DA SILVA

Graduado em Educação Física, especialista em Educação Física Escolar (lato sensu), mestre e doutor em Educação Física, sendo esta última pela Universidade Católica de Brasília. Tem experiência como docente na educação básica e no ensino superior, com regência de aulas, coordenação de projetos de extensão e de pesquisa, orientação de iniciação científica e iniciação à docência e gestão em cultura e esporte. Atualmente exerce a função de chefe da Coordenadoria de Cultura e Esporte/PROECE/UFMS; é tutor do PET-Educação Física, coordenador da Rede Cedes MS; Líder do GEPPPELS e presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Estudos do Lazer. Desenvolve estudos relacionados às políticas públicas de esportes, lazer e saúde.

 

KARINE DOS ANJOS SANTOS

Graduanda em Pedagogia. Graduação em Turismo — bacharelado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduação em Educação Física Licenciatura pela UFS.

 

LEONARDO CARLOS DE ANDRADE

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás e graduação em Educação Física Bacharelado pela Universidade Estácio de Sá; Especialista em Psicologia dos Processos Educativos pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás; Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Catalão; Mestre em Educação Física pela Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás; Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Infância (GEPEFI ); Membro do Grupo de Estudos Capital e Teoria do Valor (FE/UFG). Autor dos livros O Ensino da Educação Física na Educação Infantil (Editora CRV) e Aprendizado e Diversão (Editora do IFG); Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no departamento de Educação Física do Instituto Federal Goiano. Presidente do Núcleo de Ciência, Arte e Cultura do IfGoiano. Principais temas de estudo: Pedagogia Histórico-Crítica, Fundamentos da Educação; Escola; Educação Física.

 

LIANA LIMA ROCHA

Professora de Educação Física efetiva na rede estadual do Ceará (2010). Doutoranda em Educação Brasileira — UFC. Mestra em Educação Brasileira UFC (2017). Graduada em Educação Física UFC (2009). Integrante do Grupo Saberes em Ação. Linhas de pesquisa/estudo: Educação Física Escolar; Práticas Corporais de Aventura; Gênero.

 

LICIANE VANESSA DE OLIVEIRA MELLO CORRÊA

Mestra em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL. Especialista em Exercício Físico para Populações Especiais. Professora de Educação Física na Prefeitura Municipal de Maringá — Paraná. Integrante da escola de aventuras e do grupo de estudos do lazer (GEL/UEM).

 

LIVIA ROBERTA DA SILVA VELLOSO

Cursou licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina. Mestra em Educação pela Universidade de Taubaté. Cursa doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. É docente de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP).

 

LUANA THAINÁ DE ARAÚJO SILVA

Licenciada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte — UERN. Pós-graduanda em Cinesiologia e Treinamento Físico — FAVENI. Ex-bolsista como professora no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos — Encanto, RN. Coach de ritbox. Áreas de estudo: Práticas Corporais de Aventura e Educação Física na Educação Infantil.

 

LUCIANA VENÂNCIO

Professora adjunta na Universidade Federal do Ceará. Pós-doutorado em Educação (UFS-SE), doutora em Educação (UNESP – Presidente Prudente, SP), mestrado em Ciência da Motricidade Humana (Unesp — Rio Claro), especialização em Educacão Física Escolar (UNICAMP), estuda e pesquisa Educação Física Escolar e as relações com os saberes. líder do gepefers-grupo de estudo e pesquisa de educação física escolar e relações com os saberes.

 

LUIZ SANCHES NETO

Professor adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Trabalhou em Universidades na região metropolitana, no interior e no litoral de São Paulo, em escola da rede pública municipal, e é coautor do Currículo de Educação Física da rede pública estadual.

 

MARCELLO ÁRIAS DIAS DANUCALOV

Doutor em Ciências (Universidade Federal de São Paulo); mestre em Farmacologia (Universidade Federal de São Paulo); especialização em Fisiologia do Exercício (Universidade Federal de São Paulo); licenciatura plena em Educação Física (Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes); bacharel em Filosofia (Universidade do Sul de Santa Catarina).

 

MARCUS VINICIUS PALMEIRA

Doutor em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo — UNIFESP. Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu — USJT. Graduação em Educação Física pela Universidade Federal da Bahia — UFBA. Docente e líder do grupo de pesquisas “Estudos das Práticas Corporais de Aventura, Esporte e Saúde” no Instituto Federal de Brasília – IFB.

 

MARIA LIONELA DO NASCIMENTO FROZ

Licenciatura e bacharelado em Educação Física — Universidade do Estado do Amazonas (UEA); especialização em Docência do Ensino Superior — Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI); especialização em Fisiologia do Exercício — Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).

 

MARIANA BENNATON DE BARROS:

Graduada em Educação Física e mestra em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté. Atua com o ensino do skate desde 2010 em diversos contextos. Atualmente é responsável pelas atividades de skate em um projeto mantido pela Secretaria de Esportes e Lazer de Taubaté, SP.

 

MÔNICA DELGADO

Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas — UNICAMP (2003), na área dos Estudos do Lazer. Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1996), bacharel em Estudos do Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (1998). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Lazer, atuando principalmente nas áreas de Hotelaria e Turismo, enfatizando as questões do animador sociocultural e da animação sociocultural. Supervisora de Ensino CNA — Guararema, SP. Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos do Lazer — GIEL/EACH/USP.

 

NATHALIA DÓRIA OLIVEIRA

Mestranda em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduada em Educação Física — Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Pesquisadora e integrante do Observatório da Mídia Esportiva/OME/UFS e Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia/LEFEM UFRN.

 

PATRÍCIA DO SOCORRO CHAVES DE ARAÚJO

Doutoranda em Educação Física do Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física (UEM/UEL). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Pará e do Núcleo de Esporte e Lazer (SEDUC /NEL). Membro do Grupo de Pesquisa em Estudos de Lazer (GEL).

 

PETERSON AMARO DA SILVA

Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP, graduado em Educação Física pela Faculdade Brasília de São Paulo. Foi docente de Educação Física na Rede Estadual de São Paulo entre os anos de 2009 e 2020, e atualmente é docente de Educação Física na rede municipal de são Paulo, desde 2014.

 

POLLYANE DE BARROS ALBUQUERQUE VIEIRA

Doutora em Educação Física na Universidade São Judas Tadeu. É professora do ensino básico, técnico e tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Atualmente, está em exercício provisório no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

 

POLIANA CARVALHO MARTINS

Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Goiás (1996), e graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (2002). É especialista em educação infantil (2004) e em educação física escolar (2006), ambos os cursos pela Universidade Federal de Goiás. Desenvolveu atividades de coordenação administrativa na gestão da Creche UFG de 2006 a 2008 e atuou na coordenação pedagógica desta mesma instituição em 2009. Atualmente é técnica em assuntos educacionais da Universidade Federal de Goiás e atua como educadora na Creche UFG. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, educação física, contação de história e educação.

 

RAFAEL SANTOS SILVA

Licenciado em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro — UNISA. Skatista, youtuber no canal Skate by Faith, educador e personal boarder desde 2009. Atuando no grande ABC, educador na prefeitura de São Bernardo do Campo pela ONG ASSISBRAC no projeto Tempo de Escola, atendendo crianças do 1º ao 5º ano em vulnerabilidade na rede municipal. Atualmente, é coach de cross training na rede My Box em São Bernardo do Campo e coach de esportes no Instituto Coração de Jesus, em Santo André.

 

RENATO DE SOUZA JUNIOR

Licenciado em Educação Física — Universidade do Estado do Amazonas (UEA); Pós-Graduado em Gerontologia na FATEC — Faculdade de Tecnologia de Curitiba.

 

TANIA BROTTO HADDAD

Profissional de Educação Física especialista e docente no curso de pós-graduação em Esportes e Atividades de Aventura FMU — modalidade de stand up paddle. Concluiu curso de extensão de Biologia Marinha — Meio Ambiente e Costões pela USP. Especialista em Marketing do Surf pela USP. Graduada pela Universidade de Mogi Das Cruzes. Professora desde 2005 em colégio da rede particular do município de Arujá, SP. Fundou a Aventura & Movimento e o projeto Educaventura. Greencoach formada pela Austswim. Instrutora ISA SUP.

 

THIAGO CONSTANTINO BARBOSA

Graduado em Educação Física pela Universidade do Oeste Paulista e em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Cassilândia. Pós-graduado em Educação Especial e Inclusiva pelas Faculdades Integradas de Cassilândia. Técnico de paracanoagem nível 2, pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCA). Atualmente atua como professor do Centro Estadual de Educação Especial e Inclusiva — CEESPI de Mato Grosso do Sul, atuando no Centro de Equoterapia Da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul.

 

TIEMI OKIMURA-KERR

Professora do Centro Universitário Santanna e do ensino fundamental e médio na rede pública de São Paulo. Bacharel e licenciada em Educação Física, com mestrado em Pedagogia do Movimento Humano pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. foi educadora on-line de curso EaD de especialiação em Educação Física Escolar pela REDEFOR-UNISAMP e tutora no curso semipresencial de Pedagogia pela UNESP. Atualmente, pesquisa a Educação Física Escolar e é integrante do grupo de professores-pesquisadores.

 

VALDILENE ALINE NOGUEIRA

Bacharel e licenciada em educação física e especialista em educação, com ênfase nas questões de gênero e raça, ambos pela universidade federal de viçosa. mestra em educação física pela universidade são judas e doutoranda em educação física também pela universidade são judas. coordenadora dos cursos de pós-graduação em teorias curriculares e práticas pedagógicas e educação física escolar da Faculdade Phorte, coordenadora pedagógica efetiva da rede municipal de educação de São Paulo.

 

VANDERLAN SANTOS MOTA

Graduação em Educação Física — Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia — UFAM; doutorado em Biotecnologia Para a Saúde — UFAM; professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 

WASHINGTON ALVES PAGANE

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Graduado em Educação Física no Instituto de Ensino Superior da Funlec (IESF). Graduado em Pedagogia pelo Instituto Brasileiro de Formação. Especialista em Educação Especial Inclusiva. Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). Especialista em Gestão Educacional: Direção, Coordenação e Supervisão. Professor efetivo da rede municipal de educação de Campo Grande, MS.

 

YASMIN GONÇALVES

Graduada em Educação Física – Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PID). Participante dos eixos de pesquisa — Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos — e — Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes. Linha de pesquisa: Práticas de Aventura.

CATÁLOGO

O objetivo desse livro é o de relatar as experiências reais dos professores(as) de diferentes regiões do BRASIL sobre o tema na Educação Básica e a formação dessa prática nos cursos de licenciatura em Educação Física, permitindo reflexões e atualização de conhecimentos para os professores atuantes e/ou em formação.