Capa do livro: O DISPOSITIVO GÊNEROSEXUALIDADE-RACISMOS E A EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA: <br>ensaios analíticos de Psicologia Social<br> Transversalidade e Criação: Ética, Estética e Política <br>Volume 15

O DISPOSITIVO GÊNEROSEXUALIDADE-RACISMOS E A EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA:
ensaios analíticos de Psicologia Social
Transversalidade e Criação: Ética, Estética e Política
Volume 15

Autores: Flávia Cristina Silveira Lemos| Dolores Galindo Pedro Paulo Gastalho de Bicalho| João Paulo Pereira Barros Aluísio Ferreira Lima| Ana Celina Bentes Hamoy Daniele Vasco Santos| Adriana Elisa de Alencar Macedo Jéssica Modinne de Souza Silva| Arthur Elias Silva Santos Igor do Carmo Santos| Melina Navegantes Alves Vera Lucia Fonseca de Souza| Karla Dalmaso Sousa Lauany Câmara Chermont Pinheiro| André Benassuly Arruda Jéssica Costa Veiga| Larissa Azevedo Mendes Cristina Simone de Sousa Reis Geise do Socorro Lima Gomes| Bruno Jáy Mercês Lima Bruna de Almeida Cruz| Fernanda Teixeira Barros Neta Luciana Batista da Silva| Paula Pamplona Beltrão da Silva Joelma do Socorro Lima Bezerra| Ana Claudia Assunção Chaves Daniel Castro Silva| Ayumi Gabriela Domingues (Orgs.)

Esta coletânea nacional apresenta aos leitores e às leitoras um campo múltiplo de trabalhos resultantes de pesquisas, estágios, projetos de extensão, de experiências de ensino e da atuação profissional em partilhas de saberes, entrecruzados com as análises das temáticas de gênero, sexualidade e subjetividade. As abordagens, os objetos, os temas, as fontes, os conceitos, as tramas e os modos de problematizar são parte de uma rede tecida por pesquisadores e pesquisadoras implicados(as) com os estudos de gênero e sexualidades, sob diferentes prismas.

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2019-5
ISBN DIGITAL:978-65-251-2018-8
DOI: 10.24824/978652512019.5
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 710
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

O DISPOSITIVO GÊNEROSEXUALIDADE-RACISMOS E A EDUCAÇÃO LIBERTÁRIA: <br>ensaios analíticos de Psicologia Social<br> Transversalidade e Criação: Ética, Estética e Política <br>Volume 15
ADRIANA ELISA DE ALENCAR MACEDO (ORG.)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Especialização em Saúde Mental pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutora em Psicologia pela UFPA. Doutorado sanduíche na Universidade de Évora - Bolsista CAPES/2017. PDSE 88881.134010/2016-01. Experiência em Psicologia Clínica e pessoas com deficiência. Já atuou como Psicóloga no projeto Sentinela no município de Bragança-Pará com crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Psicóloga na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (FASEPA) - 2006 a 2018. Conselheira secretária do VIII plenário, gestão 2013 - 2016 e conselheira vice-presidente do IX plenário, gestão 09/2016-09/2019 pelo Conselho Regional de Psicologia- Pará e Amapá (CRP10). Coordenadora do Grupo de Trabalho de infâncias e juventudes do CRP10. Presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP10. Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará (CEDCA) - 2013 a 2017. Membro do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente - Pará - 2013 a 2018. Conselheira do conselho municipal de assistência social de Belém (CMAS) - 2017 a 2018. Integrante do Fórum do direito da criança e adolescente do Pará - FDCA - 2013 a 2018. Integrante da coordenação do núcleo ABRAPSO - BELÈM de 2015 a 2017. Entre 2015 e 2017 atuou como docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Atualmente compõe a comissão de gênero e diversidade sexual do CRP 16. Representante titular do CRP 16 no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher do Estado do Espírito Santo ? CEDIMES e representante suplente do CRP 16 no Conselho Estadual LGBT do Espírito Santo. Pesquisa sobre subjetividades, sistema socioeducativo, infâncias e juventudes. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, violências, medidas socioeducativas, políticas públicas, SINASE, história oral e pesquisa documental.

 

ADRIANA MORAES E MORAES

Psicóloga/UFPA. Profa de Psicologia/UEPA.

 

ALINE REBOUÇAS AZEVEDO SOARES

Doutoranda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará - UFC, pela linha de pesquisa Sujeito e Cultura na Sociedade Contemporânea, onde estuda o atravesssamento da cisgeneridade em documentários brasileiros sobre pessoas trans*. Pesquisadora dos grupos de pesquisa Paralaxe - Grupo Insterdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica e Nexos - Teoria Crítica e Interdisciplinar (UFC). Colabora, também com o Grupo de Pesquisa Sobre a Imagem - GPI (Unifor). Possui mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará - UFC e graduação em Comunicação Social - com habilitação em Publicidade e Propaganda - pela Universidade de Fortaleza – Unifor.

 

ALUÍSIO FERREIRA DE LIMA (ORG.)

Psicólogo com Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), Especialista em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (USP) e Especialista em Psicologia Clínica pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP/11). É Professor Associado III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará/UFC, credenciado como Professor Permanente (M/D) do Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Colabora como Professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo/USP, na disciplina Teoria Crítica da Sociedade e Psicologia Social (PST5856). É atualmente Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq (Processo: 314100/2018-0), desde 2016, no âmbito do projeto Coisas Frágeis (que tem focado na compreensão, por meio de narrativas de história de vida e imagens, os efeitos dos saberes psi nos enquadramentos contemporâneos da identidade e a sua relação com a (re)produção das formas de vida, desde a perspectiva da Psicologia Social Crítica e das teorias críticas contemporâneas). As atividades de produção e inserção na área de conhecimento e contribuição social nos últimos 5 anos incluem: a) contribuição formação de recursos humanos com: 1 (uma) Supervisão de pós-doutorado; 4 (quatro) orientações de doutorado; 17 (dezessete) orientações de mestrado; 1 (uma) coorientação de doutorado; 2 (duas) coorientações de mestrado e 11 (onze) orientações de iniciação científica. Atualmente, como orientador principal, tenho em andamento: 7 (sete) orientações de doutorado em Psicologia; 6 (seis) orientações de mestrado acadêmico; e 2 (duas) orientações de Iniciação Científica. Minha participação em bancas de qualificação e defesa de mestrado e doutorado, enquanto participante externo convidado, foi a seguinte: 17 (dezessete) bancas de qualificação de mestrado; 14 (quatorze) bancas de qualificação de doutorado; 24 (vinte e quatro) bancas de defesa de mestrado e 12 (doze) bancas de defesa de doutorado.) participação em coordenações (Pós-Graduação e Graduação) e diretorias de sociedades científicas e entidades de classe: Vice Coordenação do GT Psicologia Política da ANPEPP (desde 2020), Chefia do Departamento de Psicologia da UFC (fevereiro a agosto de 2020), Subchefia do Departamento de Psicologia da UFC (Gestão 2018-2020), a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (abril de 2016 a julho de 2017), a Presidência da Associação Brasileira de Psicologia Social ? ABRAPSO (gestão 2014/2015), Presidência do Conselho Regional de Psicologia 11ª Região ? CRP11 (Gestão 2013-2016), a Representação do Brasil na Sociedade Interamericana de Psicologia ? SIP (Gestão 2013-2015 e 2015-2017), e a Vice-Coordenação do PPG em Psicologia da UFC (03/2013 a 03/2016); c) colaboração como Editor Associado de Revista: Editor Associado da Revista da Salud & Sociedad (ISSN 0718-7475) ? QUALIS B1, Editor de Seção da Revista de Psicologia ? UFC (ISSN: 2179-1740) ? QUALIS B3; d) atuação como parecerista de periódicos nacionais e internacionais e consultor ad hoc de Agências Nacionais de Fomento (CNPq, CAPES, FAPDF, Decit/SCTIE, FAPITEC/SE).

 

ANA CAROLINA CARVALHO PINHEIRO

Graduanda de Psicologia/UFPA.

 

ANA CAROLINA FARIAS FRANCO

Psicóloga/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA. Doutora em Educação/UFPA. Concursada como Psicóloga/IFPA.

 

ANA CELINA BENTES HAMOY (ORG.)

Mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (2015). Atualmente é advogada Centro de Defesa da Infância do Movimento República de Emaús. Professora de Direito Penal, Processo Penal e Direito da Criança e do Adolescente. Tem experiência na área da advocacia criminal, Ciência Política, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, direito penal, medidas socioeducativas, ato infracional, neoliberalismo e políticas, crianças e adolescentes. Já atuou junto conselhos deliberadores de políticas como o conselho de segurança pública do Pará, participa do grupo de pesquisa sobre segurança pública intervenção penal do Programa de pós-graduação em Direito do Instituto de ciência jurídicas da Universidade Federal do Pará. é Professora de direito penal e processo penal, de direito da criança e do adolescente, sociologia jurídica e Introdução ao estudo do direito.

 

ANA CLAUDIA ASSUNÇÃO CHAVES (ORG.)

Graduada em Letras/UFPA. Graduanda em Psicologia/UFPA.

 

ANA MARIA RICCI MOLINA

Docente no curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera de Ribeirão Preto/SP. Doutora em Educação. Mestre em Psicologia. Pesquisadora do GRACIAS (Grupo de Antropologia e pesquisa em contextos islâmicos e árabes), com estágio de Pós-Doutorado em Psicologia.

 

ANDRÉ BENASSULY ARRUDA (ORG.)

Obteve graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2006). Realizou mestrado na UFPA através do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGP), iniciado em 2011 e concluído em junho de 2013. Iniciou o Doutorado no PPGP/UFPA em 2021 com prazo de defesa para 2025. Participa do Grupo de Pesquisa “Transversalizando” coordenado pela Profª. Drª Flávia Cristina Silveira Lemos (UFPA), focado em temáticas sociais, tendo como referência teórica central a obra de Michel Foucault e Filosofia Crítica. Nos anos de 2006 a 2007 trabalhou no município de Trairão/PA (transamazônica) com enquadramento funcional de técnico psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde contribuiu na organização e efetivação do Sistema Único de Saúde na referida região. De 2007 a 2008 desenvolveu suas atividades profissionais no município de Abaetetuba em unidades governamentais como: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (NAECA). De 2009 a 2010, com enquadramento de assessor, contribui na Câmara de Defesa Social e Direitos Humanos da Secretaria de Governo do Estado do Pará. A partir do início de 2013 passou a compor o quadro de técnicos psicólogos do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), mais especificamente do Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), encerrando suas atividades neste programa em junho de 2014. Entre os de 2015 c a 2020 lecionou na Universidade da Amazônia, nos cursos de Psicologia, História, Letras, Artes Visuais, Matemática e Biologia, Comunicação Social, Serviço Social, entre outros. Tem experiência profissional na área de Psicologia Social, com ênfase em Serviço Social; Políticas Públicas Sociais; Direitos Humanos; Controle Penal Juvenil e Violência Letal Juvenil; Saúde Mental e atendimento psicossocial. Atualmente é docente na Faculdade dos Carajás pelo curso de Psicologia.

 

ANTÔNIA ELINALVA ALVES CORRÊA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1991) e especialização em Psicologia Clínica - Abordagem Psicanalítica pela Universidade Federal do Pará (1992) . Atualmente é Psicóloga Clínica da Secretaria Municipal de Saúde. Tem experiência na área de Psicologia.

 

ARIANE M. LEMES

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG.

 

ARTHUR ELIAS SILVA SANTOS (ORG.)

Possui graduação em Psicologia/UFPA (2013). Licenciado em Música/UEPA (2010). Mestre em Psicologia/UFPA (2016). Foi bolsista CAPES no Mestrado. Atualmente é doutorando em Psicologia/UFPA e professor do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Pará (UEPA). É membro do Grupo Transversalizando: estudo, pesquisa e extensão. Realiza estudos sobre Modos de subjetivação contemporâneos; Psicologia, justiça e políticas públicas; Cidade, cultura e subjetividade; Subjetividade, arte e filosofia da diferença.

 

AYUMI GABRIELA DOMINGUES (ORG.)

Discente de Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

BÁRBARA COSSETTIN COSTA BEBER BRUNINI

Psicóloga graduada pela Universidade Paranaense - UNIPAR. Especialista em Adolescência pela PUC do Paraná. Especialista em Programa Saúde da Família pela UFG - Universidade Gama Filho. Mestre em Ciências da Educação pela UTCD. Mestre em Psicologia e Sociedade pela UNESP/ Assis. Doutoranda em Psicologia pela UEM - Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é docente da Universidade Paranaense. Psicóloga da Prefeitura Municipal de Icaraíma onde exerce nas áreas de Psicologia em saúde pública e Psicologia jurídica. Tem experiência na área de Psicologia com ênfase em Psicologia e Saúde Pública, Diversidade, Feminismo e Psicologia Jurídica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia e saúde pública, diversidade e direitos humanos, feminismos e psicologia jurídica. Professora de Pós-Graduação. Colunista do Jornal Caderno Jurídico. Organizadora do livro “Família: Psicologia e Direito”. Membro do DeVerso - Grupo de pesquisa em sexualidade, saúde e política da Universidade Estadual de Maringá. Membro do Grupo de Estudo Feminismo, Saúde Mental e Gênero da Universidade Estadual de Maringá.

 

BÁRBARA DOS S. MARONI

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG.

 

BRUNA DE ALMEIDA CRUZ (ORG.)

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Psicologia Clínica e Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFPA e atualmente doutoranda do mesmo programa. Psicóloga educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém, atua na Assistência Estudantil e na equipe multiprofissional do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas. É também membro da Comissão de Permanência e Êxito do IFPA, no Campus Belém. Dedica-se à pesquisa sobre processos de medicalização da vida, práticas não medicalizantes e a interface entre Educação e Saúde. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva (GPEI - NAPNE/IFPA). Participa também dos grupos de pesquisa InquietAções e Transversalizando, ambos vinculados à UFPA.

 

BRUNO JÁY MERCÊS LIMA (ORG.)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É especialista em Estratégia Saúde da Família pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e especialista em Educação para Relações Etnicorraciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnología do Pará (IFPA). Mestre e Doutor em Psicologia (PPGP-UFPA). Desenvolve pesquisas nas áreas de saúde pública, saúde mental, psicologia social e psicologia política. Experiência em docência de nível técnico, superior e pós-graduação. Integrante do Grupo de Pesquisa Transversalizando. É assessor parlamentar da Deputada Federal Vivi Reis (PSOL/PA).

 

CAELEN YUMI TAKADA BARROS

Advogada. Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Pará.

 

CARLA REGINA GUERRA MOREIRA LOBO TEIXEIRA

Psicóloga (CRP 10/05833). Especialista em Saúde Mental. Docente, Participante da Comissão de Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), no Conselho de Curso de Psicologia e no Núcleo Docente Estruturante (NDE), do curso de graduação em psicologia na Universidade da Amazônia (UNAMA ANANINDEUA).

 

CARLOS JORGE PAIXÃO

Professor do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED/ICED/UFPA. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação - EPsTEM / UFPA.

 

CARMEN HANNUD CARBALLEDA ADSUARA

É doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA; mestra em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”- UNESP, campus de Araraquara; graduada em Psicologia pela Faculdade de Ciências do campus de Bauru da mesma universidade. Possui formação como Agente Jurídica Popular, na qualidade de rábula, pelo Centro de Direitos Humanos de Cristalândia - TO. Trabalhou como agente de pesquisa para o Conselho Indigenista Missionário - CIMI GO/TO e como Assessora de Pesquisa em Psicologia e Políticas Públicas no Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas - CREPOP/CRP 23º. Atualmente atua como docente na Faculdade Católica Dom Orione-FACDO. Integra na Comissão Especial Psicologia e Povos do Cerrado do CRP 23º. E é membra dos grupos de pesquisa: Grupos de Estudos Indígenas Miguel A. Menendéz - CEIMAM na UNESP, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos de Subjetivação na Contemporaneidade-GEPPSC na UFPA, e Grupo de Estudos em Psicologia Humanista e Social-GEPHS na Universidade Estadual da Paraíba-UEPB.

 

CAROLINA NATIVIDADE

Graduada em Psicologia (UFMS); Coaching Clinic (RBT Consultoria); MBA em Gestão de Pessoas (Unaes/Anhanguera); Especialização em Terapia cognitivo-comportamental (Itcc/MS); Mestre em Psicologia (UFMS).

 

CRISTINA SIMONE DE SOUSA REIS (ORG.)

Graduada em Pedagogia - UFPA e Serviço Social - UNOPAR. ESPECIALISTA em Psicopedagogia (UFRJ) e ESPECIALISTA em Gestão escolar (UEPA), servidora efetiva da Prefeitura Municipal de Capanema e SEDUC-PA. - Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Linha de Pesquisa: Psicologia, Sociedade e Saúde da Universidade Federal do Pará - UFPA. - Membro do Comitê Municipal do PAR ( Plano de Ações Articuladas - MEC) 2008 à 2009 - Membro do Conselho da Comunidade (secretaria do conselho fiscal), Poder Judiciário de Capanema, Biênio 2013-2015 - Membro do Conselho do FUNDEB, Representante do Executivo Municipal, Biênio 2015-2017 - Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre processos de subjetivação na contemporaneidade.

 

DAIANE GASPARETTO DA SILVA

Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Pará, mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará. Realiza pesquisa sobre produção de subjetividade e modos de existência nas cidades. Integrante do Grupo de Pesquisa Transversalizando, do Grupo de Trabalho “Saúde Mental, Álcool e outras drogas” (CRP-10) e da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Em 2015, atuou como docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e, entre 2015 e 2017, como professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará. Atua, desde 2019, como professora substituta do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Pará e como Psicóloga/Técnica em Gestão Penitenciária do Estado do Pará (SEAP). Conselheira do CRP 10 - PA/AP. Possui experiência em artes, principalmente em dança contemporânea e composição de canções.

 

DANIÂNISSE BALIEIRO DE CASTRO

Psicóloga Clínica (CRP-10/05831). Especialista em Investigação Forense e Perícia Criminal. Servidora Pública na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Pará- SEAP/PA.

 

DANIEL CASTRO SILVA (ORG.)

Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi bolsista (PIBIC/CNPq) de Iniciação Científica (2018/2019). Atualmente está como Bolsista Estagiário (PROBOLSA/UFPA) no projeto de extensão “Plantão Psicológico” da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST/UFPA). É integrante do Grupo Transversalizando, do Grupo de Estudos na Abordagem Centrada na Pessoa (GEACP) e membro estudantil da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Tem experiência na área de Saúde Mental, Plantão Psicológico, Judicialização, Psicologia Social e Política, Sexualidade, Michel Foucault, Carl Rogers.

 

DANIELE VASCO SANTOS (ORG.)

Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins/UFT (Campus Miracema). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará/UFPA (2002). Mestra em Educação/UFPA (2009). Doutora em Educação /UFPA (2017). Integra o Grupo de Pesquisa Transversalizando: ensino, pesquisa-intervenção e extensão/UFPA. É associada à Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e à Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Foi docente na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA e na Estácio-SEAMA/Amapá. Realiza estudos nos campos sobre Educação, Currículo e Modos de Subjetivação, Políticas Públicas de Saúde Mental, Psicologia e Relações Raciais. Atuou como psicóloga nos campos das políticas públicas de saúde e da assistência social. Compôs a Comissão de Psicologia e Relações Raciais do Conselho Regional de Psicologia (CRP) 10º Região Pará/Amapá (2017-2019). Possui Formação em Processo Grupais pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG).

 

DEBORAH CHRISTINA ANTUNES

Possui Formação de Psicólogo e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho ? UNESP/Bauru (2005), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (2008) ? graduação e mestrado realizados com bolsa FAPESP. É Doutora em Filosofia (2012) pelo PPG-Fil da Universidade Federal de São Carlos ? doutorado realizado com bolsa Capes. Realizou estágio doutoral na Universidade da Califórnia, Berkeley, como Visiting Student Researcher, sob a orientação do Prof. Dr. Martin Jay, com bolsa CAPES/PDEE entre Janeiro e Dezembro de 2011. É Professora Adjunta IV do Instituto de Cultura e Arte da UFC, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Pesquisadora Visitante (Pós-doutorado) na UFABC (2020/2021). É líder do Grupo de Pesquisa “Nexos: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Nordeste” e coordenadora do PRISMAS - Núcleo de Estudos em Teoria Crítica, Indústria Cultural e Psicologia Social. Foi pesquisadora/Bolsista Produtividade FUNCAP no Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização e à Inovação Tecnológica ? BPI nos editais de 2016 e 2018. Tem experiência em pesquisa na área de Psicologia Social, Educação e Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, tecnologia, preconceito, indústria cultural, estética, arte, formação e semiformação, teoria crítica da sociedade e pesquisa social empírica.

 

DOLORES GALINDO (ORG.)

Possui Pós-Doutorado (2015-2016), Doutorado (2006) e mestrado (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1999. Atua como Professora no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. a graduação, atua como Docente lotada no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Laboratório Tecnologias, Ciências e Criação (LABTECC), desde 2010. Atua como docente nos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea e em Psicologia da UFMT. Como convidada, orienta no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade da UNESP / Assis. 

 

EDILSON MATEUS COSTA DA SILVA

Historiador. Doutor em História Social da Amazônia (PPHIST/UFPA). Professor da Secretaria de Educação do Pará (SEDUC-PA), integrante do projeto Sistema Educacional Interativo (SEI). Integrante da equipe de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Documento Curricular do Estado do Pará.

 

ELIZ MARINE WIGGERS

Psicóloga. Mestre em Psicologia pela UFSC. Atua como docente de Graduação de Psicologia do Centro Universitário Avantis - UNIAVAN. Diretora da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia – ABEP nas gestões 2011-2013; 2013-2015; e 2017-2019.

 

FELIPE SAMPAIO DE FREITAS

Professor Colaborador Voluntário, de Filosofia, na Universidade do Estado do Pará (Campus CCSE). Professor do Ensino Fundamental II e Médio nos Colégios Madre Celeste Tapajós e Irmã Josepha, em Belém do Pará. Doutorando em Psicologia Social (PPGP); Mestre (PPGFIL/IFCH, bolsista CAPES), Licenciado em Filosofia (FAFIL/IFCH, bolsista PROEX/NAVEGASABERES) e Graduando em Letras - Ling. Portuguesa (FALE-ILC) pela Universidade Federal do Pará. Tem interesse nas áreas da filosofia política (francesa, italiana e africana) contemporânea, no âmbito do pensamento de Foucault, Deleuze, Negri, Esposito e Mbembe; e, na psicologia social, sobre as temáticas da esquizoanálise e do impacto das novas tecnologias, bem como, da internet, na constituição biopsicossocial do sujeito. Atualmente, reflete a biopolítica, buscando sua relação e problematização com as novas formas de governamentalidade e trabalho, na internet, em sua intrínseca relação para com a constituição de subjetividade na contemporaneidade. É membro do corpo editorial dos periódicos APOENA (ISSN 2596-1632) e PRACS (ISSN 1984-4352). Integra o Grupo de Pesquisa Temática em Filosofia Contemporânea -PPGFIL/UFPA; o Grupo de Pesquisa Transversalizando - PPGP/UFPA; o GT de Psicologia Política da ANPEPP; vice lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS/UEPA.

 

FERNANDA EDUARDA DA SILVA OLIVEIRA

Discente do curso de Psicologia na Universidade Federal do Pará- UFPA. Tem experiência na área de Fenomenologia, com ênfase em socialidades e Intersubjetividade.

 

FERNANDA TEIXEIRA DE BARROS NETA (ORG.)

Psicóloga/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA. Doutora em Psicologia/UFPA.

 

FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS

Possui graduação em Psicologia/UNESP (1999). Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003). Doutora em História Cultural/UNESP (2007). É professora associada III, na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Foi professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação/UFPA. Integrou a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2017-2019). Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Coordena o Grupo: Transversalizando. Realiza estudos sobre: Modos de subjetivação contemporâneos, práticas de medicalização e judicialização da vida; Psicologia, justiça e políticas públicas; Recepção sócio-histórica de Michel Foucault no Brasil e Filosofia da diferença; Psicologia, formação, epistemologia e história; Cidade, cultura e subjetividade; Dispositivo clínico, saúde mental e direitos de crianças e adolescentes. Realiza estudos sobre Deleuze, Foucault e Guattari, em Esquizoanálise, Filosofia da Diferença e Arqueogenealogia.

 

GABRIEL BATISTA MOTA

Jornalista (Unoeste), pós-graduado em Docência e Gestão na Educação Superior (Unoeste), graduando em Geografia (Unesp - campus de Presidente Prudente), pós-graduando em Sexualidade (AVM Educacional) e Mestrando em Educação (Unesp - campus de Marília). Integrante dos grupos de pesquisa ‘’Centro de Memória, Documentação e Hemeroteca ‘Florestan Fernandes’’’ (CEMOSi), ‘’Psicologias, Coletivos e Culturas Queer’’ (PsiCUqueer) e ‘’Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade’’ (GPED).

 

GEISE DO SOCORRO LIMA GOMES (ORG.)

Possui graduação em Formação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008), graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado em Psicologia - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2017). Tem experiência na área da Saúde Coletiva, atuando principalmente nas seguintes áreas e temas: política de saúde, clínica ampliada, sofrimento psíquico e formadora no Programa Saúde na Escola. Na Psicologia trabalha nas áreas da Psicologia Social: trabalho forçado, Foucault, governamentalidade, biopoder e formação em psicologia. Na pedagogia atua principalmente com os temas: Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicogênese. Atuou como conselheira no Conselho Regional de Psicologia durante a gestão 2013-2016. Atualmente exerce a função de professora na Faculdade de Pedagogia do Campus Castanhal/UFPA.

 

GIANE SILVA SANTOS SOUZA

Doutoranda na Universidade Fernando Pessoa (Porto-Portugal), Mestre em Psicologia Clínica e Social (UFPA); Bacharel em Psicologia e Administração (UNAMA); Especialista em Terapia Familiar e de Casal; Especialidades em andamento: Avaliação Psicológica; Neuropsicologia e Saúde do Idoso e Gerontologia; Graduanda em Pedagogia. Coordenadora e docente da Universidade da Amazônia (UNAMA- Ananindeua); Tesoureira do Conselho Regional de Psicologia - 10ª Região nas gestões do VIII plenário (2013-2016) e do IX plenário (2016-2019).

 

GILCE TEREZA GONDIM TÁVORA DE ALBUQUERQUE

Psicóloga, mestrado em Psicologia, docente da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém. Brasil.

 

HADASSA MILENE COELHO DE ALMEIDA

Psicóloga da assistência estudantil da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

HÉLDER CÔRREA LUZ

Filósofo. Psicólogo/UFPA. Mestre em Desenvolvimento Sustentável/UFPA. Doutorando em Psicologia/UFPA. Professor de Filosofia da SEDUC/PA.

 

HIAGO SOARES TEIXEIRA

Graduando do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém. Brasil.

 

HIAN SOARES TEIXEIRA

Graduando do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém. Brasil.

 

IASMIN LINS EMIM

Graduanda de Psicologia da UFPA.

 

IGOR DO CARMO SANTOS (ORG.)

Doutorando (2018) e Mestre (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará, na Linha “Psicologia, Sociedade e Saúde”. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2013). Membro do Grupo “Transversalizando no ensino, pesquisa e extensão”. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Atuou por 03 (três) anos (2016-2019) como Psicólogo Social no Programa de Proteção à Vítimas e Testemunhas Ameaçadas de Morte (PROVITA). Foi Professor substituto na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) de 2019 a 2021. Docente em Psicologia. Atua na área de pesquisa transversais como Psicologia Social, Produção de Subjetividades, Foucault, Governamentalidade, Direitos Humanos, Política, entre outros.

 

INARA ANTUNES VIEIRA WILLERDING

Doutora e Mestre em Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGEGC/UFSC, Pós-Doutoramento, em andamento, no PPGEGC/UFSC. Formação em Mentoring, Coaching e Advice Humanizado ISOR. Bacharel em Administração, com habilitação em Marketing pela Faculdade Energia de Administração e Negócios - FEAN. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa de Inovação em Ciência e Tecnologia COMOVI - UFSC/CNPq, organizadora de livros, autora de capítulos de livros e de artigos em periódicos especializados e em anais de eventos, nacionais e internacionais. Bacharel em Administração, com habilitação em Marketing pela Faculdade Energia de Administração e Negócios - FEAN. Atuante nas linhas de pesquisas de Empreendedorismo, Conhecimento e Inovação, Tecnologias da Informação e Ensino/Aprendizagem. Consultora empresarial com foco no desenvolvimento de pessoas voltado ao Empreendedorismo, Criatividade e Inovação, bem como na performance das organizações e do Potencial Humano com foco em resultados. Professora da FEAN no curso de Design Gráfico. Foi professora de Pós-Graduação nos cursos de MBA da Fundação dos Administradores de Santa Catarina - FUNDASC. Foi professora orientadora do Curso de Especialização, Modalidade Educação a Distância pelo Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC, especialização Lato Sensu em Gestão Pública e no curso de especialização Lato Sensu em Gestão em Saúde (2013-2014), entre outras instituições de pós-graduação. Coordenou o Setor Editorial da Gráfica Editora Energia.

 

IRENE GUILLIEN DEMOULIERE

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2006), com pós-graduação em Psicopatologia Clínica pela Universidade Castelo Branco/RJ (2011) e uma segunda graduação na UFBA em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Francês (2019). Atualmente atendendo em consultório particular de psicologia e psicanálise. Com sólida formação clínica, atuou profissionalmente na área da psicologia educacional e da Saúde Pública, mais especificamente, no Campo da Saúde Mental Infanto-Juvenil. Experiência e motivação tanto em atendimentos psicanalíticos e psicoterápicos de escuta individual e grupal, quanto em atividades mais amplas: ações interdisciplinares e intersetoriais. Interesse nas questões voltadas para a educação. Praticou o ensino da língua francesa no NUPEL e PROFICI (UFBA). Participante do grupo de pesquisa Sankofa - Pedagogias Marginais e Diversidade (Faced/UFBA).

 

ISABEL SCRIVANO MARTINS SANTA-BÁRBARA

Doutoranda em Psicologia pela UFRJ. Mestra em Políticas Públicas e Formação Humana pela UERJ (2013). Pós-graduada em Psicologia Jurídica pela UERJ (2002) e em Psicopedagogia pela UCAM (2004). Graduada, licenciada em Psicologia pela UFF (1999) . Atualmente é técnica em assuntos educacionais e coordenadora geral de pós-graduação na Pró-reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (ProPPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Tem experiência na área de Educação e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia escolar, escola sem partido, neoliberalismo, governamentalidade, ECA e conselho tutelar.

 

ISABELA CASTELLI

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia Clínica e Cultura (UNB) e Mestre em Psicologia (UNB). É autora do livro homônimo. Pós-graduanda em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo IBNeuro. É psicóloga de referência na Unidade de Traumatologia e Ortopedia (UTO) do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), onde desenvolve trabalhos com foco em pacientes vítimas de amputações traumáticas.

 

JANAINA BENJAMIM MONTEIRO

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém. Brasil.

 

JEFFERSON ADRIÃ REIS

Licenciado em Letras (Português) pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Câmpus Rondonópolis). Graduando em Psicologia pela Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). Membro do Laboratório Esquizoanalista de Produção de Subjetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI).

 

JÉSSICA BATISTA ARAÚJO

Em 2011 ingressou no curso de Psicologia na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Rondonópolis. Logo no primeiro ano de Psicologia interessou-se pela área de psicopatologia, buscando assim ampliar seus conhecimentos e experiências na área. Foi monitora da matéria Psicopatologia geral no primeiro semestre de 2014, estagiária do Núcleo de apoio à saúde da família (NASF), em Rononópolis, MT. Terminou a graduação em 2016. Atuou na coordenação do CAPS ad Viver em Anapolis e posteriormente como psicóloga no mesmo estabelecimento. Atua como psicóloga no ambulatório Municipal de Saúde Mental. Mestre em Psicologia pela UFG, ênfase em bases históricas, políticas e teóricas da psicologia. Fez formação pelo Centro de Referência para Formação Permanente sobre Álcool e Outras drogas na Faculdade de enfermagem da UFG. Fez formação em Esquizodrama pelo Instituto Gregório Baremblitt. Docente de Psicologia na Universidade Evangélica de Goiás.

 

JÉSSICA COSTA VEIGA (ORG.)

Arquiteta/UNAMA.

 

JÉSSICA MATOS CARDOSO

Psicóloga graduada pela UFR-MT. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFR/PPGEdu. Integrante do LEPSI.

 

JÉSSICA MODINNE DE SOUZA E SILVA (ORG.)

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduada em Psicologia/Formação do Psicólogo pela mesma instituição. Atua como Professora Colaboradora na Universidade Federal do Pará (UEPA), no programa de aperfeiçoamento de Filosofia e Direitos Humanos (CCSE). Foi docente dos cursos de Psicologia e Educação Física (Bacharelado) da Faculdade Estácio Belém - Campus Nazaré (Belém-PA); atuou como Coordenadora do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico - NAAP da mesma instituição, através de atendimentos aos docentes e discentes. Coordenou o grupo de estudos em gênero, sexualidade, raça, classe e território, chamado Ver-O-Gênero, também na mesma IES. Foi educadora popular e psicóloga no Cursinho Popular da Rede EMANCIPA-PA. Tem experiência e ênfase em Psicologia Social, Psicologia da Educação (PARFOR - ICA/UFPA), Psicologia(s) de base fenomenológicas, existenciais e humanistas (Psicologia da Gestalt, Gestalt-terapia e Abordagem Centrada na Pessoa) e estudos voltados para a Psicologia da Percepção, tanto na área de pesquisa, quanto na vivência em docência e trabalho em clínica. É pesquisadora do grupo de estudos Transversalizando (UFPA).

 

JOANA MARIA VEIGA DE LIMA

Acadêmica do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Acadêmica do curso de Odontologia pelo Centro Universitário FIBRA. Integrante do grupo Transversalizando e do Grupo de Estudos de Autores de Violência (GEAV) pertencente ao Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento (LED) da UFPA.

 

JOÃO IRINEU DE FRANÇA NETO

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Letras pela Universidade Estadual da Paraíba (2005), Especialização em Psicopedagogia, Mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013). Possui Graduação em Psicologia pelo UNIPÊ. Atualmente é Professor de Linguística da Universidade Estadual da Paraíba - Campus III. Tem experiência nas áreas de Linguística Antropológica, Sociolinguística, Dialetologia, Análise do Discurso, Literatura Brasileira e Literatura Oral e Popular, Psicologia Clínica, Psicologia Humanista. Presta assessoria político-pedagógica e psicológica a movimentos populares, dentre eles associações comunitárias e o Movimento Indígena, bem como às comunidades quilombolas da Paraíba, por meio da Associação de Apoio às Comunidades Afrodescendentes - AACADE.

 

JOÃO PAULO DOS SANTOS DE OLIVEIRA

Psicólogo graduado pela UFR-MT. Integrante do LEPSI.

 

JOÃO PAULO PEREIRA BARROS (ORG.)

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) (Setor de Estudos de Psicologia Social). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) de janeiro de 2019 a julho de 2020, tendo sido vice coordenador do Programa entre julho de 2017 a dezembro de 2018. Neste programa de pós-graduação, orienta dissertações, teses e supervisiona pós-doutorado. É Editor Associado da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, ligada ao Conselho Federal de Psicologia, e Editor Associado da Revista de Psicologia da UFC, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia daquela instituição. Doutor em Educação, mestre e graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi professor efetivo do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na área de Psicologia e Saúde Coletiva. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social/Psicologia Comunitária, Psicologia Escolar/Educacional e no campo da Saúde Coletiva/Saúde Mental. Líder do VIESES-UFC: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação, cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ e como Programa de Extensão do Departamento de Psicologia da UFC. Bolsista de Produtividade do CNPq. É membro do GT/ANPEPP “Territorialidades, Violências, Políticas e Subjetividades”.

 

JOELMA DO SOCORRO LIMA BEZERRA (ORG.)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2013). Mestra em Psicologia, pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia- UFPA (2018), linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde. Atuou como avaliadora do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS). Foi bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP/CNPq), em projeto realizado no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). Servidora pública no município de Abaetetuba/PA, como Psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) 2016 - 2020. Cursando a Residência Multiprofissional de Saúde em Oncologia, no HUJBB/UFPA.

 

JOHN L. LIMA E SILVA

Graduado em História pela UFPA.

 

JORGE CALANDRINI

Mestrando em Direito pela Universidade Federal do Pará- UFPA. Pós-graduando em Direito Agroambiental pelo Centro Universitário do Estado do Pará- CESUPA. Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará. Pesquisador no grupo “Consumo e Cidadania” (CNPq).

 

JOSÉ AUGUSTO LOPES DA SILVA

Graduando de Psicologia/UFPA.

 

JOSÉ RAFAEL BARBOSA RODRIGUES

Doutorando pelo PPGED/ICED da Universidade Federal do Pará - UFPA; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Sobre Teorias, Epistemologias e Métodos da Educação - EPsTEM / UFPA.

 

JÚLIA TÔRRES BARBOSA

Graduada em Psicologia pela Universidade Evangélica de Goiás (2021); Graduação em andamento em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UnB). Convidada a escrever sobre a temática do Trabalho de Conclusão de Curso (Título: A Influência da Pornografia nas Subjetividades das Mulheres: Um Estudo Cartográfico sobre Dispositivos de Gênero e Processos de Subjetivação) em dois livros diferentes, cuja escrita dos capítulos está em andamento.

 

KARLA DALMASO SOUSA (ORG.)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Sociais pela Universidade Grande Rio. Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós-graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Pará. Doutoranda do PPGP/UFPA na linha de pesquisa Psicologia Saúde e Sociedade. Trabalhou como psicóloga da Prefeitura Municipal de Abaetetuba/PA junto ao Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/AIDS e da Secretaria Municipal de Assistência Social do município de Barcarena/PA entre os anos 2002 e 2008. Atualmente é servidora efetiva do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, no cargo de Analista Judiciária apoio especializado - Psicologia, atuou como facilitadora de círculos para construção da paz em justiça restaurativa do TJPA. e desde 2008 atua na Central de Equipe Multidisciplinar - CEM/VEP da Vara de Execuções Penais da Região Metropolitana de Belém.

 

LARISSA AZEVEDO MENDES (ORG.)

Doutoranda em Psicologia-linha de pesquisa: Psicologia, Sociedade e Saúde-Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará-UFPA. Mestra em Psicologia- linha de pesquisa: Psicologia, Sociedade e Saúde-pela UFPA. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia-UNAMA. Atualmente é coordenadora do curso de Psicologia da UNINORTE. Tem experiência na área da SAÚDE com ênfase em CLÍNICA, ENSINO-APRENDIZAGENS, PSICOLOGIA SOCIAL E EDUCACIONAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Medicalização, Saúde mental, Saúde Coletiva, Clínica, Psicologia da Educação e Psicologia Social. Perspectivas Foucaultianas e Modos de Subjetivação. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia-ABEP e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia-ANPEPP. Atuou como conselheira no Conselho Regional de Psicologia 10ª Região e no Conselho Estadual da Política sobre Drogas do Estado do Pará.

 

LARISSA KIMBERLLE DE OLIVEIRA VIEIRA

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2022); foi Bolsista no projeto de extensão “Atenção Psicológica ao Adolescente: promoção de saúde e prevenção de riscos a partir da escola”( 2018- 2019); responsável por elaboração de eventos e condução de rodas de conversa pelo projeto de extensão Psicologia nas Ruas (2019) e participou pesquisa de campo no CAPS Grão Pará, a partir do projeto “ Praticas Integrativas e Complementares em Saúde: uma pesquisa-intervenção em saúde mental em Belém” (2019). Entre os principais interesses acadêmicos estão: Psicologia da Saúde, Psicologia do Trabalho e Psicologia Organizacional.

 

LAUANY CÂMARA CHERMONT PINHEIRO (ORG.)

Psicóloga/UNAMA. Mestre em Psicologia/UFPA.

 

LEANDRO PASSARINHO REIS JÚNIOR

Doutor em Educação - Currículo, Epistemologia e História pela UFPA. Mestre em Educação (UEPA). Possui graduação em Psicologia (UFPA), graduação em PEDAGOGIA (UEPA) e graduação em Ciências Biológicas (UFPA). Atualmente é Professor Adjunto I da Faculdade de Biologia do Instituto de Ciências Biológicas - ICB/UFPA e Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará - UFPA, Linha de Pesquisa: Psicologia, Saúde e Sociedade. Também atua como professor/orientador do Mestrado Profissionalizante no Ensino de Biologia - PROFBIO UFMG/UFPA. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia-ANPEPP. Consultor Ad hoc de Pesquisa da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

 

LEONARDO LEMOS DE SOUZA

Professor Associado da Faculdade de Ciências e Letras (Unesp - campus de Assis). Psicólogo, Mestre em Psicologia (Unesp - campus de Assis), Doutor em Educação (Unicamp) e Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento (Unesp - campus de Assis). Atualmente está à frente da Coordenadoria de Educação para Diversidade e Equidade junto ao Gabinete da Vice-reitoria. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP (GT Psicologia, Políticas e Sexualidades) e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Educação-ANPED (GT 23 - Gênero e Sexualidade). Membro do Laboratório Iberoamericano para el Estudio Sociohistórico de las Sexualidades (LIESS).

 

LETÍCIA LAGES ASSUNÇÃO

Graduada em Filosofia (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professora de Filosofia no Cursinho Popular MEPJ (Movimento de Educação Popular do Jurunas).

 

LÍVIA LIMA GURGEL

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2017). Mestra em Psicologia Social, pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019). Tem experiência na área de Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: famílias, homoparentalidade, gênero e sexualidade. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Subjetividades e Instituições em Dobras (GEPSID), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como professora substituta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Ceará.

 

LUANA BORGES TEIXEIRA

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Atuou no Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira (2018-2022), foi voluntária na Clínica de Atenção à Violência (2017-2018), participou do projeto de extensão Psicologia nas Ruas (2019-2020), foi bolsista do projeto “Práticas integrativas e complementares em saúde: uma pesquisa-intervenção em saúde mental em Belém” (2019-2020), estagiou no Colégio Gentil Bittencourt (2021) na área de educação inclusiva e como acompanhante terapêutica de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista no Instituto Casula (2021). Entre os principais interesses acadêmicos, estão: Saúde Mental, Luta Antimanicomial, Psicologia Social, Psicologia da Saúde, Psicologia Comunitária, Políticas Públicas e Saúde Coletiva.

 

LUANE MICHELLE CARVALHO COSTA

Professora da Educação Básica, Discente no programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais e Políticas Públicas-UNIFAP, Graduada em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú e Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional – UNINTER.

 

LUCIANA BATISTA DA SILVA (ORG.)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis (1999) e mestrado em Psicologia - UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Assis (2008). Atualmente é Pesquisadora Doutoranda em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras - Unesp - Assis e Professora Visitante no curso de pós-graduação da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, adolescente, políticas públicas, brasil (estatuto da criança e do adolescente) e perspectiva social.

 

LUCÍOLA SANTANA PASTANA SILVA

Graduada em Psicologia (UNAMA). Mestranda em Psicologia (UFPA).

 

LUIZ GUILHERME ARAÚJO GOMES

Doutor e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Teoria e Clínica Psicanalista e Graduado em Psicologia, ambos pela Universidade de Cuiabá. Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande.

 

MAÍRA FERREIRA DOS SANTOS

Advogada (Mackenzie-SP) especialista em direito público (FDDJ-SP) graduanda em geografia pela Universidade Federal da Bahia.

 

MARCELO RIBEIRO DE MESQUITA

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão d escola básica (PPEB) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará UFPA). A pesquisa foi na linha de Currículo da Educação Básica e foi orientado pelo Professor Doutor Wladirson Cardoso, sendo a pesquisa voltada para currículos em projetos de aceleração da aprendizagem a partir das ferramentas de Foucault. Possuo Graduação em pedagogia e Letras pela Universidade do Estado do Pará e especialização em Tecnologias em educação pela PUC - RIO. Atuo profissionalmente como professor de Educação Básica pela Rede municipal de Educação de Belém e como Especialista em Educação pela Rede Estadual de Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS.

 

MÁRCIO ALESSANDRO NEMAN DO NASCIMENTO

Professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT/Câmpus Rondonópolis-MT (desde 2015). Coordenador do Laboratório Esquizoanalista de Produção de Subjetividades e(m) Interseccionalidades (LEPSI). Psicólogo, Doutor (2015) e Mestre (2007) em Psicologia e Sociedade: Subjetividade e Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Câmpus Assis-SP. Especialização em Psicoterapia de Adultos: individual e conjugal pela Universidade Estadual de Londrina - UEL-PR (2003). Possui graduação em Psicologia (Bacharelado, Licenciatura Plena e Formação de Psicólogo) pela Universidade Estadual de Londrina - UEL-PR (2002).

 

MARIA EDUARDA DE PINHO OLIVEIRA

Graduação em andamento em Psicologia na Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Possui experiencia em Psicologia.

 

MARIA IVANEIDE PEREIRA RAMOS

Aluna do Curso de Aperfeiçoamento em Ética, Política e Direitos Humanos Justiça e Cidadania no Brasil América Latina: Filosofia Moderna e Contemporânea-COGITANS, da Universidade Estadual do Pará.

 

MARIA REGINA MOMESSO

Pesquisadora, docente do PPG em Educação Escolar (Mestrado/Doutorado) e em Educação Sexual da UNESP, Araraquara, SP. Docente do CTI/FEB/UNESP, Bauru, SP. Líder do Grupo de pesquisa GESTELD (www.gesteld.com), vinculado ao CNPq da UNESP, Bauru, SP.

 

MARIA VITÓRIA FERREIRA

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal de Catalão (UFCAT).

 

MARIO NUNES NASCIMENTO NETO

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia.

 

MATHEUS ESTEVÃO FERREIRA DA SILVA

Pedagogo (2018) pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC/UNESP) de Marília, Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) (Conceito CAPES 6) da mesma instituição e graduando em Psicologia pela Faculdade de Ciências e Letras (FCL/UNESP) de Assis. Na graduação em Pedagogia, foi bolsista do Núcleo de Ensino (04 meses), PROEX (04 meses), PIBIC/CNPq (14 meses) e FAPESP (20 meses). Foi premiado com o título concedido pela FFC/UNESP de Mérito Acadêmico pelo excelente aproveitamento e destaque na conquista da maior média do curso de Pedagogia, formandos de 2018. Na graduação em Psicologia, foi bolsista de Iniciação Científica FAPESP (07 meses). Foi bolsista de Mestrado do CNPq (08 meses) e atualmente é bolsista de Mestrado da FAPESP (previsão de 16 meses). É membro dos Grupos de Estudos e Pesquisas NUDISE - Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual na Educação; GEPPEI - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Moral e Educação Integral; GEADEC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Aprendizagem e Desenvolvimento na Perspectiva Construtivista; e PsiCUqueer - Coletivos, Psicologias e Culturas Queer. Atua como 1.º Secretário do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania de Marília (NUDHUC), gestão de 2016-2018 e, na gestão atual, de 2019-2021. Em 2015, foi selecionado para a realização de um intercâmbio acadêmico-cultural nos Estados Unidos em um curso intensivo de Língua Inglesa, com bolsa de estudos, por atingir cem por cento de aproveitamento de estudos, e com a maior média, no curso Ensino Médio Integrado do Centro Paula Souza. Foi Visiting Student Researcher na San Diego State University (SDSU) e estudante emérito da Embassy English (San Diego, Califórnia, EUA), pelo programa do Centro Paula Souza. Possui vários trabalhos apresentados e publicados em anais de eventos científicos, capítulos de livro publicados em coletâneas, artigos publicados em periódicos qualificados, com destaque para “Educação em direitos humanos e desenvolvimento moral na formação docente: a influência da religiosidade em tempos de ideologia de gênero” (Revista on line de Política e Gestão Educacional, 2017), e é organizador da coletânea “Direitos humanos, diversidade, gênero e sexualidade: reflexões, diagnósticos e intervenções na pesquisa em educação” (Editora UNESP: Cultura Acadêmica/Oficina Universitária, 2020).

 

MELINA NAVEGANTES ALVES (ORG.)

Graduada em Psicologia da Universidade Federal do Pará (2022). Bolsista PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - CNPq no projeto “Práticas de judicialização da criança e adolescentes nos documentos do UNICEF de 2000 a 2015”(2019-2020, 2021-2022); experiência na área de Psicologia da Saúde - atuando na Atenção Básica a partir do projeto Multicampi Saúde da Criança 2019/2020 -, escutas terapêuticas em escolas públicas - a partir do projeto de extensão “Atenção Psicológica ao Adolescente: promoção de saúde e prevenção de riscos a partir da escola”(2017-2019) -; rodas de conversas com adultos, crianças e adolescentes - a partir do projeto de extensão “Psicologia nas Ruas” (2019) -; e pesquisa de campo em CAPS de Belém - a partir do projeto de pesquisa “Práticas integrativas e complementares em saúde: uma pesquisa-intervenção em saúde mental em Belém” (2019-2020). Atuou na coordenação do Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira (2018-2020) e da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) – Núcleo Belém (2019). Principais interesses acadêmicos estão na Psicologia Social, Psicologia da Saúde, Psicologia Comunitária, Reforma Psiquiátrica, Políticas Públicas e Saúde Coletiva.

 

MIGUEL PEREIRA DE ASSIS

Psicólogo (CRP10/05798). Especialista em saúde mental, especialista em psicologia humanista com Abordagem Centrada na Pessoa. Professor na Universidade da Amazônia - UNAMA. Técnico de referência no Centro especializado da assistência social - CREAS Ourém Pará.

 

MIRIAM DANTAS DE ALMEIDA

Doutoranda em Psicologia Saúde e Sociedade, Universidade Federal do Pará (UFPA) Mestrado em Psicologia UFPA (2017), Especialização em Saúde Mental Universidade Estadual do Pará UEPA (2003) Graduação em Aperfeiçoamento em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2002), Graduação em psicologia pela Universidade da Amazônia (2000). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Saúde. Membro da comissão povos Indígenas CRP 10 Membro da Liga Acadêmica de Estudantes indígenas, do Pará. LASIPA, Membro do Associação de povos Indígenas Estudantes da UFPA, APYEUFPA, Membro da Articulação Brasileira de Psicólogos Indígenas, ABIPSI. Membro do Projeto Psi IQ. Indígenas e Quilombolas da UFPA. Coordenadora de serviços das Aldeias Infantis SOS Brasil, Belém do Pará.

 

MURILO DOS SANTOS MOSCHETA

Professor adjunto D do Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá-PR. Líder do Grupo de Pesquisa DeVerso - Sexualidade, Saúde e Política, inscrito no CNPq. Possui graduação, mestrado e doutorado em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Realizou estágio doutoramento na Universidade de New Hampshire (EUA) e estágio pós-doutoral na Universidad Complutense de Madrid (Espanha). Atuou como professor convidado do East Side Institute de Nova York. Recebeu menção honrosa no prêmio Teses de Destaque da USP na área de Ciências Humanas em 2013, pela tese: Responsividade como recurso relacional para a qualificação da assistência à saúde da população LGBT. É membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Dedica-se ao estudo do dialogismo, da sexualidade e direitos humanos, de questões relativas à diversidade sexual e dos processos de trabalho em saúde coletiva.

 

PAMELLA AUGUSTA PASSOS VENTURA PINA

Psicóloga. Mestranda em Psicologia/UFPA.

 

PAULA ARRUDA

Pós-doutora pela Universidade de Duisburg-Essen/Alemanha. Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca/ Espanha. Mestra em Instituições Jurídico-Políticas pela Universidade Federal do Pará. Professora na Universidade Federal do Pará, com ênfase em Direito Constitucional e Direitos Humanos. Coordenadora do Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA).

 

PAULA PAMPLONA BELTRÃO DA SILVA (ORG.)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia na Universidade Federal do Pará - Linha de pesquisa: ética, trabalho e sociabilidades (2020) - Bolsista CAPES. Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Pará (2019). Advogada. Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia (2010).

 

PEDRO PAULO GASTALHO DE BICALHO (ORG.)

Graduado em Psicologia (UFF), com especialização em Psicologia Jurídica (UERJ), mestrado e doutorado em Psicologia (UFRJ). Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Professor Visitante do Programa de Doutorado em Psicologia da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), do Programa de Mestrado em Criminologia Aplicada da Universidad San Carlos (Guatemala) e de pós-graduação lato sensu da Faculdade de Psicologia da Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). Representa o Conselho Federal de Psicologia no Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), do Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos. Atuou como oficial psicólogo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e compôs a diretoria executiva do Conselho Federal de Psicologia. Atualmente é vice-decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ e presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro. Bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq).

 

RAFAELA PEREIRA LAMEIRA

Graduanda de Psicologia/UFPA.

 

RAIMUNDA NONATA DA SILVA MACHADO

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Mestre em Ciências Sociais e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). É Professora Adjunta do Departamento de Educação II, do curso de Pedagogia da UFMA. Pesquisadora dos Grupos de Estudos e Pesquisa sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (GEMGe), Gênero, Sexualidade e Práticas Educativas (GESEPE), ambos da UFMA, São Luís, MA, Brasil e Núcleo de Estudos Roda Griô: Gênero, Educação e Afrodescendência (RODA GRIÔ/GEAFRO) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil. É membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Atuou como docente na educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de São Luís (SEMED/São Luís), nos Cursos de Especialização e de Aperfeiçoamento Gênero e Diversidade na Escola (GDE), no Curso de Especialização em Gestão de Políticas Públicas em Gênero e Raça (GPP-GeR), ambos do Programa Rede de Educação para a Diversidade/SECADI/MEC, ofertados pela UFMA. Exerceu a função de coordenadora do Núcleo de Pesquisa Escolar Compartilhada (NUPECOM/SEMED) e do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM/SEMED). Desenvolve estudos e pesquisas na área de Educação, com ênfase nos temas: formação docente, prática educativa, relações de gênero, mulheres, raça, afrodescendência, educação a distância e tecnologia educacional.

 

RAIMUNDO ERUNDINO SANTOS DINIZ

Historiador. Doutor em Ciências Sócio-Ambientais. Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional do Ensino de História- PPGEH/PROFHISTORIA/UNIFAP. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

 

RENATA VILELA RODRIGUES

Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT). Graduada em Psicologia, também pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande.

 

RHULLYA RHAYSA M. CLAUDINO

Graduanda de Psicologia/UFPA.

 

ROBENILSON MOURA BARRETO

Psicólogo, Psicanalista. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP-UFPA). Pesquisador do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental da Universidade Federal do Pará (LPPF/UFPA). Coordenador da Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) (ANPSINEP) – Região Norte. Atualmente docente de Psicologia na Faculdade Católica Dom Orione (TO).

 

ROBERTA OLIVEIRA DA SILVA

Graduanda do curso de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém. Brasil.

 

RONILDA BORDÓ DE FREITAS GARCIA

Acadêmica do curso de Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Integrante do grupo Transversalizando.

 

SÁSHENKA MEZA MOSQUEIRA

Professora Adjunta da Universidade Paulista (2012). Graduada (2001) em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Licenciada em Psicologia pela Faculdade de Educação (2001). Mestre (2008) e Doutora (2013) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano do IPUSP. Ministrou aulas teóricas e supervisão no curso de Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus Poços de Caldas. Atualmente ministra aulas e supervisão no curso de Psicologia da UNIP nas disciplinas de Estágio: Práticas Psicológicas - Plantão Psicológico; Intervenções Clínicas Breves - Atendimento Clínico na Abordagem Fenomenológica Existencial; Psicodiagnóstico. Possui experiência na área de Psicologia com ênfase em clínica e desenvolvimento humano. A tese de Doutorado: “A demanda por avaliação psicológica de adolescentes infratores: reflexões a partir de narrativas de atores da Justiça Juvenil e de psicólogas de Equipe Técnica do Juízo” Foi indicada ao Prêmio CAPES de Teses 2014 e ao Prêmio Teses USP 2015.

 

SILVANIE CAMPOS DE SOUZA

Psicóloga, Me em Educação Sexual; Esp em Saúde Mental e Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Pará. Integrante do Grupo de pesquisa GESTELD (www.gesteld.com) vinculado ao CNPq da UNESP, Bauru, SP.

 

SIMONE CRISTINA SILVA SIMÕES

Mestranda em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na linha de pesquisa Diversidade, Cultura e Inclusão Social, sendo bolsista da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA), vigência 2018-2020, onde é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Mulheres e Relações de Gênero (GEMGE), atuando no Projeto de Pesquisa sobre Mulheres Afrodescendentes no Magistério Superior (MafroEduc) e do Grupo de Pesquisa: Formação de Professoras, Metodologias e Práticas Educativas em Direitos Humanos; Graduanda em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Bauru- SP, com conclusão em 2014. Atualmente pesquisa nas temáticas Educação, direcionadas a Educação para Sexualidade, Estudos de Gênero e Sexualidade, Formação Pedagógica, Formação do curso de Pedagogia UFMA Codó, Estudos Decoloniais, Pesquisa Pós Crítica em Educação, Mulheres Afrodescendentes no Magistério Superior.

 

STEPHANIE CAROLINE FERREIRA DE LIMA

Doutoranda e mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará. É uma das ministrantes do curso de extensão “Estudos Interseccionais em Psicologia Social Crítica: raça, gênero e classe” (Código: 2021.CS.0135), além de colaborar no projeto de extensão “Ações e Estudos Interseccionais em Psicologia Social Crítica: raça, sexualidade e gênero”, ambos sob a coordenação do Prof. Dr. Aluísio Lima do Departamento de Psicologia da UFC. Além disso, faz parte da equipe técnica vinculada ao projeto? Narrativas de psicólogas dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) no contexto da COVID-19: vicissitudes das demandas de cuidado e gênero na atuação da clínica em Saúde Mental e Atenção Psicossocial, aprovado pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) no Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS - Chamada 02/2020). Desde 2015, é membro do Grupo de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica (PARALAXE/UFC), e em 2020 tornou-se membro do NEXOS: Teoria Crítica e Pesquisa Interdisciplinar - Nordeste - UFC. Sendo assim, ela atua na área da Psicologia Social Crítica, com interesse em Teoria Crítica contemporânea, Estudos de Gênero, Estudos em Redes Sociais Digitais, Narrativas de História de Vida, Saúde Mental e Reforma Psiquiátrica. Tem publicado artigos, capítulos em livros e realizado pareceres ad hoc.

 

STÉPHANY SILVA ANDRADE

Graduanda de Psicologia na Universidade Federal do Pará - UFPa. Bolsista do PET interdisciplinar Conexões de Saberes.

 

TATIANA MACHIAVELLI CARMO SOUZA

Professora Associada no curso de Psicologia da Universidade Federal Catalão (UFCAT). Doutora (2012) e Mestra (2009) em Serviço Social pela Unesp/Franca. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Líder do Grupo de Pesquisas “Teoria histórico-cultural e processos psicossociais” e membro do Grupo de Pesquisas “Dialogus - Estudos Interdisciplinares em Gênero, Cultura e Trabalho”, ambos da UFCAT (Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, Lattes-CNPq). Membro do GT “A Psicologia sócio-histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social” (ANPEPP). Apresenta experiência profissional em Psicologia Social atuando principalmente nos seguintes temas: gênero e violência contra mulheres, famílias, políticas públicas e subjetividade. Mãe de dois filhos, esteve em licença maternidade em 2011 e 2019.

 

TAWANE TAYLA ROCHA CAVALCANTE

Graduanda de Psicologia/UFPA.

 

THAÍS SELTZER GOLDSTEIN

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP, 2013), Mestre em Antropologia pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia (FFCH-UFBA, 2007), fez Aprimoramento em Saúde Mental Multiprofissional no Centro de Atenção Psicossocial Prof. Luís da Rocha Cerqueira (CAPS Itapeva / PIDA-USP, 2000) e graduou-se em Psicologia pelo IP-USP (1997). Atuou em diferentes instituições de Educação e Saúde, sempre buscando associar pesquisa, docência e prática profissional. Desde 2007, tornou-se docente e supervisora de estágios em cursos de graduação em Psicologia, Ciências da Saúde e Pedagogia. Atuou por 18 anos na clínica, em consultório, na perspectiva fenomenológico-existencial. Trabalhou na Faculdade Social da Bahia (FSB); na Faculdade São Bento da Bahia (FSBA); no Centro Universitário São Camilo /SP (CUSC-SP); na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP - Campus Baixada Santista), na Universidade Paulista (UNIP - Campus Santos). É professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED-UFBA), participante do Núcleo de Pesquisa EPIS: Educação, Política, Indivíduo e Sociedade: leituras a partir da Pedagogia, da Psicologia e da Filosofia. É membro do “Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade”/Núcleo Bahia. Desde 2017, vem coordenando Projetos de Pesquisa e Extensão sobre o tema do sofrimento e adoecimento psíquicos no ensino superior e seus possíveis enfrentamentos no âmbito da universidade.

 

THIAGO VERÍSSIMO DE PAIVA COSTA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2013). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFPA). Tem experiência na área de Psicologia social e escolar, com ênfase em Psicologia escolar. Atuou como psicólogo da Prefeitura Municipal de Terra Santa junto ao Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Eglantina Muniz da Costa (2014-2015). Atou como psicólogo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas do Amazonas - IFAM (2015-2017). Atualmente é psicólogo da Universidade Federal Rural da Amazônia- UFRA, Campus Capanema, membro colegiado do campus e do conselho universitário (2018-2020), membro da Comissão própria de Avaliação CPA (2018-2020), membro do Núcleo Amazônico de Acessibilidade Inclusão e Tecnologia/ACESSAR do Campus.

 

VALBER LUIZ FARIAS SAMPAIO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Especialista em Gestão e Planejamento de Políticas Públicas em Serviço Social pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ); Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e, atualmente, é doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Docente da Pós-Graduação da Faculdade de Educação Superior de Paragominas (FACESP); Conselheiro do Conselho Regional de Psicologia 10a Região, PA/AP (CRP 10) na gestão de 2016-2019; membro da Comissão de Ética (COE), do Grupo de Trabalho Psicologia, Infância e Juventude, do GT de Saúde Mental, Crack, Álcool e outras drogas e GT Psicologia e Assistência Social. e integra o grupo de Estudos e Pesquisa Transversalizando (UFPA). Agrega experiências em atividades voltados à Política Nacional de Assistência Social, Infância e Juventude, Psicologia da Saúde e Saúde Mental com ênfase na Política Sobre Drogas.

 

VALESKA MARIA ZANELLO DE LOYOLA

Possui graduação em Filosofia e Psicologia (UNB), e Doutora em Psicologia (UNB) com período sanduíche de um ano na Université Catholique de Louvain (Bélgica). Professora Associada 1 do departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UNB). Foi coordenadora do programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPSICC/UNB) de agosto de 2019 a março de 2021. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PSICC). Coordena o grupo de pesquisa “Saúde Mental e Gênero” (foco em mulheres) no CNPq. Foi representante do Conselho Federal de Psicologia no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (SPM) e no GEA (Grupo de Estudos do Aborto) no período de 2014 a 2016. Membro do Grupo de Estudos Feministas (GEFEM) da UnB. Participou do TEDx Universidade de Brasília com o talk “Por que xingamos homens e mulheres de formas diferentes?” e do Pint of Science/ Brasília com a fala “Por que as mulheres sofrem tanto no amor? Uma análise psicossocial”. Gravou o (vídeo aula) ORIENTAPSI, do Conselho Federal de Psicologia, sobre o tema “Saúde Mental e Gênero”. Blog do grupo SAÚDE MENTAL E GÊNERO: https://saudementalegenero.wordpress.com/

 

VANESSA LUANE FARIAS SAMPAIO

Graduanda de Psicologia/UFPA.

 

VERA LÚCIA FONSECA DE SOUZA (ORG.)

Possui graduação em PSICOLOGIA pela Universidade Federal do Pará (1992). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia na Universidade Federal do Pará - PPGP/UFPA- 1º Semestre 2020. Linha de Pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde. Atualmente Diretora do Núcleo de Promoção à Saúde na Secretaria Municipal de Saúde de Belém – SESMA. Anteriormente, estive à frente da Coordenação da Referência Técnica em Saúde Mental e Coordenação do Programa de Controle do Tabagismo/SESMA. Coordenação do Eixo Saúde no Programa Pacto do Acolhimento Belém pela Vida / SESMA. Psicóloga com experiência na área da Educação, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Assistência Social, Hospitalar (Urgência e Emergência) e Saúde Mental. Pós-Graduação em Educação com foco nas Relações de Aprendizagem.

 

WILLIAM ROSLINDO PARANHOS

Aluno do Mestrado Interdisciplinar no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, atuando em pesquisa acerca de Inteligência Emocional e desenvolvimento de Soft Skills. Atualmente, cursa o Professional Self Coaching (180h) pelo Instituto Brasileiro de Coaching, e possui formação em Análise Comportamental pela mesma instituição. Especialista em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Graduado em Gastronomia pela UNIVALI. Atualmente é Professor da Unisociesc, atuando como professor/mentor das disciplinas de Projeto Interdisciplinar e LAI - Laboratório de Aprendizagem Integrada (desenvolvimento de competências - Soft Skills) nos cursos de Gastronomia, Direito, Biomedicina, Enfermagem, Ciências Contábeis e Engenharias. É professor do curso de Gastronomia, na mesma instituição, em disciplinas práticas e teóricas: Confeitaria, Panificação, Eventos Gastronômicos, Cozinha Criativa. Atua Professor conteudista da UNESC e Laureate International Universities. Especialista de Ensino em Alimentos do SENAI/Itajaí. Produtor de conteúdo gastronômico para mídias sociais. Atua com consultorias, formações e palestras nas áreas de Gestão de Alimentos e Bebidas, Gestão de Equipes e Liderança, Desenvolvimento de Competências Socioemocionais, Soft Skills. Tem experiência nas áreas de: desenvolvimento de competências, soft skills, autodesenvolvimento, empreendedorismo, gestão do conhecimento e gastronomia.