Capa do livro: PRECARIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA<br> Coleção Educação e os Desafios da Escola Pública <br>Volume 1

PRECARIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA
Coleção Educação e os Desafios da Escola Pública
Volume 1

Autores: Erbio dos Santos Silva - Fernanda Jaime Andrade - Marcelle de Paula de Sousa Oliveira Muraro Aires - Raimundo Sérgio de Farias Júnior - Waldir Ferreira de Abreu (Orgs.)

livro impresso
de R$ 64,68 por
livro digital
de R$ 64,68 por

Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)
 
Consultar frete e prazo de entrega

Sinopse

O Livro “Precarização da Escola Pública” integra a Coleção “Educação e Os Desafios da Escola Pública”, a obra contribui com o debate da educação pública, evidenciando os constantes desafios desse contexto, sobretudo o debate da precarização da escola pública na rede estadual, inclusive sobre a pandemia de COVID 19.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2127-7
ISBN DIGITAL:978-65-251-2124-6
DOI: 10.24824/978652512127.7
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 210
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

PRECARIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA<br> Coleção Educação e os Desafios da Escola Pública <br>Volume 1

Autores

ALESSANDRA DO SOCORRO SANTOS DA SILVA
Especialista em Serviço Social e Saúde (UFPA); Administradora de Empresas (IESAM); Estudante de Psicologia (FAAM).

ANTÔNIO LUÍS PARLANDIN DOS SANTOS
Docente da UFPA, Doutor em Educação (UFPA); Mestre em Educação (UEPA/PUC-Rio). Graduado em Licenciatura em Pedagogia (Universidade Santo Amaro) e Enfermagem (UEPA).

BRUNA FERNANDA PACHECO PEREIRA DA SILVA
Professora de Ciências Físicas e Biológicas na Secretaria de Estado de Educação, Licenciada em Ciências Biológicas – CESUPA (2010), Pedagoga – UNISA (2014), Especialista em Educação Diversidade e Inclusão Social – UCDB (2014), Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social – UFPA (2017), Especialista no Ensino de Ciências com Ênfase e Física – UFPA (2019), Mestranda em Ensino – UNIVATES (2021).

CARLA GONÇALVES CARDOSO
Licenciada em Pedagogia (UEPA).

CARLOS ALBERTO DOS SANTOS DA SILVA
Licenciado em Ciências com Habilitação em Química (UFPA); Especialista em gestão Escolar (UNAMA); Docente da Rede Estadual de Educação no Pará (SEDUC/PA).

CARLOS JERRY DE CARVALHO
Licenciado pleno em Geografia (Faculdade Ipiranga) e Especialista em Ciência Política (Faculdade Única de Minas Gerais). Diretor de Meio Ambiente da SEMMA do Município de Santa Bárbara do Pará.

DANIEL RODRIGUES CORRÊA
Doutorando em Educação pelo PPGED/ICED/UFPA. Professor do Ensino Básico e Superior, Coordenador Pedagógico no ensino básico e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia.

EDINALDO PEREIRA CARVALHO
Pedagogo (UVA), Mestre em Ciências Educação (Faculdade de Ciências Sociales Interamericana), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (UFPA), Especialista em Gestão Escolar (UEPA). Coordenador de Referência em Tecnologias Educacionais na SEMED Augusto Corrêa-Pará.

EDINILZA MAGALHÃES DA COSTA SOUZA
Doutora em Educação (PPGED/UFPA – 2018); Possui Mestrado em Políticas Públicas Educacionais (PPGED/UFPA – 2005); É Especialista em Gestão de Instituições Educacionais (PPGED/UFPA- 2003); É graduada em Pedagogia (UFPA – 2000); Apresenta experiência profissional como docente no Ensino Superior em Cursos de Especialização e Graduação. É docente da Educação Básica – Educação de Jovens e Adultos (FUNBOSQUE/SEMEC); Técnica em Assuntos Educacionais (SEDUC/PA).

EDNA SOARES MARTINS
Licenciada em Pedagogia (UFPa). Professora da Rede pública Municipal (SEMED/Cametá) e Especialista em Educação da rede pública estadual (SEDUC/2ªURE/Cametá). Especialista em Metodologia do ensino de História e Geografia (Ibpex), Psicopedagogia Clínica e Institucional e Tutoria em EAD (UNINTER). Mestre em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPa).

EMANUEL MESSIAS DE LIMA FERREIRA
Licenciado Pleno em Física (UFPA); Especialista em Educação Matemática (NPADC/UFPA) e Mestrando do Programa de Mestrado Profissional da Sociedade Brasileira de Física (SBF/UFPA); Docente de CFB (SEMEC – Belém/PA); e Docente de Física no SEI-SEDUC/PA e do Programa Todos Juntos Pela Educação (TV Cultura).

ERBIO DOS SANTOS SILVA
Especialista em Educação (SEDUC/PA-USE 17); Doutor em Educação (PPGED/UFPA); Possui Doutorado Sanduíche em Avaliação das Aprendizagens (IE/ULisboa); Mestre em Educação (PPGED/UFPA); e Pedagogo (UEPA).

ÉRIKA DA CRUZ BARARUÁ
Licenciada em Pedagogia (UEPA).

FERNANDA JAIME ANDRADE
Mestra em história social da Amazônia (UFPA); Especialista em relações étnico-raciais para o ensino fundamental (GERA/UFPA); Professora de História e Estudos Amazônicos (SEDUC/PA).

FRANCISCO ANTÔNIO ALMEIDA PEREIRA
Professor de Sociologia na Secretaria de Estado de Educação, Licenciado e Bacharel em Sociologia (UFPA, 2000).

ISAIAS CAMARÃO DE FARIAS
Licenciado em Geografia (UFPA) e Pedagogia (FAEL); Especialista (IBRA).

LUCIANA MARTINS AMORAS
Mestra em Educação pela UEPA; especialista em Educação a Distância, pela UFPA, professora de Língua Portuguesa da secretaria de estado de educação (SEDUC/PA) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC/Belém-PA).

MARCELLE DE PAULA DE SOUSA OLIVEIRA MURARO AIRES
Historiadora, Bacharel em Direito com especialização em Gestão de Políticas Públicas.

MARIA BEATRIZ PACHECO PEREIRA
Professora de Sociologia na Secretaria de Estado de Educação, Licenciada e Bacharel em Sociologia (UFPA, 2000).

MARIA DA CONCEIÇÃO DANTAS EVERTON
Licenciatura Plena em Pedagogia (UFPA – 2010); Professora e Coordenadora Pedagógica da Rede de Ensino do Município de Tomé-Açu/Pará.

MARIA JOSEFINA FERREIRA DA SILVA
Pedagoga (UVA) especialista em Gestão Educacional (Ipiranga). Coordenadora Pedagógica na Escola Matilde Teixeira de Assis, Rede Pública Municipal de Educação de Augusto Corrêa-PA.

MARIZA FELIPPE ASSUNÇÃO
Doutora em Educação (PPGED/UFPA); Possui graduação em Ciências Sociais; É Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará no campus de Abaetetuba. Coordenadora do Laboratório de Avaliação, Sistema Trabalho e Regulação Docente – LASTRO no campus de Abaetetuba.

MÔNICA CIBELLE ROCHA DE CARVALHO
Licenciada em Biologia (UFPA) e Educação Física (UEPA); Mestre em Botânica Tropical (MPEG); Docente da Rede Estadual de Educação no Pará (SEDUC/PA).

NIXON JOSÉ SILVA MARIANO
Pedagogo (UFPA), Especialista em Educação do Campo (ICED/UFPA).

RAIMUNDO SÉRGIO DE FARIAS JÚNIOR
Graduado em Pedagogia (UFPA); Mestre (UFPA – 2007) e Doutor em Educação (UFPA – 2014) e Pós-Doutorado pela PUC/SP. Professor Adjunto II (UEPA), vinculado ao Grupo de Pesquisa LELIT/CNPQ; Atua nos cursos de graduação (UEPA) e Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA/UEPA).

ROBERTA DA TRINDADE PANTOJA
Pedagoga (UEPA); Mestre em Educação (PPEB/UFPA); Pedagoga (FUNBOSQUE); Diretora Acadêmica (ESTRATEGO).

ROSIANE THASSIMARA TRINDADE BRAGA
Bacharel em Direito.

WALDIR FERREIRA DE ABREU
Pós-doutor em Ciências da Educação – Brasil/Espanha (2013); doutor em Ciências Humanas e Educação pela PUC-Rio (2010); mestre em Educação e Políticas Públicas pela UFPA (2002); líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Infância e Filosofia – GEPEIF/UFPA/CNPq. Professor associado II da UFPA, onde atua no PPGED/ICED/UFPA como orientador de mestrado e doutorado.