Capa do livro: FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCATIVAS: <br>múltiplos olhares

FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCATIVAS:
múltiplos olhares

Autores: Eliana Márcia dos Santos Carvalho - Ginaldo Cardoso de Araújo - Marinalva Nunes Fernandes (Orgs.)

Na contemporaneidade, são muitos os desafios que ainda precisam ser enfrentados no campo da formação docente e do desenvolvimento profissional do/a professor/a. Tais desafios permeiam a produção do conhecimento epistemológico, as práticas de sala de aula, as produções acadêmicas, a organização e a operacionalização do currículo, assim como as políticas públicas educacionais e as condições de trabalho dos/as educadores/as. São esses desafios, portanto, que norteiam a composição deste livro.

Os autores e as autoras que assinam os capítulos desta obra buscaram olhar para a formação docente e as práticas educativas a partir de diferentes lentes teóricas e nos apresentam significativas contribuições, as quais poderão ampliar as possibilidades de um debate rico e propositivo sobre a temática. São olhares atentos, provocativos, implicados e inquietados pela diversidade de questões que atravessam os processos formativos e a docência nestes tempos. São olhares que visam, sobretudo, instigar, contagiar e provocar a emergência de olhares outros sobre a formação docente e as práticas educativas nas escolas da educação básica.

Impresso
de R$ 77,88 por
R$ 67,08
Digital
de R$ 77,88 por
R$ 54,52

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2225-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-2224-3
DOI: 10.24824/978652512225.0
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS EDUCATIVAS: <br>múltiplos olhares
ANA LÚCIA MACHADO
Bacharel em Relações Públicas com especialização em Pedagogia Waldorf, transdisciplinaridade em educação, saúde, liderança e cultura de paz pela UNIPAZ. Pós-Graduada em deficiência intelectual pelo Instituto APAE de São Paulo. Educadora, pesquisadora da cultura da infância e autora de livros.

ANA LUIZA SALGADO CUNHA
Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB – Campus Vitória da Conquista. Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos na linha de Práticas Sociais e Processos Educativos. Cursou doutoramento sanduíche na Universidade de Coimbra, Portugal, (2017), no Centro de Estudos Sociais. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Viçosa (2013). Pedagoga (2011) pela Universidade Federal de Viçosa.

ANTONIETA MIGUEL
Doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Mestre em História Social (UFBA). Especialista em História do Brasil (PUC-MG). Graduada em História (UESB). Líder do Grupo de Pesquisa Memória da Bahia (PROMEBA/CNPQ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS e do Mestrado Profissional em Ensino de História – PROFHISTÓRIA/UNEB.

BRUNO ALEXON SANTOS MOREIRA
Mestrando em Ensino Linguagens e Sociedade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Matemática Financeira e Estatística pela Universidade Cândido de Mendes (UCAM) e em Práticas Docentes Interdisciplinares pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Estado da Bahia (UNEB).

DARLENE SANTOS MAGALHÃES
Mestranda em “Ensino, Linguagem e Sociedade” (PPGELS-2020/2022) pela UNEB/Campus VI e bolsista pela Fapesb (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia). Licenciada em História (2016) pela UNEB/Campus VI.

ELIANA MÁRCIA DOS SANTOS CARVALHO
Doutora e Mestra em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC/SP). Pós-Doutorado em Educação: Currículo – PUC/SP. É Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus VI da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, atuando no curso de Letras/Inglês e no Programa de Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS, no município de Caetité, BA.

ELIELSON TEIXEIRA
Possui Graduação em Letras pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Especialização em Gestão Educacional pela Faculdade Pitágoras e Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade pela – UNEB. É Professor Formador na Coordenação de Formação Continuada – COFC da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Coordenador do Polo Brumado da Universidade Aberta do Brasil – UAB.

FABÍOLA LIMA CASTRO
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) Campus VI. Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade Pitágoras de Belo Horizonte e em Psicopedagogia pela Faculdade da Cidade do Salvador. Graduada em Pedagogia pelo Programa Rede UNEB 2000 da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias (DCHT/UNEB) Campus XX. Professora efetiva da rede municipal de ensino do município de Brumado-BA. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ensino de Geografia (GEPEGEO), do DCH/UNEB Campus VI-Caetité.

GABRIELA SILVEIRA ROCHA
Doutora em Geografia pela UFS. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus VI.

GINALDO CARDOSO DE ARAÚJO
Doutor em Educação (FAE-UFMG). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (UNEB/BA), Licenciado em Pedagogia (UNEB/BA). É professor do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas (DCH), Campus VI da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no município de Caetité, BA.

GLAUBER BARROS ALVES COSTA
Doutor em Educação (UFSCAR – 2019) em que pesquisou a formação docente e as políticas públicas com doutorado sanduíche na Universidade de Lisboa em Portugal (ULISBOA – 2017). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS – 2011). É Especialista em Ecoturismo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA – 2007). Graduado em Geografia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-2004) e licenciado em Pedagogia pela Claretiano (Claretiano – 2018).  Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) e do Departamento de Ciências Humanas (DCH). Líder do GEPEGEO, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ensino de Geografia do DCH campus VI-Caetité.

JACIARA DE OLIVEIRA SANT´ANNA SANTOS
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS), UNEB. Docente do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, UNEB, Campus XX, Brumado, Bahia. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Curriculares Educativas–GEPPCE/UESB/BA, com registro no CNPQ.

MAGNA MELO VIANA
Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS/Campus VI/UNEB. Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade do Estado da Bahia, Campus XVII Bom Jesus da Lapa/BA. Graduada em Pedagogia, Docência e Gestão de Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação (DEDC/UNEB), Campus XII. Professora efetiva da rede municipal de ensino do município de Guanambi-BA. Membro do grupo de Pesquisa do GEPEGEO, Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ensino de Geografia do DCH Campus VI-Caetité.

MARCOS FERNANDES SILVA
Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) – Campus VI.

MARGARETE PEREIRA FERNANDES RIBEIRO
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino Linguagem e Sociedade – PPGELS/UNEB, Brasil. Pesquisadora vinculada ao GPCSL/CNPQ, professora da Rede Pública Municipal de Riacho de Santana, BA.

MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO
Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC/SP. Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/PUC-GO.

MARILICE MELLO
Pós-Doutoranda pela UNEB- Campus VI- Caetité-BA, no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS). Doutorado em educação: currículo, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUCSP (2013). Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001). Graduação em Pedagogia com habilitação Pré Escolar pela Universidade Metodista de Piracicaba (1984). Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada em Pessoas com TEA (2019). Membro dos grupos de pesquisa: GEPI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade (PUC/SP), INTERESPI- Grupo de Pesquisas em Espiritualidade e Interdisciplinaridade (PUC/SP).

MARINALVA NUNES FERNANDES
Doutora em Educação, professora do PPGELS/UNEB, Brasil. Pesquisadora vinculada ao GPCSL/CNPQ e ao Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE/DCH/UNEB VI).

NILMA MARGARIDA DE CASTRO CRUSOÉ
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, com Estágio Doutoral na Universidade de Coimbra, PT. Docente titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Curriculares Educativas–GEPPCE/UESB/BA, com registro no CNPQ.

NÚBIA REGINA MOREIRA
Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília. É pesquisadora dos Grupos Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UNB), do Grupo de Estudos e Pesquisa em Práticas Educativas – GEPPE (UESB), do Grupo de Pesquisa Gênero, Raça, Cultura e Sociedade – CANDACES (UNEB). É professora Adjunta da UESB e professora no Mestrado em Educação da UESB.

RAQUEL ARRIEIRA VIEIRA
Atualmente é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, onde atua na linha de pesquisa Formação de Professores e outros agentes educacionais, e integrante do Grupo de Pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas (UFSCar). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2011), e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2014). Tem pós-graduação Lato Sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – campus Rio Pomba (2018).

SINÉZIO COTRIM GUIMARÃES JÚNIOR
Mestrando em “Ensino, Linguagem e Sociedade” (PPGELS-2019/2021) pela UNEB/Campus VI e professor de Língua Inglesa e Língua Portuguesa do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Guanambi. Especialista em Gestão Escolar pela UFBA e graduado em Letras – Português / Inglês pela UNEB / Campus VI.

SOLANGE CARDOSO
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (PPGE/FE/UNB), membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2013). Cursou a graduação em Pedagogia (2005) e a pós-graduação Lato Sensu em Educação (2009), ambas pela Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na docência do Ensino Superior, com ênfase em Didática e Metodologia de Ensino.