Capa do livro: EDUCAÇÕES FÍSICAS:<br> temas emergentes para mundos (im)possíveis <br><br>Coleção: Temas emergentes da Educação Física – Volume 1 <br>Texto de Coleção

EDUCAÇÕES FÍSICAS:
temas emergentes para mundos (im)possíveis

Coleção: Temas emergentes da Educação Física – Volume 1
Texto de Coleção

Autores: Arnaldo Sifuentes Leitão - Mateus Camargo Pereira (Orgs.)

livro impresso
de R$ 92,64 por
livro digital
de R$ 92,64 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)
 
Consultar frete e prazo de entrega

Sinopse

"A coleção Temas Emergentes da Educação Física tem como foco os dilemas ético-políticos e pedagógicos emergentes, tomando como referência experiências e relações construídas pelos sujeitos-autores-professores de Educação Física imersos em seus contextos de atuação nos diferentes níveis de ensino e de produção científica, reconhecendo sua pluralidade e diversidade".

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2446-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-2447-6
DOI: 10.24824/978652512446.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 294
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

EDUCAÇÕES FÍSICAS:<br> temas emergentes para mundos (im)possíveis <br><br>Coleção: Temas emergentes da Educação Física – Volume 1 <br>Texto de Coleção

Autores

ORGANIZADORES
ARNALDO SIFUENTES LEITÃO (ORG.)
Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, Campus-Muzambinho (IFSULDEMINAS). Doutor pela Universidade Estadual de Campinas (FEF-Unicamp). Coordenador do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Educação Física. Cocoordenador do Grupos de Estudos de Professores e Professoras de Educação Física (GEPROFEF-IFSULDEMINAS). Cocoordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (EscolaR) na FEF-Unicamp.

MATEUS CAMARGO PEREIRA
Professor de Educação Física desde 2002, formado pela Unicamp com mestrado em Educação (2006) na mesma universidade. Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Unesp (2019). Atua na formação de professores desde 2010, priorizando a reflexão sobre a atuação na quadra de aula, comprometida politicamente com a escola pública, democrática e inclusiva. Coordenador do Programa Residência Pedagógica (PRP) – subprojeto Educação Física. Cocoordenador do Grupo de Estudos de Professores e Professoras de Educação Física (GEPROFEF-IFSULDEMINAS).

AUTORES
ALISON NASCIMENTO FARIAS
Professor do curso de Licenciatura em Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará, Campus Limoeiro do Norte. Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Integrante do grupo de Estudos e Pesquisa Saberes em Ação.

ALISON PEREIRA BATISTA
Doutor em Educação (2021). Possui Mestrado acadêmico em Educação (2013), Especialização em Pedagogia do Movimento (2003) e Licenciatura Plena em Educação Física (2002). Toda a sua formação acadêmica é vinculada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN – Campus Parnamirim). É autor do livro Conhecimentos sobre o corpo: uma possibilidade de intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Tem como áreas de interesse acadêmico e profissional: Corpo, aprendizagem, Cultura de movimento, Educação Física na escola, Ensino Médio, Recursos educacionais digitais (Reds) e Badminton. É membro dos Grupos de Pesquisa GEPEC/UFRN (Corpo e Cultura de Movimento), LEFEM/UFRN (Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia) e do NuPEP/IFRN/Parnamirim (Núcleo de Pesquisa em Educação Profissional).

ANDRÉ LUIZ DOS SANTOS SILVA
Licenciado e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre e Doutor em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com Pós-Doutorado em Educação também pela UFRGS. É professor dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física na UFRGS, instituição onde coordena o Grupo de Estudos sobre Cultura e Corpo (GRECCO) e o Grupo de Estudos sobre Relações de Gênero Educação e Violência (GERGEV).

ARIANE CORRÊA PACHECO
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2007), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professora de Ensino Superior da Universidade Feevale e interessada em temáticas relacionada ao lazer, esporte, corporeidade e gênero.

DENISE GUIMARÃES
Graduada em Educação Física (2006) pela FIEL – Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino na Educação Superior (2011) – Grupo Educacional Uninter. Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias Unesp – Rio Claro. Participou como bailarina e coreógrafa em diversos festivais de dança em Limeira-SP e região. Atualmente é professora efetiva de Educação Física na Prefeitura Municipal de Limeira – Secretaria de Esportes e Lazer (2008); docente das Faculdades Integradas Einstein (2010). Coordena Projetos de Esporte “Lei Paulista de Incentivo ao Esporte” (APAE ESPORTE, 2015 – atual). Participou de projetos apoiados pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouaneth (APAE Limeira / 2004- 2010). Atua nas áreas de dança, ginásticas, Educação Física Escolar, Educação Física Adaptada e formação inicial.

ELAINE PRODÓCIMO
Professora Livre-Docente da FEF-Unicamp. Pós-Doutorado na Universidade de Murcia-Espanha; Doutorado na FEF-Unicamp e Mestrado na UFSCar. Líder do grupo EscolaR da FEF– Unicamp.

FABIANO MARANHÃO
Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, graduado em Educação Física pela mesma universidade. Possui pesquisas em jogos e brincadeiras africanas e afro-brasileiras, corporeidade negra e educação das relações étnico-raciais. Integrou o Projeto “Brasil – África: histórias cruzadas”, vinculado à Unesco, MEC e UFSCar, colaborando na produção de material didático sobre história e cultura africana e afro-brasileira. Atualmente, compõe a Gerência de Estudos e Programas Sociais do Sesc-São Paulo, com ações voltadas à negritude em toda regional de São Paulo.

FERNANDA MORETO IMPOLCETTO
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp de Rio Claro (2000), mestrado em Ciências da Motricidade (2005) e doutorado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela mesma universidade (2012). É professora assistente Doutora do Departamento de Educação Física da Unesp de Rio Claro, responsável pelas disciplinas de Educação Física escolar I, II e III e coordenadora do Curso de Educação Física. É docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (mestrado e doutorado) e do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede. Coordena o grupo de estudos LETPEF (Laboratório de Estudos e Trabalhos Pedagógicos em Educação Física Escolar). Desenvolve pesquisas principalmente na área de Educação Física escolar e Pedagogia do Esporte.

FLÁVIO HENRIQUE LARA DA SILVEIRA ZAGHI
Doutorando em Educação pelo PPGE/UFSCar; Mestre em Educação Física pela UFTM; Licenciado em Educação Física pela UFSCar. Membro do Centro de Formação de Educadores da Infância (CFEI/UFSCar); membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (Nepatec) da Unesp de Bauru. Professor de Educação Física na Prefeitura de Ribeirão Preto.

GABRIEL DA COSTA SPOLAOR
Licenciado e Mestre em Educação Física pela FEF/Unicamp. Atualmente é professor de Educação Física na Educação Básica e coordena o EscolaR (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar) da FEF/Unicamp. É membro do GRUBAKH (Grupo de Estudos Bakhtinianos), subgrupo do Gepec situado na FE/Unicamp. Desenvolve pesquisas com os temas: Educação Física escolar, brincar, prática pedagógica e formação docente.

HELEN MARIA RODRIGUES DA SILVA
Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Tem grande interesse pela Ginástica para Todos. Faz parte do Grupo Ginástico Unicamp (GGU) e é professora de Educação Física de Ensino Infantil e Fundamental desde 2015.

JAQUELINE DE MEIRA BISSE
Professora de Educação Física da rede municipal de Campinas. Doutoranda em Educação na área de avaliação, currículo e trabalho docente pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Mestra em Educação na área de educação, conhecimento, linguagem e arte pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Especialista em desenvolvimento integrativo do ser pela Universidade Internacional da Paz – Unipaz. Graduada em Educação Física pela Unicamp. Integrante do Loed – Laboratório de observação e estudos descritivos – FE-Unicamp e do EscolaR – FEF-UNICAMP. Integrante do coletivo de educadores da rede municipal de Campinas e do coletivo da educação integral de Campinas.

JOICE MAYUMI NOZAKI
Mestra em Ciências da Motricidade pela Unesp de Rio Claro; Especialista em Educação Física escolar pela FMU/SP; Licenciatura Plena em Educação Física pela Unesp de Bauru; Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas das Abordagens Táticas nos Esportes Coletivos (Nepatec) da Unesp de Bauru. Professora de Educação Física na prefeitura de Ribeirão Preto na Educação Infantil. E-mail: joicenozaki@yahoo.com.br

JOSÉ PEREIRA DE MELO
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1985), especialização em Educação Física Escolar (UFRN-1988), mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2018). Atualmente é professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Departamento de Educação Física. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação do mestrado em Educação Física (acadêmico) e do mestrado em Educação Física (profissional), todos na UFRN. Tem experiência na área de Educação Física escolar, na pedagogia do esporte e na formação de professores, tendo sua produção intelectual centrada na publicação de artigos, livros e capítulos de livros que versam sobre a Educação Física escolar, corpo e aprendizagem, formação de professores e projetos sociais na escola. Coordenador do Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento – Gepec. Avaliador do Inep e Pró-Reitor Adjunto de Assuntos Estudantis (Proae/UFRN).

LUCIANA VENÂNCIO
Professora Adjunta no Instituto de Educação Física e Esportes. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Residência Pedagógica da Capes e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Relações com os Saberes – GEPEFERS.

LUIZ SANCHES NETO
Professor Adjunto no Instituto de Educação Física e Esportes. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós-Doutor em Educação pela Unesp. Coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Capes e do Grupo de Pesquisa em Educação Física Escolar e Processos Formativos Colaborativos – AIP.

MARÍLIA DEL PONTE DE ASSIS
Graduada em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp), mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais, lecionando nos cursos de Educação Física e Pedagogia da Unidade Passos.

OSMAR MOREIRA DE SOUZA JUNIOR
Doutor em Educação Física pela FEF-Unicamp em 2013 (título da tese – Futebol como projeto profissional de mulheres: interpretação da busca pela legitimidade). Mestre em Ciências da Motricidade pela Unesp em 2003 (título da dissertação – Coeducação, futebol e Educação Física escolar); graduado em Licenciatura em Educação Física pela Unesp de Rio Claro em 1992. Professor associado no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenador do núcleo UFSCar e docente do quadro permanente do curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, na linha de pesquisa práticas sociais e processos educativos. Orientador da área de Educação Física do Programa de residência pedagógica na UFSCar. Coautor dos livros Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola (2007);  Futebol de mulheres: a batalha de todos os campos (2018) e dos livros didáticos Práticas Corporais: Educação Física – anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental (Ed. Moderna), aprovados nos PNLDs do Ministério da Educação de 2019 e 2020. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut-UFSCar). Experiência na área de Educação Física escolar, tendo atuado como professor e coordenador de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio de 1997 a 2008.

PAULO EVALDO FENSTERSEIFER
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1985); graduação em Filosofia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí (1989). Especialização em Filosofia Política pela Unijuí (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp (1999). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (mestrado e doutorado) – Unijuí. Professor do Mestrado Profissional em Educação Física (Proef). Desenvolve pesquisa na área da Educação e Educação Física com ênfase na relação Educação, escola republicana, linguagem, política e corpo. Membro da Rede de pesquisa interinstitucional que estuda as situações de abandono docente na área da Educação Física.

REBECA SIGNORELLI MIGUEL
Graduada em Educação Física (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestra em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora efetiva da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Unidade Passos-MG.

RÔMULO HENRIQUE KUNZLER
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Feevale (2018). Atualmente é Coordenador de Projetos da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo. Tem experiência na área de Educação.
SABRINA MOURA BARRETO
Fotógrafa. Licencianda em Artes Visuais (IFCE). Membro do Grupo Sol para Mulheres.

SALETE DE CÁSSIA PEREIRA DE CARVALHO
Discente de Educação Física na modalidade Licenciatura pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) – Campus Muzambinho (Cecaes). Graduação-sanduíche com o Programa de Mobilidade Estudantil do IFSULDEMINAS, na Universidad de Cundinamarca – Colômbia. Ex-membro do Grupo de Estudos de metodologia de ensino dos esportes coletivos (Gemeec). Ex-bolsista do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Realizou atividades como monitora voluntária na disciplina de Pedagogia do Esporte. Ex-membro do grupo de estudos e pesquisa em dança “Diversitá”, realizado pelo GEPEGIND, na modalidade de dança contemporânea. Ex-voluntária do Laboratório de Medidas e Avaliação. Integrante do Geprofef (Grupo de estudos de professores de Educação Física do IFSULDEMINAS).

SAMARA MOURA BARRETO DE ABREU
Professora de Educação Física. Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Membro dos Grupos de Pesquisa: educação, saúde e exercício físico (IFCE) e Educação, História e Saúde Coletiva (UECE). Editora da Refise.