Capa do livro: FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL E SOCIOLOGIAS INSURGENTE <br> tramas históricas em educação libertária

FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL E SOCIOLOGIAS INSURGENTE
tramas históricas em educação libertária

Autores: FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS

Este é um livro em formato de coletânea em que o objetivo é apresentar uma diversidade de textos resultantes da pós-graduação e da graduação, em pesquisas, extensões e práticas docentes na formação em Psicologia e áreas afins. A proposta desta publicação é propor um trabalho que possa ser usado na educação libertária e emancipatória, voltada ao público das ciências humanas e sociais, sobretudo, aos(às) interessados(as) na educação dialógica e polissêmica, nas epistemologias ligadas aos movimentos sociais e na produção de um currículo constituído na alteridade/diferença.

Esta coletânea reúne integrantes de diversas universidades e saberes de várias áreas e regiões do Brasil. Trata-se de uma publicação de trabalhos que são resultados de pesquisas sobre educação, currículo, formação e produção da subjetividade. Os capítulos são todos ligados ao tema central do título do livro e apresentam distintos olhares e perspectivas teórico-metodológicas

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Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2016-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-2017-1
DOI: 10.24824/978652512016.4
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 770
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL E SOCIOLOGIAS INSURGENTE <br> tramas históricas em educação libertária

ADRIANA ELISA DE ALENCAR MACEDO (ORG.)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia – UNAMA (2005). Especialização em Saúde Mental pela Universidade do Estado do Pará – UEPA (2004). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará – UFPA (2012-2014) com foco para políticas públicas em Centros Socioeducativos Femininos e foi bolsista do CNPq durante esse período. Doutora em Psicologia pela UFPA. Doutorado sanduíche na Universidade de Évora - Bolsista CAPES (2019). Experiência em Psicologia Clínica e pessoas com deficiência. Já atuou como psicóloga para vítimas de violência sexual. Presidenta da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do CRP10. Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Pará (CEDCA) - 2013 a 2017. Membro do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente - Pará - 2013 a 2018. Conselheira do conselho municipal de assistência social de Belém (CMAS) - 2017 a 2018. Integrante do Fórum do direito da criança e adolescente do Pará - FDCA - 2013 a 2018. Integrante da coordenação do núcleo ABRAPSO - BELÈM de 2015 a 2017. Entre 2015 e 2017 atuou como docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). Atualmente compõe a comissão de gênero e diversidade sexual do CRP 16. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, violências, medidas socioeducativas, políticas públicas, SINASE, história oral e pesquisa documental.

 

ADRIANE RAQUEL SANTANA DE LIMA

Professora da,Universidade Federal do Pará, coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Gênero, feminismos e Interseccionalidade GEPEGEFI-UFPA/ICED.

 

ALCINDO ANTÔNIO FERLA

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Também atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), como professor no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), como pesquisador visitante do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz/FAPEAM, como pesquisador visitante na Alma Mater Studiorum - Università Di Bologna / Centro de Saúde Internacional e Intercultural e como pesquisador convidado no Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud, da Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. Líder do Grupo de Pesquisas Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva (Rede Interstício).

 

ALERRANDSON AFONSO MELO PINON

É Mestre em Ensino de História pela Universidade Federal do Pará (2020). Possui Especialização Lato Sensu em Ciências Humanas: História da Amazônia pela Universidade da Amazônia (2009) e graduação em História Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente é professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Belém e professor classe II da Secretaria Executiva de Educação do Pará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Amazônia, História da África, Didática da História, Pensamento Decolonial, Pedagogias Decoloniais e Ensino de História.

 

ALEXANDRA MARCELINA DA S. BARROS

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande.

 

ALEXANDRE SILVA NUNES

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2010), Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005) e Licenciado em Educação Artística, com habilitação em Artes Cênicas, pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Professor Associado da Escola de Música e Artes Cênicas (EMAC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena. Coordena o LABORSATORI - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena e o Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás – FUGA.

 

ALINE BECKMANN MENEZES

Professora Adjunta da Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Psicologia, com Mestrado e Doutorado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Psicologia Escolar e Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Membro do GT de Psicologia Escolar e Educacional da ANPEPP e Coordenadora do Laboratório de Soluções Educacionais.

 

ALINE KELLY DA SILVA

É doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Alabucana-pernamgoana, vivendo e sonhando entre os agrestes, os litorais e as quebradas maceioenses. Estuda epistemologias anticoloniais, feministas e antirracistas, na articulação com juventudes negras. Escreve e pesquisa para aprender e partilhar.

 

ALINE LIMA DA SILVEIRA LAGE

Possui graduação em Psicologia (1999) e mestrado em Ciência Ambiental (2003) pela Universidade Federal Fluminense e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia e Educação, Formação de professores, surdez, Medicalização, políticas públicas, produção de subjetividade e movimentos sociais. É Professora de Psicologia do Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos (DESU-INES), membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez (GEPESS-UFRJ) e coordena, com o Professor Maurício Rocha Cruz, o Grupo de Pesquisas Formação de Professores (de) Surdos (GPFPS-INES).

 

ALINE MAIRA HERCULANO OLIVEIRA DA SILVA

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

ALUÍSIO FERREIRA LIMA (ORG.)

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Também atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), como professor no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), como pesquisador visitante do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz/FAPEAM, como pesquisador visitante na Alma Mater Studiorum - Università Di Bologna / Centro de Saúde Internacional e Intercultural e como pesquisador convidado no Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud, da Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. Líder do Grupo de Pesquisas Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva (Rede Interstício).

 

AMANDA GABRIELLA BORGES MAGALHÃES

Graduada em Psicologia - Formação do Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (2017). Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia na mesma instituição (2019). Atua como Psicóloga Educacional na Divisão de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará - Campus Cametá. Tem interesse nas áreas de Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia Social e História da Psicologia. Atualmente, coordena o Programa “Conexões: Vida Universitária e Saúde Mental” da Assistência Estudantil, que tem como objetivo promover práticas coletivas de promoção de saúde mental no ensino superior.

 

ANA CARLA CIVIDANES FURLAN SCARIN (ORG.)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (1993), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Pós doutorado pela Universidade de São Paulo - Instituto de Psicologia - São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Epistemologia da Psicopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, cotidiano escolar, escola, educação, desenvolvimento sócio-moral, psicologia clínica (abordagem psicanalítica), psicopatologia, patologização, medicalização e saúde mental.

 

ANA CAROLINA FARIAS FRANCO (ORG.)

Psicóloga/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA. Doutora em Educação/UFPA. Concursada como Psicóloga/IFPA.

 

ANA CLAUDIA ASSUNÇÃO CHAVES (ORG.)

Graduada em Letras/UFPA. Graduanda em Psicologia/UFPA.

 

ANA CRISTINA FERNANDES MARTINS

Doutora em Psicologia pela USP com o título Entre picadas e trilhas: trajetórias de famílias em área de assentamento em Manaus-Am (2010) e foi bolsista pela FAPEAM no mesmo período. É mestra em Educação pela UFAM com foco nas políticas públicas (2002). É graduada em pedagogia pela UFAM (1990). Ingressou na UFAM em 08 de abril de 1991, por intermédio de Concurso Público para Carreira do Magistério Superior. Desenvolve atividades de ensino, extensão e pesquisa na área de Educação e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, gestão da educação, gestão escolar, psicologia escolar/ educacional e processos educativos.

 

ANDERSON REIS DE OLIVEIRA (ORG.)

Estudante de Psicologia, oitavo semestre. Bolsista de iniciação científica CNPQ.

 

ANDRÉ BENASSULY ARRUDA (ORG.)

Obteve graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2006). Realizou mestrado na UFPA através do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (PPGP), iniciado em 2011 e concluído em junho de 2013. Iniciou o Doutorado no PPGP/UFPA em 2021 com prazo de defesa para 2025. Participa do Grupo de Pesquisa “Transversalizando” coordenado pela Profª. Drª Flávia Cristina Silveira Lemos (UFPA), focado em temáticas sociais, tendo como referência teórica central a obra de Michel Foucault e Filosofia Crítica. Nos anos de 2006 a 2007 trabalhou no município de Trairão/PA (transamazônica) com enquadramento funcional de técnico psicólogo no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde contribuiu na organização e efetivação do Sistema Único de Saúde na referida região. De 2007 a 2008 desenvolveu suas atividades profissionais no município de Abaetetuba em unidades governamentais como: Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (NAECA). De 2009 a 2010, com enquadramento de assessor, contribui na Câmara de Defesa Social e Direitos Humanos da Secretaria de Governo do Estado do Pará. A partir do início de 2013 passou a compor o quadro de técnicos psicólogos do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (CEDECA), mais especificamente do Programa de Proteção de Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), encerrando suas atividades neste programa em junho de 2014. Entre os de 2015 c a 2020 lecionou na Universidade da Amazônia, nos cursos de Psicologia, História, Letras, Artes Visuais, Matemática e Biologia, Comunicação Social, Serviço Social, entre outros. Tem experiência profissional na área de Psicologia Social, com ênfase em Serviço Social; Políticas Públicas Sociais; Direitos Humanos; Controle Penal Juvenil e Violência Letal Juvenil; Saúde Mental e atendimento psicossocial. Atualmente é docente na Faculdade dos Carajás pelo curso de Psicologia.

 

ANDRÉA CHIESORIN NUNES

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista CAPES.

 

ANGÉLICA CABRAL OLIVEIRA ALVES

Acadêmica de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO).

 

ANNA AMÉLIA DE FARIA

Psicóloga, Mestre em Comunicação (UNB). Doutora em Letras e Linguística “Documentos da Memória Cultural” (UFBA). E Pós-doutoranda em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes (UNB). É Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Professora do Mestrado Profissional Psicologia e Intervenções em Saúde (EBMSP). Psicanalista. Área de atuação: psicanálise de orientação lacaniana.

 

ANNA KAROLLINA SILVA ALENCAR

Possui Bacharelado e Licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás – UFG (2014), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGP da UFG (2018) e atualmente cursa doutorado no Programa de Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília - Unb. É professora do ensino básico e do ensino superior, no curso de Psicologia.

 

ANTÔNIA MARIA RODRIGUES BRIOSO

Professora de História da Escola de Aplicação da UFPA. Mestre em Ensino de História e coordenadora do Projeto Cartografia da Cultura Afro-brasileira e Indígena da EA-UFPA.

 

ARELI FERREIRA VASCONCELOS

É mestranda pelo PPGEDUC - Educação e Cultura pela UFPA - Campus Tocantins/Cametá, possui graduação em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (2006). Especialista em Gestão de Saúde Publica pela Universidade Federal do Pará - UFPA e Universidade Aberta do Brasil - UAB. Foi Tesoureira do fundo municipal de saúde de Baião da Prefeitura Municipal de Baião; é professora titular da rede pública Municipal de Baião, já atuou na EJA. Atualmente lotada na educação Infantil. Tem experiência na área de letramento em series iniciais, educação de jovens e adultos e experiência em gestão financeira e administrativa de saúde pública. Atualmente, professora de educação básica, atuando no 3º ano do Ensino Fundamental. É graduada em Licenciatura em Educação do Campo -LEDOC/FECAMPO/ UFPA. Como pesquisadora, realiza pesquisa na área das políticas públicas educacionais voltadas à educação do campo e participa do grupo de pesquisa GEPECAM- Grupo de Pesquisa em educação do Campo na Amazônia.

 

ATAUALPA MACIEL SAMPAIO (ORG.)

Possui graduação (1997) e mestrado (2005) em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Leciona Psicologia Social e Psicologia Aplicada ao Direito no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Atua como psicólogo no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF3), realizando trabalhos com as equipes de saúde da família e com a população por elas assistidas. Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de saúde mental e de modelos de atenção e de promoção à saúde.

 

AYUMI GABRIELA DOMINGUES (ORG.)

Discente de Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

BRUNA DE ALMEIDA CRUZ (ORG.)

Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Pará (UFPA), mestre em Psicologia Clínica e Social pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA e atualmente doutoranda do mesmo programa. Psicóloga educacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Belém, atua na Assistência Estudantil e na equipe multiprofissional do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas. É também membro da Comissão de Permanência e Êxito do IFPA, no Campus Belém. Dedica-se à pesquisa sobre processos de medicalização da vida, práticas não medicalizantes e a interface entre Educação e Saúde. É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Inclusiva (GPEI - NAPNE/IFPA). Participa também dos grupos de pesquisa InquietAções e Transversalizando, ambos vinculados à UFPA.

 

BRUNO JÁY MERCÊS DE LIMA (ORG.)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É especialista em Estratégia Saúde da Família pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e especialista em Educação para Relações Etnicorraciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnología do Pará (IFPA). Mestre e Doutor em Psicologia (PPGP-UFPA). Desenvolve pesquisas nas áreas de saúde pública, saúde mental, psicologia social e psicologia política. Experiência em docência de nivel técnico, superior e pós-graduação. Integrante do Grupo de Pesquisa Transversalizando. É assessor parlamentar da Deputada Federal Vivi Reis (PSOL/PA).

 

CAIO MONTEIRO SILVA

Doutor pela Universidade Federal do Ceará (2021) com foco para estudos com relacionado à família. É Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (2017). Gestalt-Terapeuta pelo Instituto Gestalt do Ceará - IGC; Formado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2013). Foi colaborador do Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade - LAPSUS. Atualmente é Professor no curso de psicologia da Faculdade Ari de Sá (FAS), é membro colaborador do Grupo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisas e Intervenções em Psicologia Social Crítica (PARALAXE). Desenvolve trabalhos no campo dos estudos Pós-Coloniais trabalhando com os temas: Epistemologia, Ética, Família, Sociedade e Subjetividades Contemporâneas.

 

CAMILA DOS SANTOS LEONARDO

Mestranda em Psicologia pela UFC. Integrante do VIESES-UFC. Bolsista CAPES.

 

CARLA JÉSSICA DE ARAÚJO GOMES

Graduanda em Psicologia pela UFC. Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). Integrante do VIESES-UFC.

 

CARLOS ALBERTO FERREIRA DANON

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1993) e mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2005). Atualmente é professor titular do Centro Universitário Jorge Amado. Professor assistente da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - EBMSP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino fundamental, gestão escolar, diversidade cultural, democracia e psicologia.

 

CARLOS JORGE NOGUEIRA DE CASTRO

Geógrafo. Universidade do Estado do Pará.

 

CAROLLINE SEPTIMIO LIMEIRA

Doutora em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina- (UDESC) e Professora da Faculdade Estacio Castanhal.

 

CLEUDE ALCANTARA ALVES STORCH

Graduada em Pedagogia (2016) pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná. Especialista em Supervisão, orientação e gestão escolar com ênfase em Psicologia educacional. Especialista em Educação Infantil com ênfase em Psicologia educacional. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia na linha de pesquisa em “Psicologia Escolar e Processos Educativos” (2019).

 

DAGUALBERTO BARBOZA DA SILVA

Mestrando em Psicologia pela UFC. Integrante do VIESES-UFC. Bolsista CAPES.

 

DAIANE GASPARETTO DA SILVA

Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Pará, mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará. Realiza pesquisa sobre produção de subjetividade e modos de existência nas cidades. Integrante do Grupo de Pesquisa Transversalizando, do Grupo de Trabalho “Saúde Mental, Álcool e outras drogas” (CRP-10) e da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Em 2015, atuou como docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e, entre 2015 e 2017, como professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará. Atua, desde 2019, como professora substituta do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Pará e como Psicóloga/Técnica em Gestão Penitenciária do Estado do Pará (SEAP). Conselheira do CRP 10 - PA/AP. Possui experiência em artes, principalmente em dança contemporânea e composição de canções.

 

DANIEL CASTRO SILVA (ORG.)

Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Foi bolsista (PIBIC/CNPq) de Iniciação Científica (2018/2019). Atualmente está como Bolsista Estagiário (PROBOLSA/UFPA) no projeto de extensão “Plantão Psicológico” da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST/UFPA). É integrante do Grupo Transversalizando, do Grupo de Estudos na Abordagem Centrada na Pessoa (GEACP) e membro estudantil da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Tem experiência na área de Saúde Mental, Plantão Psicológico, Judicialização, Psicologia Social e Política, Sexualidade, Michel Foucault, Carl Rogers.

 

DANIEL DE CASTRO BARRAL

Mestrado em Psicologia Clínica e Cultura pela Universidade de Brasília, Brasil (2019).

 

DANIEL SOMBRA

Geógrafo. Universidade Federal do Pará.

 

DANIELE VASCO SANTOS (ORG.)

Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins/UFT (Campus Miracema). Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará/UFPA (2002). Mestra em Educação/UFPA (2009). Doutora em Educação /UFPA (2017). Integra o Grupo de Pesquisa Transversalizando: ensino, pesquisa-intervenção e extensão/UFPA. É associada à Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO) e à Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE). Foi docente na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará/UNIFESSPA e na Estácio-SEAMA/Amapá. Realiza estudos nos campos sobre Educação, Currículo e Modos de Subjetivação, Políticas Públicas de Saúde Mental, Psicologia e Relações Raciais. Atuou como psicóloga nos campos das políticas públicas de saúde e da assistência social. Compôs a Comissão de Psicologia e Relações Raciais do Conselho Regional de Psicologia (CRP) 10º Região Pará/Amapá (2017-2019). Possui Formação em Processo Grupais pela Sociedade Brasileira de Dinâmica de Grupos (SBDG).

 

DAVID COUTINHO

Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

DHIÂNELLY SANTOS TOLENTINO

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande.

 

DOLORES GALINDO (ORG.)

Possui Pós-Doutorado (2015-2016), Doutorado (2006) e mestrado (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1999. Atua como Professora no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. Foi vice-coordenadora e posteriormente Coordenadora do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Estudos de Cultura Contemporânea. Na graduação, atua como Docente lotada no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Laboratório Tecnologias, Ciências e Criação (LABTECC), desde 2010. Atua como docente nos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea e em Psicologia da UFMT. Como convidada, orienta no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade da UNESP / Assis. Foi da Diretoria Nacional da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (2016-2017), Conselheira Alterna da ULAPSI (2016-2017) e integrou a Coordenação da Red Latinoamericana de posgrados em estudos sobre a cultura - ReLaPec (2014-2016). Compõe o GT Conhecimento, Subjetividade, Práticas Sociais da ANPEPP. Foi Vice-Presidente da Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Psicologia Social - ABRAPSO (2012-2013) e Secretária (2014-2015). É membro associado da ESOCITE.BR - Associação Brasileira dos Estudos Sociais das Ciências e Tecnologias, da ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social e SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. Coordenou a Comissão de Internacionalização do Fórum de Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas. Atua como Editora de Section of Athenea Digital: revista de pensamiento y investigacion Social (UAB-Espanha) e integra o corpo de pareceristas de diversos periódicos nacionais e internacionais.

 

DOMENICO UHNG HUR

Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Universidade Autônoma de Barcelona e pós-doutoral na Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha. Professor associado de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG). Membro do Instituto Gregorio Baremblitt. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq. Autor e organizador de diversos livros de psicologia política, entre eles: “Psicologia, Política e Esquizoanálise” (Hur, 2018) e “Psicologia dos extremismos políticos” (Hur & Sabucedo, 2020).

 

EDILSON MATEUS COSTA DA SILVA

Historiador. Doutor em História Social da Amazônia (PPHIST/UFPA). Professor da Secretaria de Educação do Pará (SEDUC-PA), integrante do projeto Sistema Educacional Interativo (SEI). Integrante da equipe de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas do Documento Curricular do Estado do Pará.

 

EMILY THAINÁ MENEGUZZO

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Várzea Grande.

 

ENOCK DA SILVA PESSOA

Prof Dr em Psicologia/UFAC.

 

ÉRIKA CECÍLIA SOARES OLIVEIRA

Professora do Departamento de Fundamentos Pedagógicos da Faculdade de Educação na Universidade Federal Fluminense, tenho me encantado por políticas de escritas feministas e epistemologias subalternas e contracoloniais que estão espalhadas em teorias, livros infantis, poemas, literatura. Acredito em uma poética feminista que se ancora e desliza por nossas corpas e recria mundos dentro e fora da universidade.

 

FÁBIO HENRIQUE MARTINS DA SILVA

Fábio Martins CRP 06/146608, é psicólogo clínico e pesquisador em Psicologia e Sociedades, doutorando na UNESP Assis-SP (2020). Possui graduação em Psicologia UNESP Assis-SP (2016) e mestrado acadêmico em Psicologia e Sociedade UNESP Assis-SP (2018). Integrante do Grupo de Pesquisa PsiCUqueer - Coletivos, Psicologias e Culturas Queer (Unesp, Assis).

 

FELIPE VASCONCELOS DE SÁ

Discente da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Ciências Sociais (FCS/UFPA).

 

FERNANDA CRISTINE DOS SANTOS BENGIO

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2011) e em Gestão de Órgãos Públicos pela Universidade da Amazônia (2006). Especialista em Psicologia Clínica. Doutora e Mestra em Psicologia (UFPA). Possui experiência profissional no campo da Assistência Social (proteção básica e especial), na clínica psicológica e educação. Interesses de pesquisa no campo da Psicologia da Educação e Psicologia Social com os seguintes recortes: infância e juventude; assistência social; processos de territorialização; patrimônio cultural; memória coletiva; e direito à cidade.

 

FERNANDA TEIXEIRA DE BARROS NETA

Psicóloga/UFPA. Mestre em Psicologia/UFPA. Doutora em Psicologia/UFPA.

 

FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS (ORG.)

Possui graduação em Psicologia/UNESP (1999). Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003). Doutora em História Cultural/UNESP (2007). É professora associada III, na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Foi professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação/UFPA. Integrou a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2017-2019). Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Coordena o Grupo: Transversalizando. Realiza estudos sobre: Modos de subjetivação contemporâneos, práticas de medicalização e judicialização da vida; Psicologia, justiça e políticas públicas; Recepção sócio-histórica de Michel Foucault no Brasil e Filosofia da diferença; Psicologia, formação, epistemologia e história; Cidade, cultura e subjetividade; Dispositivo clínico, saúde mental e direitos de crianças e adolescentes. Realiza estudos sobre Deleuze, Foucault e Guattari, em Esquizoanálise, Filosofia da Diferença e Arqueogenealogia.

 

FLÁVIA DE BASTOS ASCENÇO SOARES

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGP da Universidade Federal de Goiás (2018). Possui Licenciatura em Artes Cênicas pela Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC da Universidade Federal de Goiás - UFG (2016). Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Católica de Goiás – PUC/GOIÁS. É atriz, pesquisadora e produtora do LABORSATORI - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena.

 

GEANA BANIWA

Psicóloga indígena, formada pelo Centro Universitário Fametro e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas.

 

GEISE DO SOCORRO LIMA GOMES (ORG.)

Possui graduação em Formação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008), graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado em Psicologia - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2017). Tem experiência na área da Saúde Coletiva, atuando principalmente nas seguintes áreas e temas: política de saúde, clínica ampliada, sofrimento psíquico e formadora no Programa Saúde na Escola. Na Psicologia trabalha nas áreas da Psicologia Social: trabalho forçado, Foucault, governamentalidade, biopoder e formação em psicologia. Na pedagogia atua principalmente com os temas: Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicogênese. Atuou como conselheira no Conselho Regional de Psicologia durante a gestão 2013-2016. Atualmente exerce a função de professora na Faculdade de Pedagogia do Campus Castanhal/UFPA.

 

GIOVANNA MARAFON

Doutora em Psicologia - Estudos da Subjetividade (UFF), com pós-doutorado em Educação (PUC-Rio). Professora da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

 

HÉLDER CÔRREA LUZ

Filósofo. Psicólogo/UFPA. Mestre em Desenvolvimento Sustentável/UFPA. Doutorando em Psicologia/UFPA. Professor de Filosofia da SEDUC/PA.

 

HERCULANO RICARDO CAMPOS

É graduado em Psicologia (1983) e possui Mestrado (1998) e Doutorado (2001) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Desenvolveu estudos pós-doutorais em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá/PR. Atua na UFRN como Professor Titular, junto ao Departamento de Psicologia e ao Programa de Pós-graduação em Psicologia. Desenvolve estudos, prioritariamente, na área de Psicologia Escolar e Educacional, mas também na Psicologia Social. Suas linhas de pesquisa são Práticas sociais e educacionais com crianças e adolescentes e Psicologia e Educação na perspectiva Histórico-Cultural.

 

IARA FLOR RICHWIN

Psicóloga com experiência e atuação clínicas no campo da atenção e cuidado a usuários de drogas (CAPS-AD/GDF de 2011 a 2016), no sistema socioeducativo para adolescentes em conflito com a lei do Distrito Federal (2008 - atual) e em consultório particular. Pesquisadora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da UnB, no qual realiza atualmente pesquisa de pós-doutorado sobre saúde mental de mulheres que estão em situação de rua e de mulheres que fazem uso de crack. Doutora (2017) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília em cotutela com a École Doctorale Recherches en Psychanalyse et Psychopathologie da Université Paris Diderot, onde também realizou formação universitária complementar em “Adicções: clínica dos riscos e dependências” (2015-2016) . Mestre (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura da Universidade de Brasília. Bacharel em Psicologia (2006) e Psicóloga (2007) pela Universidade de Brasília. Dedica-se a pesquisas sobre os seguintes temas: psicanálise e toxicomanias; a clínica com usuários de drogas; psicanálise e a prática clínico-institucional e psicossocial com usuários de crack; psicanálise e a clínica em situações de precariedade; a subjetividade em face da vulnerabilidade e exclusão social; dimensões sociopolíticas e culturais da constituição subjetiva e dos sintomas e manifestações psicopatológicas; gênero e saúde mental; o uso de crack por mulheres a partir da categoria analítica de gênero e sua relação com as violências múltiplas e gendradas.

 

IGOR MONTEIRO SILVA

Possui Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará (2015) e Pós-doutorado, na mesma instituição, na área de Sociologia Urbana. Foi bolsista pelo FUNCAP durante o desenvolvimento de seu mestrado. É formado em ciências sociais pela Universidade Federal do Ceará (2006). É professor adjunto da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no curso de Licenciatura em Sociologia, compondo a área de Ensino de Sociologia e Estágio. Atualmente, é coordenador do Núcleo de Estudos das Performances Culturais e do Patrimônio Cultural Imaterial (PERFORMARTE/UNILAB) e pesquisador do Laboratório de Estudos da Oralidade (LEO-UFC). Entre agosto de 2018 e fevereiro de 2019, foi coordenador de área do PIBID Multidisciplinar “Sociologia e História” na UNILAB. Tem experiência e interesses de pesquisa nas seguintes áreas: ensino de sociologia, cidades, mobilidades, fronteiras, turismos, literatura de viagem e capoeira.

 

IOLETE RIBEIRO DA SILVA

Atualmente atua como docente titular na UFAM. É graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990). Mestre em Psicologia (1998) pela Universidade de Brasília e é doutora (2004) em Psicologia pela Universidade de Brasília. Bolsista Produtividade CNPq. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFAM e Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGPSI/UFAM. Desenvolve pesquisas a partir da perspectiva crítica da Psicologia histórico-cultural abordando a constituição das subjetividades dos povos amazônicos, seus processos de desenvolvimento e interrelações com os processos educativos. Os temas de interesse são: aspectos psicossociais da desigualdade e processos de transformação social; psicologia, movimentos sociais e processos de inclusão de grupos historicamente excluídos; interseccionalidade entre gênero e raça, preconceitos, violências, processos de exclusão e manifestações de sexismo na escola e na Universidade; a escola como espaço de constituição dos sujeitos; processos psicossociais e culturais que permeiam as práticas e saberes acerca da realidade amazônica; processos de desenvolvimento de crianças e adolescentes em contextos sócio institucionais específicos; políticas públicas e a promoção de direitos humanos à população amazônica.

 

ISADORA DOS SANTOS ALVES

Graduanda em Psicologia pela UFC. Bolsista de Iniciação à Docência (PID/UFC). Integrante do VIESES-UFC.

 

IZANE FLEXA SANTA BRIGIDA

Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica e Educação Especial pela Faculdade da Região Serrana- (FARESE) e Pedagoga pela Faculdade Estacio Castanhal.

 

JAÍNE DAISE ALVES DOS SANTOS

Acadêmica de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO).

 

JÉSSICA COSTA VEIGA (ORG.)

Arquiteta/UNAMA.

 

JÉSSICA MODINNE DE SOUZA E SILVA (ORG.)

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduada em Psicologia/Formação do Psicólogo pela mesma instituição. Atua como Professora Colaboradora na Universidade Federal do Pará (UEPA), no programa de aperfeiçoamento de Filosofia e Direitos Humanos (CCSE). Foi docente dos cursos de Psicologia e Educação Física (Bacharelado) da Faculdade Estácio Belém - Campus Nazaré (Belém-PA); atuou como Coordenadora do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico - NAAP da mesma instituição, através de atendimentos aos docentes e discentes. Coordenou o grupo de estudos em gênero, sexualidade, raça, classe e território, chamado Ver-O-Gênero, também na mesma IES. Foi educadora popular e psicóloga no Cursinho Popular da Rede EMANCIPA-PA. Tem experiência e ênfase em Psicologia Social, Psicologia da Educação (PARFOR - ICA/UFPA), Psicologia(s) de base fenomenológicas, existenciais e humanistas (Psicologia da Gestalt, Gestalt-terapia e Abordagem Centrada na Pessoa) e estudos voltados para a Psicologia da Percepção, tanto na área de pesquisa, quanto na vivência em docência e trabalho em clínica. É pesquisadora do grupo de estudos Transversalizando (UFPA).

 

JOÃO GABRIEL SOARES

Mestre em Direito na linha de pesquisa Constitucionalismo, Democracia e Direitos Humanos pelo PPGD/UFPA. Membro-pesquisador do Laboratório em Justiça Global e Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA). Membro e Diretor Científico da Liga.

 

JOÃO PAULO PEREIRA BARROS (ORG.)

Professor do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenador do VIESES-UFC: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação. Bolsista de Produtividade do CNPq.

 

JOELMA DO SOCORRO LIMA BEZERRA (ORG.)

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2013). Mestra em Psicologia, pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia- UFPA (2018), linha de pesquisa Psicologia, Sociedade e Saúde. Atuou como avaliadora do Programa Nacional de Avaliação dos Serviços de Saúde (PNASS). Foi bolsista de Apoio Técnico em Extensão no País (ATP/CNPq), em projeto realizado no Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). Servidora pública no município de Abaetetuba/PA, como Psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) 2016 - 2020. Cursando a Residência Multiprofissional de Saúde em Oncologia, no HUJBB/UFPA.

 

JUAN DE ARAUJO TELLES

Psicólogo formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), mestrando do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da PUC-Rio, integrante do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Porta da Lembrança (PUC-Rio) desde 2016 e membro do Coletivo Nuvem Negra. Foi bolsista de iniciação científica PIBIC/CNPq na PUC-Rio (2017-2019) e estudante bolsista no Programa de Educação pelo Trabalho do Ministério da Saúde/PUC-Rio (2014-2015). Atualmente pesquisa sobre os efeitos psicossociais do racismo, descolonização, decolonialidade e produção de saberes e práticas em Psicologia.

 

JÚLIA MUNIZ DE ALVARENGA

Mestra em Psicologia - Estudos da Subjetividade (UFF). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista CAPES.

 

JULIANA MAIA

Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

 

KAMILA SOARES DE ARAÚJO COIMBRA

Atualmente professora do ensino básico no Colégio Santa Cruz (TO).

 

KÁSSYA CHRISTINNA OLIVEIRA RODRIGUES

Docente na Universidade Federal do Oeste do Pará. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Processos Inclusivos e integrante do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire.

 

KÉSIA DOS ANJOS ROCHA

É feminista, anticolonial, aprendiz na arte de tocar tambor, depois de um encontro afetuoso com o maracatu alagoano. Atualmente está doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Vive, aprende e (des)aprende no campo dos estudos de gênero, sexualidades e raça em diálogo com os pensamentos feministas, queer e contracoloniais.

 

LARISSA AZEVEDO MENDES (ORG.)

Doutoranda em Psicologia-linha de pesquisa: Psicologia, Sociedade e Saúde - Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Pará-UFPA. Mestra em Psicologia- linha de pesquisa: Psicologia, Sociedade e Saúde-pela UFPA. Possui Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia-UNAMA. Tem experiência na área da SAÚDE com ênfase em: CLÍNICA, ENSINO-APRENDIZAGENS, PSICOLOGIA SOCIAL E EDUCACIONAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Medicalização, Saúde mental, Saúde Coletiva, Clínica ampliada, Psicologia Política e Social. Perspectivas Foucaultianas e Modos de Subjetivação. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia-ABEP e da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia-ANPEPP. Participa do grupo de estudos, pesquisa e extensão Transversalizando UFPA/CNPQ. Atuou como conselheira no Conselho Regional de Psicologia 10ª Região e no Conselho Estadual da Política sobre Drogas do Estado do Pará.

 

LARISSA FERNANDES PEREIRA

Especialista em Educação Tecnológica (CEFET/RJ). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista FAPERJ.

 

LARISSA FERREIRA NUNES

Doutoranda em Psicologia na UFC. Bolsista FUNCAP. Integrante do VIESES-UFC.

 

LAUANY CÂMARA CHERMONT PINHEIRO (ORG.)

Psicóloga/UNAMA. Mestre em Psicologia/UFPA.

 

LUANA SOUZA DE DEUS NETO ALMEIDA

Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia, Brasil (2017). Residente de Psicologia da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará , Brasil.

 

LÚCIA MARIA BERTINI

Doutoranda em Psicologia na UFC, integrante do VIESES-UFC.

 

LUCIANA BATISTA DA SILVA (ORG.)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Assis (1999) e mestrado em Psicologia - UNESP - Faculdade de Ciências e Letras de Assis (2008). Atualmente é Pesquisadora Doutoranda em Psicologia da Faculdade de Ciências e Letras - Unesp - Assis e Professora Visitante no curso de pós-graduação da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos Grupais e de Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, adolescente, políticas públicas, brasil (estatuto da criança e do adolescente) e perspectiva social.

 

LUCIANA LOBO MIRANDA

Doutora em Psicologia pela PUC-RJ, com estágio doutoral no Programa de Ciência da Educação em Paris 8, França; Pós-Doutorado no Programa de Psicologia Social Crítica e Personalidade pela City University of New York (CUNY), EUA (Bolsa CAPES). Professora associada do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC). Vice-coordenadora do PPG-Psicologia UFC. Coordenadora do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS).

 

LUCIMAR ROSA DIAS

Professora da UFPR. Doutora pela USP, Mestra pela UFMS. Coordenadora do ErêYá Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação para as Relações Étnico-Raciais/UFPR.

 

LUIZ AUGUSTO PINHEIRO LEAL

Pós-doutor em Antropologia Social pela UFSCar. Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia. Professor Associado da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Grupo de Pesquisa História em Campo (GHISCAM).

 

LUIZ GUILHERME ARAÚJO GOMES

Doutor e Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Mato Grosso. Especialista em Teoria e Clínica Psicanalista e Graduado em Psicologia, ambos pela Universidade de Cuiabá. Professor do curso de Psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande.

 

MADSON JOSÉ NASCIMENTO QUARESMA

Geógrafo. Universidade do Estado do Pará.

 

MARCELA DE TOLEDO PIZA COSTA MACHADO

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista CAPES.

 

MARCELO CALEGARE

Graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Psicologia Social (IP-USP). Pós-doutorado no PGPDE/UnB (2020-2021). Professor adjunto da Faculdade de Psicologia (FAPSI-UFAM) e professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI-UFAM). Membro do GT Psicologia Comunitária da ANPEPP.

 

MARCELO MORAES MOREIRA

Graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1995), pós-graduação lato sensu pela Universidade Católica de Brasília (2009) e Mestrado em Psicologia Social e Clínica pela Universidade Federal do Pará (2013). Tenho boa capacidade para falar em público e boa experiência como palestrante. Sou professor do ensino superior, com experiência de docência nos cursos de Psicologia, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Direito, Educação Física e Administração. Também dou aulas na Pós-Graduação lato sensu nas áreas da Educação, Saúde e Engenharias. Já tive a oportunidade de assumir a Coordenação do curso de Psicologia por quase 03 anos numa IES, onde pude aprender muito nas minhas relações com o corpo docente e discente. Atualmente, estou na Coordenação do Curso de Psicologia da Faculdade Estácio Belém, além da docência nesse curso. Sou Psicanalista em formação, vinculado ao Círculo Psicanalítico do Pará – CPPA

 

MARCK DE SOUZA TORRES

Doutorado em Psicologia Clínica na PUC-RS em 2019 com foco para a violência sexual. É Mestre em Psicologia Clínica e Cultura pela UnB em 2014. Graduação em Formação do Psicólogo pela UFAM no ano de 2007. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Amazonas. Líder do Grupo de Pesquisa em Contextos Clínicos e Avaliativos certificado pela Universidade Federal do Amazonas no CNPq. Experiência como docente em cursos de graduação e pós-graduação de psicologia. Tem experiência nas áreas de: vitimização de violência sexual, trauma, avaliação psicológica, intervenção e avaliação em psicologia clínica e psicopatologia, adaptação cultural de instrumentos psicológicos.

 

MARIA EDUARDA DE PINHO OLIVEIRA (ORG.)

Graduação em andamento em Psicologia na Universidade Federal do Pará, UFPA, Brasil. Possui experiencia em Psicologia.

 

MARIA HELENA ZAMORA

Mestra e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. É Profa. Associada do Depto. de Psicologia da PUC-Rio. Professora convidada da National/Global Advisory Board for Faith and Justice in Community and Society, Indiana, USA, entre 2011 e 2015. Iniciou cooperação com o Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social, de Coimbra, em 2012. Em 2017 é pesquisadora convidada da linha de pesquisa “Acolhimento e inclusão de jovens em risco” do IPCDHS/FCT, Univ. Coimbra e consultora do Laboratório de Intervenção na Comunidade (LInC). É Vice-coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS da VRC/PUC-Rio) desde 2006. Em 2010, foi Coordenadora Adjunta do ProUnir, Protagonismo Universitário e Empoderamento Profissional e SEPPIR e consultora em 2011. Foi docente do Mestrado em Psicologia Social na UNIVERSO entre 04/2010 e 08/2012. Atuou nas pós-graduações lato sensu em Psicologia Jurídica: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ- 2007 a 2011), Universidade Potiguar (UnP- 2007 a 2009) e Universidade da Amazônia (UNAMA - 2009 a 2011), além de ser professora convidada da Especialização em Teorias e Práticas Transdisciplinares e Violência: Direito, Educação e Saúde, da FUNEMAC (Fundação Educacional de Macaé - 2007 a 2009), do Curso de Espec. em Segurança Pública, Cultura e Cidadania da UFRJ e Ministério da Justiça (2007 a 2011), Especialização em Psicologia da Saúde da PUC-Rio (2007 a 2011). Participou do Projeto Justiça Juvenil da ABMP (Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e Juventude), de 2008 a 2009. Foi consultora do Projeto ?Oficinas de Capacitação em Gestão de Risco? da organização Médicos Sem Fronteiras, de 2008 a 2009. Foi sócia da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) por cinco anos. Membro da ANPEPP desde 2012 e atualmente no GT GT Psicologia e Relações Étnico-Raciais. É membro do corpo editorial e consultora de diversas revistas e editoras científicas nacionais e internacionais. É membro da CEDECA-RJ (Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente) desde 2012. Foi colaboradora do CRP-5 (Conselho Estadual de Psicologia) em 2009- 2010 e 2014-2015 e Coordenadora do Núcleo de Direitos Humanos em 2019. Colaboradora do Núcleo Interdisciplinar de Memória, Subjetividade e Cultura (NIMESC) da PUC-Rio, entre 2014 e 2015. Pesquisadora associada do Núcleo Interdisciplinar de Reflexão e Memória Afrodescendente (NIREMA) da PUC-Rio, desde 2015 e do Núcleo Transdisciplinar Subjetividades, Violências e Processos de Criminalização (TRANSCRIM) da UFF, entre 2016 e 2019. Membro da Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura RJ, como suplente do Movimento MOLEQUE de 2015 a 2018. Membro do Conselho Consultivo do Instituto de Cidadania e Direitos Humanos, fundado em 2017, MG. Membro do Comitê de Prevenção de Homicídios de Adolescentes da UNICEF em 02/2019, passando a integrar o Comitê de Ética em 08/2019. Coordenadora da Comissão de Dirs Hs do Conselho Regional de Psicologia - RJ em 2019.1. Docente nas pós-grs Psicologia Hospitalar e da Saúde e Psicologia Junguiana, Arte e Imaginário em 2017, Práticas Contemplativas e Mindfulness desde 2019 e da Pós-graduação em Crianças, Adolescentes e Famílias do MPRJ desde 2019. Membro da Cátedra Sergio Vieira de Melo do ACNUR/ONU, da PUC-Rio, desde 2017. A partir de atividades em 2016, institui-se em 2020 o intercâmbio com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisadora convidada da rede de pesquisa SPPREAD International (Social Pedagogy, Practice Research and Development International) sobre socioeducação, com membros no Reino Unido, Dinamarca e Brasil, desde 01/2018, Profa. de Especialização em Psicologia Organizacional em 2020 e Fellow convidada da rede internacional de pesquisa ASARPI (Institute for the Advanced Study of African Renaissance Policies Ideas), também em 2020, com membros de vários países africanos.

 

MARIA IVONETE BARBOSA TAMBORIL

Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Departamento de Psicologia (DEPSI). Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPSI). Grupo Amazônico de Estudos e Pesquisas em Psicologia e Educação (GAEPPE).

 

MARILDA GONÇALVES DIAS FACCI

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998); doutorado em Educação Escolar pela faculdade de Ciências e Letras de Araraquara - UNESP (2003) e Pós-doutorado pelo Instituto de Psicologia da USP e Pós-Doutorado na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Foi Professora Visitante na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, no período de 2019 a 2021 e atualmente é professora senior no Programa de Pós-Graduação de Psicologia nesta instituição. Atualmente tem Bolsa de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Foi coordenadora do GT de Psicologia da Educação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação - ANPEd no período de 2010-2013, é Editora Geral da Revista Psicologia em Estudo e da Revista Psicologia Escolar e Educacional , membro do Grupo de Trabalho de Psicologia Educacional da ULAPSI e Presidente Anterior da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional-ABRAPEE. Atualmente atua na diretoria da ABRAPEE, ocupando o cargo de presidente eleita. Foi coordenadora do GT de Psicologia e Políticas Educacionais da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP, no periodo de 2016 a 2018. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduaçao em Psicologia da Universidade Estadual de Maringa nos seguintes períodos: 2006-2010, 2014-2016, 2018-2019. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia histórico-cultural, educação, psicologia escolar.

 

MARINA OLIVEIRA

Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

MÁRIO NUNES NASCIMENTO NETO (ORG.)

Graduando em Psicologia na Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

MAURÍCIO ROCHA CRUZ

Guaduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2016). Professor Adjunto IV do Instituto Nacional de Educação de Surdos onde a partir de 2007 atuou/atua no Departamento de Ensino Superior, em seu Colegiado, em comissões e grupos de trabalhos, como Procurador Institucional (INES-MEC), como Pesquisador Institucional (INES-INEP), como Coordenador da Pesquisa Sinalizando a Educação (concluída), como Desenvolvedor do AVA Sinal Aberto (DESU), como professor na graduação e na pós-graduação, em orientações de TCC, como Desenvolvedor e Coordenador do Projeto de Extensão Ambiente Virtual de Pesquisa (AVP), como Coordenador da Pesquisa Observatório Professor de Surdos, como Líder do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Formação de Professores (de) Surdos, etc.

 

MELINA NAVEGANTES ALVES (ORG.)

Graduada em Psicologia da Universidade Federal do Pará (2022). Bolsista PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - CNPq no projeto “Práticas de judicialização da criança e adolescentes nos documentos do UNICEF de 2000 a 2015”(2019-2020, 2021-2022); experiência na área de Psicologia da Saude - atuando na Atenção Básica a partir do projeto Multicampi Saude da Criança 2019/2020 -, escutas terapeuticas em escolas públicas - a partir do projeto de extenção “Atensão Psicológica ao Adolescente: promoção de saúde e prevenção de riscos a partir da escola”(2017-2019) -; rodas de conversas com adultos, crianças e adolescentes - a partir do projeto de extenção “Psicologia nas Ruas” (2019) -; e pesquisa de campo em CAPS de Belém - a partir do projeto de pesquisa “Práticas integrativas e complementares em saúde: uma pesquisa-intervenção em saúde mental em Belém” (2019-2020). Atuou na coordenação do Centro Acadêmico de Psicologia Nise da Silveira (2018-2020) e da ABRAPSO (Associação Brasileira de Psicologia Social) – Núcleo Belém (2019). Principais interesses acadêmicos estão na Psicologia Social, Psicologia da Saúde, Psicologia Comunitaria, Reforma Psiquiatrica, Políticas Públicas e Saúde Coletiva.

 

MICHEL RENAN RODRIGUES DE ANDRADE

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC).  Bolsista FUNCAP. Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Graduado em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Membro do Laboratório em Psicologia, Subjetividade e Sociedade (LAPSUS).

 

MICHELLE VILLAÇA LINO

Doutora e Mestra em Políticas Públicas e Formação Humana, pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), onde realiza estágio de pós-doutoramento.

 

MILENA SILVA LISBOA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (2005), mestrado e doutorado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), com bolsa CNPq em ambos os projetos de pesquisa. Foi contemplada com bolsa de doutorado sanduíche (CNPq) na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha, por um ano. Tem experiência na área de Saúde Mental, é pesquisadora no Grupo de Pesquisa Psicologia, Diversidade e Saúde (Coordenado pela Profª. Drª. Mônica Ramos Daltro) e participa remotamente do Grupo Fractalidades en Investigación Crítica (UAB), coordenado pela Profa. Dra. Marisela Montenegro (UAB) e pelo Prof. Dr. Joan Pujol (UAB) e do Grupo LAICOS - IAPSI, coordenado pelo Prof. Dr. Lupicínio Iiguez Rueda (UAB). É professora da graduação de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e de cursos de pós-graduação (especialização) na área de Saúde Mental em diversas faculdades de Salvador.

 

MONALISA PONTES XAVIER

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Rio dos Sinos. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e do Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Delta da Parnaíba (UFDPar). Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Comunicação, Identidades e Subjetividades (NEPCIS).

 

MÔNICA RAMOS DALTRO

Doutora em Medicina e Saúde Humana, pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1986). Psicanalista com consultório particular desde 1986. Professora titular do curso de psicologia da Bahiana e do programa de Pós-graduação em Medicina e Saúde Humana na EBMSP e coordenadora e docente do Mestrado Profissional em Psicologia e Intervenções em Saúde. Com experiência docente em psicologia e sociedade contemporânea, pesquisa qualitativa em saúde e, psicologia médica. Membro da diretoria da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde e da Diretoria ampliada da Associação Brasileira de Educação (ABEP). Membro da Asociácion Latinoamericana para Lá Formación y Enseñenza de la Psicologia (ALFEPSI), Membro do Conselho do Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção à Cegueira (IBOPC). Pesquisadora da interface psicologia, saúde e educação. Atualmente investiga a saúde mental e suas interfaces no campo formação de profissionais e de práticas em contexto do SUS (sofrimento psíquico, questões de gênero, luto, relação profissional de saúde-paciente). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Psicologia, Diversidade e Saúde (CNPQ), no qual coordena a Linha de Pesquisa: Formação e Práticas de Profissionais de Saúde. Editora Científica da Revista Psicologia Diversidade e Saúde.

 

NIAMEY GRANHEN BRANDÃO DA COSTA

Mestra em Psicologia Clínica e Social (UFPA), Doutoranda no Programa de pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento (UFPA) e Especialização em Docência do Terceiro Grau pela União das Escolas Superiores do Pará. Atualmente é professora Assistente II da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

OBERDAN DA SILVA MEDEIROS

Cientista social, doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação PPGED da Universidade Federal do Pará, Campus Guamá e professor efetivo do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará.

 

OTÁVIO DO CANTO

Geógrafo. Universidade Federal do Pará.

 

PAULA ARRUDA

Pós-Doutora pela Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha). Doutora em Direitos Humanos pela Universidade de Salamanca (Espanha). Mestra em Instituições Jurídico-políticas pela Universidade Federal do Pará. Professora da Graduação e Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Pará, com ênfase em Direito Constitucional e Direitos Humanos. Coordenadora do Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia (LAJUSA).

 

PAULA PAMPLONA BELTRÃO DA SILVA (ORG.)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia na Universidade Federal do Pará - Linha de pesquisa: ética, trabalho e sociabilidades (2020 -) - Bolsista CAPES. Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Pará (2019 -). Advogada. Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia (2010).

 

PAULO DE TARSO RIBEIRO DE OLIVEIRA

Especialista, Mestre e Doutor em Saúde Pública, pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Professor Adjunto III da Faculdade de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1988), Mestrado em Saúde Pública - Ensp (1998) e Doutorado em SaúdePública - Ensp (2005). Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Psicologia, em que atua nos seguintes campos do conhecimento: saúde do trabalhador, sofrimento psíquico, análise institucional, política de saúde e monitoramento e avaliação. É membro da Abrasco-Associação Brasileira de Saúde Coletiva e Diretor da Rede Unida. Participa do Conselho Editorial da Revista Saúde e Debate e é membro do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde - CEBES e membro do GT da ANPPEP de Psicodinâmica do Trabalho. É Coordenador da Rede Unida/ Região Norte e Coordenador do Programa de Pós-Graduaçãoda UFPA.

 

PEDRO PAULO GASTALHO DE BICALHO (ORG.)

Psicólogo; especialista em Psicologia Jurídica; mestre e doutor em Psicologia. Professor do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Bolsista de produtividade em pesquisa (CNPq).

 

RAIMUNDO ERUNDINO SANTOS DINIZ

Historiador. Doutor em Ciências Sócio-Ambientais. Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional do Ensino de História- PPGEH/PROFHISTORIA/UNIFAP. Professor Adjunto da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP).

 

REGINALVA DO SOCORRO RIBEIRO COLARES

Graduanda em Psicopedagogia Institucional Clínica e Educação especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Pedagoga pela Faculdade Estacio Castanhal.

 

RENATA DE GODOY

Professora adjunta do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Pará (IFCH/UFPA), Faculdade de Ciências Sociais (FCS), Programa de Pós-graduação em Antropologia (PPGA) e Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU).

 

RENATA VILELA RODRIGUES (ORG.)

Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT). Graduada em Psicologia, também pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande.

 

ROBENILSON MOURA BARRETO (ORG.)

Psicólogo, Psicanalista. Especialista em Educação Especial e Inclusiva. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (PPGP-UFPA). Pesquisador do Laboratório de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental da Universidade Federal do Pará (LPPF/UFPA). Coordenador da Articulação Nacional de Psicólogas (os) Negras (os) e Pesquisadoras (es) (ANPSINEP) – Região Norte. Atualmente docente de Psicologia na Faculdade Católica Dom Orione (TO).

 

SARA DA SILVA PEREIRA

Professora da Rede Municipal de Educação de São José dos Pinhais Pinhais. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação/UFPR, Mestre em Educação (UFPR) Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Psicomotricidade e Mídias Integradas na Educação.

 

SHIRLE ROSÂNGELA MEIRA DE MIRANDA

Mestrado em Administração pela Universidade da Amazônia, Brasil (2014). Psicóloga da Comissão de Direitos Humanos do Assembleia Legislativa do Estado do Pará , Brasil.

 

SIMONE MARIA HÜNING

É docente e pesquisadora no Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), bolsista PQ CNPq. Tem conduzido seus estudos em diálogo sobretudo com mulheres que inspiram e propõem epistemologias anticoloniais, feministas e antirracistas, buscando aí as referências éticas, estéticas e epistemológicas para a pesquisa em psicologia social e para a vida.

 

STEFANIA CARDOSO BRITO

Acadêmica de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO).

 

STHEFANY MONTEIRO SALAZAR ATAIDE

Acadêmica de Psicologia da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO).

 

SUZANE BANDEIRA DE MAGALHÃES

Possui Graduação em Formação de Psicólogo (UFBA), Mestre em Família na Sociedade Contemporânea (UCSal) e Doutora pela (EBMSP). Leciona na Escola Baiana de medicina e saúde pública (EBMSP) no curso de Os icologia e participa do curso de Pós-Graduação como professora da Faculdade Rui Barbosa e no Mestrado em Psicologia e Intervenções em Saúde da Bahiana. Atualmente é coordenadora do Serviço de Psicologia do Hospital Aristides Maltez. É membro fundadora da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar. É co-autora do livro “Diretrizes para assistência Interdisciplinar em câncer de mama”, realização da SIS -Senologia International Society (2012/2013).

 

THAÍS SELTZER GOLDSTEIN

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED-UFBA). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa EPIS: Educação, Política, Indivíduo e Sociedade: leituras a partir da Pedagogia, da Psicologia e da Filosofia. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade.

 

THIAGO COLMENERO CUNHA

Psicólogo; pedagogo; mestre em Psicologia. Professor da Universidade Santa Úrsula. Discente do curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bolsista CNPq.

 

VALESKA MARIA ZANELLO DE LOYOLA

Possui graduação em Filosofia e Psicologia (UNB), e Doutora em Psicologia (UNB) com período sanduíche de um ano na Université Catholique de Louvain (Bélgica). Professora Associada 1 do departamento de Psicologia Clínica da Universidade de Brasília (UNB). Foi coordenadora do programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPGPSICC/UNB) de agosto de 2019 a março de 2021. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Cultura (PPG-PSICC). Coordena o grupo de pesquisa “Saúde Mental e Gênero” (foco em mulheres) no CNPq. Foi representante do Conselho Federal de Psicologia no Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (SPM) e no GEA (Grupo de Estudos do Aborto) no período de 2014 a 2016. Membro do Grupo de Estudos Feministas (GEFEM) da UnB. Participou do TEDx Universidade de Brasília com o talk “Por que xingamos homens e mulheres de formas diferentes?” e do Pint of Science/ Brasília com a fala “Por que as mulheres sofrem tanto no amor? Uma análise psicossocial”. Gravou o (vídeo aula) ORIENTAPSI, do Conselho Federal de Psicologia, sobre o tema “Saúde Mental e Gênero”.

 

YOHANNA GOMES DE SOUZA ALMEIDA

Estudante de Pedagogia na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bolsista de Iniciação Científica – CNPq.