Autores: Maurício Compiani (Org)
O livro apresenta e discute os resultados e as formulações teórico-práticas do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola. O projeto traz aportes teóricos com dados de práticas com professores e alunos em escolas reais no seu dia a dia, sobre interdisciplinaridade, contextualização, autonomia do professor e da escola para elaboração de currículos locais, levando em conta e qualificando o lugar da escola em relação à diversidade cultural, regional, ambiental etc, como também novos modos de tratar as relações sociedade e ambiente. O projeto desenvolveu-se de forma inovadora em quatro frentes, a saber: formação continuada de professores em exercício; docência dos professores em suas respectivas escolas; elaboração de conhecimentos escolares relacionados à microbacia urbana; e educar para a participação com atividades de intervenções para solução de problemas socioambientais. Foram práticas do projeto envolver a comunidade escolar na elaboração de conhecimentos escolares relacionados aos problemas socioambientais da microbacia e quebrar a hegemonia da concepção de professor como aplicador de conhecimentos produzidos por outros. Como um dos resultados temos o impacto nas escolas e na qualidade profissional dos professores com o desenvolvimento de grupos de trabalho nas escolas e atividades escolares interdisciplinares e contextualizadas. Outro, foi a sistemática colaborativa entre academia e escolas públicas, rompendo com o papel da universidade como hegemônica na produção do conhecimento que estaria sendo transmitido na sala de aula da educação básica, inaugurando, dessa maneira, as possibilidades de produção por parte dos docentes e seus alunos de conhecimento escolarizado único e sistematizado. É fácil prever que essa tendência também dará vida a um determinado currículo, compreendido não somente como tópicos de conteúdos a serem ministrados, mas como um planejamento de ações e intenções a serem levadas coletivamente no seio escolar.
Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-559-8
DOI: 10.24824/978858042559.8
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 250
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1
Carla Graciotto Panzeri
Integrante da equipe de coordenação do projeto. Professora na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Engenheira Florestal, doutora em Ciências pelo IG/UNICAMP.
Carlos Eduardo da Silva Francisco
Pesquisador no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Agrônomo pela UFRA e mestre em Agricultura Tropical pelo IAC.
Carlos Augusto Vaccari
Professor de educação física na na E.E. Ana Rita Godinho Pousa.
Ederson Costa Briguenti
Professor de geografia na E.E. Ana Rita Godinho Pousa. Mestre em Geografia pelo IG/UNICAMP e doutorando em Ciências.
Eleonore Zulnara Freire Setz
Professora no Departamento de Biologia Animal, Instituto de Biologia/ Unicamp. Bióloga pela UNIFESP e doutora em Ecologia pelo IB/UNICAMP.
Eliana Regina Forni Martins
Professora no Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de Biologia/ Unicamp. Bióloga, doutora em Biologia Vegetal pelo IB/UNICAMP. Livre-docente em Biologia e Professora Titular pelo IB/UNICAMP.
Fabiana Burgos Takahashi Garcia
Professora de química na na E.E. Ana Rita Godinho Pousa. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra.
Fernanda Keila Marinho da Silva
Integrante da equipe de coordenação do projeto. Professora do Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP e professora do Programa de Pós Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra/IG/UNICAMP. Bióloga, doutor em Ciências pelo IG/UNICAMP.
Gabriel Gerber Hornink
Integrante da equipe de coordenação do projeto. Professor no Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Biólogo, doutor em Ciências pelo IG/UNICAMP.
Isilda de Lourdes Passos Sene
Professora de biologia na E.E. Ana Rita Godinho Pousa.
Jorge Y. Tamashiro
Professor no Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de Biologia/ Unicamp. Biólogo e Mestre em Biologia pelo IB/UNICAMP.
Luiza Sumiko Kinoshita
Professora no Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de Biologia/ Unicamp. Bióloga, doutora em Ciências pelo IB/USP. Livre-docente em Biologia e Professora Titular pelo IB/UNICAMP.
Magali Andrade Barbosa
Professora de ciências na E.E. Adalberto Nascimento. Mestranda em Ensino e História de Ciências da Terra.
Maria Aparecida Pereira Montagner
Professora de português na na E.E. Ana Rita Godinho Pousa. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra.
Mauricio Compiani
Coordenador geral do projeto Ribeirão Anhumas na Escola. Professor do Instituto de Geociências/ Unicamp (compiani@unicamp.br). Geólogo, doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, Livre-docente em Educação Geocientífica e Professor Titular do IG/UNICAMP.
Patrícia Nogueira Santos
Professora de português na E.E. Ana Rita Godinho Pousa.
Paulo Bussab Lemos de Castro
Biólogo pela PUCCAMPINAS, mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra.
Ricardo Marques Coelho
Pesquisador na área de pedologia no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Agrônomo, doutor em Ciência do Solo pela North Carolina State University.
Roseli Buzanelli Torres
Pesquisadora na área de Biologia Vegetal no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Bióloga, doutora em Ciências pelo IB/UNICAMP.
Samuel Fernando Adami
Pesquisador na área de sistemas de informações georreferenciados no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Geógrafo, Doutor em Geografia pelo IG/UNICAMP.
Valdete Ramos de Oliveira Melo
Professora de português na E.E. Adalberto Nascimento, mestre em Ensino e História de Ciências da Terra.
Vanessa Lessio Diniz
Geógrafa pela Unicamp, mestranda em Ensino e História de Ciências da Terra.
Vânia Rosalva do Amaral
Professora de artes na E.E. Ana Rita Godinho Pousa.
Vivian Branco Newerla
Geóloga, mestre em Ensino e História de Ciências da Terra, integrante da equipe de coordenação do projeto. Professora no Colégio Técnico de Campinas – Cotuca/ Unicamp.
Viviane Lousada Cracel
Geógrafa, mestre em Ensino e História de Ciências da Terra e doutoranda pela Unicamp.