Capa do livro: RIBEIRÃO ANHUMAS NA ESCOLA:<br>projeto de formação continuada elaborando conhecimentos escolares relacionados à  ciência, à  sociedade e ao ambiente

RIBEIRÃO ANHUMAS NA ESCOLA:
projeto de formação continuada elaborando conhecimentos escolares relacionados à  ciência, à  sociedade e ao ambiente

Autores: Maurício Compiani (Org)

O livro  apresenta e discute os resultados e as formulações teórico-práticas do Projeto Ribeirão Anhumas na Escola. O projeto traz aportes teóricos com dados de práticas com professores e alunos em escolas reais no seu dia a dia, sobre interdisciplinaridade, contextualização, autonomia do professor e da escola para elaboração de currículos locais, levando em conta e qualificando o lugar da escola em relação à diversidade cultural, regional, ambiental etc, como também novos modos de tratar as relações sociedade e ambiente. O projeto desenvolveu-se de forma inovadora em quatro frentes, a saber: formação continuada de professores em exercício; docência dos professores em suas respectivas escolas; elaboração de conhecimentos escolares relacionados à microbacia urbana; e educar para a participação com atividades de intervenções para solução de problemas socioambientais. Foram práticas do projeto envolver a comunidade escolar na elaboração de conhecimentos escolares relacionados aos problemas socioambientais da microbacia e quebrar a hegemonia da concepção de professor como aplicador de conhecimentos produzidos por outros. Como um dos resultados temos o impacto nas escolas e na qualidade profissional dos professores com o desenvolvimento de grupos de trabalho nas escolas e atividades escolares interdisciplinares e contextualizadas. Outro, foi a sistemática colaborativa entre academia e escolas públicas, rompendo com o papel da universidade como hegemônica na produção do conhecimento que estaria sendo transmitido na sala de aula da educação básica, inaugurando, dessa maneira, as possibilidades de produção por parte dos docentes e seus alunos de conhecimento escolarizado único e sistematizado. É fácil prever que essa tendência também dará vida a um determinado currículo, compreendido não somente como tópicos de conteúdos a serem ministrados, mas como um planejamento de ações e intenções a serem levadas coletivamente no seio escolar.

Impresso
de R$ 94,15 por
R$ 72,42
Digital
de R$ 94,15 por
R$ 65,91

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 5 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-559-8
DOI: 10.24824/978858042559.8
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 250
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

RIBEIRÃO ANHUMAS NA ESCOLA:<br>projeto de formação continuada elaborando conhecimentos escolares relacionados à  ciência, à  sociedade e ao ambiente

Carla Graciotto Panzeri

Integrante da equipe de coordenação do projeto. Professora na Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Engenheira Florestal, doutora em Ciências pelo IG/UNICAMP.

 

Carlos Eduardo da Silva Francisco

Pesquisador no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Agrônomo pela UFRA e mestre em Agricultura Tropical pelo IAC.

 

Carlos Augusto Vaccari

Professor de educação física na na E.E. Ana Rita Godinho Pousa.

 

Ederson Costa Briguenti

Professor de geografia na E.E. Ana Rita Godinho Pousa. Mestre em Geografia pelo IG/UNICAMP e doutorando em Ciências.

 

Eleonore  Zulnara Freire Setz

Professora no Departamento de Biologia Animal, Instituto de Biologia/ Unicamp. Bióloga pela UNIFESP e doutora em Ecologia pelo IB/UNICAMP.

 

Eliana Regina Forni Martins

Professora no Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de Biologia/ Unicamp. Bióloga, doutora em Biologia Vegetal pelo IB/UNICAMP. Livre-docente em Biologia e Professora Titular pelo IB/UNICAMP.

 

Fabiana Burgos Takahashi Garcia

Professora de química na na E.E. Ana Rita Godinho Pousa. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra.

 

Fernanda Keila Marinho da Silva

Integrante da equipe de coordenação do projeto. Professora do Departamento de Educação, Informação e Comunicação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto/USP e professora do Programa de Pós Graduação em Ensino e História de Ciências da Terra/IG/UNICAMP. Bióloga, doutor em Ciências pelo IG/UNICAMP.

 

Gabriel Gerber Hornink

Integrante da equipe de coordenação do projeto. Professor no Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Biólogo, doutor em Ciências pelo IG/UNICAMP.

 

Isilda de Lourdes Passos Sene

Professora de biologia na E.E. Ana Rita Godinho Pousa.

 

Jorge Y. Tamashiro

Professor no Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de Biologia/ Unicamp. Biólogo e Mestre em Biologia pelo IB/UNICAMP.

 

Luiza Sumiko Kinoshita

Professora no Departamento de Biologia Vegetal, Instituto de Biologia/ Unicamp. Bióloga, doutora em Ciências pelo IB/USP. Livre-docente em Biologia e Professora Titular pelo IB/UNICAMP.

 

Magali Andrade Barbosa

Professora de ciências na E.E. Adalberto Nascimento. Mestranda em Ensino e História de Ciências da Terra.

 

Maria Aparecida Pereira Montagner

Professora de português na na E.E. Ana Rita Godinho Pousa. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra.

 

Mauricio Compiani

Coordenador geral do projeto Ribeirão Anhumas na Escola. Professor do Instituto de Geociências/ Unicamp (compiani@unicamp.br). Geólogo, doutor em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP, Livre-docente em Educação Geocientífica e Professor Titular do IG/UNICAMP.

 

Patrícia Nogueira Santos

Professora de português na E.E. Ana Rita Godinho Pousa.

 

Paulo Bussab Lemos de Castro

Biólogo pela PUCCAMPINAS, mestrando em Ensino e História de Ciências da Terra.

 

Ricardo Marques Coelho

Pesquisador na área de pedologia no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Agrônomo, doutor em Ciência do Solo pela North Carolina State University.

 

Roseli Buzanelli Torres

Pesquisadora na área de Biologia Vegetal no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Bióloga, doutora em Ciências pelo IB/UNICAMP.

 

Samuel Fernando Adami

Pesquisador na área de sistemas de informações georreferenciados no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Geógrafo, Doutor em Geografia pelo IG/UNICAMP.

 

Valdete Ramos de Oliveira Melo

Professora de português na E.E. Adalberto Nascimento, mestre em Ensino e História de Ciências da Terra.

 

Vanessa Lessio Diniz

Geógrafa pela Unicamp, mestranda em Ensino e História de Ciências da Terra.

 

Vânia Rosalva do Amaral

Professora de artes na E.E. Ana Rita Godinho Pousa.

 

Vivian Branco Newerla

Geóloga, mestre em Ensino e História de Ciências da Terra, integrante da equipe de coordenação do projeto. Professora no Colégio Técnico de Campinas – Cotuca/ Unicamp.

 

Viviane Lousada Cracel

Geógrafa, mestre em Ensino e História de Ciências da Terra e doutoranda pela Unicamp.