Capa do livro: GLOSSÁRIO<br>Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem e seus mecanismos de Universidade Corporativa em Rede e de Comunicação Dialógica

GLOSSÁRIO
Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem e seus mecanismos de Universidade Corporativa em Rede e de Comunicação Dialógica

Autores: Patricia de Sá Freire - Lillian Maria Araujo de Rezende Alvares - Giselly Rizzatti - Graziela Grando Bresolin - Gisely Jussyla Tonello Martins - Fernanda Kempner-Moreira - Talita Caetano Silva

Em resposta às intensas transformações contemporâneas, novas estratégias de Governança Multinível tornaram-se mecanismos da sobrevivência institucional. Com respeito aos mecanismos e componentes de governança que se referem à gestão colaborativa do conhecimento e à diminuição da curva de aprendizagem, consegue-se acelerar a capacidade de aprender e de transferir o aprendizado para a prática social e do trabalho. Somente assim, estará garantida a prontidão para o crescimento, a mudança e a transformação, sem perder a identidade, mas caso necessário, com a desconstrução e a reconstrução de hierarquias profundamente enraizadas. Neste contexto, a formação de redes organizacionais e as parcerias entre especialistas acadêmicos e não acadêmicos, se tornam imprescindíveis para atender aos anseios dos stakeholders e do bem comum. Entretanto, a partir dos estudos e experiências das autoras, observou-se que durante a transferência dos conhecimentos científicos para o contexto organizacional, há o risco de banalização de termos e conceitos, quanto as interpretações e combinações para a aplicação. Para facilitar o diálogo integrador entre profissionais e pesquisadores, além de instrumentalizar pesquisas em coprodução, reunimos nesta obra o vocabulário especializado sobre Engenharia de Integração, Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem, incluindo a Universidade Corporativa em Rede e a Comunicação Dialógica. Em consequência, se estabelece o sistema de conceitos deste glossário, com mais do que 400 verbetes, entrelaçados e interdependentes, tais como as redes, das quais os indivíduos, as equipes, as organizações, as cidades e as nações são partícipes ativos e essenciais na atualidade.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2090-4
ISBN DIGITAL:978-65-251-2087-4
DOI: 10.24824/978652512090.4
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 152
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

GLOSSÁRIO<br>Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem e seus mecanismos de Universidade Corporativa em Rede e de Comunicação Dialógica
PATRICIA DE SÁ FREIRE
Docente do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Líder do Grupo de Pesquisa Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem (ENGIN/UFSC) e membro do Núcleo de Inteligência, Gestão e Tecnologia para a Inovação (IGTI/UFSC) e do Grupo Aprendizagem e Memória Organizacional (KLOM UFSC). Editora executiva e científica do International Journal of Knowledge and Management (IJKEM). Autora e organizadora de diversos livros, além de artigos publicados em congressos nacionais e internacionais, revistas e capítulos de livros, com o objetivo de incentivar a popularização da ciência e a aplicação dos resultados de seus estudos nas organizações. As suas principais áreas de pesquisa são os novos modelos de engenharia da integração e da governança multinível do conhecimento e da aprendizagem organizacional e seus mecanismos de universidade corporativa em rede, de neoaprendizagem, de comunicação e liderança dialógica, de redes organizacionais de aprendizagem e de gestão colaborativa.

LILLIAN MARIA ARAUJO DE REZENDE ALVARES
Docente da Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB), doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília e em Sciences de l´Information et de la Communication pela Université de Toulon (em regime de cotutela). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Inteligência Organizacional e Competitiva (IOC/UnB) e membro do Grupo de Pesquisa Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem (ENGIN/UFSC) e do Grupo de Pesquisa Acesso Aberto à Informação Científica (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia /MCTI). Autora de vários trabalhos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais, periódicos, livros e capítulos de livros. As suas principais áreas de pesquisa são gestão da informação, gestão do conhecimento e inteligência competitiva.

GISELLY RIZZATTI
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem (ENGIN/UFSC). Autora de vários artigos publicados em congressos nacionais e internacionais, revistas e capítulos de livros. As suas principais áreas de pesquisa são governança da aprendizagem, governança do conhecimento, aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento, com destaque para os mecanismos que transcendem as fronteiras da organização de aprendizagem.

GRAZIELA GRANDO BRESOLIN
Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem (ENGIN/UFSC). Autora de vários artigos publicados em congressos nacionais e internacionais, revistas e capítulos de livros, com destaque para a organização dos livros Universidade Corporativa em Rede: diretrizes iniciais do modelo (2019) e Neoaprendizagem, 10 passos para a prática andragógica, experiencial e expansiva (2021). As suas principais áreas de pesquisa são a aprendizagem experiencial e expansiva, andragogia, desenvolvimento e características do jovem adulto profissional, com destaque para os mecanismos e componentes da neoaprendizagem.

GISELY JUSSYLA TONELLO MARTINS
Facilitadora de ações de treinamento e desenvolvimento para organizações de todos os portes e mentora de empreendedores e startups. Professora, tutora e designer educacional de cursos de graduação e pós-graduação. Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (PPGEGC-UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa em Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem (ENGIN/UFSC). Autora de artigos científicos publicados em congressos nacionais e internacionais e capítulos de livros. As principais áreas de pesquisa são governança do conhecimento, governança multinível, gestão do conhecimento e comunicação.

FERNANDA KEMPNER-MOREIRA
Líder de projetos de curta duração do Centro de Educação Digital do SENAI/SC. Consultora financeira e de gestão em empresas públicas e privadas. Professora das disciplinas de administração da produção, gestão de pessoas e gestão da qualidade. Doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Membro do Grupo de Pesquisa Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem (ENGIN/UFSC). Autora de livro sobre governança multinível em organizações públicas e sobre redes organizacionais para a Organização que aprende, entre vários artigos publicados em congressos nacionais e internacionais, revistas e capítulos de livros. As suas principais áreas de pesquisa são governança multinível, especialmente para o setor público e na segurança pública, com interface com a governança de cidades inteligentes.

TALITA CAETANO SILVA
Consultora em orientação profissional e desenvolvimento de carreira, gestão de pessoas e TD&E. Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem (ENGIN/UFSC). Organizadora de livros sobre gestão do conhecimento e autora de vários artigos publicados em congressos nacionais e internacionais, revistas e capítulos de livros, com destaque para o livro Framework Ponte TAP: 4 camadas para aceleração da curva de aprendizagem com o uso de Canvas (2019). As suas principais áreas de pesquisa são gestão e governança do conhecimento, sistema de educação corporativa e universidade corporativa em rede.