Capa do livro: Diversidade e inclusão: <br>o que a Teoria Histórico-Cultural tem a contribuir?

Diversidade e inclusão:
o que a Teoria Histórico-Cultural tem a contribuir?

Autores: Fabrício Santos Dias de Abreu - Joanna de Paoli - Maria Auristela Barbosa Alves de Miranda - Maria do Socorro Martins Lima (Orgs.)

Este livro é produto do trabalho sistemático e comprometido de um grupo de jovens acadêmicos brasileiros que abraçaram os fundamentos e explicações do enfoque histórico-cultural, com o propósito de mostrar que, quando as práticas educativas são guiadas por esses pressupostos científicos, garante-se que os estudantes aprendam melhor e alcancem um desenvolvimento psíquico de natureza mais plena e, portanto, de maior qualidade; de forma que se torne realidade o genuíno desenvolvimento cultural do ser humano.

Prof. Dr. Guillermo Arias Beatón
Presidente da Cátedra L. S. Vygotski da Faculdade de Psicologia da Universidade de Havana.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2453-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-2449-0
DOI: 10.24824/978652512453.7
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 324
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Diversidade e inclusão: <br>o que a Teoria Histórico-Cultural tem a contribuir?
ANDREIA LELIS PENA
É licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Ensino de Ciências e doutoranda em Educação em Ciências ambos pela Universidade de Brasília. Professora concursada da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

ANTÔNIO VILLAR MARQUES DE SA
É doutor em Ciências da Educação pela Université de Paris X – Nanterre (França), graduado em Matemática pela UnB. Realizou pós-doutorado em Edição Científica na Unesco de Paris. Professor Associado 4 da Faculdade de Educação da UnB. Pesquisador líder do Grupo Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenções em Educação e Desporto (CNPq / UnB).

DÉBORA CRISTINA SALES DA CRUZ VIEIRA
É professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), discente do doutorado em Artes Cênicas (UnB), mestre em Educação (UnB), graduada em Letras (CEUB), integrante do Círculo Vigotskiano – Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural, do Grupo de Pesquisa Imagens e(m) Cena (CNPq-UnB) e do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal.

FABRÍCIO SANTOS DIAS DE ABREU
É professor do Ensino Especial da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e coordenador do Núcleo de Apoio Psicopedagógico do Centro Universitário Estácio. Pedagogo (UnB), mestre em Psicologia (UnB) e doutorando em Educação (UnB). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF), Gênero e Sexualidade (UERJ), Gênero e Sexualidade na Escola (UFG) e Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar (UnB). Membro do Círculo Vigotskiano – Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (UnB-CNPq).

GABRIELA SOUSA DE MELO MIETTO
É professora efetiva do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED) do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília desde 2012, e integrante do Laboratório Ágora Psiqué. Psicóloga pela UNESP-Bauru, Mestra e Doutora pela Universidade de Brasília, com Pós-Doutorado na Universidad Autónoma de Madrid (UAM-Espanha). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Infantia (CNPq/UnB); membro dos Grupos GPPCult (CNPq/UnB) e DETEDUCA (Desarrollo Temprano y Educación – UAM-Espanha). Suas atividades de pesquisa, ensino e extensão centram-se principalmente no campo da primeira infância e nos processos de inclusão de pessoas com deficiência (ênfase em deficiência intelectual) em contextos escolares, laborais e culturais.

GERSON DE SOUZA MÓL
É bacharel e licenciado em Química (UFV), mestre em Química Analítica (UFMG) com doutorado (UnB) e pós-doutorado em Ensino de Química (Universidade de Aveiro – PT). Professor da UnB, atuando na licenciatura, no PPGEC e no PPGEduC. Orientador na REAMEC. Autor do livro Química Cidadã. Pesquisa na área de inclusão.

GIOVANNA SALES VIEIRA
É discente do curso de Pedagogia da Universidade de Brasília.

JOANNA DE PAOLI
É formada em Licenciatura em Química (IQ-UnB), mestra em Educação em Ciências (PPGEC-UnB), doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências (PPGEduC-UnB) e membra do Círculo Vigotskiano – Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural (UnB). Psicomotricista que atua em intervenções com crianças e jovens com autismo. Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

JUAREZ OLIVEIRA SAMPAIO
É doutorando do Programa de Pós-gradução da Faculdade de Educação Física (FEF-UnB) e membro do Laboratório de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer (AVANTE-UnB). Coordenador do Projeto Brincando e Aprendendo (UnB) – intervenção em grupos heterogêneos com crianças com autismo. Professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

KÁTIA REGINA DO CARMO PEREIRA
É professora efetiva da secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal desde 1993, atuando também em outras funções: coordenadora pedagógica, supervisora pedagógica, vice-diretora, coordenadora intermediária do Serviço Especializado de Apoio à Aprendizagem e, atualmente, como chefe da Unidade Regional de Educação Básica da Coordenação Regional de Ensino de Planaltina. Tem graduação em Pedagogia, mestrado e doutorado pela Universidade de Brasília na linha de pesquisa “Escola, aprendizagem, ação pedagógica e subjetividade em educação”. Tem pesquisas voltadas para a investigação sobre a relação do diagnóstico médico/psicológico e a ação pedagógica, subjetividade e o espaço de coordenação pedagógica.

LOYANE GUEDES SANTOS LIMA
É mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Possui graduação em Pedagogia. Especialização em Dificuldades de Aprendizagem, em Transtornos Funcionais Específicos, em Psicopedagogia clínica e institucional e Especialização em Educação Infantil na perspectiva Histórico-Cultural (em andamento). Já trabalhou como professora na rede privada de ensino, pedagoga da Saúde Indígena no ministério da Saúde, tutora do curso profissionalizante no IFB; atualmente é Professora de classe especial na secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF, na qual já trabalhou na Equipe Especializada de Apoio à Aprendizagem – EEAA e em equipe gestora. Integra Grupos de Estudo e Pesquisa sobre atuação e formação do professor/Pedagogo – GEPFAPe – UnB e Grupo de Estudo Círculo Vigotskiano – UnB.

LUANA DE MELO RIBAS
É mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar pelo Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília – PDE/IP/UnB (2021). Psicóloga clínica pelo Instituto de Educação Superior de Brasília – IESB (2011), Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo PDE/IP/UnB (2013) e Avaliação Psicológica pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação – IPoG (2016), com formação em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – HC/FMUSP (2018). Membra do Grupo de Pesquisa Pensamento e Cultura (DGP/CNPq/UnB), INFANTIA (DGP/CNPq/UnB) e do Círculo Vigotskiano – Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural.

LUCINETE TEIXEIRA DOS SANTOS SAMPAIO
É mestra em Educação pela Universidade de Brasília. Professora da secretaria de Estado de Educação do DF há 26 anos, com experiência na área de atividades, Educação Física, Educação de Jovens e Adultos e Coordenação Escolar. Possui Especialização em Gestão Escolar – UNB (2014), Especialização em Educação de Jovens e Adultos – UNB (2014), Especialização em Códigos e Linguagens – UNB (2009), graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2004) e graduação em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília (2001). Atualmente desenvolve trabalho com a Educação de Jovens e Adultos e o projeto Educação com Movimento. Participou de diversos cursos de formação continuada e de extensão universitária. Atuou como tutora à distância em curso de extensão universitária. (PRODEQUI).

MARIA ANGÉLICA DA SILVA
É mestre em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde (UnB). Pedagoga (CEUB). Psicopedagoga (UDF). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (UCAM). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) com 24 anos de atuação, sendo 12 anos à frente da Sala de Recursos. Autora do livro: Como brincam as crianças com autismo, juntamente com a professora Doutora Daniele Nunes Henrique Silva.

MARIA AURISTELA BARBOSA ALVES DE MIRANDA
É mestre e doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Professora de Educação Básica na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Professora nos cursos de Especialização em Educação Infantil na Perspectiva Histórico-Cultural e Educação Especial e Inclusiva do Instituto Saber; Especializações em Educação Especial e em Educação Inclusiva com foco no autismo, na Unieuro. Pesquisadora do Grupo Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenções em Educação e Desporto (CNPq / UnB) e do Círculo Vigotskiano – Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural (UnB). Membro do Fórum de Educação Infantil do Distrito Federal (FEIDF) e do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB).

MARIA DO SOCORRO MARTINS LIMA
É doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, UnB (2018), mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano no Contexto Sociocultural, Instituto de Psicologia, UnB (2000). Graduada em Pedagogia pela UFPi, Supervisão (1983); Magistério (1984). Pós-graduação em Pesquisa Educacional, UFPi, (1986) e Psicopedagogia, Instituto Fátima (2012). Experiência em docência de Pós-graduação, Ensino Superior, Médio e Educação Básica, em Coordenação Pedagógica Ensino Médio, Educação Básica e Infantil (instituições públicas/privadas). Analista Judiciário, especialidade Pedagogia em órgão do Poder Judiciário, com experiência em gestão. Pesquisa nas áreas de ensino-aprendizagem, coordenação pedagógica, relações sociais na sala de aula, indisciplina, subjetividade, prática pedagógica, capacitação docente. Participa de grupos de Estudos em Psicologia Histórico-Cultural. Membra do grupo de pesquisa Círculo Vigotskiano – Grupo de Estudos em Teoria Histórico-Cultural (UnB).

NORMA LUCIA NERIS DE QUEIROZ
É pedagoga, mestre em Educação, doutora em Psicologia, ambas forma-ções realizadas na Universidade de Brasília. Especialista em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em deficiências múltiplas e intelectual pela Faculdade Batista de Minas Gerais. Professora Substituta no Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (presencial e a distância) e Professora no Curso de Teatro (UnB-UAB). Pesquisadora e participante dos grupos de pesquisa: LABIMIS – Psicologia Cultural – Instituto de Psicologia (UnB), Grupo de estudo Círculo Vigotskiano – aberto a pesquisadores, professores e estudantes interessados na Teoria Histórico-Cultural, Professora e Coordenadora do Curso de Especialização de Educação Infantil para professores da educação básica (CForm/UnB/MEC); Docente colaboradora no Curso de Licenciatura da Educação do campo LEDoC) FUP/UnB.

PATRÍCIA FERNANDES LOOTENS MACHADO
É professora associada no Instituto de Química da Universidade de Brasília (IQ-UnB), bacharel em Química pela UFC. Possui mestrado e doutorado em Ciência de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais (UFRGS). Tem pós-doutorado em Educação Química pela Catholic University of America (CUA) em Washington, DC, EUA.

PATRÍCIA LIMA MARTINS PEDERIVA
É professora da área de artes da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Brasília (UnB) na linha de pesquisa Ensino, Aprendizagem, Desenvolvimento e Subjetividade na Educação. Licenciada em Música (UnB), especialista em Execução Musical (UnB), mestre em Educação (UCB), doutora em Educação (UnB), pós-doutora em Psicologia (Universidade Autônoma de Madrid). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas (UnB-CNPq).

RAMON DE OLIVEIRA SANTANA
É doutor em Educação em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) no Curso de Licenciatura em Química.

ROSEANE PAULO DA CUNHA
É graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília (1995), com especialização em Arte-educação em Artes Visuais pela Faculdade Dulcina de Moraes e mestra pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília, título obtido com a dissertação “O dever de casa: um estudo para além do que está tradicionalmente instituído” na qual procurou estabelecer diálogo com escolas com práticas inovadoras de ensino. Professora desde 1994 da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal com atuação no Ensino Fundamental e Ensino Especial. Enveredou pelos estudos da Teoria Histórico-cultural de L. S. Vigotski, no Círculo Vigotskiano, e dedica-se atualmente à pesquisa no campo do Ensino de Ciências com foco no letramento científico dos estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

SANTIAGO DANIEL HERNANDEZ-PILOTO RAMOS
É doutor em Educação pelo Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Possui mestrado em Educação PPGE-UFES (2015), graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UCLV-Cuba, revalidado pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006); licenciado em Letras português e espanhol pela Faculdade Capixaba da Serra-SERRAVIX em (2011). Graduado em Pedagogia (2013). Tem experiência na área de Educação e Letras, com ênfase em metodologia de língua estrangeira, cinema e metodologia do ensino. Colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Filosofia -UFES (NEPEFIL-UFES) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização, Leitura e Escrita do Espírito Santo – Ufes (NEPALES – UFES).

SHIRLEIDE PEREIRA DA SILVA CRUZ
Possui graduação em Pedagogia (2001), Mestrado (2005) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Brasília no Departamento de Planejamento e Administração. Integra, como formadora, o Centro de Estudos em Educação e Linguagem da UFPE. É pesquisadora do Grupos de Estudo e Pesquisa sobre atuação e formação do professor/Pedagogo- GEPFAPe. Atua principalmente nos seguintes temas: organização da educação brasileira e legislação educacional, políticas e práticas de formação de professores, profissionalização docente, ensino de história, memória e alfabetização. Desde 2014 é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Brasília na Linha de Pesquisa: Profissão docente, currículo e avaliação.

SUMIKA SOARES DE FREITAS HERNANDEZ-PILOTO
É doutora em Educação-UFES (2018), mestra em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2008), mestra em Psicopedagogia – Universidad Central Marta Abreu de Las Villas - Cuba (2002) e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998). Foi gerente de Educação Infantil na SEME/PMV (2010-2012). Foi técnica na gerência de Formação-SEME (2017-2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: infância, inclusão, natureza infantil, movimento instituinte, políticas educacionais, gestão democrática, formação de professores, trabalho docente, práticas pedagógicas inclusivas. Participa no Grupo de Pesquisa GRUPICIS e GRUFOPEES/UFES. Foi membra no Comitê Diretivo do MIEIB (2010-2018). Membra no Fórum Estadual Popular de Educação. Membra do Fórum Municipal de Educação de Vitória. Atualmente integra o Comitê Capixaba da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, do FOPEIES/MIEIB.

TATIANE RIBEIRO MORAIS DE PAULA
É doutoranda e mestra em Educação pela Universidade de Brasília. Especialista em Orientação Educacional pela Faculdade do Noroeste de Minas – FINOM. Graduada em Pedagogia pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal – AEUDF. Professora e intérprete educacional das séries iniciais na secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – SEEDF. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educati-vas- GEPPE (Certificado pelo CNPq).

VIRGÍNIA SILVA
É professora com 25 anos de experiência na Educação Pública. Professora na Escola de Formação de Professores da secretaria de Educação do DF – EAPE, atual subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília – UnB, Especialização em Administração Escolar e Educação Especial e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília. Pesquisadora na área da Aprendizagem, Subjetividade e Educação Especial na perspectiva inclusiva.

VIVIANE VIEIRA ALVES DE MELO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasí-lia/UCB. Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Phênix de Ciências Humanas e Sociais do Brasil. Especialização em Gestão Escolar e em Docência na Educação Infantil pela Universidade de Brasília/UNB. Mestrado em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília/UNICEUB. Professora e Orientadora Educacional da secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal.

WESLEY PEREIRA DA SILVA
É doutor em Educação em Ciências pelo Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Bacharel e licenciado em Química (UnB). Atualmente é professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). É membro do Grupo de Investigação em Ensino de Matemática (GIEM) e do Grupo Aprendizagem Lúdica – Pesquisas e Intervenção em Educação e Desporto (GEPAL), ambos da Universidade de Brasília (UnB).