Capa do livro: CENÁRIOS INDÍGENAS:<br> narrativas, práticas e histórias

CENÁRIOS INDÍGENAS:
narrativas, práticas e histórias

Autores: José Roberto Linhares de Mattos - Sandra Maria Nascimento de Mattos - Antonio Ferreira Neto (Orgs.)

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Sinopse

O livro “Cenários indígenas: narrativas, práticas e histórias” traz vozes indígenas em toda sua extensão. Nele, os organizadores buscaram colaboradores indígenas que pudessem trazer pesquisas realizadas em suas etnias, com narrativas orais de professores e sabedores, educação escolar indígena, conhecimentos sobre plantas medicinais, contos indígenas e outros elementos da cultura indígena, práticas ancestrais ou suas impressões sobre o cenário indígena atual. Dessa forma, pesquisadores não indígenas, com grande experiência e conhecimentos sobre cultura e educação escolar indígena, fizeram uma parceria forte com pesquisadores indígenas, para tornar o livro uma fonte de informações com duas vozes, em uma harmonia investigativa, tendo a cultura ancestral como norte para a pluriversidade. Fica a certeza de que o livro atenderá às expectativas daqueles que procuram iniciar ou ampliar seus conhecimentos sobre os assuntos tratados pelos autores, assim como dos que buscam fontes de pesquisa a respeito do tema. Desse modo, alunos de graduação, pós-graduação, professores de todos os níveis de ensino e pesquisadores terão nesta obra elementos que atendam às suas necessidades acadêmicas e pessoais.

Sandra Maria Nascimento de Mattos
José Roberto Linhares de Mattos

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2444-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-2445-2
DOI: 10.24824/978652512444.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 216
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

CENÁRIOS INDÍGENAS:<br> narrativas, práticas e histórias

Autores

ANTONIO FERREIRA NETO
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática – REAMEC, pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia.

CHICOEPAB SURUÍ DIAS
Doutorando em Sociologia e Antropologia (PPGSA/IFCS/UFRJ). Mestre em Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB) e Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (IFRO/Campus Cacoal). Membro do grupo de pesquisa: Língua(gem), cultura e sociedade: saberes e práticas discursivas na Amazônia.

CRISTIANE AMBÉ GAVIÃO
Licenciada em Educação Básica Intercultural, área de Ciências da Natureza e da Matemática Intercultural e Especialista em Educação Escolar Indígena, pela Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Ji-Paraná. Professora da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT).

DOUGLAS JUNIOR DE SOUZA ALVES
Mestrando do Programa de Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Membro do grupo de pesquisa Educação em Fronteiras – EmF e do Grupo de Pesquisa em Etnoconhecimento e Pesquisa em Educação.

ELISANGELA APARECIDA P. DE MELO
Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Tutora do PET/Conexões de Saberes Indígenas. Professora da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim)/UFT.

FRANCISCO MEIRELLES NAMALOTA SURUI
Graduado em Licenciatura em Pedagogia Intercultural. Estudante do Curso Especialização em Educação Escolar Indígena, UNIR – Campus Ji-Paraná. Professor Indígena da Escola Municipal Indigena Apoena Meirelles.

GILSON DIVINO ARAUJO DA SILVA
Mestre em Educação Escolar pelo Programa de Pós-graduação em Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia. Professor do Instituto Federal de Rondônia, Campus Cacoal. Membro do grupo de pesquisa do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia – GPEA, e do Grupo de Estudos em Território, Espaço e Sociedade na Amazônia – GETESA.

HUGO CINTA LARGA
Graduado em Licenciatura em Educação Básica Intercultural, área específica Ciências da Sociedade Intercultural na Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Ji-Paraná. Professor indígena do povo Pangyjej Zoró na escola da comunidade em que mora na Terra Indígena Zoró, município de Rondolândia/MT.

IVANEIDE BANDEIRA CARDOZO (NEIDINHA SURUI)
Formada em História, mestre e doutoranda no Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Geografia – PPGG da Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Faz parte do Grupo de Pesquisa Genteh – UNIR. Indigenista e coordenadora de Projetos da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé.

JOSÉ ROBERTO LINHARES DE MATTOS
Pós-doutorado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Professor do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT/UFPA/UEA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Líder do grupo de pesquisa Educação em Fronteiras – EmF e vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultura – GEPEC.

LEDIANE FANI FELZKE
Historiadora, mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutora em Antropologia Social pelo PPGAs/DAN/UnB. Docente do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. Docente do Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Líder do Grupo de Estudos em Temáticas Étnicas na Amazônia (GETEA).

LUCIANA CASTRO DE PAULA
Doutoranda em Antropologia (PPGA/UFPA), bolsista FAPERO, Mestre, Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (Unesp-Marília/SP). Docente e pesquisadora da Universidade Federal de Rondônia – UNIR – Campus Ji-Paraná do curso de Licenciatura Intercultural (docência indígena). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA/UNIR) e Grupo de Pesquisa em Etnologia Indígena (Ameríndia/UFPA).

LUIZ WEYMILAWA SURUI
Mestre em Educação Escolar pela Universidade de Rondônia. Professor na Escola Indígena Estadual de Ensino Fundamental e Médio Sertanista Jose do Carmo Santana na aldeia Gapgir, Linha 14, Terra Indígena Sete de Setembro, Cacoal/RO. Idealizador e diretor do Museu Indígena Paiter a Soe. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA) e no Grupo de Pesquisa Geografia Ambiental/UNIR/CNPq.

MARIA DO CARMO BARCELLOS (MARIA DOS ÍNDIOS)
Licenciada em Geografia com pós graduação em Mudanças climáticas. Professora e indigenista com 48 anos de experiência em trabalhos com diferentes povos indígenas, dos quais 45 entre os Paiter Suruí.

NAUAMA DIAS SURUÍ
Mestra em Ciências Ambientais (PGCA/UNIR, Campus de Rolim de Moura), Especialista em Ensino de Ciências e Matemática (IFRO/Campus Cacoal) e Graduada em Ciências Econômicas (UNESC, Cacoal). Membra do grupo de pesquisa: Etnoecologia da Amazônia – ETNOAM.

RAILTON MOREIRA TXEBUARE KARAJA
Acadêmico indígena pertencente ao povo Karajá de Xambioá do Curso de Licenciatura em Matemática Campus de Araguaína. Petiano do PET/Conexões de Saberes Indígenas. Universidade Federal do Tocantins (UFT).

REGINALDO DE OLIVEIRA NUNES
Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Lisboa. Mestre e Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa. Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Professor Adjunto da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), no Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais (DACHS), Campus de Ji-Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa em Etnoconhecimento e Pesquisa em Educação. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Natureza (PPGECN).

SANDRA MARIA NASCIMENTO DE MATTOS
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/ Universidade Católica Portuguesa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnomatemática e Cultura – GEPEC/UFRRJ/CNPq e membro do grupo de pesquisa Educação em Fronteiras EmF/UFF/CNPq.

VANÚBIA SAMPAIO DOS SANTOS
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Professora do Departamento de Educação Intercultural da Universidade Federal de Rondônia – UNIR, Campus Ji-Paraná e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação na Amazônia (GPEA/UNIR).

WELDER WACHURE DIAS AIRES KARAJA
Acadêmico indígena pertencente ao povo Karajá de Xambioá do Curso de Licenciatura em Matemática Campus de Araguaína. Petiano do PET/Conexões de Saberes Indígenas. Universidade Federal do Tocantins (UFT).