Capa do livro: FOUCAULT, DELEUZE, GUATTARI E LOURAU:<br> encontros com a arqueogenealogia, esquizoanálise e análise institucional <br>Transversalidade e Criação – Ética, Estética e Política <br>Volume 14

FOUCAULT, DELEUZE, GUATTARI E LOURAU:
encontros com a arqueogenealogia, esquizoanálise e análise institucional
Transversalidade e Criação – Ética, Estética e Política
Volume 14

Autores: Flávia Cristina Silveira Lemos - Dolores Galindo Pedro Paulo Gastalho de Bicalho - Alex Fabiano Correia Jardim Aluísio Ferreira de Lima - João Paulo Pereira Barros Alcindo Antônio Ferla - Ataualpa Maciel Sampaio Geise do Socorro Lima Gomes - Arthur Elias Silva Santos Igor do Carmo Santos - Jéssica Modinne de Souza Silva Helder Côrrea Luz - Bruno Jáy Mercês de Lima Michelle Ribeiro Corrêa - Marcelo Ribeiro de Mesquita Marcelo Moraes Moreira - Marilda Couto Diego Henrique da Silva Trujillo - Daiane Gasparetto da Silva (Orgs.)

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Sinopse

Esta é uma coletânea internacional de uma conversa de pesquisas que produzem uma agência com a Arqueologia do Saber, a Genealogia do Poder, a Cartografia e a Análise Institucional. Especialmente, uma trama transdisciplinar e transversal de entremeios e zonas de vizinhanças múltiplas, em um rizoma-diagrama-dispositivo. Em síntese, uma rede metodológica de possibilidades em modos de fazer pensar-ler-escrever.

Detalhes do produto

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2096-6
ISBN DIGITAL:978-65-251-2093-5
DOI: 10.24824/978652512096.6
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 768
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

Sumário

FOUCAULT, DELEUZE, GUATTARI E LOURAU:<br> encontros com a arqueogenealogia, esquizoanálise e análise institucional <br>Transversalidade e Criação – Ética, Estética e Política <br>Volume 14

Autores

ALCINDO ANTÔNIO FERLA (ORG.)

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Também atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), como professor no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), como pesquisador visitante do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz/FAPEAM, como pesquisador visitante na Alma Mater Studiorum - Università Di Bologna / Centro de Saúde Internacional e Intercultural e como pesquisador convidado no Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud, da Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. Líder do Grupo de Pesquisas Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva (Rede Interstício).

 

ALEX FABIANO CORREIA JARDIM (ORG.)

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (1994). Especialização em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestrado em Educação (Fundamentos Filosoficos da Educação) pela Universidade Federal de São Carlos (2001 com bolsa do CNPq) e Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (2007), com estágio no exterior pela Université de Paris I - Panthéon Sorbonne (com bolsa da FAPEMIG). Fez o pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa (com bolsa CAPES). Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Montes Claros. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Moderna e Contemporânea, em especial, no pensamento de Michel Foucault e Gilles Deleuze. Professor permanente do Programa de Mestrado em Letras/Estudos literários, discutindo a ressonância entre literatura e filosofia. Professor do Mestrado profissional em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Filosofia, Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento/CNPq. Coordenador do Mestrado Profissional em Filosofia/Unimontes, MG. Atualmente, Coordenador do GT Deleuze & Guattari vinculado à ANPOF.

 

ALFREDO PERDOMO

Psicólogo egresado de la Universidad de la República (Uruguay). Especializado en Clínica Esquizoanalítica en Centro Félix Guattari. Docente de Centro Félix Guattari, dictando cursos en Uruguay y Argentina, y en forma virtual para estudiantes y profesionales de Latinoamérica y España.

 

ALUÍSIO FERREIRA DE LIMA (ORG.)

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é Professor Associado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando no Curso de Bacharelado e no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Também atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica e Social da Universidade Federal do Pará (UFPA), como professor no Mestrado Profissional em Saúde da Família da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), como pesquisador visitante do Centro de Pesquisa Leônidas e Maria Deane da Fundação Oswaldo Cruz/FAPEAM, como pesquisador visitante na Alma Mater Studiorum - Università Di Bologna / Centro de Saúde Internacional e Intercultural e como pesquisador convidado no Centro de Investigaciones y Estudios de la Salud, da Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua. Líder do Grupo de Pesquisas Rede Internacional de Políticas e Práticas de Educação e Saúde Coletiva (Rede Interstício).

 

AMANDA GABRIELA BORGES MAGALHÃES

Graduada em Psicologia - Formação do Psicólogo pela Universidade Federal do Pará (2017). Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia na mesma instituição (2019). Atua como Psicóloga Educacional na Divisão de Assistência Estudantil da Universidade Federal do Pará - Campus Cametá. Tem interesse nas áreas de Psicologia Escolar/Educacional, Psicologia Social e História da Psicologia. Atualmente, coordena o Programa “Conexões: Vida Universitária e Saúde Mental” da Assistência Estudantil, que tem como objetivo promover práticas coletivas de promoção de saúde mental no ensino superior.

 

ANA CELINA BENTES HAMOY

Mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Pará (2015) .Atualmente é advogada Centro de Defesa da Infância do Movimento República de Emaús. Professora de Direito Penal, Processo Penal e Direito da Criança e do Adolescente. Tem experiência na área da advocacia criminal, Ciência Política, com ênfase em Direitos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, direito penal, medidas socioeducativas, ato infracional, neoliberalismo e políticas, crianças e adolescentes. Já atuou junto conselhos deliberadores de políticas como o conselho de segurança pública do Pará, participa do grupo de pesquisa sobre segurança pública intervenção penal do Programa de pós-graduação em Direito do Instituto de ciência jurídicas da Universidade Federal do Pará. è Professora de direito penal e processo penal, de direito da criança e do adolescente, sociologia jurídica e Introdução ao estudo do direito.

 

ANA KARENINA DE MELO ARRAES AMORIM

Professora Associada do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRN e do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da UFRN/RENASF/MS.Coordenadora do Grupo de Estudos em Política, Produção de Subjetividade e Práticas de Resistência (GPPR/UFRN). Psicóloga, graduada pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Psicologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Observatório de Saúde Mental do Núcleo de Estudos em Saúde Coletiva (OBSAM/NESC/UFRN) e do Centro de Referência Em Direitos Humanos Marcos Dionísio (CRDHMD/UFRN). Tem experiência profissional nas áreas de Psicologia Clínica e Saúde Mental Coletiva. Desenvolve atividades de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de saúde mental coletiva e direitos humanos, com trabalhos sobre reforma psiquiátrica, atenção psicossocial, cuidado em saúde mental, drogas e artes junto a populações vulnerabilizadas, grupalidades e coletivos.

 

ANDRÉ RIBEIRO DE SANTANA

Licenciado em Ciências Biológicas, docente e pesquisador da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira.

 

ANITA GUAZZELLI BERNARDES

É doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É também professora e pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Psicologia da Universidade Católica Dom Bosco. Bolsista Produtividade CNPq.

 

ANTONIO LEONARDO FIGUEIREDO CALOU

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e mestrado na área de Ciências Sociais das Religiões, Educação e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente é doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vinculado ao Grupo de Pesquisa Política, Produção de Subjetividade e Práticas de Resistência (Gentileza/UFRN) e ao Núcleo de Pesquisas Socioantropológicas da Religião e de Gênero (SOCIUS/UFPB). É membro Associado da Associação Brasileira de História das Religiões (ABHR). É especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Psicanálise Clínica pela Faculdade de Teologia e Ciências (FATEC). Atua nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas: Administração de Recursos Humanos; com interesse nas seguintes temáticas: Antropologia das Organizações, Psicologia e Sociologia do Trabalho, Educação Corporativa e Empresa Feminista; e Ciências Humanas: Antropologia, Psicologia e Sociologia, com interesse nas seguintes temáticas: Teorias Pós-Estruturalistas, Esquizoanálises, Análise Institucional, Etnocartografias, Teorias Queer, Teorias de Gênero e Sexualidades, Psicossociologias, Sociologia Clínica, Microssociologias, Espiritualidades e Saúde, Educação, Pobreza e Diferença.

 

ARTHUR ELIAS SILVA SANTOS (ORG.)

Possui graduação em Psicologia/UFPA (2013). Licenciado em Música/UEPA (2010). Mestre em Psicologia/UFPA (2016). Foi bolsista CAPES no Mestrado. Atualmente é doutorando em Psicologia/UFPA e professor do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Pará (UEPA). É membro do Grupo Transversalizando: estudo, pesquisa e extensão. Realiza estudos sobre Modos de subjetivação contemporâneos; Psicologia, justiça e políticas públicas; Cidade, cultura e subjetividade; Subjetividade, arte e filosofia da diferença.

 

ATAUALPA MACIEL SAMPAIO (ORG.)

Possui graduação (1997) e mestrado (2005) em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Leciona Psicologia Social e Psicologia Aplicada ao Direito no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Atua como psicólogo no Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF3), realizando trabalhos com as equipes de saúde da família e com a população por elas assistidas. Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de saúde mental e de modelos de atenção e de promoção à saúde.

 

BRUNE BONASSI

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil(2017). Mestranda da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

 

BRUNO JÁY MERCÊS DE LIMA (ORG.)

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará (UEPA) e graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). É especialista em Estratégia Saúde da Família pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e especialista em Educação para Relações Etnicorraciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnología do Pará (IFPA). Mestre e Doutor em Psicologia (PPGP-UFPA). Desenvolve pesquisas nas áreas de saúde pública, saúde mental, psicologia social e psicologia política. Experiência em docência de nivel técnico, superior e pós-graduação. Integrante do Grupo de Pesquisa Transversalizando. É assessor parlamentar da Deputada Federal Vivi Reis (PSOL/PA).

 

CAIO MONTEIRO SILVA

Psicólogo, Psicoterapeuta, Doutor e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

 

CAIO SOUTO

Professor Efetivo de Filosofia do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Campus Presidente Figueire-do/AM. Cursa estágio pós-doutoral na linha de Filosofia da Psicanálise na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). É Doutor e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFS-Car), Licenciado em Filosofia pela Universidade de Franca (UNIFRAN), Advogado e Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É o criador do Canal no YouTube “Con-versações Filosóficas” (www.caiosouto.com).

 

CAMILLA FERNANDES MARQUES

É professora do curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre e Doutora em Psicologia, com ênfase em Saúde, pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com período de estágio doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB).

 

CÉLIA RATUSNIAK

Sou docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR, na linha de pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Social em Educação. Professora adjunta da área de Psicologia da Educação do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2019). Mestra em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Graduada em Psicologia e em Pedagogia. Realizei estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Lille 3, França, sob orientação do professor Philippe Sabot. Pesquisei os arquivos de Michel Foucault na Biblioteca Nacional da França. Pesquisa e atua na extensão nos seguintes temas: processos de exclusão e expulsões de instituição educativas formais; análise da interseccionalidade dos marcadores sociais gênero, raça e classe social na produção do fracasso escolar; pensamento foucaultiano e educação; trajetórias escolares e acadêmicas de alunas. Sou membra do grupo de pesquisa do Laboratório de Investigação em corpo, gênero e sexualidade na Educação, LABIN-UFPR e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação para as Relações Étnico-Raciais - ErêYá, também da UFPR.

 

CRISTINA PÓSLEMAN

Universidad Nacional de San Juan – Argentina. Red de Estudios Latinoamericanos Deleuze y Guattari – REELDG.

 

DAIANE GASPARETTO DA SILVA (ORG.)

Graduada em psicologia pela Universidade Federal do Pará, mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará. Realiza pesquisa sobre produção de subjetividade e modos de existência nas cidades. Integrante do Grupo de Pesquisa Transversalizando, do Grupo de Trabalho “Saúde Mental, Álcool e outras drogas” (CRP-10) e da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Em 2015, atuou como docente no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e, entre 2015 e 2017, como professora substituta na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará. Atua, desde 2019, como professora substituta do Departamento de Psicologia da Universidade do Estado do Pará e como Psicóloga/Técnica em Gestão Penitenciária do Estado do Pará (SEAP). Conselheira do CRP 10 - PA/AP. Possui experiência em artes, principalmente em dança contemporânea e composição de canções.

 

DANIELA DOS SANTOS BANDEIRA

Bolsista de IC 2020-2021. Discente da Universidade Federal do Pará, Campus de Altamira, matriculada no curso de Licenciatura em Educação do Campo.

 

DEBORAH MENDES ARAÚJO DE ANDRADE

Psicóloga. Psicoterapeuta Esquizoanalista. Faz parte da equipe técnica da Associação de Usuários, Familiares e Trabalhadores de Saúde Mental de Botucatu - Associação Arte e Convívio desde maio de 2008 . Assessora e coordena núcleos de trabalho de geração de renda e oficinas de expressão corporal voltadas aos usuários dos serviços de saúde mental. Durante os anos de 2002 a 2008 trabalhou como psicóloga na Secretaria da Administração Penitenciária, atuando na Penitenciária Compacta de Paraguaçu Paulista. Em 2003, concluiu Curso de Teoria e Técnica da Esquizoanálise e Esquizodrama com o Professor Dr. Gregório Baremblitt através do Instituto Félix Guatarri. Em 2001 fez Aprimoramento Profissional em Saúde Mental e Saúde Pública pela FUNDAP, DIR- VIII, Assis- SP. Concluiu Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP Campus de Assis, em 2000 e Bacharelado e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1999. É militante do Movimento da Luta Antimanicomial, membro da ABRAPSO Núcleo Cuesta e membro do Fórum Permanente Intersetorial de Saúde Mental de Botucatu.

 

DIEGO HENRIQUE DA SILVA TRUJILLO (ORG.)

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, Brasil (2017).

 

DOLORES GALINDO (ORG.)

Possui Pós-Doutorado (2015-2016), Doutorado (2006) e mestrado (2002) em Psicologia Social pela Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), com Doutorado Sanduíche na Universidade Autônoma de Barcelona (2004). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 1999. Atua como Professora no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso. a graduação, atua como Docente lotada no Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso (2013-2014). Lidera o Grupo de Pesquisa Laboratório Tecnologias, Ciências e Criação (LABTECC), desde 2010. Atua como docente nos Programas de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea e em Psicologia da UFMT. Como convidada, orienta no Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Sociedade da UNESP / Assis. 

 

DOMENICO UHNG HUR

Professor Associado I-DE de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás. Graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo - USP, mestrado (2005) e doutorado (2009) em Psicologia Social pela USP, estágio doutoral na Universitat Autònoma de Barcelona (2008/2009) e pós-doutorado na Universidad de Santiago de Compostela (2017/2018). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Processos grupais e institucionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Política, Esquizoanálise, Análise Institucional & Psicanálise de Grupos. Membro do CRISE - núcleo de estudos e pesquisas Crítica, Insurgência, Subjetividade e Emancipação. Secretário de Pesquisas da Associação Ibero-Latinoamericana de Psicologia Política, AILPP, gestão 2018-2020. Professor visitante do programa de mestrado em Psicologia Social e de doutorado em Ciências Sociais da Universidad Pontifícia Bolivariana, Medellín/Colômbia. Coordenador do GT - Psicologia Política da ANPEPP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ-2) do CNPq.

 

ESTELA SCHEINVAR

Graduação em Sociologia - Universidad Nacional Autónoma de Mexico (1983); mestrado em Sociologia - Universidad Nacional Autónoma de Mexico (1990); doutorado em Educação - Universidade Federal Fluminense (2001) e Pós-doutorados: 1) Nu-sol, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a supervisão do Professor Edson Passetti (2008) 2) Programa Infância da Universidade Autônoma Metropolitana-Xochimilco, sob a supervisão de Norma del Río e Minerva Gómez Plata (2020). Professora Titular do Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores de São Gonçalo, e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Experiência na área de Sociologia, com ênfase em educação, infância e juventude, atuando principalmente nos seguintes temas: biopolítica, escola, Estado de Direito, movimento social, conselho tutelar, Análise Institucional: www.infancia-juventude.uerj.br

 

FELIPE SAMPAIO DE FREITAS

Professor Colaborador Voluntário, de Filosofia, na Universidade do Estado do Pará (Campus CCSE). Professor do Ensino Fundamental II e Médio nos Colégios Madre Celeste Tapajós e Irmã Josepha, em Belém do Pará. Doutorando em Psicologia Social (PPGP); Mestre (PPGFIL/IFCH, bolsista CAPES), Licenciado em Filosofia (FAFIL/IFCH, bolsista PROEX/NAVEGASABERES) e Graduando em Letras - Ling. Portuguesa (FALE-ILC) pela Universidade Federal do Pará. Tem interesse nas áreas da filosofia política (francesa, italiana e africana) contemporânea, no âmbito do pensamento de Foucault, Deleuze, Negri, Esposito e Mbembe; e, na psicologia social, sobre as temáticas da esquizoanálise e do impacto das novas tecnologias, bem como, da internet, na constituição biopsicossocial do sujeito. Atualmente, reflete a biopolítica, buscando sua relação e problematização com as novas formas de governamentalidade e trabalho, na internet, em sua intrínseca relação para com a constituição de subjetividade na contemporaneidade. É membro do corpo editorial dos periódicos APOENA (ISSN 2596-1632) e PRACS (ISSN 1984-4352). Integra o Grupo de Pesquisa Temática em Filosofia Contemporânea - PPGFIL/UFPA; o Grupo de Pesquisa Transversalizando - PPGP/UFPA; o GT de Psicologia Política da ANPEPP; vice lidera o Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS/UEPA.

 

FERNANDA CRISTINE DOS SANTOS BENGIO

Professora Adjunta na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2011) e em Gestão de Órgãos Públicos pela Universidade da Amazônia (2006). Especialista em Psicologia Clínica. Doutora e Mestra em Psicologia (UFPA). Possui experiência profissional no campo da Assistência Social (proteção básica e especial), na clínica psicológica e educação. Interesses de pesquisa no campo da Psicologia da Educação e Psicologia Social com os seguintes recortes: infância e juventude; assistência social; processos de territorialização; patrimônio cultural; memória coletiva; e direito à cidade.

 

FERNANDA NAZARÉ DA LUZ ALMEIDA

Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Getúlio Vargas, Brasil (2004). SÓCIA do CNAA Consultoria e Treinamento LTDA. Brasil.

 

FERNANDA SPANIER AMADOR

Graduação em Psicologia (UCPel), Especialização em Saúde Mental Coletiva (Ulbra), Mestrado em Psicologia Social e da Personalidade (PUCRS) e Doutorado em Informática na Educação (UFRGS), desenvolvendo pesquisa na linha Interfaces Digitais em Educação, Arte, Linguagem e Cognição. Doutorado Sanduíche no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM/Paris). Pós-Doutorado em Educação (UFRGS). Coordenadora do GT Políticas da Subjetividade, ligado à Associação Nacional de Pesquisadores em Psicologia (2020-2022). Atualmente ocupa o cargo de Professor Associado do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuando também, como docente e pesquisadora, no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS).

 

FLÁVIA CRISTINA SILVEIRA LEMOS (ORG.)

Possui graduação em Psicologia/UNESP (1999). Pedagoga, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Mestre em Psicologia e Sociedade/UNESP (2003). Doutora em História Cultural/UNESP (2007). É professora associada III, na Graduação e no Programa de Pós-graduação em Psicologia/UFPA. Foi professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação/UFPA. Integrou a Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2017-2019). Integrante do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade. Coordena o Grupo: Transversalizando. Realiza estudos sobre: Modos de subjetivação contemporâneos, práticas de medicalização e judicialização da vida; Psicologia, justiça e políticas públicas; Recepção sócio-histórica de Michel Foucault no Brasil e Filosofia da diferença; Psicologia, formação, epistemologia e história; Cidade, cultura e subjetividade; Dispositivo clínico, saúde mental e direitos de crianças e adolescentes. Realiza estudos sobre Deleuze, Foucault e Guattari, em Esquizoanálise, Filosofia da Diferença e Arqueogenealogia.

 

FLÁVIA DE BASTOS ASCENÇO SOARES

Mãe do Vitor Artur (2001) e Caíque (2019), mestra em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia - PPGP da Universidade Federal de Goiás (2018). Possui Licenciatura em Artes Cênicas pela Escola de Música e Artes Cênicas - EMAC da Universidade Federal de Goiás - UFG (2016). É graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - GO (2020). É atriz, pesquisadora e produtora do LABORSATORI - Núcleo Multidisciplinar de Pesquisa nas Artes da Cena. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro, atuando principalmente nos seguintes temas: interpretação teatral; arte do ator; produção cultural e educação.

 

FLÁVIO LUIZ DE CASTRO FREITAS

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com estágio sanduíche pela Université Paris 1 - Panthéon Sorbonne. Além disso, é professor efetivo adjunto no campus V e professor permamente do Programa de Pós-Graduação (nível mestrado) Interdisciplinar em Cultura e Sociedade da Universidade Federal do Maranhão - PGCult. Também é líder do Grupo de Pesquisa em Teoria da Afetividade na Idade Moderna, Filosofia das Psicologias e das Psicanálises e é membro integrante do GT Deleuze- ANPOF.

 

FRANCO FARIAS DA CRUZ

Psicólogo graduado em Psicologia pela Universidade da Amazônia (2009), Mestre em Psicologia Clínica e Social pela Universidade Federal do Pará (2012). Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2020). Trabalhou como docente (Professor Substituto) na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) no período de 2016-2018. Ministrou disciplinas no curso de especialização “Escola que Protege” (2015) da UFPA. Ministrou disciplinas no PARFOR- Plano Nacional de Formação de Professores, no curso de licenciatura plena em pedagogia, (2014-2015) UFPA. Compõe o grupo de pesquisa e extensão: Transversalizando, desde 2008, onde trabalha com pesquisas e práticas com análises críticas sobre a produção de subjectividade contemporânea. Atualmente trabalha na clínica médico psiquiátrica Voo de Liberdade onde exerce a função de psicólogo clínico, individual e com grupos. Mantém conjuntamente a prática de atendimento clínico em consultório particular, função exercida desde 2013. Linha de pesquisa: Psicologia Social, Psicologia da Educação e Psicologia da Saúde.

 

GABRIEL CALAZANS BAPTISTA

Psicólogo, sanitarista. Doutorando em Psicologia pela Universidade Federal do Pará- UFPA.

 

GEISE DO SOCORRO LIMA GOMES (ORG.)

Possui graduação em Formação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008), graduação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2008), graduação em Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2007), mestrado em Psicologia - Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará (2011) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Pará (2017). Tem experiência na área da Saúde Coletiva, atuando principalmente nas seguintes áreas e temas: política de saúde, clínica ampliada, sofrimento psíquico e formadora no Programa Saúde na Escola. Na Psicologia trabalha nas áreas da Psicologia Social: trabalho forçado, Foucault, governamentalidade, biopoder e formação em psicologia. Na pedagogia atua principalmente com os temas: Psicologia da Educação, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Psicogênese. Atuou como conselheira no Conselho Regional de Psicologia durante a gestão 2013-2016. Atualmente exerce a função de professora na Faculdade de Pedagogia do Campus Castanhal/UFPA.

 

GIOVANA BARBIERI GALEANO

É doutoranda em Psicologia Social e Institucional pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período Sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Mestra em Psicologia, área de concentração Psicologia da Saúde, pela Universidade Católica Dom Bosco. Tem Graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

 

GUILHERME AUGUSTO SOUZA PRADO

Professor Adjunto no curso de Psicologia da Universidade Federal do Delta do Parnaíba/ UFDPar - PI. Psicólogo e bacharel em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (2010), Mestre (2012) e Doutor (2017) em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Colaborador no PPG-Psi da UFDPar. Coordenador do NuTEPSS - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde e Subjetividade da UFDPar - PI. Integrante do GT de Psicologia Política da ANPEPP. Tem experiência na área de psicologia clínica e institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: processos de subjetivação em saúde mental e através dos dispositivos de sexualidade; direitos sexuais e reprodutivos em contexto de HIV/Aids; políticas de saúde e saúde coletiva; perspectiva decolonial e pensamento brasileiro; análise institucional; esquizoanálise, clínica transdisciplinar; filosofia da diferença; arte e linguagem nos processos de subjetivação sob a ótica dos estudos contemporâneos da subjetividade; epistemologia e história da psicologia, desenvolvidos a partir da perspectiva teórica de Michel Foucault.

 

HELDER CORRÊA LUZ (ORG.)

Filósofo. Psicólogo/UFPA. Mestre em Desenvolvimento Sustentável/UFPA. Doutorando em Psicologia/UFPA. Professor de Filosofia da SEDUC/PA.

 

HÉRCULES SOARES

Professor efetivo da rede estadual e particular. Ator e Arte-educador formado pela Universidade de Sorocaba (2012). Co-fundador do Coletivo Cê (2009), ajuntamento de diversos artistas para pesquisar as linguagens da arte. Mestrando do Programa de Pós-graduação em educação e pesquisador no grupo de estudos Feminismos, Sexualidade e Política na Ufscar Sorocaba (2015).

 

IGOR DO CARMO SANTOS (ORG.)

Doutorando (2018) e Mestre (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Pará, na Linha “Psicologia, Sociedade e Saúde”. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2013). Membro do Grupo “Transversalizando no ensino, pesquisa e extensão”. Membro da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO). Atuou por 03 (três) anos (2016-2019) como Psicólogo Social no Programa de Proteção à Vítimas e Testemunhas Ameaçadas de Morte (PROVITA). Foi Professor substituto na Faculdade de Psicologia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) de 2019 a 2021. Docente em Psicologia. Atua na área de pesquisa transversais como Psicologia Social, Produção de Subjetividades, Foucault, Governamentalidade, Direitos Humanos, Política, entre outros. 

 

JÉSSICA MODINNE DE SOUZA E SILVA (ORG.)

Doutoranda e Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e graduada em Psicologia/Formação do Psicólogo pela mesma instituição. Atua como Professora Colaboradora na Universidade Federal do Pará (UEPA), no programa de aperfeiçoamento de Filosofia e Direitos Humanos (CCSE). Foi docente dos cursos de Psicologia e Educação Física (Bacharelado) da Faculdade Estácio Belém - Campus Nazaré (Belém-PA); atuou como Coordenadora do Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico - NAAP da mesma instituição, através de atendimentos aos docentes e discentes. Coordenou o grupo de estudos em gênero, sexualidade, raça, classe e território, chamado Ver-O-Gênero, também na mesma IES. Foi educadora popular e psicóloga no Cursinho Popular da Rede EMANCIPA-PA. Tem experiência e ênfase em Psicologia Social, Psicologia da Educação (PARFOR - ICA/UFPA), Psicologia(s) de base fenomenológicas, existenciais e humanistas (Psicologia da Gestalt, Gestalt-terapia e Abordagem Centrada na Pessoa) e estudos voltados para a Psicologia da Percepção, tanto na área de pesquisa, quanto na vivência em docência e trabalho em clínica. É pesquisadora do grupo de estudos Transversalizando (UFPA).

 

JOÃO PAULO PEREIRA BARROS (ORG.)

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFC (Setor de Estudos de Psicologia Social). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC) de janeiro de 2019 a julho de 2020, tendo sido vice coordenador do Programa entre julho de 2017 a dezembro de 2018. Neste programa de pós-graduação, orienta dissertações, teses e supervisiona pós-doutorado. É Editor Associado da Revista Psicologia: Ciência e Profissão, ligada ao Conselho Federal de Psicologia, e Editor Associado da Revista de Psicologia da UFC, ligada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia daquela instituição. Doutor em Educação, mestre e graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialista em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Foi professor efetivo do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), na área de Psicologia e Saúde Coletiva. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social/Psicologia Comunitária, Psicologia Escolar/Educacional e no campo da Saúde Coletiva/Saúde Mental. Lider do VIESES-UFC: Grupo de Pesquisas e Intervenções sobre Violência, Exclusão Social e Subjetivação, cadastrado no diretório de grupos de pesquisa do CNPQ e como Programa de Extensão do Departamento de Psicologia da UFC. É membro do GT/ANPEPP “Territorialidades, Violências, Políticas e Subjetividades.

 

JOSÉ ARAÚJO DE BRITO NETO

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, Brasil (2015).

 

JOSE MANUEL SABUCEDO

É psicólogo social espanhol, professor da Universidade de Santiago de Compostela. Ele é um especialista em ação coletiva e violência política e reconciliação, e um autor de publicações influentes nesses campos. Sabucedo é diretor do grupo de pesquisa em comportamento social e psicometria aplicada da USC. Ele também é presidente da Sociedade Científica Espanhola de Psicologia Social (SCEPS), [e editor associado da Revista Latinoamericana de Psicología desde 2009. Ele também foi editor-chefe da Revista de Psicología Social / Jornal Internacional de Psicologia Social entre 2010 e 2016. Ao longo de sua carreira acadêmica, ele também orientou 18 teses de doutorado. Em 2007 Sabucedo recebeu o Prémio de Investigação da Galiza na categoria sénior, reconhecendo 25 anos de investigação em psicologia social e política, caracterizada pela interdisciplinaridade e elevada relevância social.

 

LETÍCIA LEITE BESSA

Psicóloga graduada em 2002, formação em Psicodrama (2003), formação em Orientação Profissional (2012), especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2004), especialista em Psicologia Escolar Educacional (2018) e mestrado em Psicologia (2010). Tem experiência com psicologia escolar educacional, psicologia clínica, psicologia social e orientação profissional. Colaborou em pesquisas com enfoque na adolescência/juventude, situação de risco/proteção social na cidade de Fortaleza. Representou durante o biênio 2015-2017 o CRP 11, no Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos. É docente do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza e gestora das disciplinas Prática Integrativa III, IV, V e VII desde 2020.1.

 

LILIAN RODRIGUES DA CRUZ

Psicóloga, doutora em Psicologia (PUCRS), professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Grupo de Estudos em Psicologia Social, Políticas Públicas de Produção de Subjetividades (GEPS).

 

LUANA ALMEIDA DE CARVALHO FERNANDES

Psicóloga graduada pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro; mestre em Políticas Públicas em Direitos Humanos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

LUIS ARTUR COSTA

Docente adjunto do Departamento de Psicologia Social e Institucional e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI) no Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor (CAPES) pelo Programa de Doutorado Interdisciplinar do PPGIE UFRGS sob a orientação da Prof Drª Tania M. Galli Fonseca. Realizou estágio de doutoramento sanduíche (CAPES) no departamento de Psicologia Social da Universitat Autónoma de Barcelona com o Prof Dr. Francisco Javier Serrano Tirado no ano letivo 2010-2011. Mestre (CAPES) pelo Departamento de Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduou-se em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Colaborador no Centro de Referência em Direitos Humanos NUPSEX. Colaborador no Núcleo de Ecologias e Políticas Cognitivas (NUCOGS). Colaborador no grupo de pesquisa Corpo, Arte e Clínica. Percorre com seus trabalhos o estudo das modulações da biopolítica contemporânea nas tramas micropolíticas das cidades e investiga e experimenta diversos hibridismos metodológicos entre Artes e Ciências na Psicologia Social. 

 

LUÍS DE SERGUILHA

Nasceu em Portugal e, nos últimos anos, percorreu algumas geografias da América do Sul. É poeta, ensaísta e curador de arte ibero afroamericana. Falar é Morder uma Epidemia, a ACTRIZ a ACTRIZ – o Palco do Esquecimento e do Vazio e HAMARTÍA são os títulos dos seus livros mais recentes. Os seus ensaios-criativos envolvem os atractores estranhos que atravessam corpo-arte-pensamento-poesia. Radicado no Recife, criou a estética do Laharsismo, estudada em Universidades. Recebeu os prémios de literatura Júlio Brandão e Hermilo Borba Filho.

 

LUIZA SILVA CABRAL

Graduanda de Psicologia/UFS. Foi bolsista de iniciação científica.

 

MARCELO DE ALMEIDA FERRERI

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Santa Úrsula (1992), mestrado em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor associado do Departamento de Psicologia e professor permanente do Núcleo de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência atuando principalmente nos seguintes temas: história da psicologia, práticas psicológicas, assistência infanto-juvenil, direitos da infância e juventude.

 

MÁRCIA FERNANDA DE MÉLLO MENDES

Possui graduação em educação física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),  residência em saúde mental coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (ESP-RS), Mestra em Saúde Coletiva e doutoranda Antropologia Médica pela Universitat Rovira i Virgili (URV) em cotutela com Doutorado em Psicologia  pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), atuando na área da saúde Coletiva. Líder do Grupo de Pesquisas Afetações – Políticas e Práticas em Saúde e Educação.

 

MARCELO RIBEIRO DE MESQUITA (ORG.)

Mestre em Currículo e Gestão da Escola Básica pelo Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão d escola básica (PPEB) do Núcleo de Estudos Transdisciplinares em Educação Básica (NEB) da Universidade Federal do Pará UFPA). A pesquisa foi na linha de Currículo da Educação Básica e FLÁVIA LEMOS – FORMAÇÃO EM PSICOLOGIA: entremeios da educação, trabalho, saúde e políticas sociais no ensino, pesquisa e extensão – v. 13. Foi orientado pelo Professor Doutor Wladirson Cardoso, sendo a pesquisa voltada para currículos em projetos de aceleração da aprendizagem a partir das ferramentas de Foucault. Possuo Graduação em pedagogia e Letras pela Universidade do Estado do Pará e especialização em Tecnologias em educação pela PUC - RIO. Atuo profissionalmente como professor de Educação Básica pela Rede municipal de Educação de Belém e como Especialista em Educação pela Rede Estadual de Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia Moderna e Contemporânea - COGITANS.

 

MARCELO MORAES MOREIRA (ORG.)

Possuo graduação em Psicologia pela Universidade da Amazônia (1995), pós-graduação lato sensu pela Universidade Católica de Brasília (2009) e Mestrado em Psicologia Social e Clínica pela Universidade Federal do Pará (2013). Tenho boa capacidade para falar em público e boa experiência como palestrante. Sou professor do ensino superior, com experiência de docência nos cursos de Psicologia, Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Odontologia, Enfermagem, Direito, Educação Física e Administração. Também dou aulas na Pós-Graduação lato sensu nas áreas da Educação, Saúde e Engenharias. Já tive a oportunidade de assumir a Coordenação do curso de Psicologia por quase 03 anos numa IES, onde pude aprender muito nas minhas relações com o corpo docente e discente. Atualmente, estou na Coordenação do Curso de Psicologia da Faculdade Estácio Belém, além da docência nesse curso. Sou Psicanalista em formação, vinculado ao Círculo Psicanalítico do Pará – CPPA.

 

MÁRCIO JOSÉ DE ARAÚJO COSTA

Psicanalista. Bacharel e Especialista em Filosofia. Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia Social (UERJ). Pós-doutorado em Psicologia Clínica (PUC-SP) e em Teoria Psicanalítica (UFRJ). Coordenador do grupo de estudos e pesquisas Transversalidades (Departamento de Psicologia UFMA) e supervisor no estágio obrigatório em clínica segundo a abordagem da Esquizoanálise no curso de graduação em Psicologia da UFMA. Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMA.

 

MARCOS ALEXANDRE GOMES NALLI

Marcos Nalli possui Graduação em Filosofia - Faculdades Associadas Ipiranga (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2000), Doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2003), e Pós-Doutorado no Centre de Recherche Historique/ École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris/França, com o apoio financeiro da Capes, na área de Epistemologia, com um projeto sobre as demarcações epistemológicas das nanotecnologias. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual de Londrina, e docente do Mestrado em Filosofia da UEL. Desenvolveu pesquisas apoiadas financeiramente sobre Nanotecnologia e sobre Foucault. Publicou o livro “Foucault e a Fenomenologia”, organizou dois livros: “Michel Foucault em múltiplas perspectivas” (Londrina: EDUEL), com apoio financeiro da Fundação Araucária, e “Foucault: Desdobramentos” (Belo Horizonte: Autêntica) e vários artigos em periódicos especializados e capítulos de livro. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em História da Filosofia Contemporânea, atuando (pesquisa, ensino, orientação e publicação) principalmente nos seguintes temas: Foucault (arqueologia e genealogia, biopolítica, as relações entre saber e poder, subjetivação ética; e sua interface com a fenomenologia, especialmente a de Husserl); e nutre especial interesse por História das Ciências, numa perspectiva foucaultiana, a partir de temas como nanotecnologia, biotecnologia, genética e eugenia.

 

MARCOS ANTONIO DE SOUZA RODRIGUES MOURA

Graduando de Psicologia na Universidade Federal do Delta do Parnaíba – UFDPar, integrante do NuTEPSS (Núcleo Transdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Saúde e Subjetividade).

 

MARIA APARECIDA GOBATO LOPES DE CASTRO

Psicóloga e Psicoterapeuta Esquizoanalista. Neuropsicóloga pela UNIFESP. Docente e Supervisora do Curso de Psicologia da Universidade Paulista/SJC. Diretora Regional de Atenção ao Egresso e Família - DRAEF - Vale do Paraíba e Litoral; Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania. Docente da Escola de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo.

 

MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade Gama Filho (1980) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Pós doutorado em Saúde Pública com ênfase em Saúde do Trabalhador da Educação (2001) e pós doutorado em Saúde Coletiva na Universidade Federal Fluminense (2016). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, análise institucional, saúde coletiva, trabalho e escola.

 

MARIA LÍVIA DO NASCIMENTO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1974), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1978) e doutorado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990). Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense. Tem como principais temas de interesse de pesquisa: produção de subjetividade, infância e adolescência, psicologia e judiciário, judicialização da vida.

 

MARIA TERESA NOBRE

Psicóloga pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO/PE), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), com Doutorado e Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo sido Investigadora Visitante do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) durante parte do estágio pós-doutoral. É Professora Associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPgPsi/UFRN). Membro do Grupo de Pesquisa Política, Produção de Subjetividade e Práticas de Resistência (Gentileza/UFRN) e do Centro de Referência Marcos Dionísio da UFRN (CRDH-MD).

 

MARILDA COUTO (ORG.)

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará, Brasil (2018). Servidora Pública do Secretária Estadual de Saúde Pública, Brasil.

 

MICHELLE MARTINS

Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes/ MG). Atualmente, membro integrante do GT Deleuze & Guattari vinculado à ANPOF. Membro integrante do Grupo de Pesquisa / CNPq: GPFIL - Grupo de Pesquisa em Filosofia, Ciências Humanas e Outros Sistemas de Pensamento, da Universidade Estadual de Montes Claros, MG. Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Letras/Estudos Literários (PPGL/EL – Unimontes, MG). Aluna Especial do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Social (PPGDS – Unimontes, MG). Estudante do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicanálise e Psicologia pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (FAMEESP). Estudante do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ética e Filosofia Política pela Faculdade do Leste Mineiro (FACULESTE).

 

MICHELLE RIBEIRO CORRÊA (ORG.)

Doutoranda em Psicologia (2021) no Programa de Pós-Graduação em Psicologia, na Universidade Federal do Pará. Mestra em Psicologia (2019) pela Universidade Federal do Pará. Pós-graduada em Metodologia da Educação Superior pela Universidade Estadual do Pará (2003) e Psicopedagogia Institucional pela Universidade da Amazônia (2005). Graduada em Psicologia (2004) e Direito (2014) pela Universidade da Amazônia, aprovada no XVII Exame de Ordem Unificado (2015), da Ordem dos Advogados do Brasil. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Social e Política - Transversalizando em História, Filosofia e Educação. Mediadora Judicial pelo Conselho Nacional de Justiça. Formadora credenciada na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados, habilitada pelo Curso Oficial de Formação de Formadores. Servidora pública estadual atuando no Departamento de Ensino e Pesquisa, na Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará.

 

NAJARA LOURENÇO DOS SANTOS

Psicóloga (UNISC). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Integrante do Grupo de Estudos em Psicologia Social, Políticas Públicas de Produção de Subjetividades (GEPS). Servidora da rede básica de educação de um município do litoral gaúcho.

 

NEUZA MARIA DE FÁTIMA GUARESCHI

É professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É também doutora em Educação pela University of Wisconsin, nos Estados Unidos. Além disso, é mestre e psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

ONDINA PENA PEREIRA

Realizou pós-doutorado em Psicologia Social na Université du Québec à Montreal, é doutora em Antropologia pela Universidade de Brasília e mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professora adjunta da Universidade Católica de Brasília, junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia, onde coordena o Laboratório de Saúde Mental, Estética e Política.

 

PAULA PAMPLONA BELTRÃO DA SILVA

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia na Universidade Federal do Pará - Linha de pesquisa: ética, trabalho e sociabilidades (2020 -) - Bolsista CAPES. Graduanda em Psicologia na Universidade Federal do Pará (2019 -). Advogada. Especialista em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013). Bacharel em Direito pela Universidade da Amazônia (2010).

 

PEDRO PAULO GASTALHO DE BICALHO (ORG.)

Graduado em Psicologia (UFF), com especialização em Psicologia Jurídica (UERJ), mestrado e doutorado em Psicologia (UFRJ). Professor Associado do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos. Professor Visitante do Programa de Doutorado em Psicologia da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), do Programa de Mestrado em Criminologia Aplicada da Universidad San Carlos (Guatemala) e de pós-graduação lato sensu da Faculdade de Psicologia da Universidad Nacional de Córdoba (Argentina). Representa o Conselho Federal de Psicologia no Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) e no Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (CNPCT), do Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos. Atuou como oficial psicólogo da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro e compôs a diretoria executiva do Conselho Federal de Psicologia. Atualmente é vice-decano do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFRJ e presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro.

 

PRISCILA CÉSPEDE CUPELLO

Doutora em Filosofia pelo Programa de Pós-Graduação Lógica e Metafísica (PPGLM/UFRJ).

 

RENATA VILELA RODRIGUES

Mestra em Estudos de Cultura Contemporânea, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT). Graduada em Psicologia, também pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora do curso de Psicologia do Centro Universitário de Várzea Grande.

 

ROBERT DAMASCENO MONTEIRO RODRIGUES

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPA (PPGP/UFPA).

 

ROBERTA CARVALHO ROMAGNOLI

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e pós-doutorado em Análise Institucional pela Université Cergy-Pontoise, França (2011). Atualmente é Professor Adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Psicologia Clínica e Institucional, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Famílias, Intervenção Psicossocial, Políticas públicas, Clínica Ampliada, Análise Institucional e Esquizoanálise. Aborda a Psicologia como uma prática teórico-política que aponta para processos de subjetivação que ora são disciplinadores, reprodutores, ora são inventivos. É professora do Programa de Pós-Graduação da PUC-Minas do qual foi coordenadora no período de (2014-2016). É também bolsista produtividade PQ 1D do CNPq e foi pesquisador Mineiro da FAPEMIG (2014-2016) e é novamente a partir de 2017 Atuou como professora convidada na Université de Limoges França, lecionanto no mestrado a disciplina Famílias e Políticas Públicas no Brasil, no período de 15/11/2017 a 15/12/2107 e como pesquisadora convidada na Université d´Orleáns, de 20/11/2019 a 20/12/2019, onde realizou seminários metodológicos, conferências e intervenções no mestrado em educação. Membro participante e membro do comitê científico da rede de pesquisa internacional Recherche Avec. Coordenadora da RedeSub - Rede de estudos e práticas institucionalistas e processos de subjetivação.

 

SÉRGIO BANDEIRA DO NASCIMENTO

Doutor em Educação. Prof adjunto IV de Antropologia da Educação – UFPA (Campus de Abaetetuba).

 

SHIRLE ROSÂNGELA MEIRA DE MIRANDA

Mestrado em Administração pela Universidade da Amazônia, Brasil (2014). Psicóloga da Comissão de Direitos Humanos do Assembleia Legislativa do Estado do Pará , Brasil.

 

SILVIO JOSÉ BENELLI

Professor assistente doutor junto ao Depto. de Psicologia Clínica e no Programa de Pós Graduação em Psicologia e Sociedade da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, SP, linha de pesquisa Atenção Psicossocial e Políticas Públicas. Doutor em Psicologia Social pelo IP/USP, SP (2005-2007), pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, SP (2008-2010). Mestre em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, SP (2001-2003). Graduado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, SP (1997-2001). Graduado em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia Ciências e Letras (1987-1990). 

 

THIAGO CARDASSI SANCHES

Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), especialista em Comunicação Popular e Comunitária (UEL), graduado em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (Pitágoras), e em Turismo pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Atualmente é Técnico Administrativo em Educação do Quadro da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso na função de Publicitário, responsável pelo setor de comunicação (SeCom) do câmpus de Rondonópolis - MT. Coordenou atividades de pesquisa demográfica no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) durante o Censo Nacional (2010) e Agropecuário (2007) no município de Londrina/PR. 

 

WALTER ELER DO COUTO

Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea/UFMT. Graduado em Psicologia/UFMT.

 

WELTON DIEGO CARMIM LAVAREDA

Doutor em Estudos Linguísticos (Área de Concentração: Análise do Discurso) pela Universidade Federal do Pará (PPGL/UFPA); Mestre em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia (UNAMA); Licenciado em Letras/Língua Portuguesa e suas respectivas literaturas pela Universidade da Amazônia (UNAMA). É integrante do Grupo de Estudos Mediações e Discursos na Amazônia - GEDAI/CNPq e do Grupo de Estudos Culturais na Amazônia - GECA/CNPq, vinculados à Universidade Federal do Pará. Atualmente é professor da Universidade da Amazônia (UNAMA), lotado no Centro de Ciências Humanas e Sociais, e do Centro Universitário Fibra, onde colabora na Graduação em Letras e na Pós-Graduação Lato Sensu em Letras.