Capa do livro: EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES E CULTURAS: <br>entrecruzamentos nas Amazônias

EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES E CULTURAS:
entrecruzamentos nas Amazônias

Autores: Alexandre Adalberto Pereira - Carmem Véra Nunes Spotti - Lúcia Isabel da Conceição Silva (Orgs.)

Este livro representa o esforço pela consolidação e fortalecimento da pesquisa educacional na Amazônia, em especial aquelas vinculadas as questões das diversidades, a sociedade e a cultura e que são desenvolvidas no âmbito dos Programas de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPGED/UNIFAP), Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA) e Universidade Estadual de Roraima/Instituto Federal de Roraima (PPGE/UERR/IFRR). Essas instituições que se irmanaram por meio da articulação promovida pelo “Projeto de Pesquisa em Educação na Amazônia: História, política, formação de professores e diversidade cultural”, financiado pelo Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia/ Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROCAD/Amazônia/CAPES). Partimos do pressuposto de que a cultura é processo dinâmico que perpassa em todas as dimensões da vida social. E que a diversidade e sua relação com a educação pressupõe entender tais fenômenos como resultados e determinantes de ações políticas, econômicas e sociais, conformadoras e geradoras de significados, aceitações e resistências.



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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2415-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-2416-2
DOI: 10.24824/978652512415.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 244
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO, DIVERSIDADES E CULTURAS: <br>entrecruzamentos nas Amazônias
ALEXANDRE ADALBERTO PEREIRA
Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (2013). Mestre em Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás). Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás. Professor do Curso de Licenciatura em Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá-AP.

ANDRÉS LEMA MENDEZ
Graduação em Serviço Social pela Universidad de la Republica Uruguay. Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Amapá (PPGED/UNIFAP). Realizou mobilidade acadêmica no Programa de Pos-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

ÂNGELA DO CÉU UBAIARA BRITO
Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo – USP (2013), Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP (2008) e graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá- UNIFAP (1999). Líder do Grupo de Pesquisa Ludicidade, inclusão e Saúde (LIS). Membro do Grupo de Pesquisa Contextos Integrados de Educação Infantil, da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Prof.ª Adjunta da Universidade do Estado do Amapá (UEAP) e do Programa de Mestrado em Educação (PPGED) da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

ANGELICA DE OLIVEIRA FURTADO
Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amapá; Especialização em Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Macapá; Especialização em Novas Tecnologias da Educação pela Faculdade Educacional da Lapa; É Pedagoga e Coordenadora da Rede Estadual do Programa Criança Alfabetizada – PCA/SEED/AP.

ANTONIA FLADIANA NASCIMENTO DOS SANTOS
Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá – PPGED/UNIFAP. Especialista na área de Coordenação pedagógica pela Instituto de Ensino Superior do Amapá (IESAP). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002). Atualmente é professora assistente efetiva da Universidade do Estado do Amapá.

CARMEM VÉRA NUNES SPOTTI
Possui graduação em Letras (1990) e Especialização em Comunicação, Expressão e Cultura pela Universidade da Região da Campanha – URCAMP/RS (1991), Especialização em Filologia, pela PUC Minas (2011) e Mestre em Letras, pela UFRR (2011), Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP (2017). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Literatura. Coordenou o Programa Institucional de Bolsa de Incentivo à Docência, Subprojeto do Curso de Licenciatura em Letras – Campus Boa Vista da UERR de 2009 a 2013. Atualmente é professora da rede estadual de ensino de Roraima (SEEDRR/ CEFORR) e da Universidade Estadual de Roraima – UERR. Pesquisadora em questões indígenas e membro do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura, Literatura e Ensino de Línguas da UERR. Participou do Projeto de Pesquisa “Narrativa Oral Indígena do Alto São Marcos na Terra Indígena São Marcos: registro e análise- UERR (2009 – 2011) e do Projeto Pontes – UnB (2012-2013). Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Cotidiano Escolar da PUC/SP.

DEMILTO YAMAGUCHI DA PUREZA
Professor da Universidade Federal do Amapá. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2004), mestrado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2006) e doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2011).

EFIGENIA DAS NEVES BARBOSA RODRIGUES
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia-PGEDA, Associação Plena em Rede-Educanorte. Mestre em Desenvolvimento Regional pela UNIFAP. Professora da Educação Básica pelo Governo do Estado do Amapá. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).

ELIANA DO SOCORRO DE BRITO PAIXÃO
Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), com tese sobre Educação Popular na abordagem freireana e foco em questões socioambientais urbanas; Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá na área de Planejamento Urbano Regional, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Especialização em Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Macapá e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Superior do Amapá. Atualmente compõe o quadro de professores efetivos da Universidade Federal do Amapá, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) e no curso de Tecnologia em Secretariado nos seguintes temas: Educação e Contabilidade.

ELIVALDO SERRÃO CUSTÓDIO
Professor no Mestrado em Educação da UNIFAP e professor coorientador no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia-PGEDA, Associação Plena em Rede-Educanorte. Pós-doutor em Educação UNIFAP. Doutor em Teologia pelas Faculdades EST. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).

ENILTON FERREIRA VIEIRA
Graduado em Administração pela Associação Internacional de Educação Continuada, Brasil (2014). Membro do NEAB-UNIFAP. Membro da ABPN. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED/UNIFAP. Acadêmico do Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá/UNIFAP.

EUGÉNIA DA LUZ SILVA FOSTER
Professora da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Docente do Curso de Mestrado em Educação (PPGED/UNIFAP) e do Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia-PGEDA, Associação Plena em Rede-Educanorte. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Relações Étnico-Raciais (UNIFAP/CNPq).

GENILZA SILVA CUNHA
Possui Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Roraima e graduação em Licenciatura plena em Letras. Professora (Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Desportos de Roraima). Trabalhou do Centro de Formação dos Profissionais de Educação de Roraima – CEFORR, no período de janeiro de 2007 a abril de 2014, como Gerente de Projetos Pedagógicos na Gerência de Linguagens Códigos e Matemática. Neste período, atuava também como professora formadora em Língua Portuguesa e Literatura para professores da rede Estadual de Ensino. Função que exerceu até setembro de 2016. Coordenou o Curso de Pedagogia na Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil – FACETEN no período de novembro de 2015 a dezembro de 2016. Atualmente atua na Assessoria Pedagógica nas escolas do interior do Estado de Roraima, no Departamento de Gestão das Escolas do Interior-DGI/SEED/RR.

HELENA CRISTINA G. Q. SIMÕES
Doutora em Educação (2013) pela Universidade Federal de Uberlândia- UFU, Mestre em Biodiversidade Tropical (2008) pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Possui Graduação em Direito (1996) e é Professora Associada da Universidade Federal do Amapá.

IGOR BARROS SANTOS
Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGED (UNIFAP), Especialista em Direito Administrativo pelo Centro de Estudos Jurídicos de Salvador-CEJUS. Bacharel em Direito.

IVANY PINTO NASCIMENTO
Doutora e Pós-Doutora em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Docente e pesquisadora do Instituto de Ciências da Educação e da pós-graduação em educação da UFPA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Juventude, Representações Sociais e Educação. Bolsista Produtividade do CNPq.

LETICIA CARNEIRO DA CONCEIÇÃO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Servidora Pública na Secretaria de Estado de Educação do Pará e Secretaria Municipal de Educação de Belém.

LÚCIA ISABEL DA CONCEIÇÃO SILVA
Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA – 2006). Docente do Programa de Pós-Graduação / Instituto de Ciências da Educação – UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa em adolescência, juventude e fatores de vulnerabilidade e proteção (GEPJUV).

MARIA ROSEMI ARAUJO DO NASCIMENTO
Professora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Doutora em Educação: Currículo pela PUC/SP. Mestre em Educação em Ciências pela UEA/AM.

MARINA GRAZIELA FELDMANN
Doutora em Educação: Currículo –Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP; Professora Titular da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Líder do Grupo de Pesquisa (CNPq) Formação de Professores e Cotidiano Escolar.

PIEDADE LINO VIDEIRA
Graduada em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP. Mestre e Doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Faculdade de Educação – FACED da Universidade Federal do Ceará – UFC. Pós-Doutoramento pela Faculdade de Educação/FACED – UFC. Membro do NEAB-UNIFAP. Pesquisadora filiada à ABPN.

RÔMULO CAMBRAIA RIBEIRO
Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. Linha de pesquisa: Educação, Culturas e Diversidades. Categorias de estudos: Decolonilidade, Multiculturalismo, Gênero e Diversidade Sexual na Educação. Integra o Grupo de Pesquisa em Gênero, Educação, Diversidade e Decolonialidade (GPGED/UNIFAP). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola – GDE – pela Universidade Federal do Amapá (2016). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes pela Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER/UNINTER (2011). Extensão Universitária em Complementação em Docência no Ensino Superior pela Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER/UNINTER (2011). Graduação em Artes (Habilitação Plena em Artes Visuais) pela Universidade Federal do Amapá (2008). Tem experiência na área educacional, com ênfase em Arte e Sociedade, Gênero e Diversidade na Escola e História da Arte. Atualmente é Professor de Artes do quadro efetivo do Governo do Estado do Amapá.

ROSELI BERNARDO SILVA DOS SANTOS
Possui Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade do Rio do Vale dos Sinos – Unisinos. Mestrado em Ciências da Educação Superior pela Univerdad Camilo Cienfuegos -Cuba. Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Patrocínio, MG, graduação em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba, Bacharelado em Ciências Sociais com habilitação em Antropologia e Sociologia pela Universidade Federal de Roraima. Professora do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Roraima. Atualmente é Coordenadora Geral do projeto Saberes Indígenas na Escola – MEC, membro da comissão da construção do projeto do primeiro Campus Indígena do IFRR na terra Indígena Raposa Serra do Sol. Atua com projetos IFRR, mulheres mil (indígena) e trabalhos de oficinas com os índios citadinos na cidade de Boa Vista-RR. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGE, da Universidade Estadual de Roraima.

SÔNIA ANDRÉ
Tem Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Pará, Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL, Pós-Graduação (Especialização) em Ensino da Arte-Música, Licenciada em Música, Pela UFAL, Magistério pelo Instituto de Magistério Primário de Maputo, Atriz, Produtora e Diretora de Cinema. Pesquisadora de ICED/ PPGED/GEPJUV/UFPA; GP Filosofia e Educação/Ensino de Filosofia/UFAL; IEDH/Moçambique.