Capa do livro: PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES LER E ESCREVER<br>Avanços e desafios do trabalho docente no processo de alfabetização e letramento

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES LER E ESCREVER
Avanços e desafios do trabalho docente no processo de alfabetização e letramento

Autores: Ana Maria Martins da Costa Santos

livro impresso
de R$ 107,39 por
livro digital
de R$ 107,39 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Na Compra de 3 livros do site, frete grátis

Na Compra de 2 livros do site, 50% de desconto do frete

Na Compra de 1 livro do site, 15% de desconto do frete

 
Indique para um amigo
Insira seu CEP para calcular o frete:

Sinopse

Este livro trata de um estudo realizado por um grupo de pesquisa sobre  o material didático que norteia o Programa de Formação Continuada de Professores Ler e Escrever como política pública de formação docente. O Programa foi implementado a partir de 2008, na Rede Estadual de Ensino de São Paulo.  Por esta razão optamos pela pesquisa de caráter documental, uma vez que caracteriza-se por focalizar minúcias do material, possibilitando o aprofundamento da análise.  O livro foi organizado em quatro artigos que resultaram dos estudos realizados por quatro duplas de pesquisadoras. Por que optamos por definir os textos como artigos e não capítulos? Por considerarmos  importante respeitar o estilo de elaboração textual de cada dupla.

Assim, quatro duplas foram organizadas para ler e analisar o material didático do programa.  O processo de elaboração, leitura, discussão e finalização dos artigos foi lento e cuidadoso. Muitas reuniões ocorreram, inclusive em período de férias para podermos dar conta de nossa tarefa.

Aprendemos muito durante esta última fase do processo. Tivemos a humildade de ver nossos textos analisados e criticados por nossas colegas. Somente assim pudemos crescer e chegar ao resultado que esperávamos. Este é o trabalho que entregamos a um público leitor formado sobretudo por professores, colegas de trabalho; especialistas e  idealistas que são, porque ajudam a construir uma escola melhor, uma sociedade mais digna.

Vale dizer que sem o trabalho incessante, disciplinado e dedicado  das pesquisadoras que se debruçaram sobre o material, analisando-o com ética e cientificidade, certamente não teríamos concluído o trabalho.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-85-8042-561-1
DOI: 10.24824/978858042561.1
Ano de edição: 2013
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 200
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES LER E ESCREVER<br>Avanços e desafios do trabalho docente no processo de alfabetização e letramento

Autores

CLÁUDIA REGINA BACHI

É Mestre em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP de Presidente Prudente; professora coordenadora de Tecnologia Educacional do Núcleo Pedagógico na Diretoria de Ensino de Presidente Prudente; professora da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo; membro do Grupo de Pesquisa: Ciranda do Saber.  

GISLENE APARECIDA DA SILVA BARBOSA

É Mestre em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP de Presidente Prudente; professora da Faculdade de Presidente Prudente – grupo UNIESP; professora da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo; membro do Grupo de Pesquisa: Ciranda do Saber. 

ANA MARIA M. DA COSTA SANTOS

Doutora em Letras pela Faculdade de Ciências, História e Letras de Assis-UNESP. Professora do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente - UNESP, coordenadora do Grupo de Pesquisa: Ciranda do Saber. Professora Visitante junto à Universidade de Aarhus, Dinamaraca, de 2006 a 2008. Durante o mesmo período desenvolveu sua pesquisa de Pós-doutoramento, junto ao H. C. Andersen Centret, em Odense, Dinamarca. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação educacional; avaliação escolar; prática docente; ação pedagógica; literatura infantil - H. C. Andersen- metodologia do ensino da leitura e da literatura infanto-juvenil. Atualmente coordena o Instituto Hans Christian Andersen: estudos portugueses e dinamarqueses, em Odense- Dinamarca.

VANIA KELEN BELÃO VAGULA

É Doutoranda em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP de Presidente Prudente; professora da rede SESI e da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente; membro do Grupo de Pesquisa: Ciranda do Saber e do Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil (CELLIJ), ambos da FCT/UNESP. 

ROSANA DA SILVA SANTOS JURAZEKY

É doutoranda em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP de Presidente Prudente e Mestre pela mesma instituição; foi professora da educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente e foi professora das séries iniciais do ensino fundamental da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo; membro do Grupo de Pesquisa: Ciranda do Saber.  

ELISABETE MOTA DE OLIVEIRA

É Pedagoga pela Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP de Presidente Prudente; professora da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo do Ensino Fundamental - Ciclo I e  membro do Grupo de Pesquisa: Ciranda do Saber.  

SIMONE CONCEIÇÃO PEREIRA DEÁK

É aluna do Programa de Pós-Graduação – Doutorado em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia – UNESP de Presidente Prudente e Mestre em Educação pela mesma instituição; Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente e Professora do curso de Pedagogia da UNIESP; Membro do Grupo de Pesquisa: Ciranda do Saber e do GPDFIRS – Formação Docente: saberes, identidade e representações sociais ambos da FCT/UNESP. 

SANDRA APARECIDA TAVARES BARBOSA DO NASCIMENTO

Coordenadora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Presidente Prudente; graduada em pedagogia e geografia pela Universidade Estadual Paulista; especialista em educação e gestão ambiental e membro do Grupo de Pesquisa: Ciranda do Saber.  

RITA DE CÁSSIA NESPOLI DAMASCENO

É formada em Letras pela UNESP-Assis/SP e atua como professora na Rede Pública do Estado de São Paulo. Especializações Lato Sensu em Prática de Leitura pela UFMT (Cuiabá-MT) e no Ensino do texto-teoria e prática pela UNESP (Presidente Prudente-SP).Faz parte do grupo de pesquisa Ciranda do Saber: linguagens literárias e Educacionais (Departamento de Educação da UNESP de Presidente Prudente-SP).