Capa do livro: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E JUSTIÇA SOCIAL: <br>experiências curriculares na educação básica<br> Volume 47

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E JUSTIÇA SOCIAL:
experiências curriculares na educação básica
Volume 47

Autores: Daniel Teixeira Maldonado - Maria Eleni Henrique da Silva - Raphaell Moreira Martins (Orgs.)

Com as mudanças societárias que ocorreram no final do século XX, percebemos o empoderamento de vários movimentos sociais (feminista, negro, moradia, LGBTQIA+, indígena, educação, ambiental, dentre outros) que passaram a lutar por seus direitos em um sistema político-econômico capitalista, meritocrático e desigual. Sem sombra de dúvidas, essa nova realidade tencionou a produção de conhecimento realizada na Universidade, onde os(as) seus(suas) docentes começaram a considerar esses saberes para realizar as suas pesquisas, práticas de ensino e atividades de extensão. Especificamente na área de Educação Física (escolar), o período de redemocratização do Brasil foi fértil para que as teorias curriculares pudessem ser produzidas e problematizadas levando em consideração a efervescência cultural, política, social e econômica da classe trabalhadora brasileira. É nesse contexto que o tema da justiça social ganha relevância e se torna extremamente importante para as professoras e os professores do componente curricular que atuam na Educação Básica. Portanto, participam dessa obra educadores(as) que defendem a consciência democrática, a valorização das diferenças e a diminuição das desigualdades econômicas com projetos educativos que evidenciem essas demandas nas atividades que envolvam as práticas corporais, o corpo consciente e a saúde coletiva.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2378-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-2375-2
DOI: 10.24824/978652512378.3
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 270
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E JUSTIÇA SOCIAL: <br>experiências curriculares na educação básica<br> Volume 47
ALLYSON CARVALHO DE ARAÚJO
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004), com mestrado em Educação pela mesma instituição (2006) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). Atualmente é professor Associado I da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor permanente do Programa Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-UFRN). É Coordenador do Laboratório de Estudos em Educação Física, Esporte e Mídia (LEFEM). Foi diretor de Comunicação do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) nas gestões de 2015-2017 e de 2017-2019. Foi Coordenador do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento do Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte (REDE CEDES-RN) entre 2016 e 2019. Foi coordenador do Sub-projeto Educação Física do PIBID-UFRN (2015-2017). Atualmente voltou a coordenar o Subprojeto Pibid Educação Física na UFRN no edital (2020-2022). Tem experiência na área de Educação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Física, Comunicação, Educação, Mídia, Tecnologia e Cinema.

AMANDA RODRIGUES DUARTE
Licenciada em História pela Universidade de Sorocaba (UNISO), especialista pelo curso Formação de Professores com ênfase no Ensino Superior do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP – EFLCH) e também faz parte do grupo de pesquisa Gênero, Educação da Pequena Infância, Cultura e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) cadastrado no CNPq. Já atuou como professora de História para as séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio das redes públicas de ensino, sendo elas: Prefeitura Municipal de Araçariguama, Prefeitura Municipal de Sorocaba e Estado de São Paulo. Temáticas de interesse: Estudos feministas e de gênero, formação docente e educação da pequena infância.

ANDRÉA CARLA DE PAIVA
Doutora em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB na área de estudos "Cultura, Educação e Movimento Humano, na Linha Formação Profissional e Prática Pedagógica. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Especialista em Educação Física Escolar pela ESEF-UPE. Licenciada em Educação Física pela Universidade de Pernambuco/UPE. Atualmente professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com experiência na área de Educação Física Escolar, em funções técnico-pedagógicas, atuando e pesquisando sobre formação de professores, prática pedagógica e currículo escolar. Membro pesquisadora do Grupo de Estudos Etnográficos em Educação Física Escolar/ETHNÓS/UPE.(cadastrado pelo CNPq).

ANIBAL CORREIA BRITO NETO
Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014-2018), com período sandwich na Universidade de Edimburgo/Escócia (2017). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Pará (2007-2009). Especialista em Educação Física Escolar (2005-2006) e Lazer (2004-2005) pela Universidade do Estado do Pará. Licenciado Pleno em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2000-2004). Professor Assistente IV do Departamento de Ginástica, Arte Corporal e Recreação, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade do Estado do Pará. Líder do Grupo de Pesquisa Ressignificar – Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica (UEPA). Tem experiência na área de Educação Física e Educação, com ênfase em Política Educacional, Formação de Professores e Prática Pedagógica.

BELENI SALETE GRANDO
Professora da Faculdade de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação a Universidade Federal de Mato Grosso, Doutora em Educação e Pós-Doutora em Antropologia Social. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura – COEDUC/UFMT. Integra o Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Corpo e Cultura do CBCE e pesquisadora colaboradora do MOVER/UFSC. Coordenadora do Procad-Amazônia/CAPES – Rede UFMT, UFPA, UFAM. Os temas de estudos são: educação intercultural, educação do corpo, educação indígena. educação da criança e cultura popular.

DANIEL TEIXEIRA MALDONADO
Defensor do estado democrático de direito e da democracia. Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) – SP.

DANIELLE MÜLLER DE ANDRADE
Doutora em Educação Ambiental pelo PPGEA/FURG. Mestra em Educação Física pela ESEF/UFPel. Especialista em Educação Física, Corpo e Qualidade de Vida pela ESEF/UFPel. Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela ESEF/UFPel. Professora da Educação Profissional Técnica de Nível Médio no campus CaVG e da Especialização em Esporte Escolar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos do campus Pelotas. Pesquisadora do grupo CEAMECIM- Comunidades Aprendentes em Educação Ambiental, Ciências e Matemática. Desenvolve pesquisas no campo da Educação, Educação Física, Educação Ambiental e Educação Estético-Ambiental.

ELISABETE DOS SANTOS FREIRE
Professora do curso de Graduação e de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação Física da Universidade São Judas Tadeu. Doutora em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu; mestre e licenciada em Educação Física pela Universidade de São Paulo.

FABIANA CELENTE MONTIEL
Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2005), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2010) e doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (2019). Atualmente é integrante do grupo de pesquisa – GPEFE da Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Grupo de Pesquisas Estudos Marxistas em Educação – EM_Edu, do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Vice líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar – GEFEsc. Professora de ensino médio, técnico e tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense – Campus Pelotas e professora do curso de Especialização em Esporte Escolar do Instituto Federal Sul-rio-grandense. Tem experiência na área de Educação e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica, educação física, ensino médio, autonomia, prática pedagógica, formação e trajetória docente.

GRACIELE MASSOLI RODRIGUES
Licenciada em Educação Física e Especialista em Educação Física para Pessoas com Deficiência (Universidade Federal de Uberlândia – 1994) possui Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1998) e (2002). Tem experiência na área de Educação Física e Dança nos contextos escolares e não escolares atuando principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada, esporte adaptado, educação física inclusiva, envelhecimento e atividade física, grupos de convivência de idosos, deficiência e envelhecimento.Coordena o Grupo de Estudos em Educação Física e Pessoas com Deficiência na Universida-de São Judas Tadeu. Atualmente é professora titular da Escola Superior de Educação Física de Jundiaí e no Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação Física e em Ciências do Envelhecimento da Universi-dade São Judas Tadeu.

JONATHAN STROHER
Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2012), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2014) e atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, integrando-se ao Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura (COEDUC/PPGE/UFMT). É professor substituto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), tendo como foco de trabalho e pesquisa as práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Educação Física na escola. Atua principalmente nos seguintes temas: educação do corpo, práticas corporais tradicionais, cultura popular, identidade cultural e interculturalidade.

JOSÉ ROBERTO OLIVEIRA MAGALHÃES
Professor da Escola Sesc de Ensino Médio. Formado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Filho.

LARISSA BERALDO KAWASHIMA
Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp (2002), Especialização em Pedagogia do Esporte Escolar pela UNICAMP (2004), Especialização em Educação Física Escolar pela CEUCLAR (2007), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (2010) e Doutorado em Educação pela UFMT (2018). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT – campus Cuiabá e líder do Grupo de estudos e pesquisas em Educação Física no Ensino Médio Profissionalizante – GEPEFEP.

LILIAN CATIÚSCIA EIFLER FIRME DA SILVA
Mestra em Educação (UNIR – 2017); Especialista em Docência do Ensino Superior (Faculdade Metropolitana – 2015); Licenciada em Educação Física (ILES/ULBRA – 2008). Atua como Professora de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – Campus Cacoal. Coordenadora dos Cursos de Formação Inicial e Continuada no IFRO Campus Cacoal (2018-atual). Experiência na área de Educação Física Escolar.

LIVIA ROBERTA DA SILVA VELLOSO
Graduada em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina- UEL (2008). Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté (2019). Doutoranda em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atuou como professora efetiva de Educação Física na Secretaria Estadual de Educação (2011 – 2015), na rede municipal de Jacareí – SP (2011 – 2012) e na rede municipal de São José dos Campos – SP (2012-2016) no Ensino Fundamental e Ensino Médio. Atualmente é professora de Educação Física no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e coordenadora do setor sociopedagógico da mesma instituição.

LUIS FERNANDO TAIOLI
Professor de Educação Física Infantil e Fundamental I na Integration School. Especialista em Educação Física Escolar pela FMU.

MARCÍLIO SOUZA JÚNIOR
Pós-Doutorado pela FEUSP e Livre-Docência pela UPE. É Doutor e Mestre em Educação pela UFPE, Especialista em Pedagogia do Esporte pela UFPE e Licenciado em Educação Física pela UPE. É Professor Associado IVE da ESEF-UPE, atuando na graduação, na especialização, nos Mestrados (Acadêmico e Profissional) e Doutorado em Educação Física. Atua na área de Educação, com ênfase em Currículo e Formação de Professores e na Educação Física com ênfase nas questões pedagógicas, particularmente as escolares. É membro do Grupo de Pesquisa ETHNÓS da ESEF-UPE.

MARCOS GARCIA NEIRA
É licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde exerce a função de Diretor (2018-2022) e atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, supervisiona pesquisas de pós-doutorado e coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br). Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, do qual é Bolsista de Produtividade em Pesquisa.

MARIA ELENI HENRIQUE DA SILVA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2005) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (2011). É professora Adjunta do Instituto de Educação Física e Esportes da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Formação Continuada de Professores de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, esporte escolar, abordagens de ensino, didática e Educação Física.

MARIE LUCE TAVARES
Doutora em Estudos do Lazer, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com estágio de pós-graduação no Programa Doutoral em Estudos Culturais da Universidade de Aveiro; Mestre em Estudos do Lazer, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Professora EBTT do Instituto Federal de Educação de Minas Gerais – Campus Ouro Branco, líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (NEPGRES), membro do Laboratório de Pesquisa em Formação e Atuação Profissional em Lazer – ORICOLÉ da UFMG, membro do Grupo Pensando Educação Física Escolar do IFMG, membro do Grupo ANDALUZ da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Grupo de Pesquisa Gênero e Performance (GECE) da Universidade de Aveiro. Pesquisadora Associada da Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/es (ABPN); e membro do IFNegro – Coletivo de Servidoras(es) Negras(os) do IFMG.

MARTA GENÚ SOARES
Pós Doutora pela Université de Montpellier/França (2015) e pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014-2015). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba/SP (1998). Professora da Universidade do Estado do Pará efetivada como Titular, lotada no Programa de Pós-Graduação em Educação/UEPA, no Eixo Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, e no Curso de Licenciatura em Educação Física. E líder do Grupo de Pesquisa Ressignificar- Experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica. Pesquisadora Colaboradora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Práticas Educativas em Movimento- GEPEM/UFRN. Pesquisadora do Coletivo Motricidade Vital (Brasil, Espanha e Portugal). Pesquisadora do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE. Tem experiência na área da Educação com as temáticas: formação de professores, currículo e prática pedagógica.

OSMAR MOREIRA DE SOUZA JÚNIOR
Doutor em Educação Física pela FEF-Unicamp em 2013 (título da tese Futebol como projeto profissional de mulheres: interpretação da busca pela legitimidade); Mestre em Ciências da Motricidade pela Unesp em 2003 (título da dissertação Co-educação, futebol e Educação Física escolar); Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Unesp-Rio Claro em 1992. Professor Associado no Departamento de Educação Física e Motricidade Humana (DEFMH) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenador do núcleo UFSCar e docente do quadro permanente do curso de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF). Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, na Linha de Pesquisa Práticas Sociais e Processos Educativos. Orientador da área de Educação Física do Programa de Residência Pedagógica na UFSCar. Co-autor dos livros Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola (2007) e Futebol de mulheres: a batalha de todos os campos (2018) e dos livros didáticos Práticas Corporais: Educação Física (anos iniciais e anos finais do Ensino Fundamental) (Ed. Moderna), aprovados nos PNLDs do Ministério da Educação de 2019 e 2020. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas dos Aspectos Pedagógicos e Sociais do Futebol (ProFut-UFSCar). Experiência na área de Educação Física escolar, tendo atuado como professor e coordenador de Educação Física no Ensino Fundamental e Médio de 1997 a 2008.

RAPHAELL MOREIRA MARTINS
Possui Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UEVA (2008). Especialização em Educação Física Escolar pela Faculdades Nordeste – FANOR (2010). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2015). Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho UNESP – Rio Claro (2017). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

ROBERTA DE GRANVILLE BARBOZA
Mulher, militante feminista, mãe de Anna Célia Granville Reis, Maria Clara Granville Reis e Gabriel Granville Reis, trigêmeos nascidos em 2010. Professora de Educação Física. Licenciada em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar pela ESEF-UPE. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Doutoranda em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação UPE/UFPB. Professora Assistente da ESEF/UPE. Membro do Grupo de Pesquisa Ethnós da ESEF/UPE. Professora Assistente do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES/UNITA. Coordenadora dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física do Centro Universitário Tabosa de Almeida – ASCES/UNITA. Membro do Núcleo de Estudos de Gênero e Enfrentamento à Violência Contra a Mulher Elma Novais – ASCES/UNITA.

ROSA MALENA DE ARAÚJO CARVALHO
Doutora em Educação, com pós-doutorado pela Universidade de Barcelona (UB), é Professora Associada na Universidade Federal Fluminense e no Programa de Pós-Graduação em Educação – Processos formativos e desigualdades sociais da FFP/UERJ, integrando a Linha Políticas, Direitos e Desigualdades. Coordena o Grupo de Pesquisa ELAC (Educação física escolar; experiências Lúdicas e Artísticas; Corporeidades); integra o Gt 18 da ANPEd (Educação de Pessoas Jovens e Adultas) e o GTt Escola do CBCE (Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte); é a atual secretária do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) no Rio de Janeiro.

UIRÁ DE SIQUEIRA FARIAS
Mestre em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu (2017). Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Graduado em Bacharel em Educação Física pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2009) e em Licenciatura em Educação Física pela Faculdade Diadema (2008). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2013). Pós-Graduação Lato Sensu em Exercício Físico Aplicado à Reabilitação Cardíaca e a Grupos Especiais, pela Universidade Gama Filho – SP (2011). Pós-Graduação em Educação Física Escolar na Universidade Estácio de Sá (2015). Atua há dez anos na área de Educação Física Escolar, atendendo a Educação Infantil, o Ensino Fundamental I e II e Médio, e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Atualmente é professor concursado nas redes Municipais de São Paulo (capital) e de Santo André – SP.