Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2326-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-2327-1
DOI: 10.24824/978652512326.4
Ano de edição: 2022
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 136
Formato do Livro: 14x21 cm
Número da edição:1
Carmentilla das Chagas Martins
Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É professora e pesquisadora na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), onde desenvolve seu trabalho na graduação em História e nos mestrados profissionais em Ensino de História (ProfHistória) e em Estudos de Fronteira (PPGEF). Dedica-se à pesquisa sobre a fronteira Amapá-Guiana Francesa; cooperação fronteiriça Brasil-França; mobilidades e migrações transfronteiriças.
Eliane Leal Vasquez
Doutora em História da Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Professora adjunta do curso de graduação em Matemática, Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas, e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal do Amapá (ProfHistória/UNIFAP). Atualmente, coordena o Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino (NUPHCE) e o projeto “História da Ciência na Formação de Professores: Ensino de História e saberes históricos na escola da prisão”.
Erasmo José da Silva
Graduado em História pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) na mesma instituição. Professor de História na rede pública estadual do Amapá. Participa da equipe do projeto “História da Ciência na Formação de Professores: Ensino de história e saberes históricos na escola da prisão”, vinculado ao Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino (NUPHCE).
Erika Bastos Arantes
Graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em História Social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em História pela UFF. Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). É professora da área de Ensino de História do Departamento de História da UFF em Campos dos Goytacazes, onde coordena o Laboratório de Ensino de História e o grupo de estudos “Mulheres, raça e classe”. É membro da Rede HuManas de Mulheres Pesquisadoras. Tem pesquisas sobre os mundos do trabalho, refl etindo sobre as relações entre escravizados e livres na formação da classe operária e na área de Ensino de História e Educação das relações étnico-raciais e sobre História das mulheres e das relações de gênero.
João Morais da Costa Júnior
Mestre em Ensino de História pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (ProfHistória/UNIFAP) e professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP).
Larissa Viana
Professora junto ao Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Leciona e pesquisa na área de História das Américas, principalmente em temas ligados à história da escravidão, da liberdade e das relações raciais. Ministra cursos e orienta professores no Mestrado Profi ssional em Ensino de História, vinculado à rede nacional ProfHistória, e no Programa de Pós-Graduação em História, ambos na UFF.
Luciana Paula Santos Nicoletti
Graduada em História pela Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de História (ProfHistória) na mesma instituição de ensino superior. Professora de História na rede pública estadual do Amapá. Participa da equipe do projeto “História da Ciência na Formação de Professores: Ensino de história e saberes históricos na escola da prisão”, vinculado ao Núcleo de Pesquisa História da Ciência e Ensino (NUPHCE).
Rafael Maul de Carvalho Costa
Professor adjunto do Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (DECMSD/UFRRJ), atuando especialmente na Licenciatura em Educação do Campo, responsável pelas disciplinas de Modernidade e de História do Rio de Janeiro, entre outras. Tem experiência como professor da Educação Básica das redes privada e públicas municipal (Rio de Janeiro), estadual (RJ) e federal (Cap-UFRJ), além de ter sido professor de Ensino de História da Universidade Federal Fluminense (UFF-Campos dos Goytacazes). Na tese Escravizados na liberdade: abolição, classe e cidadania na Corte Imperial, publicada pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, abordou as experiências comuns de trabalhadores livres e escravizados no contexto do movimento abolicionista. Atuou, ainda na área dos Direitos Humanos e Memória. Lidera o Grupo de Pesquisa Experiência de Trabalhadoras/es no Rio de Janeiro e coordena, juntamente com a Profa. Dra. Joana d’Arc Fernandes Ferraz (UFF), o Laboratório de Agenciamentos Cotidianos e Experiências (LACE).
Sidney Lobato
Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP).Realizou estágio de Pós-Doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS-Paris), com bolsa da Capes, entre fevereiro de 2015 e fevereiro de 2016. É Professor adjunto IV de História da Amazônia nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal do Amapá (Unifap). É presidente da Seção Amapá da Associação Nacional de História (ANPUH-AP), que já havia presidido de 2013 a 2014. Coordena, desde 2016, o Laboratório de Estudos da História Social do Trabalho na Amazônia (Lehstam-Unifap). É pesquisador associado ao Centre de Recherche et Documentation des Amériques (Creda-Université Paris 3 Sorbonne Nouvelle). Enfoca, nas suas pesquisas atuais,a produção e a circulação de saberes, as táticas de sobrevivência e de resistência de trabalhadoras e trabalhadores, tendo como balizas o espaço amazônico e os séculos XIX e XX.