Capa do livro: AFRICANIDADES BRASILEIRAS NA SALA DE AULA: <br>identidades e (re)conhecimentos

AFRICANIDADES BRASILEIRAS NA SALA DE AULA:
identidades e (re)conhecimentos

Autores: José Bartolomeu dos Santos Júnior

As africanidades brasileiras na sala de aula: identidades e (re)conhecimentos vêm sendo forjada desde 2015, ano que passamos a lecionar história, geografia e sociologia na Escola Estadual Coronel José Pinto de Abreu em Goiana-PE. Neste trabalho, nosso objetivo geral é analisar identidades afro-brasileiras em conteúdos e vivências de alunos e professores pertencentes a diferentes movimentos sociais. Nossos objetivos específicos são: comparar se o que é estabelecido na Lei 11.645 de 10/03/2008 e no Estatuto da Igualdade Racial (2010) se torna realidade na escola; mapear e debater as práticas e movimentos negros aos quais os educandos estão relacionados ou próximos; (re)avaliar práticas pedagógicas e administrativas, de maneira a averiguar se elas favorecem os discentes à se identificarem com os saberes difundidos no contexto escolar; e identificar os conhecimentos prévios e não-escolares dos educandos.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1938-0
ISBN DIGITAL:978-65-251-1937-3
DOI: 10.24824/978652511938.0
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 100
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

AFRICANIDADES BRASILEIRAS NA SALA DE AULA: <br>identidades e (re)conhecimentos
JOSÉ BARTOLOMEU DOS SANTOS JÚNIOR
Graduação em História pela FFPG (2008); Especialista em História do Brasil pela FADIMAB (2012); Mestre em Educação pela UFPB (2019); Doutorando em Ciências das Religiões pela UFPB. Professor estatutário da rede estadual de Pernambuco desde 2010, e da rede municipal de Itapissuma desde 2014. Sócio Efetivo do Instituto Histórico Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO).