Capa do livro: DOCÊNCIA:<br> cenários, contextos e perspectivas<br><br> Coleção Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência<br> Volume II

DOCÊNCIA:
cenários, contextos e perspectivas

Coleção Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência
Volume II

Autores: Maria de Fátima Ramos de Andrade - Maria da Graça Nicoletti Mizukami - João Clemente de Souza Neto (Orgs.)

Esta coletânea é composta por relatos de pesquisas que assumem, teórica e metodologicamente, a docência como um processo de longa duração, contínuo, complexo, que envolve conhecimentos de diferentes naturezas, a partir de fontes diversas, e que ocorre em ambientes escolares e não escolares ao longo de toda a trajetória profissional de professores e educadores de uma maneira geral. Mais especificamente, o presente volume apresenta pesquisas relacionadas aos seguintes temas: o brincar com crianças de creche; docência universitária; diversidade cultural no espaço escolar; leitura digital no contexto universitário; histórias de vida e desenvolvimento profissional em contextos não escolares; o paradigma social e a escola; mulheres na ciência; sequências de aprendizagem como estratégia de desenvolvimento profissional; confessionalidade e universidade; aprendizagem e desenvolvimento em meio virtual, a partir da teoria de Wallon; jovens – escola e conhecimento escolar; o lugar da cidade na formação docente; alunos do Ensino Fundamental e práticas pedagógicas.

Impresso
de R$ 90,00 por
R$ 78,00
Digital
de R$ 90,00 por
R$ 63,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2316-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-2313-4
DOI: 10.24824/978652512316.5
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 316
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

DOCÊNCIA:<br> cenários, contextos e perspectivas<br><br> Coleção Aprendizagem e desenvolvimento profissional da docência<br> Volume II
ADRIANA TORQUATO RESENDE
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Arujá e mestrado em Teologia pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper – Mackenzie, dissertação intitulada "Valores educacionais cristãos presentes nos contos de Grimm – um estudo introdutório”. Mestrado em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Dissertação: "Ser professor: olhares de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental". Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura. Título da tese: "Cenários de práticas pedagógicas no 5º ano do Ensino Fundamental: professores, alunos e pesquisadora". Atuação, principalmente nos seguintes temas: reflexões teológico-pedagógicas, educação, formação de professores, práticas pedagógicas, Ensino Fundamental. Envolvida com Educação a Distância, trabalhando como tutora, revisora e produtora de material pedagógico nessa área.

ANA LÚCIA DE SOUZA LOPES
Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM); especialista em Educação e Tecnologias pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e graduada em Administração de Empresas pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (Unifei). Docente do Centro de Educação, Filosofia e Teologia (CEFT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) nos cursos de Pedagogia e Licenciaturas e no curso de especialização Lato Sensu em Docência da Educação Superior. É vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Currículo e Sociedade (GEICS) – CNPq. Pesquisadora na área de Cultura Digital e Prática Docente.

CÁSSIA MARQUES ESTEVES
Arquiteta e Urbanista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018); mestra em Educação Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2021), e pós-graduada (Lato Sensu) em Arquitetura, Cidade e Desenvolvimento Imobiliário pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em curso. Sua trajetória acadêmica e profissional é direcionada ao campo expandido da arquitetura, em especial a relação da cidade com a educação. Este interesse a conduziu ao tema de seu mestrado, “Se essa rua fosse minha: relações da cidade com a educação na experiência Paulistana”, e norteia sua prática profissional voltada à projetos de ambientes educacionais inovadores.

EDUARDO CASTEDO ABRUNHOSA
Doutor em arquitetura e urbanismo pela universidade presbiteriana Mackenzie e em história pela universidade de Salamanca. docente na faculdade de arquitetura e urbanismo (fau/mack). coordenador do centro histórico e cultural Mackenzie, do instituto presbiteriano Mackenzie.

ELAINE TERESINHA DAL MAS DIAS
Psicóloga com especialização em Psicoterapia Psicodinâmica da Adolescência pelo Instituto Sedes Sapientiae. Mestrado e Doutorado em Psicologia, área de concentração Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, pela Universidade de São Paulo. Pós-Doutorado em Educação, Arte e Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Nove de Julho – Uninove. Dedica-se ao estudo de temas que envolvem Adolescência, Subjetividade, Psicologia Escolar/Educacional e Pensamento Complexo.

EMERSON DE ARRUDA
Possui graduação em Teologia pela Faculdade Sul-Americana, Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano, Pedagogia pela Faculdade Uniterra, e História pela Unicesumar. Mestre em Educação e Doutor em História pela Universidade Federal do Mato Grosso, com pós-doutorado e doutorando em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie. É professor do curso de Direito e Enfermagem pela Unifasipe, nos cursos de Enfermagem, Pedagogia, Fisioterapia, Administração da Uniplan, Filosofia e Sociologia do Fundamental 2 e Ensino Médio do Centro Integrado de Ensino – CIE na cidade de Rondonópolis – Mato Grosso.

FERNANDA APARECIDA YAMAMOTO
Doutora e mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Bacharel em Letras – habilitação em Português e Espanhol pela Universidade de São Paulo (USP) e licenciada em Letras – Português pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-graduada em Design Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias, Técnicas e Metodologias e em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Pós-Doutora pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). É pesquisadora, membro da Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica do Instituto de Estudos Avançados da USP na área de Educação Escolar, Trabalho, Práticas Sociais e Formação de Professores. Atua na coordenadoria de projetos educacionais no Senac-SP, atuando na pesquisa, concepção, desenvolvimento e implementação do Ensino Médio Técnico. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em aprendizagem da docência, Ensino Médio, educação profissional, desenho educacional e formação de professores.

JOÃO CLEMENTE DE SOUZA NETO (ORG.)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade Nossa Senhora Medianeira, metrado e doutorado em Ciências Sociais e pós-doutorado em Sociologia Clínica, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É professor adjunto, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura e de licenciaturas da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Membro do Centro de Investigação em Sociologia Econômica e das Organizações (Spcius – Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa), do Grupo de Pedagogia Social da USP e líder do Grupo de Pesquisa de Pedagogia Social da Universidade Presbiteriana Mackenzie, no Instituto Catequético Secular São José, da Associação Civil Gaudium et Specs e da Pastoral do Menor da Região Episcopal da Lapa, São Paulo-SP, atuando no atendimento e defesa da criança, do adolescente e de famílias em situação de vulnerabilidade social. Com experiência nas áreas de Ciências Sociais e Pedagogia Social, realiza pesquisas nos campos da infância, adolescência e juventude, sobre os temas racismo, socialização, inserção social, desvio, práticas sociais, políticas públicas, diversidade cultural, instituições e formação de professores e educadores sociais. É autor de artigos e livros sobre os temas pesquisados e parecerista em revistas especializadas.

JORGE LUIZ TRAVASSOS CAMPOS
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Graduado em Geografia pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Tem experiência como docente da disciplina de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio na rede privada. Tem se interessado pelos seguintes temas: educação de adolescentes, formação e aperfeiçoamento de professores e dinâmicas escolares.

JOSÉ PABLO ZATTI
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, Especialista em Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação pela PUC São Paulo e Licenciado em Letras (Português, Inglês e Espanhol) pela UniFmu. Atualmente faz parte da primeira turma de alunos da Especialização em Pedagogia Social da Universidade de São Paulo – USP. Possui ampla experiência em docência na Educação Profissional e no Ensino Fundamental e Médio, bem como no desenvolvimento de currículos para o Ensino Técnico Profissionalizante e na elaboração de livros e materiais didáticos para o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD. Atua como mediador de processos de desenvolvimento profissional docente há mais de uma década, desde 2017 coordenando cursos e projetos de Educação Corporativa no Senac – São Paulo, com foco principal na formação de professores. Pai de três meninas, Helena, Marina e Domenica, vê na educação o principal caminho para a formação de sujeitos críticos e autônomos, protagonistas de uma sociedade mais democrática e equitativa.

JOSÉ PAULO FERNANDES JÚNIOR
Doutor em Educação pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Administração. Especialização em Administração Financeira, Auditoria e Controladoria e graduado em Ciências Contábeis, com diversos cursos de atualização nas áreas educacional, financeira, administrativa, contábil e comercial. Executivo há mais de 25 anos em cargos de liderança e direção, com carreira desenvolvida em empresas educacionais, industriais e comerciais. Atualmente é Superintendente de Pesquisa e Inovação do Instituto Presbiteriano Mackenzie. Foi homenageado em 2004 pela O.P.B. – Ordem dos Parlamentares do Brasil – com o Prêmio Doutor Ulysses Guimarães, como Destaque na Categoria Ensino Superior. É membro do Quadro de Associados da ALCAN – Associação do Arquivo Nacional. Atuou como Conselheiro de Administração de empresas.

JOVANKA MARIANA DA SILVA VIEIRA
Mestra em Educação pelo programa de Pós-Graduação: Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Formada em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade Mackenzie e em Administração de Empresas pela Faculdade Campos Salles, possui especializações em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas/GESTCORP pela ECA/USP, em Gestão de Projetos Culturais pelo CELACC-ECA/USP e em Gestão Empresarial pela ESEG. Pesquisadora do GEICS – Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Currículo e Sociedade, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzie. Gestora Educacional, com experiência em Comunicação Organizacional e, professora de Pós-Graduação do IESB.

MÁRCIA TOSTES COSTA DA SILVA
Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo (2017). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo (2004). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e nos primeiros anos do Ensino Fundamental I – Pós-Graduada em Gestão Escolar em nível de especialização Lato Sensu. Graduada em Educação Religiosa pela Faculdade Teológica Batista do Oeste do Brasil. Possui aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp (2013). Coordenadora Pedagógica em um Creche no Município de Barueri-SP.

MARIA DA GRAÇA NICOLETTI MIZUKAMI (ORG.)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Capes) e doutorado em Ciências Humanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (CNPq). Tem especialização em Didática – Karl Ruprecht Universität Heidelberg e Pädagogische Hochschule Heidelberg, Alemanha (DAAD). É professora titular pela Universidade Federal de São Carlos e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Santa Clara University, Califórnia – Estados Unidos (Fapesp). Atualmente é professora adjunto III na Universidade Presbiteriana Mackenzie (Centro de Educação, Filosofia e Teologia – CEFT) atuando junto às licenciaturas e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura. É coorganizadora da série Aprendizagem da Docência, publicada pela UFSCA. Foi membro do comitê de assessoramento CA-ED do CNPq no período de 2006 – 2009. Membro titular do Conselho do International Council for Education on Teaching – ICET, período 2013-2015. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, comunidades de aprendizagem, práticas pedagógicas e casos de ensino.
   
MARIA DE FÁTIMA RAMOS DE ANDRADE (ORG.)
Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo; doutorado em Comunicação Semiótica pela PUC/SP e pós-doutorado em Políticas e Práticas da Educação Básica e Formação de Professores pela Fundação Carlos Chagas. Atua em cursos de graduação e Pós-Graduação em Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: base de conhecimento para o ensino, desenvolvimento profissional da docência, aprendizagem profissional da docência, (multi)letramentos e práticas pedagógicas. Integra a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (Reped). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Membro associada do World Education Research Association (Wera). Group: International Research Networks (IRNs). Didactics Learning and Teaching.

MARIANA SANTOS BRITO
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Pedagogia pela Universidade Nove de Julho. É mestra em Educação, Artes e História da Cultura também pela Mackenzie com a dissertação "Mulheres na Ciência: análise do livro "As cientistas”. Atua como professora de ciências na rede municipal de São Paulo.

MARILI MOREIRA DA SILVA VIEIRA
Pós-Doutoranda na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutora (2009) e Mestra em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Pedagoga (1988) pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, com habilitação em Orientação Educacional, e Administração Escolar. Atualmente é professora titular no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares sobre Currículo e Sociedade (GEICS), registrado no CNPq. Membro do grupo de pesquisa Cepid, da PUC-SP e do Laboratório de Políticas Públicas (LPP) da FAU/MACK. Participa da pesquisa "A Base não é currículo", do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciência e Complexidade (ECCo), associada à ANPED. Membro da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Atuou como Pró-Reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisa dentro dos seguintes temas: formação de professores, gestão pedagógica e de currículo, Identidade profissional do professor, cultura escolar, e processos psicossociais de ensino e aprendizagem.

MISAEL BATISTA DO NASCIMENTO
Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Doutor em Ministério pelo Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper (CPAJ) e Reformed Theological Seminary (RTS); graduado em Teologia pela Escola Superior de Teologia da Universidade Mackenzie; especialista Lato Sensu em Teologia Prática pela Faculdade Teológica Batista de Brasília (FTBB) e graduado em Teologia pela mesma FTBB, com concentração em Ministério Pastoral. É Vice-Presidente do Conselho de Educação Cristã e Publicações da Igreja Presbiteriana do Brasil (Cecep) e membro do Conselho Editorial da Cultura Cristã. Misael é pastor da Igreja Presbiteriana de São José do Rio Preto, professor de Teologia e palestrante em eventos sobre educação. É autor de Igreja Real na Cultura Digital, Evangelização e Discipulado e Os Primeiros Passos do Discípulo, publicados pela Editora Cultura Cristã e de Desvendando o macOS X (esgotado), pela Logos Media Editora.

PAULO FRAGA DA SILVA
Doutor e Mestre em Educação (ensino de ciências) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Especialista em Bioética pela Universidade de São Paulo. Especialista em Ética, Valores e Cidadania na Escola pela Universidade de São Paulo. É bacharel e licenciado em Ciências Biológicas. Foi professor de Ciências e Biologia na educação básica nas redes pública e privada de ensino. Atualmente é Professor Adjunto no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e Histórica da Cultura do Centro de Educação, Filosofia e Teologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie realizando pesquisas e atuando nas áreas de Ensino de Ciências, Bioética, Bioética e Educação, Educação em Valores, Educação Ambiental e Formação de Professores. Líder do Grupo de Pesquisa em Ética e Bioética (CNPq). Atualmente é coordenador do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e membro da diretoria da Sociedade Bioética de São Paulo.

ROGÉRIO FILIPE MÁRIO
Mestre e Doutorando do programa de Educação, Arte e História da Cultura na Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil. Licenciado em Planificação, Administração e Gestão da Educação (2013), pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Frequentou o curso de professores do ensino primário, no antigo Instituto de Magistério Primário (IMAP). Foi docente da Escola Secundária, do Instituto Médio Politécnico e presentemente docente da Faculdade de Educação na Universidade Púnguè – Moçambique. Exerceu a função de Assessor Pedagógico no Instituto Médio Politécnico e coordenador dos Cursos de Ciências da Educação e Psicologia Social e das Organizações na extinta Universidade Pedagógica, delegação de Manica. Nas suas andanças académicas, atua de forma Interdisciplinar nas linhas de pesquisas correlacionadas com a Educação, Arte e História da Cultura e com principal enfoque na Formação de Professores e Políticas Públicas em Educação.