Capa do livro: PESQUISAS ATUAIS SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS:<br> perspectiva e inovação<br> Volume 2

PESQUISAS ATUAIS SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS:
perspectiva e inovação
Volume 2

Autores: Adriano de Oliveira Gianotto - Camila de A. Cabral - Francimar Batista Silva (Orgs.)

livro impresso
de R$ 94,68 por
livro digital
de R$ 94,68 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)
 
Consultar frete e prazo de entrega

Sinopse

Pesquisas atuais sobre a Educação de Surdos: perspectiva e inovação é o segundo volume da série cujo objetivo é divulgar resultados parciais e finalizados de estudos realizados por pesquisadores dedicados à temática da Educação de Surdos. O contexto pandêmico vivenciado nos últimos anos não foi um cenário fácil para a Educação como um todo. Assim, nesta coletânea, encontraremos relatos de práticas e instrumentos de ensino, bem como discussões teóricas, resultantes da necessidade e do desejo de manter o ensino e a educação de surdos apesar das dificuldades advindas do afastamento social. Continuamos a prezar pelo fortalecimento do protagonismo Surdo no país e, buscamos, também, ressaltar em todos os capítulos deste livro a importância da inovação constante em todos os aspectos de nossa vida, sabendo que disto depende nossa esperança. Convidamos você a participar da busca por inovação, mudanças positivas e melhorias para toda a sociedade.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1959-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-1955-7
DOI: 10.24824/978652511959.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 328
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PESQUISAS ATUAIS SOBRE A EDUCAÇÃO DE SURDOS:<br> perspectiva e inovação<br> Volume 2

Autores

ADRIANO DE OLIVEIRA GIANOTTO (ORG.)
Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Doutor e Mestre em Desenvolvimento Local pela UCDB/MS, Pós doutorando na mesma universidade, Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Libras, Educação de Surdos e Letramento de Surdos - GEPESLS/UFMS/CNPq.

CAMILA DE A. CABRAL (ORG.)
Doutoranda em Educação - UFMS. Mestra em Educação Cientifica e Matemática – UEMS. Graduada em Pedagogia; Professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, área Pedagogia/Libras.

FRANCIMAR BATISTA SILVA (ORG.)
Mestre em Educação; Especialista em Gestão Escolar, Libras e Tecnologia Assistiva, Docência, Interpretação e Tradução em Libras, AEE, Autismo e Psicopedagogia. Graduado em Curso Normal Superior e Pedagogia, graduando em Letras Libras (2022). Professor na área de Linguística /Letras Libras (UFGD); e Sala de Recursos Multifuncionais - SRM.

LILIAM VERONESE
Advogada, Pedagoga, Especialista em educação inclusiva pela faculdade Campos Elíseos, MBA em gestão pública, pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, Especialista em gestão escolar pela Faculdade Campos Elíseos, Advogada da Associação de famílias, amigos, profissionais e pessoas surdas – AFAPS MS.

AFRÂNIO CARVALHO LUCAS
Discente do Curso Licenciatura em Ciências Biológicas, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) Campus Machado, foi bolsista no projeto “Apoio à Difusão da Libras – monitoria discente”, atual bolsista do projeto Residência Pedagógica.

BRUNA MARIA F. GOUVÊA
Discente do Curso Licenciatura em Cie?ncias Biolo?gicas, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) Campus Machado, bolsista do projeto “Adote um aluno”.

BRENDA R. AIRES VIEIRA
Discente do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) campus Machado, bolsista do projeto Apoio à Difusão da Libras – monitoria discente.

JÚLIA B. MARQUES
Discente do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) campus Machado, bolsista do projeto “Apoio à Difusão da Libras – monitoria discente”.

MONIQUE MENEGUCI
Discente do Curso Licenciatura em Ciências Biológicas, Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) Campus Machado, foi bolsista no projeto Apoio à Difusão da Libras – monitoria discente, atual bolsista do projeto Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID.

MONICA BENITES DA SILVA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora da Educação Infantil, no município de Bela Vista/MS.

RAQUEL ELIZABETH SAES QUILES
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestre em Educação pela UFMS. Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da UFMS, Faculdade de Educação.

JOSÉ ARNOR DE LIMA JÚNIOR
Mestrando em Educação e Professor de Libras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

ADRIANA MOREIRA DE SOUZA CORRÊA
Mestra em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professora de Libras da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

EGLE KATARINNE SOUZA DA SILVA
Mestra em Sistemas Agroindustriais pelo Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar (CCTA) da UFCG. Gestora da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) Cristiano Cartaxo.

MARIA ELENA AQUINO DUTRA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, câmpus de Ponta Porã, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGedu/FAED) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

NELSON DIAS
Doutorando em ensino de Ciências, possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017), especialização em LIBRAS pela Faculdade Educacional da Lapa (2013) e graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007). Atualmente é Professor de LIBRAS pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Ponta Porã.

FERNANDA MARTINS DE BRITO
Mestra em Educação. Professora de Linguística da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

DIEGO ALEXANDRE HACKL
Mestrando em Linguística e Transculturalidade pelo curso de Letras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

MARCIA APARECIDA RODRIGUES MATEUS
Mestra em Linguística e Transculturalidade. Professora de Libras da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

CLÁUDIO LUIZ VASQUES DOS SANTOS
Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela Faculdade de Educação São Luis, Tradutor Intérprete de Libras da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

HEITOR MARQUES HOMERO
Doutorado em Desarrollo local y planificación territorial, Mestre em educação – formação de professores, Especialista em Filosofia e História da Educação, Bacharel em Pedagogia, Licenciado em Ciências Naturais.

JOÃO PAULO ROMERO MIRANDA
Doutorando em Estudos da Linguagem pela UFMS, Mestre em Linguística pela UFSC, Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Atua como Professor Assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS em Campus Pantanal-CPAN.

REJANE DE AQUINO SOUZA
Doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Mestra em Psicologia (UFMS). Atua efetivamente como docente na UFMS.

SHEYLA CRISTINA ARAUJO MATOSO
Possui graduação em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2014). Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul- Campus Três Lagoas. Doutoranda do programa de pós-graduação em Letras da UFMS- Três Lagoas. Atua principalmente nos seguintes temas: Língua Brasileira de Sinais, alunos surdos; aquisição da linguagem; políticas educacionais para alunos surdos.

CLAUDINEIA DA SILVA
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2003). Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005). Já atuou com intérprete de Libras e atualmente é professor da Prefeitura Municipal de Três Lagoas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação infantil; educação de surdos.

CELEIDA MARIA COSTA DE SOUZA E SILVA
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2009). Professora Titular da Universidade Católica Dom Bosco , Brasil.

FABÍOLA SUCUPIRA FERREIRA SELL
Possui licenciatura em Letras-Alemão e bacharelado em Letras-Libras, ambos pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Linguística pela mesma universidade. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em estrutura sentencial e ensino de língua materna, bem como na área de tradução e interpretação de Libras. É professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências Tecnológicas (CCT).

GABRIELE CRISTINE RECH
Doutoranda em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), mestre em linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Educação Especial: Área da surdez e Libras pela Univale. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e em Teologia pela Faculdade Teológica Sul Americana (FTSA). Certificada pelo Prolibras/MEC na área de ensino e interpretação de Libras. Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS).

SÉDINA DOS SANTOS JALES FERREIRA
Especialista em Libras. Professora de Libras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

INDIRA SIMIONATTO STEDILE ASSIS MOURA
Doutoranda em Linguística. Professora de Libras da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

CLAUDIA ARAUJO DE LIMA
Pedagoga pelo CEUB/Brasília, Especialista e Mestre em Reabilitação de Pessoas com Deficiência pela Universidade de Salamanca/Espanha, Mestre em Saúde Pública pela FIOCRUZ, Doutora em Ciências/Saúde Pública pela FIOCRUZ, Pós-Doutoranda em Direitos Humanos, Direitos Sociais e Direitos Difusos pela Universidade de Salamanca/Espanha. Pesquisadora Sênior/Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação – Educação Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Pesquisadora Sênior/Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços, Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares – NEPI/Pantanal – UFMS.

MICHELE VIEIRA DE OLIVEIRA
Mestranda em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa em Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais – InterTrads da UFSC e Integrante do Programa de Extensão TILSJUR – Tradutores e intérpretes de línguas de sinais na esfera jurídica (UFSC).

JOÃO PAULO FRANCISCO AZEVEDO
Graduado em Letras-Libras e Especialista em Língua de Sinais Brasileira-UFGD.

VERONICE BATISTA DOS SANTOS
Graduada em Letras-Libras e Doutora em Letras na área dos Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS.

VERONILDES BATISTA DOS SANTOS
Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS.

RADAÍ CLERIA FELIPE GONÇALVES
Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS, 2015), docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM.

ALEXANDRA AYACH ANACHE
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1984), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1991) e doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-Doutorado em Educação na Universidade de Brasília, com ênfase em educação especial. É professor titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, e avaliação psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, deficiência intelectual, educação, psicologia e educação inclusiva. Possui publicações de livros, capítulos de livros, artigos em periódicos científicos e outros trabalhos técnicos. Implantou e coordenou a Divisão de Acessibilidade e ações afirmativas da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis da UFMS de 2013 a 2016. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas da UFMS e Presidente atual da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (Gestão 2018 a 2020).

MARIA ELIANE DE OLIVEIRA
Mestra em Educação (UFOPA, 2015). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/Belém).

WELISSON MICHAEL SILVA
Professor EBTT de Educação e Libras, especialista em Libras, certificado em proficiência em ensino e tradução (Prolibras), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrando em Educação pela Uniso. Membro do grupo de pesquisa GEMMEM.