Capa do livro: GÊNEROS, DIVERSIDADES E INCLUSÃO EDUCACIONAL

GÊNEROS, DIVERSIDADES E INCLUSÃO EDUCACIONAL

Autores: Sirlene Mota Pinheiro da Silva - Raimunda Nonata da Silva Machado (Orgs.)

A obra GÊNEROS, DIVERSIDADES E INCLUSÃO EDUCACIONAL disponibiliza um conjunto de saberes e experiências sobre relações de gênero, diversidade, direitos humanos, sexualidades, educação e inclusão educacional, resultado de estudos e pesquisas realizados em sua maioria por docentes e discentes pesquisadoras/es do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE/UFMA) e em outros estados do Brasil. Um país imensamente rico e diverso quanto aos múltiplos corpos, suas apresentações, suas formações, suas construções, desconstruções e reconstruções no âmbito das diversidades étnico-raciais, de gênero e sexuais, geracionais, geográficas, culturais, religiosas, características pessoais, dentre ricas e variadas formas de viver, de sentir e de ser. Trata-se de um contra movimento de suma importância, enquanto estratégia ou tática de disseminação de propostas epistêmicas, pedagógicas e políticas de intervenção, na área da educação, que visam à desconstrução de diferentes formas de opressão, fundadas por sistemas de dominação colonial, patriarcal, sexista e racista em tempos de crise política, econômica e de saúde devido à pandemia ocasionada pela covid-19, gerando impactos na produção de conhecimentos.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2411-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-2412-4
DOI: 10.24824/978652512411.7
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GÊNEROS, DIVERSIDADES E INCLUSÃO EDUCACIONAL
ANDRÉA CARLA BASTOS PEREIRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Psicopedagoga / Educação Inclusiva. Mestrado em Educação pela UFMA. Supervisora Pedagógica no Centro de Ensino de Educação Especial (CEEE) Helena Antipoff/Secretaria Estadual de Educação (SEDUC)/MA. Especialista em Educação na Superintendência da Área da Educação Especial/ Secretaria Municipal de Educação (SEMED), São Luís-MA.

DIOMAR DAS GRAÇAS MOTTA
Possui graduação em Pedagogia com Habilitação em Administração do ensino de primeiro e segundo graus, pela Universidade Federal do Maranhão (1971); Mestrado em Educação com a dissertação Assistência Técnica e Rendimento Escolar pelo Instituto de Estudos Avançados em Educação da Fundação Getúlio Vargas – RJ (1978); e Doutorado em Educação com a tese Mulheres Professoras na Política Educacional no Maranhão pela Universidade Federal Fluminense – RJ (2000). Atualmente é professora associada II, aposentada com atividade no PPGE- Programa de Pós- Graduação (Mestrado em Educação), na coordenação do GEMGe- Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Mulheres e Relações de Gênero da Universidade Federal do Maranhão.

IRAN DE MARIA LEITÃO NUNES
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1981), Especialização em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1990), Mestrado em Administração e Supervisão Escolar – American World University of Iowa (2000), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006), Pós-doutorado na Universidade Aberta de Lisboa (2013/2014). Atualmente é professora Associada da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, relações de gênero e Educação.

JOICE FERNANDA PINHEIRO
Pedagogia Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFMA. Professora da Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) – Rosário-MA.

JONAS ALVES DA SILVA JUNIOR
Possui graduação em Letras (USP) e em Pedagogia (Uninove); Mestrado em Letras pela USP; especialização em Arte-educação pela UnB e Doutorado e Pós-doutorado em Educação pela USP. Professor Adjunto do Departamento de Educação e Sociedade (DES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).É líder do LEGESEX – Laboratório de Estudos de Gênero, Educação e Sexualidades (UFRRJ/CNPq). Coordena também a linha de pesquisa Gênero, Sexualidade, Infâncias e Educação (GRUPIs/CNPq). Suas investigações versam sobre corpos, sexualidades e gênero na escola, na perspectiva da Educação em Direitos Humanos.

JÓNATA FERREIRA DE MOURA
Licenciado em Ciências com Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Maranhão (2006) e em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (2009). Especialista em Educação Infantil pela Faculdade de Educação Santa Terezinha (2009). Mestre e Doutor em Educação (Educação Matemática) pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (2015-2019) com período de estágio doutoral na Universitat de Barcelona (09/2018-02/2019). Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão (CCSST/UFMA), atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Formação Docente em Práticas Educativas (PPGFOPRED), mestrado profissional em educação, Campus de Imperatriz/UFMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas (GESEPE – CNPQ/UFMA).

MARCELLA ARRAES CASTELO BRANCO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMA). Aluna do Curso de Direito (UFMA). Aluna do Curso de Especialização em Didática do Ensino Superior (UEMASUL). Graduação em Pedagogia (UFMA), Especialista em Educação Especial (Faculdade Santa Fé), Especialista em Gestão Educacional (Damásio Educacional). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Inclusão (UFMA) e do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva na Educação Básica e Superior (UFMA). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED).

MARIA MARY FERREIRA
Professora Associada do Departamento de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas/UFMA. É Pós doutora em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais pela Universidade do Porto/Portugal (2019). Doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista (2006). Fez Estágio doutoral na Universidade de Coimbra em Portugal (2005). Mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (1999). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UFMA, 1995). Especialização em Organização de Arquivos pela USP (1991). Graduada em Biblioteconomia (1981). É Membro da Coordenação Estadual do Fórum Maranhense de Mulheres.

MARIANA FERNANDES BRITO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão (PPGE/UFMA). Especialista em docência na Educação Infantil (CEDEI / UFMA) Especialista em Supervisão Escolar (UEMA) Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Professora da Rede Municipal de Educação de São Luís. Atualmente é membro do GESEPE/ UFMA (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas) GEMGE/UFMA (Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero.

NEYLSON OLIVEIRA DA SILVA
Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Graduado em Filosofia, Licenciatura, pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Cursos de Especialização na área de Libras. Atualmente é professor de Libras da educação básica na rede municipal de Açailândia – MA, professor substituto da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL e professor voluntário do Centro de Referência em Educação à Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – CREAD/IFTO.

RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Mestra em Ciências Sociais e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. É Professora Adjunta do Departamento de Educação II, do curso de Pedagogia da UFMA e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFMA). É pesquisadora dos Grupos de Estudos e Pesquisa: Educação, Mulheres e Relações de Gênero – GEMGe, Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas – GESEPE e do Núcleo de Estudos e Pesquisa Roda Griô: Gênero, Educação e Afrodescendência – RODA GRIÔ/GEAfro, da Universidade Federal do Piauí – UFPI. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN. Coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Educação das Relações Étnico-Raciais e de Gênero – NEPERGE e o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação Afrocentrada – MAfroEduc.

RONNALD TORRES OLIVEIRA
Possui graduação em Pedagogia, pela Faculdade Entre Rios do Piauí – FAERPI. Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Pós-graduação em Gestão e Supervisão Escolar com Docência no Ensino Superior, pela Faculdade Evangélica do Meio Norte – FAEME. Mestrando do Curso de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Professor de Linguagens (Língua Portuguesa e Língua Inglesa) no Centro Educacional Professora Célia Cruz e na Rede Municipal de Alto Alegre do Maranhão. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero – GEMGe.

ROSYENE CONCEIÇÃO SOARES CUTRIM
Graduada em Pedagogia (2003) e em Serviço Social (1992) pela Universidade Federal do Maranhão. Especialização em Administração e Supervisão Escolar pela Faculdades Integradas de Amparo. Mestra em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB/UFMA. Experiência com ênfase em gestão, supervisão e orientação educacional e nas temáticas de Educação em Direitos Humanos, Educação de Jovens e Adultos, Relações Étnico Raciais, Diversidades, Gêneros e Sexualidades. Atuou no Conselho Estadual de Direitos humanos do Maranhão, no Conselho Estadual da Política de Igualdade Étnico-Racial CEIRMA, Conselho Estadual da Mulher – CEM MA e no Conselho Estadual dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CEDLGBT).

SILVANA MARIA MOURA DA SILVA
Licenciada em Educação Física pela UFMA. Possui Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Doutorado em Educação Motora pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pos-Doutorado pela UFSCar. Professora Titular da UFMA. Professora Permanente do Mestrado em Educação da UFMA.

SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – FEUSP (2015). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA (2009). Especialista em Metodologia do Ensino Superior – CEMES (2005). Licenciada em Pedagogia (2003). Docente do Departamento de Educação I e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – PPGE/UFMA. Pesquisadora e Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas – GESEPE/UFMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres e Relação de Gênero – GEMGe/UFMA.

TEREZA CRISTINA PEREIRA CARVALHO FAGUNDES
Pedagoga, Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora Adjunta (aposentada) da UFBA. Pesquisadora e extensionista na área de Educação, com ênfase em Educação Sexual, Formação Docente, Educação a Distância, Memória e Relações de Gênero. Atuou também na UAB – Universidade Aberta do Brasil pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia e na Plataforma Freire pela UFBA. Associada da SBRASH – Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana, desde a sua criação, sendo Diretora de Relacionamento nas gestões (2018/2019 e 2020/2022). Membro da Comisión de Educación y Formación Continua de FLASSES (2018-2021).

THELMA HELENA COSTA CHAHINI
Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Possui Pós-Doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP – Campus de Marília e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Graduada em Pedagogia, com habilitação em Gestão e Coordenação Pedagógica. Especialista em Psicopedagogia e em Educação Especial. Docente e Pesquisadora nos Programas de Pós-Graduação, Mestrado em Educação e Mestrado Interdisciplinar em Cultura e Sociedade da UFMA – PGCULT. Professora Participante externa no Mestrado em Políticas Públicas da UFMA. Linha de Pesquisa: Inclusão de pessoas com deficiência nas instituições de ensino e no mercado de trabalho formal. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusão – GPEEI.

ZEILA SOUSA DE ALBUQUERQUE
Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA. Licenciada em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2004), Especialista em Supervisão Escolar. Mestra em educação do Programa de Pós-Graduação em Educação Mestrado em Educação- UFMA (2011). Doutoranda em Educação – UFMA. Pesquisadora sobre as Relações de Gênero. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Mulheres e Relação de Gênero – GEMGe/UFMA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Gênero e Sexualidade nas Práticas Educativas – GESEPE/UFMA.