Capa do livro: A EDUCAÇÃO FÍSICA NO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS: <br>experiências docentes em tempos de pandemia

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS:
experiências docentes em tempos de pandemia

Autores: Rodrigo de Oliveira Gomes - Marie Luce Tavares - Adriana Bitencourt Reis da Silva (Orgs.)

A obra possui treze experiências docentes de professoras/professores de Educação Física do IFMG em tempos de pandemia. Os textos apresentam diferentes problematizações sobre a Educação Física no IFMG durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE) e se constituem como narrativas docentes que valorizam a escola republicana, democrática e inclusiva.



Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-1762-1
ISBN DIGITAL:978-65-251-1761-4
DOI: 10.24824/978652511762.1
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 202
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS: <br>experiências docentes em tempos de pandemia
ADRIANA BITENCOURT REIS DA SILVA
Graduada em licenciatura e bacharelado em Educação Física pela Univer-sidade Federal de Viçosa; Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professora no IFMG – Campus Avança-do Ponte Nova e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão.

ALEX DE ANDRADE FERNANDES
Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa e Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa. Dou-torado em Ciências do Esporte na Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área de personal trainer, treinamento esportivo, Educação Física escolar e preparação física de modalidades coletivas (handebol e futebol). Atualmente trabalha com a aplicação termografia infravermelha no controle da carga de treinamento, acompanhamento do processo de recuperação dos atletas pós-treinamento e competição, pre-venção de lesões e acompanhamento pós-lesão.

ANA FLÁVIA PEREIRA LEÃO
Antiga professora do IFMG-Bambuí e atualmente no IFMG-Ouro Preto. Fui coordenadora institucional de Esporte e Lazer e em diversos eventos e projetos de extensão relacionados ao esporte e danças. Formada em Edu-cação Física (EF) e em Neurociências (UFMG). Cursei mestrado profissi-onal Diversidade e Inclusão (Espanha) e atualmente sou doutoranda no INEFC (Espanha) onde colaboro com o grupo sobre Didáticas para a Educação e no Laboratório de Transformação educativa de Catalunha. Minhas pesquisas atuais são em Educação Física Escolar e inovações educacionais. Nesse sentido, coordenei um projeto de iniciação cientifica sobre “Educação Inovadora” no IFMG-OP. Na área de inclusão trabalhei durante 6 anos em projetos na UFMG, Universidade do Porto (Portugal) e junto a escolas referência em projetos inovadores de ensino aprendiza-gem.

CARLOS AUGUSTO MAGALHÃES JÚNIOR
Licenciado em Educação Física pela UFLA, onde concluiu seu curso em 2011, com o trabalho “O esporte na sociedade excitada: Possibilidades e Limitações da construção da sua autonomia”. É mestre em Educação pelo Mestrado Profissional do DED da UFLA, onde desenvolveu sua disserta-ção: “Educação Física Escolar, Esporte e (Semi) Formação: Reflexões a partir da Teoria Crítica da Sociedade”. Foi bolsista por 2 anos do PIBID. É membro do Coletivo Pensando a Educação Física Escolar. É professor do IFMG campus Formiga onde trabalha com as disciplinas Educação Física 1, Educação Física 2 e Educação Física 3.

KATIA REGINA DE SÁ
Professora do Instituto Federal Minas Gerais – Campus Betim. Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestre em Ciências do Esporte pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2019). Atualmente é membro do Grupo de pesquisas em Educação Física escolar da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (GPEF); do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Tecnologias (GIPET) e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação: conhecimento, práti-cas/discursos escolares e formação (GEDUC), ambos do IFMG. Desen-volve pesquisas sobre currículo, Ensino Médio e educação profissional.

LUDIMILA DE MIRANDA RODRIGUES SILVA
Professora Substituta no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ibirité. Doutora e Mestre pelo Curso de Pós-graduação em Geografia, Área de Concentração – Organização do Espaço no Instituto de Geociências – UFMG. Bacharel e Licenciada em Geografia (UFMG). Especialista em Ensino Remoto, Ensino a Distância e Metodologias Ativas. Desenvolve pesquisa no Grupo de Pesquisa Terra, Água & Sociedade – Núcleo de pesquisa em Geografia Agrária, Agricultura Familiar e Cultura Campone-sa, do Laboratório de Geografia Agrária.

MARCELA DE MELO FERNANDES
Doutoranda em Ensino (UNIVATES); Mestre em Educação, Cultura e Organizações Sociais – (linha de pesquisa: Saúde Coletiva) – Funedi/ UEMG (2009), possui pós-graduação em Treinamento Desportivo, Perso-nal Training – UNIFOR-MG (2005), Educação Física Escolar FINOM (2010), Nutrição Humana e Saúde – UFLA (2010) e Supervisão, Inspeção e orientação escolar – UCAM (2015), Pedagogia do Esporte – FAA (2019), sendo graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado em Educa-ção Física – Unifor-MG (2003) , graduação também em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2014). Atualmente é professor efetivo do Instituto Federal de Minas Gerais – campus Avançado Arcos.

MÁRCIA FERREIRA DA SILVA
Natural de Capelinha, MG. Em 2006 concluiu a graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em 2010 concluiu o Mestrado em Educação Física no Programa de Pós- Graduação em Edu-cação Física da UFV. Sua tese “Efeitos do treinamento físico combinado com insulinoterapia sobre o miocárdio de ratos com diabetes induzido” foi defendida no Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Es-trutural da UFV em 2014. Ingressou no IFMG – Campus São João Evan-gelista em 2017, ministrando a disciplina Educação Física nos Cursos Técnicos Integrados, assumindo em 2020, também, as disciplinas Anato-mia Humana e Fisiologia Humana na graduação em Ciências Biológicas.

MARCONE RODRIGUES DA SILVA E SANTOS
Bacharel e Licenciado em Educação Física pela UFOP; Especialista em Lazer pela UFMG; Mestre e Doutorando em Ciências Biológicas na área de concentração Bioquímica Metabólica e Fisiológica (UFOP). Tem expe-riência como professor de Educação Física Escolar (Fundamental I, II e Ensino Médio regular e Ensino Médio Técnico Integrado – IFMG) e como Profissional de Educação Física (Grupos Especiais; Natação; Hidroginás-tica; Dança; Musculação; Ginásticas de academia; e Treinamento esporti-vo). Desenvolve pesquisas nas áreas de Neurobiologia do comportamen-to; Hipertensão, Educação Física Escolar; Lazer e Saúde; e Corpo, histó-ria, violência e saúde.

MARIA APARECIDA DIAS VENÂNCIO
Doutora em Estudos do Lazer (UFMG, 2020). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, especialista em Lazer e Gestão da Saúde nas organizações e graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992). Professora efetiva de ensi-no Básico, Técnico e Tecnológico do IFMG. Coordena projetos de ensino e extensão na área do Esporte e Lazer no âmbito do IFMG Campus Saba-rá. Tem experiência na gestão e promoção de programas, políticas públi-cas e na organização de eventos na área da Educação, Lazer e Esportes, assim como, em atividades de formação continuada de profissionais des-sas áreas.

MARIE LUCE TAVARES
Doutora e Mestra em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Mi-nas Gerais, com estágio de Pós-Graduação em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro/Portugal; Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa; Professora do Instituto Fede-ral de Educação de Minas Gerais – Campus Ouro Branco, Líder do Nú-cleo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade (NEPGRES), pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gênero e Performance (GECE)/Portugal e do Oricolé – Laboratório de Formação e Atuação Pro-fissional em Lazer; membra do Coletivo Pensando a Educação Física Es-colar e pesquisadora da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Ne-gros/as (ABPN).

PEDRO FRANCISCO DE PAULO DE PAULA
Graduando em Odontologia pela PUC Minas. Técnico em Mineração pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Ouro Preto (IFMG/OP). Ex-monitor bolsista da disciplina de Educação Física, vinculado ao Projeto de extensão Laboratório de Dança (La. Dança).

RANUCY CAMPOS MARÇAL DA CRUZ
Docente da Carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnoló-gico (EBTT), Campus Avançado Piumhi, desde dezembro de 2018. É Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG (2012 e 2014). Especialista em Ensino de Educa-ção Física pela Pontifícia Católica de Minas Gerais – PUC/MG (2016). Mestra em Educação, Conhecimento e Inclusão Social pela UFMG (2019), na área de concentração “Formação de Professores”. Atua na Educação Básica desde 2013, com experiência nas redes particulares e públicas de ensino. Integra os grupos: Pensando a Educação Física Escolar e Observatório da Juventude da UFMG.

REGIANE MARIA SOARES RAMOS
Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa e Mestrado em Educação Física pela mesma instituição. Possui Especialização em Docência com Ênfase em Educação Básica pelo Insti-tuto Federal de Minas Gerais. Foi servidora no Instituto Federal de Edu-cação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG – Campus Bambuí, atuando como técnica na área de lazer e desenvolvimento social. Atuou como docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Fe-deral do Mato Grosso do Sul, Campus Ponta Porã. Atualmente é Profes-sora no Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Bambuí (desde agosto de 2017).

RODRIGO DE OLIVEIRA GOMES
Possui graduação em Educação Física (2008). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Nacional do Rosário (2021). Mestre em Es-tudos Interdisciplinares do Lazer pela Universidade Federal de Minas Ge-rais (2013). Especialista em Educação, Cultura e Lazer (2009). Atua como docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais Campus Congonhas. Estudioso das teorias sobre Currículo, políti-cas educacionais e Formação de professores. Tem experiência nas áreas de planejamento, gestão e avaliação da Educação Física escolar. Ênfase nos estudos interdisciplinares sobre Lazer e Educação Física.

SIMARA REGINA DE OLIVEIRA RIBEIRO
Doutora em Medicina Molecular pela Universidade Federal de Minas Ge-rais, mestre em Ciências – com ênfase em Ciências da Saúde, pela Uni-versidade Federal do Vale do São Francisco e graduada em Educação Física (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário de Belo Horizonte – UNI-BH. Atualmente é professora substituta do Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG – Ipatinga e docente dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Neurociência e Educação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e de Graduação em Educação Física da Faculdade de Ensino de Minas Gerais – FACEMG.

SIMONE TERESINHA MEURER
Professora de Educação Física do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais. Doutora e Mestra em Educação Fí-sica pela Universidade Federal de Santa Catarina, área de concentração – Atividade Física e Saúde. Graduada em Educação Física pela Universida-de Federal de Santa Maria. Atualmente atua no IFMG, Campus Ibirité e desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão. Os principais temas em seus trabalhos são: promoção da atividade física e da saúde; relações de gênero e suas interseccionalidades no contexto esportivo e na educa-ção física escolar.