Capa do livro: DESCONSTRUINDO O RACISMO CONTRA OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL<br><br> Coleção Tessituras do Cerrado PPGTECCER/UEG

DESCONSTRUINDO O RACISMO CONTRA OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL

Coleção Tessituras do Cerrado PPGTECCER/UEG

Autores: Poliene Bicalho (Org.)

Desconstruindo o Racismo contra os Povos Indígenas no Brasil é uma obra coletiva, envolvendo indígenas e não indígenas, que tem por objetivo principal ajudar as pessoas a perceberem – a partir de termos e expressões cotidianas – o que elas não devem dizer/fazer/repetir em relação às pessoas e comunidades indígenas, por se tratar de preconceito e racismo. A intenção é levar o conteúdo deste livro ao máximo de pessoas possível, a fim de ajudá-las a entender e a enxergar a diversidade com admiração e respeito.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2826-9
ISBN DIGITAL:978-65-251-2157-4
DOI: 10.24824/978652512826.9
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 170
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1

DESCONSTRUINDO O RACISMO CONTRA OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL<br><br> Coleção Tessituras do Cerrado PPGTECCER/UEG
CARLOS BENÍTEZ TRINIDAD
Natural de Andalusia, Espanha, é historiador pela Universidad de Cádiz e mestre em Estudos Americanos pela Universidad de Sevilla. Com tese intitulada “Un espejo en medio a un teatro de símbolos: el indio imaginado por el poder y la sociedad brasileña durante la dictadura civil-militar (1964-1985)”, foi nomeado doutor pela Universidade Federal da Bahia e a Universidad Pablo de Olavide. Atualmente, é pesquisador pós-doutoral pela Universidad de Santiago de Compostela, desenvolvendo pesquisas sobre a história indígena e do indigenismo no Brasil do século XX.

CLÁUDIO DO NASCIMENTO BRITO
Indígena do povo Kanela do Araguaia. Licenciatura em Ciências Contábeis pela UNOPAR. Pós-Graduação em Direitos Humanos e Garantias Fundamentais pela UNEMAT. Secretário da ACIKAN-Associação Indígena do Kanela do Araguaia.

CRISTOVÃO TSERERO ODI TSOROPRE
Indígena do povo A’Uwe-Xavante. Possui graduação em História – Faculdades Unidas do Vale do Araguaia (2013). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana. Foi professor na Escola Estadual Indígena “Dom Filipo Rinaldi”, na aldeia de São Marcos – T.I São Marcos. Foi Coordenador Geral das 9 Escolas Indígenas do Município de Barra do Garças – MT, durante 2004, 2005, 2006, 2007, 2008, 2013, 2014 e 2015, lotado na Secretaria Municipal de Educação. Foi Técnico Administrativo Educacional no período de 2011 e 2012, na Assessoria Pedagógica, vinculada à Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Atualmente, atua como Tutor da Educação Indígena nas Escolas Públicas de Aragarças, acompanhando os alunos e professores interpretes da língua Materna, através da Secretaria de Estado de Educação de Goiás, nos períodos de 2016, 2017, 2018 e 2019; Conselheiro Municipal de Educação no Município de Barra do Garças, representando a Educação Escolar Indígena.

EUNICE DA ROCHA MORAES RODRIGUES
Indígena do povo Tapuia do Carretão. Possui graduação em Licenciatura Intercultural Para Formação e Habilitação em Linguagem pela Universidade Federal de Goiás (2011). Especialização em Gestão Pedagógica pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Mestrado em Performances Culturais pela mesma universidade. Atualmente é Graduanda em Pedagogia pela Faculdade UniBF e Doutoranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Educação Escolar Indígena-Brasil; Decolonialidade; Interculturalidade; Mulheres Indígenas; Narrativas orais.

FERNANDA ALVES DA SILVA OLIVEIRA
Mestrado em Ciências Sociais e Humanidades pela Universidade Estadual de Goiás (TECCER-UEG); Graduação em História pela Universidade Estadual de Goiás (2012) e Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2018). Professora na Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Nova Mutum-MT. Desenvolve pesquisas com ênfase nos seguintes temas: Interculturalidade, Educação, Ensino da História Indígena, Livros Didáticos.

JOSANA DE CASTRO PEIXOTO
Bióloga com Mestrado e Doutorado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de Goiás e pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Docente do quadro efetivo da Universidade Estadual de Goiás, campus sede central, Anápolis, GO e no Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais do Cerrado (PPGTECCER). Ainda atua na Universidade Evangélica de Goiás no Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPGSTMA). Atua na linha de Ciências Ambientais e Interdisciplinar no desenvolvimento de pesquisas voltadas à Conservação e Proteção da Natureza, Saberes tradicionais do Cerrado com ênfase em etnobotânica, etnoconhecimento e etnocultura.

KAMUTAJA SILVA ÂWA
Indígena do povo Avá-Canoeiro. Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Brasil. Ensino Médio (2º grau). BRADESCO/Escola de Canuanã, BRADESCO, Brasil.

LORRANNE GOMES DA SILVA
Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG), campus Cora Coralina, Cidade de Goiás (GO), no curso de Licenciatura e Mestrado em Geografia. Possui Graduação em Geografia pela UEG, campus Cora Coralina (2008). Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Estudos e Pesquisas Socioambientais (IESA), campus Goiânia (2010). Doutorado em Geografia pela UFG/IESA (2016). Pós-doutorado em História pela UFG (2019) e pós-doutorado em Geografia pela UFG/Regional Catalão (2020). Foi professora do curso Superior de Licenciatura Intercultural Indígena da UFG/Goiânia de 2011 a 2013 e do curso de Licenciatura em Geografia da UEG, campus de Quirinópolis, de 2010 a 2016. Trabalhou em pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). Realizou avaliações de livros didáticos pelo Ministério da Educação (MEC). É editora da Revista Territorial (Geografia) da UEG. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Cultural e Povos Indígenas atuando, principalmente, com os seguintes conceitos e/ou temas: História do Pensamento Geográfico; Teoria e Método em Geografia; Comunidades Tradicionais; Povos Indígenas; Geografia Cultural; Diversidade, cultura, cidadania e meio ambiente; Literatura Indígena; Geografia e Literatura; Turismo em Terras Indígenas; Educação Escolar Indígena; Metodologia Científica; Antropologia; Ciências Sociais e humanidades; Educação; Natureza, meio ambiente e cultura; Diversidade e direitos humanos, entre outros.

POLIENE SOARES DOS SANTOS BICALHO
Historiadora pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e doutora em História Social pela Universidade de Brasília (UnB), onde desenvolveu pesquisa sobre o Movimento Indígena no Brasil e defendeu tese intitulada “Protagonismo Indígena no Brasil: Movimento, Cidadania e Direitos (1970-2009)”, em 2010. Também na UnB, no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, realizou estágio pós-doutoral, sob a supervisão da professora doutora Alcida Rita Ramos, entre 2014 e 2015, sobre direitos e reconhecimento indígenas. É docente do curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG) desde 2002, e do Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPGTECCER) desde 2013. É líder do Grupo de Pesquisa Cerrado, Ambiente e Cultura, cadastrado no CNPq.

ROSELI MARTINS TRISTÃO MACIEL
Licenciada em História pela Universidade Católica de Goiás (1992); Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1998) e Doutora em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Docente, efetiva, do curso de história da UEG e colaboradora do Mestrado em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (PPGTECCER). Ministra, atualmente, as disciplinas Didática e Metodologia do Ensino de História I e II e orienta o Estágio Supervisionado em História. O campo de pesquisa em que atua aborda as temáticas da História Social, da História da Saúde e das Doenças e Ensino de História. As experiências em gestão, nos últimos anos abrangem coordenação do Centro de Documentação (CEDOC) da UEG e coordenação do curso de História na mesma instituição.

SINVALDO OLIVEIRA SARAIVA WAHUKA
Indígena do povo Iny-Karajá. Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, Goiás, Brasil. Pesquisador da Ação “Saberes Indígenas na Escola”, Rede UFG/UFT/UFMA. Professor de Educação Básica.

VANESSA HÃTXU DE MOURA KARAJÁ
Indígena do povo Iny-Karajá. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestranda em Letras na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora na Escola Indígena Kasuwamri/Tocantins.