Capa do livro: A POLÍTICA EDUCACIONAL: <br>uma introdução teórico-metodológica

A POLÍTICA EDUCACIONAL:
uma introdução teórico-metodológica

Autores: Debora Cristina Jeffrey (Org.)

O livro objetiva introduzir os estudos e pesquisas no campo de política educacional, especialmente aqueles que iniciam o processo de investigação (iniciação científica, projetos de pesquisa, trabalhos de conclusão de curso, entre outros), subsidiando na escolha e delimitação teórico-metodológica de estudos e pesquisas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2592-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-2593-0
DOI: 10.24824/978652512592.3
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 198
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A POLÍTICA EDUCACIONAL: <br>uma introdução teórico-metodológica
DEBORA CRISTINA JEFFREY
Professora Livre Docente (MS5.1) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE). Vice- Presidente da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Educação Comparada -SBEC (2021-2023), Presidente da Comissão Assessora de Diversidade Étnico-Racial da Diretoria Executiva de Direitos Humanos da Unicamp (2019-2021), Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Unicamp (2016-2018), Chefe do Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE) da Faculdade de Educação/ Unicamp (2011-2015). Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001), Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002), Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2006), Livre-Docente na área de Política Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e Pós- Doutorado em Educação na Universidade Federal de São Paulo (2020). Possui as seguintes premiações: Zumbi dos Palmares (Câmara Municipal de Campinas - 2020), Força da Raça (Conselho de Desenvolvimento e Participação da Comunidade Negra de Campinas - 2012) e 33o. Prêmio Fundação Bunge Juventude (Fundação Bunge - 2012). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, análise de políticas e programas educacionais, avaliação de sistemas educativos, gestão educacional, educação de jovens e adultos e ações afirmativas

ADOLFO RAMOS LAMAR
Possui doutorado em Educação e Mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas, pósdoutorado em Educação pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professor da Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau, Santa Catarina, Brasil. Tem experiência nas áreas de Educação, Epistemologia, Educação Agrária, Educação Comparada, Educação Profissional e Tecnológica, Saúde, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Consultor ad-hoc de publicações periódicas e agências de fomento. É Pesquisador do Grupo Educogitans da FURB, Grupo Paideia - Estudos e Pesquisa em Filosofia, Educação e Direitos Humanos e Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP. É um dos fundadores do Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação (OIECE) e foi pesquisador do Grupo de Pesquisa Comunidades Sustentáveis do Mestrado e Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da UESC. Participou dos projetos interinstitucionais: Alfa PlanGIES - Planejamento e Gestão das IES: relação da universidade com o entorno social para a promoção do desenvolvimento regional sustentável (União Europeia e America Latina), Os Mapas Conceituais e Temáticos de EJA em Ibero-América(CNPq) e PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste (FAPESP) e projetos do MERCOSUL "Dilemas de nuevas culturas de producción de conocimiento. Los postgrados en Argentina, Brasil y Paraguay en el Contexto de la evaluación de la calidad de la Educación Superior" e do projeto internacional "Dilemas de novas culturas de produção de conhecimento. Os programas de Pós-graduação à distância no Mercosul. Formatos, regulações e acreditação" e do Observatório Iberoamericano de Estudos Comparativos em Educação (OIECE).Tem experiência de Ensino em Cursos de Graduação e/ou Pósgraduação em Educação, Pedagogia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Educação Física, Enfermagem, Medicina, Biomedicina, Farmácia, Administração, Ciências Exatas e Naturais, Fisioterapia, Farmácia, Filosofia, Meio Ambiente, Ciências Sociais, Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharias, Fisioterapia, Economia, Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Ciências Contábeis, Nutrição, Moda, Letras, Arte, Serviço Social, Biologia, Direito, Comunicação, Publicidade e Propaganda, Geografia, Turismo e Gastronomia, Dança, Arquitetura e Design.

ANA PAULA KACENELENBOGEN GUIMARÃES
Mestre em Educação pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp (2018). Graduada em Geografia pela Unicamp (2008) e cursando pedagogia pela Unifran. Intercâmbio realizado na Université Paris - Sorbonne no curso de sociologia entre 2013 e 2014.

ANDRÉ LUÍS DOLENCSKO
Doutorado (em andamento) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Pós-Graduação Lato Sensu (em andamento) em Gestão de Projetos (Universidade Anhembi Morumbi). Mestrado em Educação (UNICAMP), especialização em Gestão Educacional (Universidade Anhembi Morumbi), especialização em Educação a Distância (Centro Universitário UniSEB Interativo) e graduação em Pedagogia (Instituto de Cursos Superiores SEB). Possui experiência com assessoria pedagógica; docência; supervisão; gestão de projetos, gestão de conteúdos, coordenação de cursos e direção educacional. Atualmente, é coordenador de conteúdos educacionais, docente, pesquisador e avaliador. Tem experiência na área de educação, atuando principalmente com os seguintes temas: políticas educacionais; educação a distância; educação especial e inclusiva; educação de jovens e adultos; tecnologias educacionais e recursos de aprendizagem.

APARECIDA DO CARMO FERNANDES CHEROTI
Pedagoga formada pela Universidade Federal de São Carlos , aperfeiçoamento em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Federal de São Paulo, com mestrado em educação pela Universidade Federal de São Carlos e doutoranda em educação pela Universidade Federal de São Paulo. Professora de educação básica no município de Jundiaí.

BÁRBARA MACEDO
Possui graduação em Educação Física pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) em Licenciatura e Bacharelado, também formada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER), cursando Bacharelado em Serviço Social pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER) e o Programa de Pós Graduação - PPGE - Mestrado em Educação pela Universidade Regional de Blumenau FURB com a linha de pesquisa em Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais. Participa dos grupos de pesquisa: Filosofia e Educação - EDUCOGITANS; Vozes Livres e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Avaliação Educacional (GEPALE) . Tem experiência em diversas áreas da Educação Física e da Pedagogia, atualmente trabalha como Administradora Escolar na rede Municipal de Ensino de Araquari. Ainda dentro do Mestrado em Educação realizou Estágio de Docência na disciplina de Políticas Públicas Educacionais no curso de Pedagogia, Estágio de Docência na disciplina de Políticas Públicas Educacionais e Legislação na Educação Básica no curso de Artes Visuais, atualmente realiza o Estágio de Docência na disciplina de Universidade, Ciência e Pesquisa no curso de Publicidade e Propaganda e no curso de Dança com a disciplina de Pesquisa em Educação, além da vivência como Estagiária (prestação de serviços técnicos) no Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (PROESDE) no ano de 2020 e 2021. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Comparada, Epistemologia, América Latina e Caribe, Reformas Educacionais

BRIGITTE KLEMZ JUNG
Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2000) e especialização em Psicopedagogia pelo Instituto Catarinense de Pós-Graduação (ICPG) (2005). Mestrado em Educação pela FURB (conclusão em maio de 2008).Foi professora do Ensino Fundamental - 1a série do Centro Educacional Timbó S.A. até 2005. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: textos, alfabetização, leitura, educação diferenciada. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação/Doutorado em Educação da FURB (Universidade Regional de Blumenau); integrante do grupo de pesquisa EDUCOGITANS.

CAROLINA MACHADO D´AVILA
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1999), Especialização em Ginástica Postural Corretiva (2001), Pedagogia pela Universidade Paulista (2013), Mestrado em Educação (2015) e Doutorado em Educação (2020) na área de políticas públicas e educação. Tem experiência na área de Educação Física Escolar e, atualmente, trabalha no IFSP - Câmpus Boituva, como Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e no curso superior de licenciatura em Pedagogia.

DANIEL APARECIDO DE SOUZA
Tem formação multidisciplinar na área de Ciências Humanas e Sociais, contando com graduação e mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FCL UNESP Assis, graduação em Pedagogia (UNINOVE) e Direito (MACKENZIE). Realizou pós-graduação Lato Senso em Direito Educacional (CLARETIANO), em Gestão Pública (UNIFESP), em Gestão de Negócios (ESALQ/ USP) e Direito Administrativo (Faculdade Batista de Minas Gerais). Atuou como professor da Educação Básica e do Ensino Superior na Rede Pública e Privada, ministrando disciplinas na área de História, Formação de Professores, Filosofia e Sociologia. Foi professor efetivo do município de Campinas-SP, pedagogo concursado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)- Capivari e professor efetivo de Ciências Humanas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) - Machado. Atualmente é doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP (término previsto para 2023), realiza graduação em Ciências Sociais (Sociologia - UNITAU- término previsto para 2020) e em Gestão Pública (UNIVESP- término previsto para 2020). Embora afastado para realização do doutoramento, está no cargo de professor EBTT no IFSP- Capivari . No momento desenvolve pesquisas nas temáticas de políticas públicas, valorização e carreira docente, magistério de Campinas-SP.

DANIEL MANRIQUE VENTURINE
Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997). Especialista em Direito Processual Civil. Mestre em Direito pela Universidade Metodista de Piracicaba (2013). Doutorado em Educação em andamento junto à Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Advogado. Atuação com ênfase no Direito Privado. Professor da Universidade Paulista e Coordenador na Escola Superior de Advocacia da OAB Campinas.

EDUARDO FRANCISCO FREYRE ROACH
Possui doutorado em Ciências Filosóficas (1987) e Licenciatura em Ciencias Filosóficas(1983) pela Universidad Estatal de Moscú. É Professor Titular da Universidad Agraria de la Habana (UNAH). Professor dos Mestrados em Docencia Superior, em Agroecologia, em Extensão Agraria, e Doctorados de Desenvolvimento Agrario e Rural. Tem ministrado cursos em universidades de Brasil, México, Ecuador e Bolivia. É posdoutorando do Grupo PAIDEIA de FE de UNICAMP. Tem experiência nas áreas de Educação e Filosofia, com ênfase em Filosofia Latinoamericana, Epistemología da Educaçao, Filosofia da Educaçao, Ética da Educaçao, Estudos sociais de Ciencia e Tecnologia, Historia da Filosofia, Filosofia Contemporanea, Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia hermenéutica, Educaçao para a comprensao, Educação Bioetica, Analise do Discurso Pedagógico, Pesquisa Qualitativa, Pesquisa Ação Participativa, Modelos Pedagógicos, Enfoque histórico-cultural, Lógica e Metodologia da Pesquisa, Metodologia da Pesquisa e Extensão Agroecológica.

ELISÂNGELA FERNANDES DA SILVA
Mestranda em Educação na Unicamp e integrante do Gepale (Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional). Graduada em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Há mais de dez anos atua na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo de Educação. Atualmente é analista de comunicação da Fundação Carlos Chagas. Foi diretora da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação) entre 2016-2020. Atuou na comunicação do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisa em Educação Cultura e Ação Comunitária), da Campanha Nacional pelo Direito à Educação e do movimento Todos Pela Educação. Foi repórter nas revistas Nova Escola e Gestão Escolar. Colaborou com outros veículos como Revista Educação, Revista do Sesc, Gestão Educacional, entre outras.

HERYKA CRUZ NOGUEIRA
Doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP (Conceito 5 - CAPES), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Especialista em Planejamento e Políticas Educacionais pela Universidade Regional do Cariri - URCA - Ceará e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA. Professora Adjunto VI, com dedicação exclusiva, da Universidade do Estado do Amapá (UEAP). Membro do Grupo de Pesquisa em Políticas da Educação Superior - GRUPES/UNINOVE-SP e do Grupo de Trabalho: Universidade e Políticas de Educação Superior (GT do Conselho Latino Americano de Ciências Sociais - CLACSO). É pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Educacionais e Gestão - GEPPEG/UEAP. Atualmente, pesquisa sobre a expansão, privatização e mercantilização da educação e sobre as políticas de gestão da educação. É organizadora do livro Educação: Políticas, cultura e transdisciplinaridade, pela Paco Editorial.

JANICE RAQUEL SANÇA GOMES
Tem experiência na área de educação com ênfase nas temáticas de políticas educacionais e formação docente. Participa do grupo de pesquisa "Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional"- GEPALE

JOÃO EVELANGE NASCIMENTO DA SILVA
Possui Graduação em Direito pela Faculdade São José dos Cocais - Timon - MA (2013). Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2016). Especialização em Ensino de Filosofia e Sociologia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2018). Atualmente, é professor substituto do Instituto Federal do Piauí - IFPI, atuando como docente no ensino médio e superior e celetista do Estado do Maranhão - SEDUC/MA.

JOSIAS FERREIRA DA SILVA
PÓS DOUTORADO EM EDUCAÇÃO FE/UNICAMP - 2018/2019 - TÍTULO - Implantação da Escola de Aplicação de Tempo Integral e do Campus de Excelência da UERR. ESTÁGIO PÓS DOUTORAL (2019) na UNC/Universidad Nacional de Córdoba - UBA/Universidad de Buenos Aires - UNM/Universidad Nacional de Moreno. DOUTORADO/FEF/UNICAMP (2010). Título da Tese - Métodos de Avaliação em Educação Física no Ensino Fundamental. MESTRADO EM EDUCAÇÃO/PUC-Campinas, SP. (2000) - Título da Dissertação: Dinâmica de Aula e Avaliação no Cotidiano de uma 5ª Série do Ensino Fundamental. PSICOPEPAGOGO/Faculdade Plínio Augusto Amaral/SP. (1998). GRADUADO EM PEDAGOGIA/Faculdade Renascença/SP. (1994). GRADUADO EM LETRAS/Faculdade Renascença/SP. (1992). Professor Efetivo/UERR - Universidade Estadual de Roraima, Campos de Boa Vista (2010). Atuou nas funções: Coordenador Área Ciências Humanas/UERR (2011-2013); Coordenador Curso Pedagogia/UERR (2012/2013); Coordenador Projeto CAPES:/ Novos Talentos da UERR - da Ciência à Cidadania. (2010-2013); Presidente CAI/UERR - Comissão de Avaliação Institucional (2017); Diretor Departamento Pós-Graduação/UERR (2016); Diretor Departamento de Ensino e Graduação/UERR (2017); Presidente do Projeto/UERR/do Curso de Pedagogia do Campo (2010); Membro da comissão de revisão do Curso de Formação de Oficiais PM - Boa Vista/RR (2011); Docente do Mestrado Ensino de Ciências/UERR disciplinas Avaliação da Aprendizagem no Ensino de Ciências e Novas Tecnologias para o Ensino de Ciências, Avaliação Critérios e Processos. Docente Mestrado Segurança Pública - disciplinas Fronteira e Territórios, Escrita Científica. Coordenador do Curso de Pós Graduação de Gestão Do Ensino Superior/UERR (2017). Orientação de dissertação no Mestrado; Monografias na Especialização e TCC na Graduação da UERR. No Curso de Pedagogia lecionou as disciplinas: Educação de Jovens e Adultos, Psicologia Educacional, Ética na Educação, Teoria Curricular, Políticas Públicas na Educação Básica, Comunicação Oral e Escrita, Sociolinguística, Fonética e Fonologia e no PARFOR, segunda licenciatura de Letras. Atuou no Ensino Superior em diversas instituições privadas como professor de Didática, Comunicação e Expressão; Técnicas de Apresentação e Comunicação Oral e Língua Portuguesa, Leitura e Interpretação de Textos, nos cursos de: Pedagogia Magistério da Educação Infantil e Séries Iniciais. Na FAP - FACULDADES POLITEC, Santa Barbara D'Oeste/SP (2009/2010), lecionou nos cursos de Redes de Computadores, Sistemas de Informação, Engenharia de Controle de Automação, Administração de Empresas, Tecnologia em Gestão da Qualidade, Educação Física. Atuou como professor da Universidade UNIDERP/Anhanguera, responsável pelos Cursos de Letras e Pedagogia, no pólo de Hortolândia/SP. (2007/2008). Implantou os cursos de Letras: Português Inglês e Português Espanhol na FAP - Faculdades Politec - Americana (2007-2008). Atuou como Coordenador do Curso de Pedagogia da Faculdade IESCAMP - Campinas/SP e foi professor das disciplinas: Linguagem e Comunicação no Curso de Pedagogia e de Comunicação Empresarial no Curso de Administração (2007-2008). Atuou como professor titular na Faculdade ASMEC (Ouro Fino/MG: 2003-2005), nos Cursos de Pedagogia, Letras e Geografia, das disciplinas: Didática I, II e III; Metodologia Científica; TCC; Sociologia; Antropologia Física e Cultural e Políticas Educacionais. Trabalhou na PUC-Campinas/SP, na CAINST - Comissão de Avaliação Institucional 2000/2001. Atuou como professor de Português e Inglês, na rede pública estadual de São Paulo e em Escola Particular, no Ensino Fundamental e Médio de 1992 a 2010. Professor de Literatura - Ensino Médio, do Colégio Politec Americana/SP (2009). Atuou como Diretor da Escola Renascença, Ensino Fundamental e Médio, em Brasília/DF. (1994-1997). Diretor da Escola de Educação Infantil Luz do Saber, Campinas/SP de 1998 a 2010.

JULIANA SOARES DE OLIVEIRA
Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2018).

KATIA REGINA VARELA ROA
Mestranda da Universidade UFABC e professora de Química e Física da rede pública estadual paulista com especializações em ensino de astronomia, no ensino de química e em Ciência da Tecnologia , graduação em licenciatura e bacharelado em Química e graduação em licenciatura física. Membro fundadora da APEP- Associação de professores da escola pública sem fins lucrativos e membro do grupo de trabalho USP escola e atualmente ministrante de cursos de extensão universitária nos Encontros USP-Escola pela Universidade de São Paulo para formação continuada de professores do ensino básico.

LARISSA REDUCINO DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (FE/UNICAMP) e especialização em Formação Didático-Pedagógica para Cursos na Modalidade a Distância pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Foi facilitadora da aprendizagem na UNIVESP e auxiliar de coordenação na rede particular de ensino de Campinas. Atualmente é mestranda em Educação (UNICAMP), professora no Ensino Fundamental e orientadora pedagógica na rede particular.

LUANA ALVES SOARES
Mestranda em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC. Foi tutora do curso de Planejamento de Cursos Virtuais da UFABC em 2020. É especialista em Gestão Escolar pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes (2016). Tem um currículo bastante diversificado nas áreas de Ciências Humanas e Educação. Fez parte do programa de pós-graduação em História da UNICAMP, entre 2011 e 2013. É licenciada em História pela Universidade Guarulhos (2005), mesma instituição em que se especializou através do curso História: Política, Cultura e Sociedade (2008). Atua como PEB II desde 2006, sendo Titular de Cargo em História lecionando na Rede Estadual de Ensino em S. Paulo, nas disciplinas História, Filosofia, Sociologia e Projeto de Vida. No Ensino Superior, atuou em diversas disciplinas ministradas para alunos em segunda graduação em História e Letras. Entre 2003 e 2004 fez estágio no Sindicato das Empresas de Limpeza Pública do Estado de São Paulo, fazendo parte de um projeto de resgate da História do Lixo na Cidade de São Paulo, que resultou na publicação de um livro sobre a história dos resíduos sólidos da cidade de São Paulo. Seu trabalho acadêmico esteve voltado para a produção cultural durante o período de ditadura militar e o que antecedeu a ele. Atualmente, estuda as políticas educacionais da rede estadual paulista.

LUIS ENRIQUE AGUILAR
Doutor em Educação, Professor Livre Docente e Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP - e Máster em Tecnologia de la Educación pela Universidade de Salamanca e Organización de los Estados Ibero-americanos - OIE- Espanha. Pesquisador e Coordenador do Laboratório de Políticas Públicas e Planejamento Educacional -LaPPlanE-, fundador do Observatório Ibero-americano de Estudos Comparativos em Educação -OIECE-, professor de Graduação e Pós-Graduação. Foi Chefe de Departamento, Coordenador de Pós-Graduação e Vice-Presidente da Comissão Central de Pós-Graduação da UNICAMP. Foi Membro da Comissão de Avaliação da CAPES e consultor do CNPq, FAPESP e FAPEMIG e atua como consultor e Membro do Comité Editorial de qualificados periódicos científicos da área. É Presidente da Sociedade Brasileira de Educação Comparada SBEC. Vice-Presidente da Sociedade Ibero-americana de Educação Comparada SIBEC, membro da CIES Comparative & International Education Society e membro do Comitê Executivo do WCCES World Council of Comparative Education Societies. Atua na gestão da cooperação científica interinstitucional nacional e internacional. Sua produção científica se dissemina nas áreas de administração de sistemas educacionais, planejamento da educação, Estado, políticas públicas, gestão, avaliação e estudos comparativos de política educacional.

MARIA ADRIANA BACHION
Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo - USP e Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - Uninove. Mestre em Aquicultura, área de concentração em Biologia de Organismos Aquáticos, pela UNESP. Especialista em Gestão Educacional (UNICAMP) e especialista em Ensino de Ciências (FE/USP). Supervisora de ensino, titular de cargo efetivo, na Diretoria de Ensino Campinas Leste desde 2013. Membro titular do Conselho Deliberativo do Sindicato dos Supervisores de Ensino do Magistério Oficial no Estado de São Paulo - APASE. Atuou no ensino superior como professora no Centro Universitário Amparense (Amparo/SP) de 2005 a 2008, onde ministrou disciplinas na graduação e pós-graduação lato sensu. Atuou como docente na PUC/Campinas em 2012 no Programa Nacional de Formação de Professores - PARFOR. Professora Coordenadora da área de Ciências e Biologia no Núcleo Pedagógico na Diretoria de Ensino Campinas Oeste de 1998 a 2012, onde trabalhou com formação continuada de professores de ciências e de biologia e também com professores coordenadores da rede paulista no município de Campinas-SP. Tem experiência na área de Educação e Meio Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, formação de professores, formação de diretores de escola, gestão escolar democrática, ensino integral, educação ambiental, interdisciplinaridade, metodologia do ensino de ciências e de biologia. No ensino superior atua principalmente nas disciplinas: Metodologia do Ensino de Ciências e de Biologia, Práticas de Ciências e de Biologia, Estágio Supervisionado, Educação Ambiental, Ecologia de Ecossistemas Aquáticos, Ecologia Aplicada.

MAYCON ROGER DE OLIVEIRA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2011). É mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, compondo o grupo de pesquisa HISTEDBR. Atualmente é professor dos anos iniciais, Facilitador na UNIVESP e possui experiência como educador social e pedagogo na educação não formal.

RAUL CABRAL FRANÇA
Doutorando em Educação pela UNICAMP, sob orientação da Prof.ª Ana Maria Falcão de Aragão, no GEPEC (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada). Mestre em Educação pela UNICAMP. Bacharel em Relações Internacionais pela USP. Durante a graduação teve experiência em empresas e trabalhou diretamente com organizações na área da educação não formal, como Instituto Alana e Instituto Brincante. Já lecionou para os cursos de pedagogia, direito e administração na Faculdade Anhanguera de Jacareí-SP. Atualmente pesquisa escolas públicas democráticas e inovadoras. É voluntário da Casa Transitória Fabiano de Cristo (Pindamonhangaba - SP) e compositor de músicas infantis.

ROBSON BOMFIM SAMPAIO
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2017) e Fotógrafo. Atualmente é pesquisador da Universidade Estadual de Campinas. Facilitador de aprendizagem na Univesp. Tem experiência na área de Divulgação e Orientação Científica, com ênfase em Educação, Tecnologias e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias, software livre, cultura digital, conhecimento livre, educação, fotografia, tecnologias educacionais, teoria da atividade, implementação de politica, políticas públicas e ação afirmativa e comunicação colaborativo.

SUELEN BATISTA DE SOUZA
Doutoranda em Políticas Educacionais no grupo GEPALE da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Políticas Educacionais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) no Grupo em Estudos Políticas e Avaliação Educacional (GEPALE). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) dois anos com o tema Autoeficácia de Gestores Escolares do Ensino Médio na área de Psicologia Comportamental. Atuação de quatro semestres no Programa de Auxílio à Docência. Trabalho de Conclusão de Curso com o tema Trajetória do Idesp e responsabilização docente: análise do bônus por resultado. Consultora educacional de 2015 a 2016 - conteudista e designer instrucional no Projeto Angola - formulação de cursos à distância para crianças de 06 a 10 anos angolanas e construção do material de apoio ao professor. Professora na rede municipal de Campinas.

TAUÃ CARVALHO DE ASSIS
Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (2016). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí (2017). Bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2010). Foi Professor Substituto da Universidade Federal de Goiás - Regional Jataí na Unidade Acadêmica Especial de Educação. Foi Secretário-Executivo do Conselho Municipal de Educação de Jataí-GO. Foi Diretor do Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos. Possui experiência em docência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Superior, com processos de ensino e de aprendizagem de Língua Inglesa, escola de tempo integral, Programa Mais Educação e Plano Municipal de Educação. É integrante da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Planejamento e Gestão Educacional - REPLAG.