Capa do livro: ENSINO/APRENDIZAGEM NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS EM ARTES:<br> caminhos possíveis na contemporaneidade

ENSINO/APRENDIZAGEM NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS EM ARTES:
caminhos possíveis na contemporaneidade

Autores: Rosangela Marques de Britto - Marisa de Oliveira Mokarzel - Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães - Rita de Cássia Cabral Rodrigues de França - Nélia Lúcia Fonseca (Orgs.)

O E-book intitulado Ensino/aprendizagem nos processos educacionais em Artes: caminhos possíveis na contemporaneidade, apresenta textos do grupo de pesquisa e convidados com as temáticas: Formação, ensino e seus processos; Pesquisas e experiências artísticas/estéticas/culturais; Abordagens políticas/poéticas; Política educacional e ensino/aprendizagem em Arte.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2159-8
DOI: 10.24824/978652512159.8
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 242
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

ENSINO/APRENDIZAGEM NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS EM ARTES:<br> caminhos possíveis na contemporaneidade
ANA DEL TABOR VASCONCELOS MAGALHÃES (ORG.)
Docente associada da Universidade Federal do Pará Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Artes Visuais, Coordenadora do Projeto de Pesquisa – O ensino/aprendizagem de Arte nos anos iniciais da Educação Básica: as concepções e percepções dos professores das escolas públicas de Belém-PA, vinculado à Faculdade de Educação do Instituto de Ciências da Educação (ICED) da UFPA. Integrante dos Grupos de Pesquisas Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas/UFMG (CNPq) – e Arte, Memórias e Acervos na Amazônia/UFPA-(CNPq). Membro da Diretoria da Federação de Arte/Educadores do Brasil-Faeb.

ANA PAULA VIEIRA E SOUZA
Doutora em Educação na Linha Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará. Professora da Universidade Federal do Doutora em Educação na Linha Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará. Professora da Universidade Federal do Pará do Campus Universitário de Bragança.

DAYANE DA SILVA PINHEIRO
Estudante do 3º semestre do Curso de Artes Visuais, bolsista de Iniciação Científica da Pesquisa Formação de Professores de Arte Visuais a partir da Epistemologia da Práxis, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte, Cultura e Interdisciplinaridade na Amazônia – Cabana.

ELTON LUIS DA SILVA JÚNIOR
Graduado em Licenciatura em História (UFPA). Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia, Linha de Pesquisa Educação, Cultura e Sociedade (UFPA). Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Sociologia, Linha de Pesquisa Geração, Gênero e Relações Étnico-Raciais (UFPA).

HENRIQUE LIMA ASSIS
Pós-Doutor em Arte e Cultura Visual/UFG. Doutor em Educação/Unicamp. Mestre em Cultura Visual/UFG e Licenciado em Artes Visuais/UFG. Professor de Artes Visuais no Ciranda da Arte/Seduc-GO Apoio Técnico-Professor na Gerência de Formação dos Profissionais da Educação, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia. É membro do Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (Laborarte) da Universidade Estadual de Campinas e do Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Cultura (Gepaec) da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

JOAQUIM CESAR DA VEIGA NETTO
Doutor em Artes Visuais na linha de Pesquisa: História, Teoria e Crítica da Arte – PPGAV/EBA/UFRJ. Mestre em História, Teoria e Crítica da Arte – Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Estágio de Pós-Doutorado – PPGARTES/ICA/FAV/UFPA (2016/2017). Possui especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas a Educação – UNAMERICA/ICG. Graduação em Licenciatura Plena em Ed. Artística pela Universidade Federal do Pará-UFPA (1995); graduação em Bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Pará – UFPA (1985). Atualmente é Professor do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal do Amapá. Líder do Grupo de Pesquisa “Estudos sobre Arte Moderna e Contemporânea – CNPq/UNIFAP.

JOSÉ AFONSO MEDEIROS DE SOUZA
Professor Titular de Estética e História da Arte do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará, Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq e coordenador do GP Arte, Corpo e Conhecimento do PPGArtes-UFPA/CNPq. Graduado em Educação Artística/Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará (1985); Doutor em Comunicação e Semiótica/Intersemiose pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001).

LUCIA GOUVÊA PIMENTEL
Doutora em Artes (ECA/USP); Mestra em Educação (FaE/UFMG), Bacharela e Licenciada em Artes Visuais (EBA/UFMG). Professora Titular da EBA/UFMG; atua no PPGArtes e no Prof-Artes como artista, professora e pesquisadora em: ensino/aprendizagem de arte e diversidade, ensino/aprendizagem de arte e tecnologias, formação de professores e cognição imaginativa. Líder do Grupo de Pesquisas Ensino da Arte e Tecnologias Contemporâneas (CNPq). Editora da Revista CLEA, com Dora Águila (Chile).

LUCIANO DE MELO DIAS
Doutorando em Educação pelo PPGE-UFRJ. Mestre em Educação Cultura e Comunicação pela FEBF-UERJ; licenciado em Educação Artística pela UFRJ. Professor do CEFET/RJ.

LUCIMAR BELLO FRANGE
Doutora em Artes pela Universidade de São Paulo (1993). Mestra em Artes pela Universidade de São Paulo (1988). Graduação em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970). Pós-doutora em Comunicação e Semiótica, PUC/SP (2002). Pós-Doutora no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC/SP (2008). Atualmente é Pesquisadora Voluntária no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC/SP e no Grupo MAMETO/UFBA.

MÁRCIA MARIANA BITTENCOURT BRITO
Professora – Pesquisadora do Curso de Artes Visuais e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Pará; coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte, Cultura e Interdisciplinaridade na Amazônia – Cabana.

MARIA HELENA WAGNER ROSSI
Licenciada em Desenho e Plástica; Mestra e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora titular aposentada do Curso de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul. Professora de Arte aposentada da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (Gearte) – CNPq/PPGEDU/UFRGS. Membro da Faeb (Federação de Arte-Educadores do Brasil) e da InSEA (International Society for Education through Art). Autora do livro Imagens que falam: leitura da arte na escola (2003; 2006; 2009; 2011; PNBE: 2011).

MARISA DE OLIVEIRA MOKARZEL (ORG.)
Pesquisadora e Curadora independente. Doutora em Sociologia (UFC) e Mestra em História da Arte (UFRJ). Foi professora da Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, da Universidade da Amazônia-Unama e professora visitante da Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Pará-UFPA. Pertence aos Grupos de Pesquisa: Arte, Memória e Acervos da Amazônia; e Bordas Diluídas, ambos do CNPq/UFPA.

MATHEUS DOS SANTOS BENTO
Estudante em Artes Visuais – UFPA Pesquisador Voluntário, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte, Cultura e Interdisciplinaridade na Amazônia – Cabana.

NÉLIA LÚCIA FONSECA (ORG.)
Doutoranda em Artes pelo PPGARTES-UFPA. Mestra em Educação Cultura e Comunicação pela FEBF-UERJ, graduação em Educação Artística – habilitação Desenho pela União das Escolas Superiores do Pará (1991). Professora da Fundação Escola Bosque Prof. Eidorfe Moreira e professora aposentada da Seduc/PA. Arte, Memória e Acervos na Amazônia. Associada à Federação dos Arte/educadores do Brasil/FAEB.

NILSON CORREA DAMASCENO
Professor, artista, pesquisador; graduado com Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará (2006). Especialista em Proeja/Arte/Amazônia (2015). Mestre em Artes pelo Mestrado Profissional ProfArtes/Ufpa/Udesc (2016). Doutorando em Artes pela Ufpa (2018). Atua como Professor da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) e Técnico em Gestão Cultural da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult). Transita entre os campos da Arte/Educação e da Educação Museal.

RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Adjunta A da UFPA, Campus Universitário de Castanhal, Faculdade de pedagogia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Linha de Pesquisa: Educação, Cultura e Sociedade. Graduada Plena em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (Unama). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA).

RITA DE CÁSSIA CABRAL RODRIGUES DE FRANÇA (ORG.)
Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes-PPGARTES da Universidade Federal do Pará. Mestra em Educação/UFPA. Licenciada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas/UFPA. Professora da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará/EAUFPA. Integrante dos grupos de pesquisas Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Gera/UFPA) e Arte, Memória e Acervos na Amazônia. Associada à Federação dos Arte/educadores do Brasil/Faeb.

ROSANGELA MARQUES DE BRITTO (ORG.)
Doutora em Antropologia pela UFPA. Artista Plástica e docente do Curso de Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado) do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará. Docente da linha 3 do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA. Articuladora do Grupo de Pesquisa: Arte, Memória e Acervos da Amazônia do CNPq/UFPA.

SANDRA CHRISTINA FERREIRA DOS SANTOS
Diretora do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Professora da Universidade do Estado do Pará. Possui graduação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Pará, Mestrado em Educação pela Universidade da Amazônia e Doutorado em Ciências da Educação pela Universidad Autónoma de Asunción.