Capa do livro: COMPARTILHAR NARRATIVAS SOBRE FORMAÇÃO, ARTE E ENSINO NO BRASIL

COMPARTILHAR NARRATIVAS SOBRE FORMAÇÃO, ARTE E ENSINO NO BRASIL

Autores: Roberta Puccetti - Juliano Casimiro de Camargo Sampaio - Ana Del Tabor Vasconcelos Magalhães - Eliane Aparecida Andreoli - Sidiney Peterson Ferreira de Lima - Amanda Diniz Gonçalves (Orgs.)

O Livro tem foco e objetivo de comemorar mais de três décadas do ConFAEB, registrar as ações históricas e políticas que marcaram o desenvolvimento do componente curricular Arte na educação básica e ensino superior.  Inspirar, instigar, mover e motivar a luta pela Arte/Educação no Brasil fazem parte das ações da FAEB (gestão 2019-2021).

Impresso
de R$ 86,40 por
R$ 75,60
Digital
R$ 0,00

Confira nosso catálogo na Amazon!

Amazon Kindle
Disponibilidade: 2 Dia(s)
+ Prazo de Frete
Consultar frete e prazo de entrega:

Desconto no frete*!

Nas Compras de:

3 livros - 50% de desconto

5 livros - frete gratuito

* O desconto será aplicado no envio da modalidade Impresso Normal
(Sem rastreio e sem aviso de entrega)

Editora: EDITORA CRV
ISBN:978-65-251-2125-3
ISBN DIGITAL:978-65-251-2126-0
DOI: 10.24824/978652512125.3
Ano de edição: 2021
Distribuidora: EDITORA CRV
Número de páginas: 302
Formato do Livro: 16x23 cm
Número da edição:1

COMPARTILHAR NARRATIVAS SOBRE FORMAÇÃO, ARTE E ENSINO NO BRASIL
AFONSO MEDEIROS
Professor Titular de Estética e História da Arte do Instituto de Ciências da Arte da Universidade Federal do Pará, Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq mestre em Ciências da Educação/Arte-Educação, pela Universidade de Shizuoka (1996), com dissertação sobre o ideograma como signo estético; e doutor em Comunicação e Semiótica/Intersemiose na Literatura e nas Artes pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001).

ANA AMALIA TAVARES BASTOS BARBOSA
Artista plástica e arte/educadora formada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP), em 1991. Estudou História da Arte na Texas University at Austin, Design na School of Visual Arts e Litografia na Columbia University em New York/USA e fez diversos cursos extracurriculares no Brasil com professores como Paulo Portella, Carmela Gross, Evandro Carlos Jardim, Carlos Fajardo, Paulo Von Poser e Carlos Basualdo, entre outros. Fundou a empresa “Arteducação Produções”, e tem sempre feito parte da equipe desde 2001. É mestre pela Escola de Comunicações e Artes da USP É doutora pela ECA/USP, defendida em maio de 2012, e pós-doutora pela UNESP/SP em 2017.

ANA DEL TABOR VASCONCELOS MAGALHÃES
Docente associada da Universidade Federal do Pará, cursos de Licenciatura em Artes Visuais e Pedagogia. Doutora em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na Linha de Pesquisa Artes e Experiências Interartes na Educação. Mestre em Educação pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Licenciada em Educação Artística/Artes Plásticas (UFPA). Integrante dos Grupos de Pesquisas Ensino de Arte e Tecnologias Contemporâneas/UFMG (CNPq) e Grupo de Pesquisa Arte, Memórias e Acervos na Amazônia/UFPA (CNPq). Membro da Diretoria da Federação de Arte-Educadores do Brasil (FAEB). Ex-Presidente da FAEB e da Associação de Arte-Educadores do Estado do Pará (AAEPA).

ANA MAE BARBOSA
Professora titular aposentada da Universidade de São Paulo e professora da Universidade Anhembi Morumbi. Possui mestrado em Art Education – Southern Connecticut State College (1974) e doutorado em Humanistic Education – Boston University (1978). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte/Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino da Arte e contextos metodológicos, História do Ensino da Arte e do Desenho, Ensino do Design, Administração de Arte, Interculturalidade, Pedagogia Visual, Estudos de Museus de Arte, Mediação Cultural e Estudos Visuais.

BRISA CAROLINE GONÇALVES NUNES
Secretária de Estado de Educação, professora de Artes Visuais da Rede Estadual de Ensino. Graduação em Licenciatura em Artes Visuais (UFPA). Mestrado em Artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes (PPGARTES/UFPA). Ilustradora de livros infantis.

CLEBER CARDOSO XAVIER
Professor da rede pública de ensino do Distrito Federal onde atualmente ministra aulas de Artes Visuais na Escola Parque 308 Sul. Licenciado em Dança (IFB), Matemática (UCB) e Informática (UCB). Mestre e Doutor em Arte pela Universidade de Brasília. Artista visual e escritor, residente e atuante em Brasília/DF. Coautor do livro BrasíliaX5: 50 anos de Artes Visuais em Brasília. Vice-líder do grupo de pesquisas MEMAV/UnB/CNPq. Atuou como consultor para livros didáticos (MEC, 2018, 2019). Editor da revista InComum do IFG. Representa o Distrito Federal na FAEB desde 2018.

CLEUSA HELENA GUAITA PERALTA CASTELL
Universidade Federal do Rio Grande – FURG (professora aposentada); Mestrado em Educação Ambiental (FURG); Doutorado em Educação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Artista visual.

CRISTIANE PEDRINI UGOLINI
Possui especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela Universidade de Brasília. É graduada em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina. De 2005 a 2012 atuou como arte-educadora e gestão de projetos e de 2013 a 2014 como administradora no Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina. Tem experiência profissional nas áreas de Educação, Artes, Produção Cultural, Gestão de Projetos e Museologia. É presidente da Associação de Arte Educadores do Estado de Santa Catarina – AAESC.

DANIELE DE SÁ ALVES
UFMG. Doutora em Arte e Cultura Contemporânea (UERJ – RJ). Mestre em Museologia e Patrimônio (UNIRIO – RJ). Bacharel e Licenciada em educação artística (UFJF – MG). Artista visual.

DANIELLA ZANELLATO
Doutoranda em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), sob a orientação da Profa. Dra. Ana Mae Tavares Bastos Barbosa. Mestra em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP). Licenciada em Artes Visuais pela Faculdade Belas Artes de São Paulo. Especialista (lato sensu) em Ética, Valores e Cidadania (USP); Educação Especial (UNESP) e Educação Empreendedora (UFSJ del Rei). Em 2019, foi co-organizadora do Congresso Ensino/Aprendizagem das Artes na América Latina: Colonialismo e Questões de Gênero (SESC/SP). Experiência como roteirista de audiodescrição de filmes nacionais e avaliação de acessibilidade de museus de Arte.

EDILSON DA SILVA BRITO
Diretor geral da Unidade Vocacional – Engenho Central – Pindaré Mirim IEMA/SEDUC/MA. Graduado em Educação Artística Licenciatura – Habilitação Artes Cênicas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA;

ELIANE APARECIDA ANDREOLI
Gestora da Hortelã ações educativas. Pesquisadora Graduada em Artes Plásticas – Faculdade de Belas Artes de São Paulo; Mestre em Arte/Educação pela Universidade de São Paulo-USP; Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP; Diretora Financeira FAEB (2019-2021) pesquisadora independente.

FABIANE PIANOWSKI
Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Mestrado em Educação Ambiental (FURG); Doutorado em História da Arte (Universidad de Barcelona). Artista visual.

FERNANDO BUENO CATELAN
Professor de Arte na Educação de Jovens e Adultos da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Licenciado em Artes Cênicas e Bacharel em Direção (UFOP/MG); Graduado em Pedagogia (UMESP/SP). Mestre em Artes – Prof-Artes (UNESP/SP). Doutorando em Artes – Instituto de Artes (UNESP/SP). Ator, Pesquisador da arte/educação e Diretor teatral.

GUILHERME PANHO
Professor Rede Estadual de Ensino da Paraíba. Graduação em Artes (UNOESC); Mestrado em Artes Visuais (PPGAV UFPB/UFPE);

IONEIDE SANTOS DO NASCIMENTO
Professora da Rede Pública Municipal de Teresina/SEMEC e na Rede Pública Estadual/SEDUC/PI. Graduação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Piauí/UFPI. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Piauí/UFPI.

ISABEL MARQUES
Graduada em Pedagogia pela FE-USP, Mestre em Dança pelo Laban Centre for Movement and Dance (Londres), Doutorado em Educação pela FE-USP. Diretora e coreógrafa do Caleidos Cia. de Dança.

IVONE MENDES RICHTER
Possui graduação em Bacharelado Em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), graduação em Licenciatura Em Desenho e Plástica pela Universidade Federal de Santa Maria (1974), mestrado em Master In Art Education pela Concordia University (1981) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000).

JULIANO CASIMIRO DE CAMARGO SAMPAIO
Artista; professor na Universidade Federal do Tocantins, nos cursos de Licenciatura em Teatro e na Pós-Graduação em Letras; Bacharel em Artes Cênicas, Licenciado em Teatro, Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Psicologia e Pós-Doutor em Educação. Seus temas prioritários de estudo são: corporeidade, imaginação, intuição, memória e contato em processos de criação artística (em especial com crianças). Responde como vice-presidente da FAEB (Gestão 2019/2021).

LEDA GUIMARAES
Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (1985), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1995) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2005). Pós-doutorado na Universidade Complutense de Madrid. É professora da Universidade Federal de Goiás atuando nos cursos de Licenciatura em Artes Visuais e no Programa de Pós-graduação em Arte e Cultura Visual. Criou e coordenou o curso de Licenciatura em Artes Visuais na modalidade EAD. Tem pesquisado formação de professores em artes visuais, arte e cultura popular, ensino de arte e comunidades. Ex-presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil – FAEB – vigência 2017/2018. É membro do InSea (International Society for Education through Art) e do CLEA – Consejo Latinoamericano de Educación por el Arte.

LEONEL MARTINS CARNEIRO
Universidade Federal do Acre. Graduação em Artes Cênicas (UNICAMP); Mestrado em Artes Cênicas (USP); Doutorado em Artes Cênicas (USP). Ator e encenador.

LILIANE ALVES DE SOUSA
Rede Estadual de Ensino da Paraíba. Graduação em Educação Artística com habilitação em Música (UFPB). Mestrado Profissional em Artes (UFPB); Doutoranda em Educação (PPGE/UFPB); Cantora;

LUCIMAR BELLO P. FRANGE
Graduação em Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (1970), mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (1993). Pós doutora em Comunicação e Semiótica, PUC/SP (2002). Pós Doutora no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC/SP (2008). Atualmente é Pesquisadora Voluntária no Núcleo de Estudos da Subjetividade, PUC/SP e no Grupo MAMETO/UFBA (Coordenação de Maria Virgínia Gordilho) participou de enumeras exposições de arte.

MARIA CHRISTINA DE SOUZA LIMA RIZZI
Professora Sênior do Departamento de Artes Plásticas e do PPG.AV da Escola de Comunicações e Artes da USP. Graduação, Mestrado e Doutorado pela mesma Escola e Universidade.

MARIA CRISTINA DA ROSA FONSECA
Possui graduação em Educação Artística pela Universidade do Estado de Santa Catarina (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal
de Santa Catarina (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) na linha de mídia e conhecimento. Atua como professora do Mestrado e doutorado em Artes Visuais (PPGAV), atua também no mestrado e doutorado em Educação (PPGE) e no mestrado profissional de Artes (PROFARTES) UDESC. Linha de investigação Ensino de Arte. Atualmente coordena o Projeto bilateral intitulado: Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina – (OFPEA/BRARG) e o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Professores – LIFE-CEART-UDESC.

MARIA DAS VITÓRIAS NEGREIROS DO AMARAL
Pós-Doutora em Arte/educação e Feminismo pelo Instituto de Investigaciónes Feministas de la Universidad Complutense de Madrid (2012). Doutora em artes pela Universidade de São Paulo (2005). Mestre em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000). Graduada em Educação Artística pela Universidade Federal de Pernambuco (1987). Atualmente é Coordenadora do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB e professora do curso de Artes Visuais da UFPE. É Vice-Líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre o Imaginário. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em arte/educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte/educação, gênero, cultura, educação e antropologia do imaginário. Foi Presidente eleita da Federação de Arte/educadores do Brasil (FAEB) (2013-2015), da Red Iberoamericana de Representaciónes y Imaginários (RIIR) e eleita em 2019 uma das três componentes da Comissão Diretora do Consejo Latinoamericana de Edcuación por la arte (CLEA).

MARIA DO CÉU LIA SAMPAIO
Universidade Federal do Amazonas/UFAM. Graduação em Licenciatura em Dança (UFBA); Mestrado em Dança (UFBA); Área de atuação: docente aposentada, pesquisadora e dançarina profissional.

MARIA HELENA WAGNER ROSSI
Graduada em Licenciatura em Desenho e Plástica. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Titular aposentada do Curso de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora de Arte aposentada da rede estadual de ensino do Rio Grande do Sul. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Arte (GEARTE)CNPq/PPGEDU/UFRGS. Foi coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Caxias do Sul. É membro da FAEB (Federação de Arte-Educadores do Brasil) e da InSEA (International Society for Education through Art). Tem publicado artigos em revistas e capítulos de livros sobre leitura de imagens e compreensão estético-visual. É autora do livro Imagens que falam: leitura da arte na escola, publicado pela Editora Mediação (5ª ed.: 2011; PNBE: 2011).

MIRIAN CELESTE MARTINS
Professora do Curso de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura e do Curso de Pedagogia da Universidade Presbiteriana Mackenzie onde coordena os Grupos de Pesquisa: Arte na Pedagogia e Mediação Cultural: provocações e mediações estéticas. Professora aposentada do Instituto de Artes/UNESP. Conselheira da América Latina da INSEA International Society of Education through Art. Graduação em Licenciatura em Desenho e Plástica pela Faculdade Santa Marcelina (1970), mestrado em Artes pela Escola de Comunicações e Artes/ USP (1992) e doutorado em Educação pela USP (1999). Atua no ensino de arte, arte, mediação cultural, educação, formação de educadores e metodologias artísticas de pesquisa.

MÔNICA CRISTINA MESQUITA DE SOUZA
Professora da Educação Básica e Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense. Licenciada em Artes/Teatro (UNIMONTES/MG); Mestre em Artes Prof-Artes (UFMG/MG). Graduanda em Fotografia e Dança (Licenciatura), com Pós-graduação em Dança e Consciência Corporal, Cinema e Linguagem Audiovisual e Metodologia do Ensino Fundamental Comunicação e Artes. Atriz, Pesquisadora das Artes da Cena e Diretora de Teatro.

MONICA RODRIGUES DE FARIAS
Gestora Geral da Unidade Vocacional Escola de Cinema IEMA/SEDUC/MA. Graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA; Mestra em Artes pelo Mestrado Profissional em Artes/PROFARTES/UDESC/UFMA. Artista Visual.

MYRIAM FERNANDES PESTANA OLIVEIRA
PMV. Mestre em Educação (UFES). Licenciada em Educação Artística (UFES). Professora de Arte da Educação Básica.

REJANE G. COUTINHO
Pernambucana, formada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Pernambuco / UFPE, mestre e doutora em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo / USP e docente do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista, UNESP, onde atua na Licenciatura em Artes Visuais, na Pós-Graduação em Artes e atualmente coordena o Programa de Mestrado Profissional em Artes, Prof-Artes. Tem publicado pesquisas em periódicos e livros sobre as histórias do ensino de artes e a formação de educadores mediadores.

RITA DE CÁSSIA CABRAL RODRIGUES DE FRANÇA
Universidade Federal do Pará. Graduação em Educação Artística – Habilitação em Artes Plásticas pela UFPA; Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Educação/PPGED/UFPA; Doutoranda em Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Artes PPGARTES/UFPA. Professora de Artes Visuais da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará.

RITA PATTA RACHE
Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Mestrado em Educação Ambiental (FURG); Doutorado em Educação (Universidade de Brasília). Artista visual.

ROBERTA PUCCETTI
Graduada em Educação Artística, Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), Especialista em Arteterapia pela Universidade Castelo Branco (2007), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1995) e Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2002). Pós-doutora em educação pela Unicamp/SP Participa do Banco de Avaliadores do Ministério da Educação, Professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Pela terceira vez Presidente da FAEB (2019-2021).

ROSEMARA STAUB DE BARROS
Universidade Federal do Amazonas/UFAM. Graduação em Educação Artística/Música (FASM/SP); Mestrado em Artes (UNESP); Doutorado em Comunicação e Semiótica (PUCSP); Área de atuação: docente e pesquisadora.

SIDINEY PETERSON F. DE LIMA
Professor colaborador do Prof-ARTES (IA/UNESP). Diretor de Relações Internacionais da Federação de Arte/Educadores do Brasil (Biênios 2017/2018 – 2019/2021). Doutorado em Artes pelo Instituto de Artes – UNESP, com bolsa FAPESP. Mestrado, em Artes, pela mesma instituição, sendo bolsista CAPES. Licenciatura em Pedagogia pela Unidade Acadêmica Garanhuns/Universidade Federal Rural de Pernambuco. Participa de pesquisas e estudos no Grupo de Estudos e Pesquisas em arte/Educação Borrando Fronteiras (GEPABOF) e Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Imagem, História e Memória, Mediação, Arte e Educação (GPIHMAE). É membro fundador e representante no Brasil do Centre de Recherche d’Éducation Artistique et Société (CREAS). Tem desenvolvido pesquisa com foco na História do Ensino de Arte e formação docente, na área de Artes, no Brasil e América Latina. É organizador dos livros: Instantes Já da formação docente em artes em parceria com a professora Gabriela Augustowsky (UMA– Argentina) (Editora Terracota, 2019) e “Arte e Pedagogia: a margem faz parte do rio” (Editora Porto das Ideias 2017).

THAISE LUCIANE NARDIM
Professora da Universidade Federal do Tocantins. Graduação em Artes Cênicas (UNICAMP); Mestrado em Artes (UNICAMP); Doutorado em Artes da Cena (UNICAMP). Artista da performance.

THÉRÈSE HOFMANN GATTI
Professora adjunta da Universidade de Brasília atua no Departamento de Artes Visuais tanto na graduação quanto na pós-graduação orientando no mestrado e doutorado (PPGAV-UnB). Licenciada em Educação Artística (UnB), Mestre em Arte e Tecnologia (UnB); Doutora em Desenvolvimento Sustentável (UnB). Líder do Grupo de Pesquisa em Metodologias, Educação e Materiais em Artes Visuais (MEMAV/UnB/CNPq). É membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior /CONAES/MEC.

VERONICA DEVENS COSTA
PMV. Mestre em Educação (UFES). Licenciada em Educação Artística (UFES). Professora de Arte da Educação Básica e Ensino Superior.

VINÍCIUS LUGE OLIVEIRA
Universidade Federal de Roraima. Graduado em Artes Visuais (licenciatura e bacharelado) pela UFSM. Mestre em Educação pelo PPGE-UFSM e Doutorando no PPGAV da UDESC. Aquarelista e Professor do Curso de Artes Visuais da UFRR.