Capa do livro: EDUCAÇÃO EM FOCO: <br>reflexões no contexto amazônico

EDUCAÇÃO EM FOCO:
reflexões no contexto amazônico

Autores: Brenna Paula Boaventura Corrêa Cavalcanti - Arminda Rachel Botelho Mourão - Gracimeire de Castro Torres - Carlos Augusto Gomes Almeida (Orgs.)

O livro Educação em Foco reúne trabalhos importantes sobre a educação no estado do Amazonas. Voltada aos processos de inclusão, a primeira parte aborda questões referentes ao autoconceito de adolescentes que apresentam dificuldades motoras e Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação e questões sobre a escolarização de autistas. Por outro lado, apresenta a relação dos pais com a escola no âmbito das salas multifuncionais, bem como a escolarização de jovens com déficit intelectual.
A segunda parte da obra faz referência a carreira e a formação como aspectos da valorização do magistério. Os textos discorrem sobre a carreira, a formação como caminhos da valorização e discutem também o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa como percurso da formação.
E, por fim, encerra-se com a abordagem da prática docente que busca a qualidade nos processos educacionais. Nesse sentido, versa sobre o estágio e a prática docente no contexto amazônico, além da reflexão sobre os modelos de educação integral e militar no campo da política educacional.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2107-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-2105-5
DOI: 10.24824/978652512107.9
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 208
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

EDUCAÇÃO EM FOCO: <br>reflexões no contexto amazônico
BRENNA PAULA BOAVENTURA CORRÊA CAVALCANTI (ORG.)
Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (1994), Especialização em Estratégia para Competitividade Empresarial pela Universidade Federal do Amazonas (1997) e Mestrado em Design pela Universidade Federal do Amazonas. Técnica Administrativa em Educação (TAE) da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão de Custos e Análise Financeira-econômica. Membro e Vice-Coordenadora de Gestão e Marketing do Grupo de Pesquisa “Árvores do asfalto: prospecção de espécies arbóreas nativas para o uso na arborização urbana” – ICB/UFAM. Membro do colegiado de Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação (FACED).

ARMINDA RACHEL BOTELHO MOURÃO (ORG.)
Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1990). Atualmente, professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação/Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, políticas educacionais referentes ao ensino superior, ensino técnico e tecnológico. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Foi Pró-Reitora de Assuntos Comunitários, Diretora da Faculdade de Educação (2006 a 2014), Presidente da Associação de Professores do Estado do Amazonas e da Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação/FACED/UFAM nos períodos de 2005-2007 e 2014 a 2018.

GRACIMEIRE DE CASTRO TORRES (ORG.)
Graduada em Pedagogia (1995), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2001) e Mestrado em Educação (2020) pela Universidade Federal do Amazonas. Professora e pedagoga da Educação Básica da rede pública estadual de ensino do Amazonas. Atualmente técnica do Departamento de Planejamento da Secretaria Estadual de Educação e Desporto do Amazonas -SEDUC. Técnica Pedagógica na Gerência de Atendimento Educacional Específico DEPPE/SEDUC (2004/2007), na Gerência de Programas, Projetos e Atendimento ao Escolar -DEGESC/SEDUC (2013/2016). Membro da subcomissão do Projeto Vida no Trânsito pela SEDUC (2013/2014). Coordenação do Projeto Permanecer para prevenção e redução do Abandono Escolar (2016), Assessora Pedagógica do Centro Cultural Aníbal Beça (2017-2020).

CARLOS AUGUSTO GOMES ALMEIDA (ORG.)
Possui especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas (1993), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2018) e aperfeiçoamento em Seminário Regional sobre a Política de Alfabetização pela Universidade Federal do Amazonas (1992). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Amazonas. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Superior, Servidores Técnico-administrativos, Carreira, Qualificação, Universidade.

ANA ROSA LAGO CECÍLIO
Graduada e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Graduada em Direito pelo Centro Universitário do Norte - UNN. Pós-graduada em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC/RJ. Doutoranda em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos UNISINOS/RS. Professora no Ensino Superior - Instituto Metropolitano de Ensino IME. Professora no Ensino Médio na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas - SEDUC.

ARMINDA RACHEL BOTELHO MOURÃO
Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (1990) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente, professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação/Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, políticas educacionais referentes ao ensino superior, ensino técnico e tecnológico. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Foi Pró-Reitora de Assuntos Comunitários, Diretora da Faculdade de Educação (2006 a 2014), Presidente da Associação de Professores do Estado do Amazonas e da Associação dos Servidores da Universidade do Amazonas. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação/FACED/UFAM nos períodos de 2005-2007 e 2014 a 2018.

BRUNO DA SILVA LIMA ANTUNES DIAS
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário do Norte - Laureate International Universities (2014), Especialista em Docência na Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2019), pós-graduado em Gestão Escolar pela Faculdade Única e graduado em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Amazonas - UEA (2010). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Física e suas Relações Interdisciplinares da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - FEFF/UFAM. Professor efetivo da Secretaria de Estado de Educação e Desporto - SEDUC-AM. Atualmente Supervisor do Núcleo de Inteligência em Gestão - NIG/SEDUC-AM. Possui experiências como docente nos Anos Iniciais; Supervisor Pedagógico nos Anos Iniciais, Finais e Ensino Médio e Gestor Escolar da SEDUC-AM.

DORIMAR GOMES FERREIRA
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Possui licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2013) e Licenciatura em Normal Superior pela Universidade do Estado Amazonas (2006). Atualmente é professora - Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino. Tem experiência na área de educação, com ênfase em educação especial.

ELDA SANTOS DE SOUZA LAFAYETTE
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2020). Integrante do Grupo de Estudos em Comportamento Motor Humano (LECOMH) da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia/FEFF. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1998) e Licenciatura Plena em Programa Especial de Formação Pedagógica para Formadores de Educação Profissional pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2006). Pós-graduada em Supervisão Educacional pela Universidade Federal do Amazonas (1999). Professora da Rede Estadual de Ensino (SEDUC) desde 1994. Atuou como técnica na Gerência de Atendimento Educacional Específico na SEDUC (2005 – 2018). Possui experiência na área de Educação Especial, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.

FABIANE MAIA GARCIA
Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFAM - Linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Doutora em Educação pela Universidade de Minho - Portugal (2015), mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM (2005), com graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Professora Associada I da Universidade Federal do Amazonas, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, Coordenadora do Forpred Nacional e professora do Curso de Pedagogia. Área de interesse: Política pública e temas como o ensino superior, democracia, escola, comunicação e tecnologia.

GRACIMEIRE DE CASTRO TORRES
Graduada em Pedagogia (1995), Especialização em Metodologia do Ensino Superior (2001) e Mestrado em Educação (2020) pela Universidade Federal do Amazonas. Professora e pedagoga da Educação Básica da rede pública estadual de ensino do Amazonas. Atualmente técnica do Departamento de Planejamento da Secretaria Estadual de Educação e Desporto do Amazonas -SEDUC. Técnica Pedagógica na Gerência de Atendimento Educacional Específico DEPPE/SEDUC (2004/2007), na Gerência de Programas, Projetos e Atendimento ao Escolar -DEGESC/SEDUC (2013/2016). Membro da subcomissão do Projeto Vida no Trânsito pela SEDUC (2013/2014). Coordenação do Projeto Permanecer para prevenção e redução do Abandono Escolar (2016), Assessora Pedagógica do Centro Cultural Aníbal Beça (2017-2020).

HELOISA DA SILVA BORGES
Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenou vários projetos ligados as políticas públicas entre eles: Formação de Professores em Áreas de Reforma Agrária de Roraima e Amazonas - convênio UEA/INCRA/PRONERA (2004-2009); Curso de Aperfeiçoamento e Especialização em Educação do Campo com ênfase Projovem Campo Saberes da Terra (2010 a 2013); Programa Escola da Terra. Desenvolve pesquisa nos temas Educação do Campo, Formação de Professor, Políticas Públicas da Educação, Educação de Jovens e Adultos e Currículo do Ensino Básico. Atualmente Coordenadora Institucional do Parfor-UFAM.

IONE MARIA CAETANO MENDES
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - Linha 2: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional (2020). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1984) e graduação em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (2000). Atualmente no Setor Jurídico da Secretaria de Educação e Desporto do Estado do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

IVANILDE DE LIMA PINHEIRO
Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2020). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Martha Falcão (2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

JOÃO LUIZ DA COSTA BARROS
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Amazonas (1987). Atuou como professor de Educação Física na Rede Pública Estadual, Municipal e Particular da Educação Básica por mais de 20 anos. Mestre em Educação Física (2005) e Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP/SP (2012). Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2019). Professor adjunto da Universidade Federal do Amazonas -UFAM, atuando na Faculdade de Educação Física e Fisioterapia. Professor permanente nos cursos de pós-graduação stricto sensu em Educação - UFAM, do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM e Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – EDUCANORTE - Doutorado em Associação Plena em Rede com orientações de dissertações e teses. Líder do Grupo de Pesquisa - GEPEFRI/CNPq: Educação Física e suas relações interdisciplinares. Tem experiência na área de Educação Física e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: lúdico, escola, jogo e criança Formação e identidade docente; Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação e Educação Física. Membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP/UFAM e suplente da Comissão de ética em pesquisa da ANPEd. Docente no Banco Nacional de Avaliadores do Sinaes, do Ministério da Educação - MEC/INEP/e-mec/ BASIs com Habilitação para Duplo Perfil - Avaliações Institucionais credenciamento e recredenciamento. Coordenador de área da EaD Educação Física do Programa de Iniciação à Docência - PIBID/CAPES/UFAM. É avaliador ad hoc - Padcit/IFAM e da UFAC.

JOÃO OTACÍLIO LIBARDONI DOS SANTOS
Graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria - CEFD/UFSM (2001-2004), Mestrado (2008) e Doutorado (2014) em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID/UDESC). Coordenador do curso de Educação Física Licenciatura Diurno e do Laboratório de Estudo do Desempenho Humano (2015 -2016), representante Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia no Conselho Universitário (2016/2017) e representante da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia na Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG/PROPESP). Atuou como Diretor de Pesquisa na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas (2016-2017). Atualmente, Professor Adjunto Nível III da Universidade Federal do Amazonas e ocupa o cargo de Diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia - UFAM. Membro da Sociedade Brasileira de Biomecânica, da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação e do Conselho Estadual de Saúde do Estado do Amazonas - CES/AM. Docente /orientador permanente do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu (mestrado) em Educação. Experiência na área de Educação Física, com ênfase: Desenvolvimento Motor de Crianças, Educação Especial e Inclusão no Contexto Amazônico, Avaliação das Ações de Saúde com Ênfase na Qualidade de Vida e Biomecânica do Calçado e do Esporte.

LENA ROSE LAGO CECÍLIO FARIAS
Mestra em Educação pela Universidade Federal (2020). Membro do Laboratório de Estudos do Comportamento Motor Humano - LECOMH. Membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas - PPGE (2018). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1997). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, com Especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Amazonas (2008), em Atendimento Educacional Especializado pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Amazonas (2013). Pedagoga e Professora da Secretaria de Estado de Educação e Desporto - SEDUC. Foi docente no Curso de Administração do Centro Universitário do Norte - UNINORTE (março/2012 a 2013) e professora Assistente do PROFORMAR - Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2001 - 2004).

LÚCIO FERNANDES FERREIRA
Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação-PPGE-FACED/Universidade Federal do Amazonas. Doutor em Ciências, área de concentração Biodinâmica do Movimento Humano, pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo. Mestre em Educação Física, área de concentração Biodinâmica do Movimento humano, pela Universidade de São Paulo (2004). Especialização em Ciência e Técnica da Natação pelas Faculdades Integradas Castelo Branco (1992). Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade de Taubaté (1987). Atualmente é professor Adjunto C Nível II da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Líder do Grupo de Estudos em Comportamento Motor Humano -LECOMH da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Motor, Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (Desordem da Coordenação do Desenvolvimento); Pedagogia do Movimento e Educação Inclusiva.

MAIZA DE SOUZA LIMA
Possui graduação em Normal Superior pela Universidade do Estado do Amazonas (2008). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Supervisora pedagógica - Coordenadoria Distrital de Educação I (2017 a 2018). Atualmente supervisora pedagógica no Núcleo de Inteligência em Gestão da Secretaria Estadual de Educação. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação.

MÁRCIA GAMA DA SILVA
Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (2020). Graduação em Letras - Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Federal do Amazonas (1991). Graduação em Teologia pela Universidade Católica Santa Úrsula/RJ (1995). Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade Salesiana Dom Bosco (2006). Atualmente Professora na Coordenação de Produção Técnica e Científica - CPTC do Centro de Formação Padre José Anchieta - CEPAN da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas.

MARIA ALMERINDA DE SOUZA MATOS
Licenciada em Educação Especial: Deficientes Mentais pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (1980). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (1996), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2008) e Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Marília (2019). Atualmente, Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas - FACED/UFAM categoria Associada Nível 3 no Departamento de Teorias e Fundamentos. Fundadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia Diferencial - NEPPD, Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Políticas Públicas e Educação - UFAM. Integrante da Associação Brasileira de Autismo, Membro da Sociedade Brasileira de Psicomotricidade e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Orientadora de Iniciação Científica na UFAM, na área de Ciências Sociais Aplicadas e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação PPGE/UFAM (Mestrado e Doutorado). Foi coordenadora psicopedagógica do Centro de Triagem e Diagnóstico da Secretaria Estadual de Educação -Seduc, AM e coordenadora pedagógica/psicopedagógica/psicomotora na Escola Integrada Sempre Viva. Experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, Inclusão Escolar, Políticas Públicas, Necessidades Educacionais Especiais, Psicomotricidade e Psicopedagogia.

MARIA NILCE FERREIRA COUTO
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas -UFAM. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1993) e graduação em Direito pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (2001). Especialista em Gestão Escolar e Direito Tributário pela UFAM. Atualmente, pedagoga da Educação Básica da rede pública estadual da Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas.

REGINA OLIVEIRA TIRADENTES
Mestra em Educação pela Universidade Federal do Amazonas / Linha 04: Educação especial e inclusão no contexto amazônico. Especialista em Atendimento Educacional Especializado - UFC (2015). Pós-graduada em Neuropsicopedagogia e novas aprendizagens pela Faculdade Martha Falcão (2015). Licenciatura Plena em Pedagogia com Habilitação para: Séries Iniciais, Orientação Educacional e Supervisão Escolar - ESBAM ( 2007). Professora efetiva na Secretaria Estadual de Educação do Amazonas - Seduc, AM, atuando na Escola de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, no Centro de Atendimento Educacional Específico, compondo a Equipe Multiprofissional. Atuando na Formação e Capacitação aos docentes das escolas comuns e específicas, abrangendo as áreas da Deficiência Intelectual, Educação Especial e Inclusiva.

RODRIGO COUTO ALVES
Professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas. Doutorando e Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA/UFAM) e graduado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica. Conselheiro do Comitê de Resíduos Sólidos do Amazonas e membro dos grupos de pesquisa UPEC (UFAM) e Resilidades (UFAM). Atua em pesquisas sobre os sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos nos municípios do Amazonas, assim como sobre as metas e indicadores de saneamento básico dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Amazonas. Tem experiência na área de Gestão de Resíduos Sólidos e Gestão Ambiental, atuando principalmente nos temas: resíduos industriais, resíduos sólidos urbanos, sistemas de gestão ambiental e análise de impactos ambientais.

SELMA SUELY BAÇAL DE OLIVEIRA
Docente Titular de Sociologia da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2002). Temas de interesse: Estado, Sociedade e Educação, com ênfase em Políticas Públicas, Trabalho e Relação Público/Privado em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Políticas Públicas e Educação, certificado pelo CNPq. Atualmente, Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFAM. Como Academic Visitor na University of Oxford desenvolveu pesquisa junto ao Latin American Centre sobre o “Retorno às Aulas na Educação Básica no Amazonas e os Impactos da Pandemia da COVID-19”. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (1991), Mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Atua no Curso de Licenciatura em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM orientado Doutorando e Mestrando. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAM (2008-2009), Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UFAM (julho/2009 a junho/2013) e Diretora da Faculdade de Educação da UFAM ( 2014 - 2017). Desenvolve estudos nos temas: Financiamento e Administração da Educação Pública; Sociologia do Trabalho; Qualificação Profissional; Novas Tecnologias, Formação para o Trabalho e Qualificação dos Trabalhadores.

VALÉRIA AUGUSTA CERQUEIRA DE MEDEIROS WEIGEL
Graduada em Letras e Artes pela Universidade Federal do Pará (1972), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Antropologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação indígena, educação amazônica, educação e cultura, educação e meio ambiente e identidade étnica.