Capa do livro: TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS NA FAED/UFGD: <br>ensino, pesquisa e extensão

TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS NA FAED/UFGD:
ensino, pesquisa e extensão

Autores: Cássia Cristina Furlan - Fabio Perboni - Maria Alice de Miranda Aranda (Orgs.)

A coletânea Trajetórias acadêmicas na FAED/UFGD: Ensino, pesquisa e extensão representa uma iniciativa com vistas ao desvelamento da relevância da Faculdade de Educação da UFGD no enfrentamento de temáticas candentes na educação brasileira hoje. Nessa direção, a coletânea registra a persistência da comunidade acadêmica da FAED, fortalecendo as ações de ensino, pesquisa e extensão a ela vinculadas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2420-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-2421-6
DOI: 10.24824/978652512420.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 228
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

TRAJETÓRIAS ACADÊMICAS NA FAED/UFGD: <br>ensino, pesquisa e extensão
ADRIANA CARLA TEIXEIRA DA COSTA BRITO
Formada em Letras, pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e em Pedagogia, pelo Centro Universitário Internacional (UNIN-TER). Mestra em Administração Pública, pela Rede/PROFIAP e é doutoranda em Educação (PPGEDU/UFGD), vinculada à linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação.

ALESSANDRA CRISTINA FURTADO
Professora Associada II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD/Dourados), atua nos Cursos de Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Graduada em História (Licenciatura e Bacharelado) e Mestra em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Franca). Doutora e Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP/São Paulo). Editora da Revista Educação e Fronteiras. Líder do GEPHEMES.

ANA PAULA GOMES MANCINI
Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho /UNESP – Marília – SP (2005). Pós-Doutora em Educação Escolar Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP – Araraquara – SP. Docente Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Dourados / FAED/UFGD, onde atua na graduação. Desenvolve pesquisa em História das Instituições Escolares e Formação de Professores.

ANDRÉIA VICÊNCIA VITOR ALVES
Possui graduação em Pedagogia (2007), especialização em educação (2008) e mestrado em educação (2010), ambos pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e doutorado em educação (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Foi coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFGD (2017-2019). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFGD no curso de graduação e na pós-graduação, atuando como professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação e como vice-coordenadora e professora do curso de Pedagogia; atua também como coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação à Distância da UFGD. É membro do Grupo Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE); do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEIN-FAN); e da Rede de Estudos e pesquisas sobre Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG). Atua principalmente nos seguintes temas: política educacional, qualidade do ensino, Gestão educacional e Planejamento para a educação básica, com ênfase na educação infantil e infância.

CÁSSIA CRISTINA FURLAN
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e Pedagogia pela Faculdade Instituto Superior de Educação do Paraná (2016). Mestrado em Educação (2013) e Doutorado em Educação (2017) pela Universidade Estadual de Maringá. Professora Adjunta na Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Pesquisadora líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Cultura(s) – EDUCA (UFGD) e membro do Grupo de Estudos das Pedagogias do Corpo e da Sexualidade – GEPECOS (UEM).

CLAUDIA CRISTINA FERREIRA CARVALHO
Graduada em Pedagogia, Mestre em Educação/UFMT, Doutorado em Educação/UFMT, com bolsa Capes sanduiche na Universidade de Coimbra/UC através do Centro de Estudos Sociais/CES. Docente da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro/NEAB/UFGD.

EDVONETE SOUZA DE ALENCAR
Doutora em Educação Matemática pela PUC-SP. Profa da Faculdade de Educação e no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática/ UFGD. Atua no Mestrado Profissional em Educação Científica e Matemática/UEMS. Membro do Observatório Internacional, Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica, da Rede Iberoamericana MTSK Líder do Grupo TeiaMat/ CNPQ.

FABIANA RODRIGUES DOS SANTOS
Doutoranda em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD. Graduação em Letras pelas Faculdades Integradas de Naviraí – FINAV e graduação em Normal Superior pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Especialização em Educação Infantil e Séries Iniciais – ESAP, Especialização em Arte e Educação – ESAP. Gradu-ada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE.

FABIO PERBONI
Realizou estágio pós doutoral na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) (2020) Possui Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP/Presidente Prudente (2016), Mestrado em História pela UNESP/Franca (1999), e graduação em Pedagogia pela União das Faculdades dos Grandes Lagos / UFSCar (2011) e em História pela UNESP/Franca (1996). Atuou como docente na Educação básica no Ensino Médio e Fundamental por 14 anos. Atualmente está vinculado à Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados FAED / UFGD e ao programa de pós-graduação da mesma instituição. Atualmente ocupa a função de coordenador do GT 05 da ANPED / CO – Grupo de Trabalho Estado e Política Educacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação / Região Centro Oeste (2019-2022) e de vice coordenador estadual da Associação Nacio-nal pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE-MS) (2021-2022). É editor da Horizontes-Revista de Educação (2018-2021). Desenvolve pesquisas junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE – UFGD), ao Grupo de Estudo e Pesquisa Políticas Educacionais e Formação de Professores (GEPPEF – UEMS). Tem experiência em pesquisa na área de Políticas Educacionais, com ênfase principalmente nas seguintes temáticas: Gestão Educacional, Avaliação Educacional, Formação de Professores e Educação Integral.

GISELLE CRISTINA MARTINS REAL
Pedagoga pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Dourados – CEUD). Doutora e pós-doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professora associada da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde atua como docente da graduação e da pós-graduação. Foi Pró-Reitora de Ensino de Graduação, no período de 2011-2015.

JACIMARA APARECIDA MENDES
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados (2011). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Grande Dourados (2018). Mestre em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados. Trabalha como professora da Rede Municipal de Dourados – MS. Com interesse em estudos na área de Gestão e políticas públicas.

JACQUELINE DA SILVA NUNES
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorado em Educação pelo programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu na linha de pesquisa de Educação e Diversidade da Universidade da Grande Dourados (UFGD). É professora adjunta na Universidade Federal da Grande Dourados/ FAED, no curso de licenciatura em Educação Física.

JONATA CRISTINA DOS SANTOS
Possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Atualmente é Agente de Atividades Educacionais em uma escola da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. É membro do Grupo Estado, Política e Gestão da Educação (GEPGE). Atua principalmente nos seguintes temas: política educacional, qualidade do ensino, gestão educacional e planejamento para a educação básica.

KELLCIA REZENDE SOUZA
Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – Unesp/Araraquara (2017). Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Administração Pública da mesma instituição. Membro do GEPGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política e Gestão da Educação/PPGEDU/FAED/UFGD. Desenvolve pesquisas sobre as seguintes temáticas: Políticas públicas educacionais na América Latina; direito à educação e internacionalização educacional.

MAGDA SARAT
Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba. Pós-Doutora pela Universidade de Buenos Aires/UBA e Universidade Federal de Mato Grosso UFMT. Professora Titular da Universidade Federal da Grande Dourados. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do GPEPC- Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador. Membro da ANPED/Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação e SBHE Sociedade Brasileira de História da Educação. Tem diversas publicações nacionais e internacionais na área.

MARCELO JOSÉ TAQUES
Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Faculdade Guairacá (2007) e Licenciatura em Pedagogia pela Uninter (2017). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Professor na Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD, no Curso de Educação Física (Faculdade de Educação) e Pedagogia (Faculdade de Educação à distância). Pesquisador vice-líder no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Cultura(s) (EDUCA). Pesquisador do Grupo de estudos e pesquisas em educação física escolar e formação de professores (GEPEFE/UEPG). Tem experiência na área de Educação Física e pedagogia, com ênfase no conteúdo Esporte e Jogos, desenvolvendo ações nos seguintes temas: Pedagogia do esporte, Esporte na Educação Física escolar, Formação profissional e estágio supervisionado, gestão escolar e Metodologia do ensino da Educação Física e dos esportes coletivos.

MARIA ALICE DE MIRANDA ARANDA
Graduada em Pedagogia, Especialista em Gestão/Administração Educacional, Mestra em Educação e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Pós-Doutorado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), pelo PNPD/CAPES. Docente da Faculdade de Educação e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Membro do GEPGE – Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Política e Gestão da Educação/PPGEDU/FAED/UFGD, na Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação e Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Conselhos Municipais de Educação no Brasil (GEPCMEBr). Estuda, pesquisa e publica nas seguintes áreas: planejamento/gestão/administração educacional; formação de professores/gestores; gestão escolar; gestão democrática da educação; projeto político pedagógico; gestão dos sistemas de ensino; constituinte escolar; políticas públicas de educação; planos decenais de educação; alfabetização no contexto das políticas públicas de educação; democracia; participação e cidadania.

MARTA COELHO CASTRO TROQUEZ
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS; Pós-Doutora pela Universidade Católica Dom Bosco/ UCDB; Docente Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Grande Dourados/FAED/UFGD, onde atua na graduação e na pós-graduação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Escolar Indígena, Interculturalidade e Inclusão (GEPEEIN/CNPq).

MÍRIA IZABEL CAMPOS
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Graduação em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais e Especialização em Psicologia Educacional na PUC/Minas. Professora Adjunta da Universidade Federal da Grande Dourados exercendo docência na Graduação. Pesquisadora Vice-Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Processo Civilizador (GPEPC).

MIRLENE FERREIRA MACEDO DAMÁZIO
Doutora em Educação pela Unicamp. Prof.ª da Faculdade de Educação/UFGD. Gestora do Observatório Internacional, Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica/OIIIIPe na UFGD. Líder do grupo de pesquisa GpSimbiose/CNPQ. Desenvolve projeto de ensino, pesquisa e extensão sobre currículo, ensino especializado, as várias pedagogias, formação de professores e metodologias ativas em uma perspectiva inclusiva, a partir do DUA.

PATRÍCIA SANTOS DE OLIVEIRA
Possui graduação em licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Universidade Federal de São Carlos (2009), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados – Unigran (2019), mestrado e doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (2018). Atuou como professora substituta na Universidade Federal da Grande Dourados (2019-2021).

RÔMULO PINHEIRO DE AMORIM
Graduado em História pela UFMT. Graduado em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa. Especialista em Relações Internacionais, História e Integração Regional pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestre em Educação pela UFMT (2013). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (2019). Pós-Doutorado em Educação pela UFMT (2019-2020). Membro do Grupo de Pesquisa em História da Educação e Memória – GEM/IE/UFMT. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação, Memória e Sociedade- GEPHE-MES/UFGD. Professor de educação básica – Secretaria de Educação de Mato Grosso – SEDUC – MT. Tem experiência na área de Ciências Humanas, com ênfase em História da Educação, Formação de Professores e na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA.

ROSEMEIRE MESSA DE SOUZA NOGUEIRA
Ingressou no Ensino Superior no ano de 1999, atualmente é professora associada da FAED/ UFGD. Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pela UFMS (1990), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e doutorado em Educação pela UFMS (2009). Foi líder do GEINFAN no período de 2010-2016. Atualmente, é vice-líder do GEINFAN.

TERESA CUNHA
Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra/UC. Investigadora sénior do Centro de Estudos Sociais/UC, Docente nos Cursos de Doutoramento/CES; cocoordena a publicação ‘Oficina do CES’, os ciclos do Gender Workshop. Coordena a Escola da Inverno ‘Ecologias Feministas de Saberes’ e o Programa de Investigação Epistemologias do Sul. Docente da Escola Superior de Educação do Instituto Superior Politécnico de Coimbra.

THAISE DA SILVA
Professora permanente do PPGEdu/UFGD-MS e professora adjunta da FAED/ UFGD. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infância (GEINFAN). Tem graduação em Pedagogia (UFRGS – 2000), especialização em Alfabetização (FAPA, 2004), mestrado e doutorado em Educação pelo PPGEDU/UFGRGS (2008 e 2012) e pós-doutorado em Educação (UEMS, 2017).