Capa do livro: ECONOMIA, SOCIEDADE, CULTURA, RELIGIÃO E RELAÇÕES DE PODER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: <br>discussões de nosso tempo

ECONOMIA, SOCIEDADE, CULTURA, RELIGIÃO E RELAÇÕES DE PODER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA:
discussões de nosso tempo

Autores: Flávio Reis dos Santos - André Luiz Caes (Orgs.)

Os textos componentes da presente obra resultam de pesquisas empreendidas por professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG), sediado no Campus Sudeste (Morrinhos/GO). As discussões abordam aspectos econômicos, sociais, políticos, culturais e religiosos, bem como as relações de poder que caracterizam as sociedades humanas. O livro está organizado em duas partes, tendo em vista disponibilizar ao leitor uma melhor identificação das temáticas apresentadas em cada uma. Na primeira parte, os autores concentram as suas investigações, análises, interpretações e reflexões em assuntos que envolvem questões econômicas, sociais, políticas e culturais, que expressam as relações de poder no interior da sociedade capitalista contemporânea. A segunda parte, por seu tempo, focaliza discussões culturais e religiosas que dizem respeito às orientações católicas, protestantes, africanas e afro-brasileiras, bem como os embates políticos-religiosos das diferentes referências religiosas e ações missionárias para a propagação de suas ideologias, e movimentos culturais-religiosos caracterizados pela associação de elementos do catolicismo e tradições culturais africanas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2379-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-2377-6
DOI: 10.24824/978652512379.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 248
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ECONOMIA, SOCIEDADE, CULTURA, RELIGIÃO E RELAÇÕES DE PODER NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: <br>discussões de nosso tempo
ORGANIZADORES
FLÁVIO REIS DOS SANTOS
Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Goiás (PPGGC/UFG). Pós-Doutorando em Educação do Campo pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos (DEd/UFSCar). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UEG/Campus Sudeste) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGET/UEG/UnU Luziânia). Consultor Ad Hoc da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para Avaliação Quadrienal de Permanência dos Programas de Pós-Graduação em História. Membro do Comitê de Avaliação de Projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Membro do Banco de Avaliadores Especialistas do Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEE/GO). Membro do Comitê Institucional de Pesquisa da Universidade Estadual de Goiás (CIP/UEG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Política e Educação Escolar da Universidade Federal de São Calos (UFSCar). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo da Universidade Federal de São Carlos (GEPEC/HISTEDBR/UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil da Universidade Estadual de Goiás (NEPERBR/GEPEC/UEG).

ANDRÉ LUIZ CAES
Pós-Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professor do curso de graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Sudeste/Morrinhos). Professor do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS) e do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (PPGAS) da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Sudeste/Morrinhos). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga e Medieval, História do Brasil, História das Religiões, sobre a relação entre as tradições culturais do Oriente e do Ocidente e sobre os processos de interação entre a cultura e as questões ambientais.

AUTORES
AUGUSTO CÉSAR CARLOS AMARAL DE MOURA
Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Sudeste/Morrinhos). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de agosto de 2018 a janeiro de 2020.

DANIEL PRECIOSO
Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e docente do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UEG/Campus Sudeste). Foi investigador visitante do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS) da Universidade de Évora/Portugal (Estágio de Doutorado no Exterior – PDSE/Capes).

EDSON ARANTES JÚNIOR
Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás. Diretor do Campus de Uruaçu da UEG de 2014 a 2019. Atualmente é Coordenador do Campus Norte (Sede Uruaçu). Professor do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UEG/Campus Sudeste). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Antiga, atuando principalmente nos seguintes temas: Luciano de Samósata, Identidade, Religiosidades, Império Romano, Memória, Retórica, Poder, Mito e Mitologia Grega.

FELIPE MONTEIRO PEREIRA DE ARAÚJO

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UEG/Campus Sudeste); Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

HAMILTON AFONSO DE OLIVEIRA
Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Professor da Universidade Estadual de Goiás no curso de História, no Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sociedade (PPGAS/UEG) e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UEG/Campus Sudeste). Membro do Conselho de Representantes da Região Centro-Oeste da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica (ABPHE) de 2014 a 2018 e atualmente é Membro da Academia Morrinhense de Letras.

IAGO BRASILEIRO DA SILVA ROCHA
Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG/Campus Sudeste). Graduado em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/Porangatu). Pesquisa sobre o pensamento hispano-americano, com ênfase na trajetória político-intelectual de José Martí. Membro do projeto de pesquisa “História das Ideias e dos Intelectuais” (PPGHIS/UEG) e do Grupo de Pesquisa Capitalismo e História: Instituições, Cultura e Classes Sociais (UFG).

JULIERME MORAIS
Doutor em História pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Professor do Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UEG/Campus Sudeste), do Programa de Mestrado Profissional em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio (PROMEP/UEG/Campus Cora Coralina) e do curso de Licenciatura em História (UEG/Campus Sudeste). Pesquisador do Grupo de Trabalho Nacional de História Cultural (ANPUH), do Núcleo de Estudos em História Social da Arte e da Cultura (NEHAC/UFU), do Grupo de Estudos de História e Imagens (GEHIM/UFG).

JÚLIO CESAR MEIRA
Doutor em História Social pela Universidade Federal de Uberlândia (PPGHI/UFU). Professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Sudeste/Morrinhos). Atua na Graduação como professor titular de História Moderna e Contemporânea e nos Programas de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UEG) e em Ambiente e Sociedade (PPGAS/UEG). Filia-se aos pressupostos teóricos da História Social Inglesa, a partir dos quais se interessa pela História Pública e História Urbana (das Cidades).

KAMILA GUSATTI DIAS
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação, História, Memória e Cultura em diferentes Espaços Sociais. Desenvolve pesquisas no campo da História e Historiografia da Educação Brasileira. Professora da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Rio Verde/GO.

LILIAN MONTEIRO DE CASTRO
Mestra em Literatura pela Universidade de Brasília (UNB). Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

MAYARA ASSIS DE OLIVEIRA
Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (UEG/Campus Sudeste/Morrinhos). Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) de agosto de 2018 a janeiro de 2020.

MICHELLE DOS SANTOS
Doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UNB). Professora de História Contemporânea e Orientadora de Estágio Supervisionado na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Professora do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG/Campus Sudeste). Atualmente, dedica-se à questão de como as histórias são contadas e como acontecimentos são vividos em imagens: TV e cinema, HQ e literatura. Mais especificamente, possui interesse em História Contemporânea, História do Tempo Presente, História do Brasil e Teoria da História. Coordena o Grupo de Pesquisa em Imagens Técnicas (GPTEC/UEG).

ORDÁLIA CRISTINA GONÇALVES ARAÚJO
Doutora em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHIS/UEG). Tem experiência na área de História, com ênfase em Didática e Metodologia do Ensino de História e Estágio Supervisionado, atuando principalmente nos seguintes temas: BNCC, diversidade cultural, ensino de história e formação de professores.

PÂMELLA KATRIANNY SOUZA PONTES FIUZA
Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG/Campus Sudeste). Especialista em Mídias Digitais pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Educação Especial e em Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Apogeu. Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Itumbiara/GO.

RECÍRIO JOSÉ GUERINO
Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG/Campus Sudeste). Especialista em História Cultural e Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO) e em Museografia e Patrimônio Cultural pelo Centro Universitário Claretiano. Professor do Colégio Estadual da Polícia Militar Dionária Rocha.

RODRIGO JURUCÊ MATTOS GONÇALVES
Pós-Doutor e Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás (PPGH/UFG). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG/Campus Sudeste). É autor dos livros: “A restauração conservadora da filosofia: o Instituto Brasileiro de Filosofia e a autocracia burguesa no Brasil (1949-1964)” e “História fetichista: o aparelho de hegemonia filosófico Instituto Brasileiro de Filosofia/Convivium (1964-1985)”.

ROBSON GOMES FILHO
Pós-Doutorando em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO). Doutor em História em regime de dupla-titulação pela Universidade Federal Fluminense e Katholische Universität Eichsttät-Ingolstadt. Coordenador do Curso de História da Universidade Estadual de Goiás. Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Membro da Rede de Pesquisa: História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo. Coordenador do Laboratório de Pesquisas em Religiões e Modernidades (Laprem).